Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Cursos para começar a coser na capital mineira

De Camila, publicado dia 11/07/2018 Blog > Artes e Lazer > Costura > Aulas de corte e costura em Belo Horizonte

Em um estudo de 2013 publicado no Journal of Occupational Therapy, o psicoterapeuta britânico Betsan Corkhill destaca a relação existente entre tricô, costura e felicidade! Mas vamos combinar que os amantes de uma boa linha e agulha já devem estar carecas de saber disso!

No estudo, dos 545 costureiros e/ou fazedores de tricô entrevistados, 81% confirmaram que se sentem mais felizes depois de uma sessão de costura e associam o ato de costurar e/ou tricotar com uma fonte real de relaxamento.

Para os amantes de uma boa caixinha de costura e uma pilha de tecidos, nada mais encantador do que ter a oportunidade de fazer curso de costura para iniciantes em Belo Horizonte. Pois nada pior do que ter uma paixão e não saber colocá-la em prática, não é mesmo?

E se esse sonho pudesse se tornasse realidade?

Essa ideia já passou pela sua cabeça, mas você não tem a menor noção de onde começar a procurar por um curso de croche ou corte e costura para iniciantes na capital mineira?

Temos o prazer de informar que você veio à matéria certa!

Não importa se a costura é apenas uma paixão ou se seu objetivo profissional é o de combinar paixão e trabalho: Superprof te dá aquela mãozinha, pois conhecemos vários bons endereços em BH onde você poderá tricotar até cansar!

Na verdade, o Brasil inteiro está cheio de opções de curso de corte e costura!!!

Cursos de corte e costura particulares

Ananda Sette Ateliê

O ateliê Ananda Sette, instalado dentro da loja “Botões”, propõe  cursos práticos de modelagem criativa. Diretora criativa da “Pensando com Meus Botões” e estilista da principal marca representada pela Pensando – a Botões -, ela é formada em Belas Artes pela Escola de Belas Artes da UFMG, em Estilismo pela mesma instituição, especializada em Design de Moda pelo Senai CETIQT, possuindo ainda muitas outras qualificações, como o diploma do curso de Produção de Moda do Fashion Institute of Technology, em Nova York.

Preço:

Curso de modelagem, corte e costura – 350,00 reais.

Endereço:

Rua conde de Linhares, 1051, Luxemburgo.

Você quer consertar suas roupas, mas não sabe como? Já passou da hora de aprender a costurar os botões das suas camisas!

Quem quer aprender a costurar no RJ também encontra bons endereços cursos!

Ateliê Catavento

O Ateliê Catavento é, segundo suas próprias idealizadoras, “um lugar para relaxar e ocupar sua mente positivamente. Você nem acredita no que é capaz de fazer (…). Se você está pensando que virá só para bordar, tricotar ou costurar peças fantásticas para uso pessoal e para sua casa, você vai se surpreender com as experiências que viverá.”

Cursos de corte, costura, tricô, crochê e bordado são oferecidos para vários níveis (principiantes, iniciadas e experientes).

Preço:

Os cursos variam de 380,00 a 480,00 reais cada módulo, dependendo da especialidade e da quantidade de aulas.

Endereço:

Praça das Constelações 177, sala 302, Santa Lúcia.

Renda Nova

Os cursos de corte, costura e modelagem da Renda Nova são inspirados no método de Gil Brandão, estilista muito conhecido no Brasil por ter desenvolvido técnicas e interpretações de modelagem sob medida.

O curso completo da Renda Nova duram entre 7 e 8 meses, de acordo com o andamento do aluno. Ao concluir toda a programação, o aprendiz terá uma boa noção das estruturas base de modelagem. Na na prática, cada aluno aprende a cortar e costurar uma peça dentro de cada estrutura de modelagem dentro da metodologia aplicada.

Preço: sob consulta (tel.: 3491-3199).

Endereço:

Avenida Guarapari, 1544, Santa Amélia.

Ateliê Janaína Araújo

Formada em Design de Moda pela UFMG, Janaína Araújo presta serviços de modelagem para grandes confecções, além de dar aulas de modelagem e costura. A profissional possui larga experiência em moulage, modelagem plana, construção de peças de vestuário e pesquisa por novos processos de criação.

No seu ateliê ela oferece cursos de modelagem plana, moulage, corte e costura, bordados e pedrarias.

Preço:

Os cursos possuem uma média de preço de 1542,00 reais, com total de 72 horas de duração divididas em aulas 2x por semana com duração de 3h cada.

Endereço:

Rua Sergipe, 1135, sala 202, Savassi.

Costurar não é uma ocupação de pessoas idosas: cada vez mais jovens se interessam por esse fazer. Antigamente, os conhecimentos de corte e costura eram passados de geração para geração.

Também não faltam opções de locais e pessoas com quem aprender corte e costura na cidade de São Paulo.

Laura Riz Cursos

Laura Riz é consultora de moda, estilista, professora de modelagem industrial e sob medida, além de (obviamente) corte e costura!

Em seu ateliê ela oferece cursos de modelagem (adulto e infantil), criação e confecção de camisolas, pijamas, roupas íntimas e bolsas.

Preço:

Por volta de 1460,00 reais (de acordo com o curso e excluindo o valor dos materiais)

Endereço:

Rua Prados, 434, Carlos Prates.

Transformar a costura em profissão

UFMG

Esta é uma formação relativamente nova dentro da Universidade Federal de Minas Gerais, que começou a receber estudantes em 2010. O curso de Design de Moda da UFMG surgiu a partir do curso de extensão em estilismo, oferecido pela Escola de Belas Artes há 22 anos e que formou nomes como o conhecido estilista mineiro Ronaldo Fraga.

Os alunos da graduação recebem um diploma de bacharelado ao concluírem todos os créditos do curso. Durante o período de formação eles têm à sua disposição ateliês de costura, corte, moldagem e modelagem para desenvolverem seus projetos.

As disciplinas incluem aulas nas áreas de confecção, modelagem, desenho de coleção, marketing, materiais de desenvolvimento do vestuário e administração.

As aulas acontecem nas dependências da Escola de Belas Artes, no Campus Pampulha.

FUMEC

O curso de graduação da FUMEC em Design de Moda visa preparar profissionais integrados a diversos setores, do têxtil ao vestuário, da produção à gestão de conteúdo de moda, assim como de criação de imagem para produtos editoriais e publicitários.

Durante toda a formação, os alunos contam com o acesso a laboratórios de informática, materiais, fotografia, estamparia, costura, acessórios, modelagem e moulage, tecnologia têxtil, netal/nadeira, som, animação, plástico e maquete.

Ao concluir o curso, o aluno estará preparado a fazer pesquisas em tecnologia têxtil, projetar design de superfície, conceber coleções de roupas e novos produtos do vestuário, além de acessórios em geral, assim como atuar nos diversos ramos do setor, desde a criação, promoção e divulgação de produtos até a confecção de figurinos para TV, teatro e cinema, dentre outras aptidões ligadas ao mundo da moda.

SENAC

O SENAC Belo Horizonte possui dois cursos dentro da área de moda que visam a formação de profissionais: o curso de Consultoria de Imagem e o curso de Costureiro.

Os cursos de caráter livre que visam formar especialistas em corte e costura têm por objetivo colocar no mercado de trabalho profissionais capazes de planejar e realizar procedimentos de corte, montagem, costura e acabamento de peças do vestuário feminino, masculino e infantil em tecido plano, a partir de ficha técnica, molde e peça-piloto, garantindo um relacionamento assertivo com clientes, fornecedores e demais profissionais que demandem serviços de costura.

Entusiastas e profissionais de costura que moram em Recife também podem praticar a arte em vários locais.

FIEMG – SENAI ModaTec

A FIEMG disponibiliza uma enorme gama de cursos ligados ao mundo da costura. As formações são destinadas àqueles que desejam aprender o ofício ou ainda se aperfeiçoar para trabalhar na área de maneira bem prática.

Está na dúvida sobre qual a atuação da FIEMG dentro do processo de formação de profissionais para o mercado de trabalho? Então confira como a própria instituição se define:

O Sistema FIEMG trabalha para contribuir efetivamente com a indústria mineira, buscando resultados que sustentem sua competitividade.

[Ele] trabalha para que a indústria mineira se torne cada vez mais competitiva, inovadora e sustentável, capaz de gerar novos negócios, riqueza e desenvolvimento. Uma indústria que se destaque no Brasil e no exterior, e que seja o motor para o crescimento econômico e social de toda Minas Gerais.”

Conhecer os tecidos utilizados em seus projetos de costura é fundamental. Saber sobre tecnologia têxtil é muito importante para que quer ser um profissional competente nada área da costura.

Os alunos interessados podem escolher dentre as seguintes formações dentro da área de corte e costura:

Aperfeiçoamento Profissional

  • Confecção de Roupas e Acessórios para Pet
  • Acabamento em Costura
  • Costura Industrial do Vestuário
  • Enfestador e Cortador de Roupas
  • Desenho de Moda Técnicas de Ilustração
  • Interpretação de Modelos
  • Mecânica de Máquina de Costura Industrial
  • Modelagem Industrial Vestuário Feminino – Básico
  • Modelagem Industrial Vestuário Masculino – Básico
  • Modelagem Industrial Vestuário Infantil – Básico
  • Operador de CAD Rhinoceros 3D – Ênfase em Joias e Bijuterias
  • Operador de Modelagem via CAD Audaces
  • Planejamento e Desenvolvimento de Coleção
  • Desenho de Joias
  • Modelagem Industrial Moda Fitness
  • Modelagem Industrial Lingerie
  • Ilustração- Corel Draw
  • Moulage- Básico
  • Vitrinista- Visual Merchandising

Aprendizagem Industrial

  • Confecção e Moda
  • Confecção de Bolsas
  • Corte e Costura

Cursos Técnicos

  • Vestuário
  • Modelagem do Vestuário

Qualificação Profissional

  • Auxiliar de Recursos Humanos
  • Confeccionador de Bolsas em Couro e Material Sintético
  • Confeccionador de Bolsas em Tecido
  • Corte e Costura
  • Costureiro de Calçados
  • Costureiro Industrial do Vestuário
  • Desenhista de Calçados
  • Desenhista de Moda
  • Mecânico de Máquinas de Costura
  • Modelista
  • Operador de Computador

Interessado também em começar um novo curso de costura no Distrito Federal? Te damos algumas dicas!

Aulas de corte costura e crochê com professores particulares

E se você fizesse aulas particulares em BH com professores fera em corte e costura?

Você já pensou no assunto, mas não sabe onde procurar? Ou você até procurou por sessões particulares em algumas das escolas acima, mas achou-as com um preço meio “salgado” para o seu bolso?

Pois saiba que é possível encontrar profissionais competentes que caibam dentro do seu orçamento.

Onde?

No site do Superprof, é claro!

Aulas particulares de corte e costura podem ser mais objetivas. Que tal fazer aulas personalizadas com um professor particular de costura?

No Superprof.com.br, o preço médio de uma hora de aula de corte e costura particular na capital mineira é de 55,00 reais. Os valores podem variar de acordo do nível do aluno, do conteúdo do curso, do nível e dos diplomas do professor escolhido, assim como de acordo com os termos dos cursos (na casa do professor, em pequenos grupos, online, etc…).

Então o que é que você está esperando para tirar a poeira da sua caixinha de costura e colocar a mão na massa?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar