Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aprender a costurar no Distrito Federal

De Camila, publicado dia 14/07/2018 Blog > Artes e Lazer > Costura > Aulas de corte e costura em Brasília

Costurar está na moda?

Antigamente, a maioria das famílias – majoritariamente as mulheres – costuravam ou mandavam costurar suas roupas. Com a popularização das peças “prontas para vestir” a partir da década de 1960, comprar roupas foi se tornando cada vez mais simples do que colocar a mão na massa para confeccionar seu próprio guarda roupa. Aos poucos, a tradição – e necessidade – da costura caseira diminuiu e muitos pensaram que ela iria entrar para o “livro dos afazeres em extinção”.

No entanto, não foi isso o que aconteceu, pois, cansadas de uma moda enquadrada nos parâmetros do “consumismo descartável”, as pessoas voltaram a se dedicar ao corte e costura, seja para criar suas roupas do zero ou para personalizar e customizar peças produzidas em escala industrial.

“De coisa de vó, quem diria, costurar tornou-se o hobby da moda – literalmente!” – Danielle Ferraz

Em matéria para o Yahoo Notícias, a jornalista Danielle Ferraz constatou que “a costura elevada ao status ‘fashion’ chega num momento mais que bem-vindo. Aqui no Brasil há falta de mão-de-obra nessa área e bons profissionais são disputados. Faculdades de moda formam um número grande de estilistas que não dominam todo o processo produtivo, o que dificulta a inserção no mercado de trabalho. Quanto mais entendimento de corte, costura e modelagem, melhor a execução da criação que está no papel . Outro viés da costura é que ela pode, também, ser abraçada por comunidades carentes  trazendo oportunidades, a exemplo de trabalhos já desenvolvidos no país como o da ONG Florescer.”

Além de prazeroso, corte e costura pode ainda ser uma alternativa econômica! Que tal aprender a costurar e começar a economizar dinheiro com consertos e reformas de roupas?

Além dos cunhos profissional e social, se dedicar ao corte e costura ainda faz bem para a saúde!

Como?

O blog da casa para terceira idade “Residencial D’Villa Mathilde” publicou uma matéria mostrando como a prática de corte, costura, crochê, tricô e bordado pode ser uma ótima terapia para os idosos:

Recentemente, pesquisadores da Universidade da Califórnia, descobriram que a melhor forma de preservar a memória é através do exercício constante das atividades cerebrais.

Para isso, as atividades cognitivas devem estar sempre sendo exercitadas e existem diversos opções para o idoso manter seu cérebro em pleno funcionamento.

Entre essas opções, estão as atividades ligadas a corte e costura dos mais variados tipos.”

Você gostou do que leu, quer começar a fazer um curso de croche, um curso de corte e costura para iniciantes ou ainda um curso de corte e costura online em Brasília, mas não faz a menor ideia de onde encontrar aulas adaptadas aos seus desejos e objetivos?

Então este é o seu dia de sorte, pois você está lendo a matéria certa!

Superprof fez uma seleção para te ajudar com aquele pontapé inicial na hora de escolher – e começar! – seu mais novo curso de costura no Distrito Federal.

Na verdade, o Brasil inteiro está cheio de opções de curso de corte e costura!!!

Cursos de corte e costura particulares

Espaço Moulage

O Espaço Moulage existe desde 2009. Ele foi criado por Andrea Patzsch com o objetivo transmitir seus conhecimentos em costura e modelagem ao mesmo tempo em que desenvolvesse o seu trabalho em moda.

Com a filosofia de que a costura está ao alcance de todos, o Espaço Moulage oferece vários cursos, tais como:

  • Modelagem e corte e costura para iniciantes e avançados
  • Desenho de moda em aquarela
  • Hora da costura
  • Clubinho Moulage – Colônia de Férias (para crianças).

Endereço:

SCLN 110, Bloco A, Sala 101, Asa Norte

Quer a oportunidade de também fazer curso de costura para iniciantes em Belo Horizonte?

Fashion Campus

A Fashion Campus oferece tanto cursos de corte e costura para iniciantes quanto cursos profissionalizantes ligados ao mundo da moda.

Em geral, as sessões propostas por esta instituição que é a representante do Instituto Milan Fashion Campus (Milão, Itália) no Brasil, se caracterizam como “cursos de extensão nas áreas de moda, arte, design e comportamento“.

Além de cursos em Brasília, a Fashion Campus ainda proporciona a oportunidade de seus alunos participarem de cursos em Milão.

Ela oferece, igualmente, prestações para empresas, locação do seu espaço e de máquinas de costura, além de cursos dentro da área de corte e costura para adolescentes.

Dentro das opções de aprendizado encontramos:

  • Cursos de corte e costura básico e avançado (sob medida com máquinas domésticas ou com tabela de medidas)
  • Curso de modelagem e acabamentos refinados
  • Curso de corte e costura malha (tabela de medidas e máquinas industriais)
  • Intensivo em moda
  • Etc.

Endereço:

SCLS 410 Sul, Bloco D, Loja 20, Asa Sul.

Você sabe quais materiais precisa para começar a costurar? Chegou a hora de começar a montar sua caixinha de costura!

Quem quer aprender a costurar no RJ também encontra bons endereços cursos!

SENAC

Assim como em todas as grandes capitais brasileiras, o SENAC está presente em Brasília com cursos ligados ao mundo do corte e costura.

Dentro da área de Produção Cultural e Design, os seguintes cursos livres relacionados ao fazeres da “linha e agulha” são ofertados:

  • Costureiro
  • Modelista
  • Aperfeiçoamento – Ajustes e reformas do vestuário
  • Consultoria de estilo – Personal stylist.

Qualquer candidato maior de 16 anos e com o Ensino Médio incompleto pode se inscrever nos cursos.

Super Moldes Exacto

Super Moldes Exacto é uma loja especializada em materiais de costura que oferece cursos presenciais ao interessados em aprender mais sobre corte e costura.

Quatro módulos de aprendizado podem ser seguidos pelos apaixonados em costurar:

  • Básico
    O aluno aprender a traçar no tecido e cortar peças como:
    – Saia justa, godê e evasê
    – Vestido tubinho
    – Calça social e esporte feminina
    – Calça esporte masculina
    – Blazer esporte e modelos de blusa variados
  • Intermediário
    O aluno aprender sobre confecção em malha das seguintes peças:
    – Camisetas
    – Peças íntimas
    – Agasalhos
    – Vestidos
    – Calça de cotton
    -Etc
  • Avançado
    São ensinadas as seguintes técnicas de alfaiate:
    – Modelos de vestidos variados
    – Blazer clássico com manga “2 folhas”
    – Calça social masculina e costura para acabamento fino

Endereço:

SESC Taguatinga Norte
CNB 12, Área Especial 2/3, Taguatinga Norte.

Cursos para transformar a costura em profissão

UNIPLAN

O Centro Universitário Planalto do Distrito Federal oferece um curso superior de tecnologia em Design de Moda que objetiva preparar o profissional para “atuar em empresas do segmento da moda, executando atividades de gestão e supervisão dos diversos setores que compõem a cadeia têxtil, considerando fatores estéticos, simbólicos, ergonômicos e produtivos. Para tanto, o curso é organizado de modo a unir as teorias e o conhecimento estético e de negócios com as práticas e técnicas mais avançadas do setor.”

Ele tem duração de 2 anos e é composto de uma grande variedade de disciplinas gerais e específicas, tais como:

  • Arte, Cultura e Design de Moda
  • Comunicação Visual do Produto
  • Consultoria de Moda e Imagem
  • Design do Vestuário
  • Estratégias de Administração de Moda
  • História da Moda
  • Moda e Mercado
  • Modelagem Plana
  • Modelagem Avançada
  • Modelagem Computadorizada
  • Moulage e Representação Tridimensional
  • Oficina de Criação
  • Técnicas de Corte e Costura
  • Tecnologia Textil
  • Tecnologia da Confecção

Modelagem tridimensional também é importante dentro do universo de corte e costura. Técnicas de moulage em manequins fazem parte de alguns cursos profissionalizantes em corte e costura.

Também não faltam opções de locais e pessoas com quem aprender corte e costura na cidade de São Paulo.

IESB

O curso de graduação em Design de Moda oferecido pelo Centro Universitário IESB tem duração de 4 semestres (2 anos), possuindo um caráter tecnológico.

Segundo a descrição oficial publicada pelo site da instituição de ensino, o curso de Design de Moda do IESB capacita o aluno a elaborar e gerenciar profissionalmente projetos para a indústria de confecção do vestuário.

Desde o início do curso, o aluno já aprende a aliar a teoria à prática por meio de atividades que envolvem pesquisa sobre comportamento, materiais e estilos, estudos históricos, sociológicos e prospectivos de produtos.”

O público alvo desta formação são tanto profissionais que já atuam no ramo quanto estudantes que acabaram de sair do Ensino Médio, assim como àqueles que buscam ingressar neste mercado.

UNIEURO

O Centro Universitário UNIEURO oferece um curso superior de tecnologia em Design de Moda em Brasília.

A instituição descreve seu curso como uma formação que “proporciona para o aluno que será um futuro designer toda a base teórica e prática necessária para incluí-lo no mercado. O foco do curso é centralizado no desenvolvimento da visão sistêmica da metodologia de projeto da criação de novos produtos, além de trabalhar questões de responsabilidade social e ambiental que um designer deve ter.”

Por ser uma pós-graduação de caráter tecnológico, o curso de de Design de Moda tem duração de dois anos (quatro semestres).

Aulas particulares de corte costura

Já passou pela sua cabeça contratar um professor fera em corte e costura que vá te dar aulas particulares na sua casa ou seu local de trabalho?

Você já imaginou em poder aproveitar o intervalo entre uma reunião e outra ou em extender a hora do almoço para fazer aulas regulares de costuratricôcrochêbordado ou o que mais você quiser?

O céu é o limite para a criatividade dentro da área de corte e costura. Sua criatividade pode ir longe depois que você dominar técnicas de corte, costura, tricô, crochê, etc.

Já cruzou seu pensamento poder chegar em casa depois de um dia super estressante no trabalho ou na universidade e encontrar seu professor particular de costura à sua espera, com uma aula montada especialmente para você?

Parece um sonho?

Pois fique sabendo que este sonho pode se transformar realidade em apenas alguns cliques!

Como? Onde? Quando?

Agora mesmo, no site do Superprof, é claro!

No Superprof.com.br, o preço médio de uma hora de aula de corte e costura particular em Brasília é de 56,00 reais. Os valores podem variar de acordo do nível do aluno, do conteúdo do curso, do nível e dos diplomas do professor escolhido, assim como de acordo com os termos dos cursos (na casa do professor, em pequenos grupos, online, etc…).

Entusiastas e profissionais de costura que moram em Recife também podem praticar a arte em vários locais.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar