Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Onde os recifenses podem fazer cursos para costurar

De Camila, publicado dia 13/07/2018 Blog > Artes e Lazer > Costura > Aulas de corte e costura em Recife

Em nosso mundo cada vez mais conectado, o artesanato e os hobbies manuais criativos – como corte e costura -, paradoxalmente, nunca estiveram tão em alta.

Muitos estudos são desenvolvidos com o intuito de provar os efeitos positivos das atividades manuais em nossa saúde mental e na psique em geral.

Costura, tricô, crochê e bordado são maneiras fabulosas para controlar o estresse, alimentar o cérebro e até mesmo prevenir doenças como o Alzheimer.

Através deste artigo, tentamos identificar alguns bons endereços para entusiastas ou profissionais de costura que moram em Recife.

Quer fazer ou personalizar a sua primeira sacola de compras ou costurar um lindo vestido?

Então se prepare, pois você está prestes a encontrar seu curso de corte e costura!

Cursos de corte e costura particulares

Casa 208

A Casa 208 oferece quatro cursos de moda diferentes:

  • Consultoria de Imagem
  • Corte e Costura Individual
  • Modelagem Plana Feminina
  • Tecidos e Aplicações no Vestuário.

A escola organiza ainda, de tempos em tempos, diversos workshops dentro do tema, mas com focos distintos daqueles apresentados em seus cursos regulares. Exemplo disso é o workshop “Seu Estilo, Sua Marca“, que possui duração de 3 horas e um programa ficado em definição de estilo e identidade visual, estilos universais a partir de Diana Parente e Alice Parsons e teste de estilo.

Endereço:

Avenida Governador Agamenon Magalhães, 2764, sala 501, Espinheiro (Empresarial Antônio de Albuquerque Galvão).

Você quer trabalhar com corte e costura ou simplesmente se lançar em um novo hobby? Os cursos de corte e costura em Recife podem ter caráter livre ou profissionalizante.

Instituto da Costura de Recife

O Instituto da Costura de Recife possui um lugar especial no coração dos amantes de corte e costura, pois ele foi o primeiro Curso de Costura e Modelagem Industrial da região Nordeste!

Para a alegria dos recifenses, a sede se encontra na capital pernambucana e oferece cursos com metodologia tecnológica de trabalho totalmente diferenciado das metodologias tradicionais.

Os cursos têm duração de 96 horas. O tempo médio de conclusão de cada um deles é de aproximadamente 08 meses, com uma aula semanal de 03 horas. A duração do curso poderá ser reduzida de acordo com a disponibilidade e o interesse do aluno.

Endereço:

Avenida Dantas Barreto, 324, Sobreloja, Santo Antônio (Edifício Pernambuco, em frente ao Edifício JK, antigo prédio do INSS).

SENAC

O SENAC Pernambuco conta com uma gama de mais de 740 cursos, dentre eles, vários ligados ao universo da moda, corte e costura!

Dentro dos cursos livres, encontramos várias opções que podem ser escolhidas pelos alunos de acordo com seus objetivos. São elas:

  • Alfaiataria Feminina
  • Analisando Tendências de Moda
  • Corte e Costura
  • Desenho de Moda
  • Design e Estilo
  • Estratégias para Criação
  • Modelagem Básica para Vestuário
  • Modelagem Confecção de Moda Praia
  • Modelagem Intermediária
  • Moulage
  • Moulage Avançada
  • Modelagem em Tecido Plano
  • Pesquisa e Desenvolvimento de Coleções
  • Styling e Produção de Moda

Veremos mais a frente que o SENAC também propõe um leque de cursos voltados para a qualificação profissional na área, assim como programas socioprofissionais.

Curso Corte e Costura no Cordeiro

O Curso de Corte e Costura no Cordeiro oferece aulas para todos os níveis de amadores da costura. Desde o básico até os conceitos mais complexos, o aluno tem a oportunidade de iniciar seu aprendizado desenvolvendo e produzindo suas próprias roupas. Ao final dos cursos, ele poderá até abrir seu próprio negócio, já que aprenderá todos os passos necessários para tal.

Confira abaixo alguns dos assuntos abordados durante as aulas:

  • Principais tipos de tecidos e como identificá-los;
  • Diferentes estruturas de tecidos e como trabalhá-las
  • Tipos de agulhas e suas principais indicações;
  • Como fazer acabamentos finos, tanto à mão, como à máquina; etc.

Endereço:

Avenida Inácio Monteiro, n. 535b, Cordeiro.

Não são só roupas que podem ser criadas a partir da costura! Depois de aprender a costurar, o céu será o limite para a sua criatividade!

SENAI

Os cursos ligados a corte e costura oferecidos pelo SENAI de Recife fazem parte da categoria “Vestuário”.

Esta área compreende os processos de produção de vestuário, fazendo uso dos diversos tipos de tecidos e envolvendo a criação e desenvolvimento de roupas atrelado a um conceito de moda“, define o site da instituição.

Encontramos cursos para iniciantes dentro de duas sub-categorias – Aprendizagem e Formação Continuada – tais como:

  • Modelista de roupas
  • Produção e confecção de roupas
  • Costura em malha
  • Modelagem infantil
  • Modelagem básica
  • Introdução à confecção do vestuário
  • Etc.

Cursos para transformar a costura em profissão

Faculdade Boa Viagem

A Faculdade de Boa Viagem possui em sua grade o curso de graduação em Design de Moda. Ao completar todo o currículo obrigatório da formação ao longo dos 8 semestres de curso, o aluno conquista o título de bacharel.

O Centro Universitário UniFBV (novo nome da Faculdade Boa Viagem) manda o seguinte recado aos estudantes interessados em seguir esta formação:

A produção de moda é muito atraente pelas inúmeras possibilidades de atuação e por ser um importante segmento do país gerando emprego e renda. Uma profissão com belas perspectivas de carreira e muito instigante criativamente.

Aqui você pesquisará e interpretará comportamentos geradores de tendências de moda, investigará e identificará cores, formas, texturas e materiais que estão em evidência, para a otimização da criação de produtos de moda, articulados com os consumidores e o mercado. Um curso para quem adora ditar tendências; gosta de criar, pesquisar, está sempre curioso e gerando novas ideias.”

As aulas acontecem, na sua maioria, no Campus II (Paço Alfândega), localizado na Rua da Alfândega, 35 – Recife Antigo.

Faculdade SENAC

Reconhecido pelo MEC, o Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda oferecido pela Faculdade SENAC em Recife possui uma duração de 5 semestres. O interessante desse curso é que ele proporciona uma certificação intermediária ao aluno, pois ele recebe uma qualificação profissional de nível tecnológico em modelagem ao concluir o 3º módulo.

Ao finalizar a formação, os alunos estarão capacitados, segundo a descrição oficial do curso, a “elaborar e gerenciar projetos para a indústria de confecção do vestuário levando em consideração os aspectos estéticos, simbólicos, ergonômicos e produtivos, que contemplem o processo de criação, produção e comercialização de produtos de moda.”

Os participantes formados recebem o título de tecnólogos em Design de Moda.

As aulas acontecem no SENAC da Avenida Visconde de Suassuna, 500, Boa Vista.

Para se tornar um alfaiate, você precisa, antes de mais nada, aprender o básico. A alfaiataria é uma das especializações dentro da área de corte e costura.

Universidade Estácio de Sá

A Universidade Estácio de Sá San Martin em Recife possuem em sua grade de cursos a formação em Design de Moda.

Com 5 períodos de duração (1 semestre cada um), o curso tem um caráter tecnólogo. Isso significa que ele oferece uma formação específica ligada à área profissional da moda, corte e costura. O currículo tem uma carga considerável de disciplinas práticas que estão ligadas às necessidades do mercado de trabalho.

Ao concluir seus estudos, o tecnólogo em design de moda pode, posteriormente, dar continuidade à sua formação, cursando pós-graduação stricto sensu ou lato sensu.

Ficou curioso para saber quais os temas das matérias abordadas durante esses 5 semestres de aula? Então confira a grade curricular do curso:

  • Primeiro Período:
    – Antropologia cultural na moda
    – Desenho artístico e figura humana
    – Língua portuguesa
    – Modelagem
    – Oficina de criatividade
    – Planejamento de carreira e sucesso profissional
  • Segundo Período:
    – Ateliê de costura básico
    – Desenho e ilustração de moda
    – Design de superfície
    – História da arte e da indumentária
    – Materiais têxteis
    – Modelagem avançada
    – Pesquisa de moda
  • Terceiro Período:
    – Ateliê de costura avançado
    – Desenho técnico em moda
    – Design gráfico na moda
    – Fundamentos do design de moda
    – História da moda
    – Oficina de criatividade e moda
  • Quarto Período:
    – Desenho e novas tcnologias
    – Identidade visual
    – Moda e identidade brasileira
    – Oficina de confecção
    – Planejamento de coleção
    – Seminários integrados em design de moda
    – Técnicas de fotografia em moda
  • Quinto Período:
    – Desenvolvimento de coleção
    – Marketing e comunicação em moda
    – Modelagem e novas tecnologias
    – Moulage
    – Produção de moda
    – Sustentabilidade
    – Tópicos especiais em design de moda

Aulas particulares de corte costura

Você está louco para começar um curso de corte e costura, mas sua agenda é super apertada, seu tempo de deslocamento casa – trabalho – casa já consome praticamente todo o tempo do seu dia e frequentar uma escolha de que ensine a costurar lhe parece praticamente uma missão impossível?

Quer se tornar um costureiro? Então trate logo de providenciar a sua fita métrica! A fita métrica é uma das melhores amigas dos costureiros profissionais!

Então que tal contratar um professor fera no assunto que se desloque até a sua casa ou seu local de trabalho?  Você pode aproveitar a pausa entre compromissos profissionais ou extender um pouco a hora do almoço para fazer aulas regulares de costura, tricô, crochê, bordado ou o que mais você quiser! Ou então você pode chegar em casa depois de um dia de expediente e encontrar seu professor particular de costura à sua espera, com uma aula montada especialmente para você!

Você já pensou no assunto, mas não sabe onde procurar? Ou você até procurou por sessões particulares em algumas das escolas acima, mas achou-as com um preço meio “salgado” para o seu bolso?

A capital pernambucana está cheia de opções para quem deseja fazer aulas de costura. Parece um sonho? Pois fique sabendo que este sonho pode se transformar realidade em apenas alguns cliques!

Como? Onde? Quando?

Agora mesmo, no site do Superprof, é claro!

No Superprof.com.br, o preço médio de uma hora de aula de corte e costura particular em Recife é de 38,00 reais. Os valores podem variar de acordo do nível do aluno, do conteúdo do curso, do nível e dos diplomas do professor escolhido, assim como de acordo com os termos dos cursos (na casa do professor, em pequenos grupos, online, etc…).

Então o que é que você está esperando para tirar a poeira da sua caixinha de costura e colocar a mão na massa?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar