Pula fogueira ia, ia, pula fogueira io, io, cuidado para não se queimar, olha que a fogueira já queimou o meu amor.
Francisco Alves
As tão aclamadas Festas Juninas estão de volta esse ano. Depois de longos 2 anos de confinamento para proteger a nossa saúde e das pessoas que amamos, agora podemos voltar a pular fogueira, dançar quadrilha e se deliciar com as comidas típicas de todas as barraquinhas. Com o avanço da vacinação e a flexibilização dos eventos, esse ano tem Arraiá? Tem sim senhô...
As festas juninas são realizadas no nosso inverno, então temos dias e noites mais frias para comer todos aqueles caldos quentinhos que aquecem o corpo e a alma. E tem também as bebidas típicas dessa época. Quem nunca experimentou um quentão ou um choconhaque num arraial?
Você já fez algum curso se culinária? Se não, 'num' perde a oportunidade 'cumpade' e 'cumade', já se inscreve logo aqui na SuperProf, escolha o melhor professor para a sua realidade e marque já um curso para aprender a cozinhar. Não fique de fora dessa festança boa demais da conta.
Para te animar a fazer já um curso de culinária online, vamos te passar nesse artigo algumas receitas típicas dessa época fresquinha do ano pra esquentar e dar ainda mais ânimo. Se você ainda não está disposto a sair de casa e encontrar muita gente, pode fazer uma festa junina em casa para a família ou até mesmo para os amigos mais próximos.
É São João, tem receita de Quentão
Vamos começar então com a receita mais comum em todas as festas de São João: o quentão. Trata-se de uma espécie de chá, mas com uma cachacinha pra esquentar ainda mais. Há várias versões para essa receita e você pode adaptar os ingredientes conforme a sua preferência. Vou deixar aqui uma sugestão de preparo, com os ingredientes mais usados. Mas vale usar a criatividade e adaptar ao seu paladar.

Ingredientes do quentão:
- 1 garrafa de 600ml de cachaça
- 600ml de água
- 2 xícaras de chá de açúcar
- casca de 2 laranjas e de 2 limões
- canela em pau e cravo da índia a gosto
- 50g de gengibre
- 1 maça cortada em pedaços
Preparo:
Em uma panela grande, coloque o açúcar, as cascas das frutas, o gengibre, a canela e o cravo. Quando o açúcar derreter, acrescente a cachaça e a água e deixe ferver a mistura por aproximadamente 25 minutos. Passe em uma peneira e então acrescente a maça picadinha. Sirva a bebida ainda quente, afinal, é por isso que ele leva esse nome.
Receita de Cappuccino Caseiro
Outra bebida comum no inverno é o Cappuccino. Faça uma versão caseira, ela rende muito e você vai economizar bastante. Viu como saber cozinhar pode te ajudar até a gastar menos. Comprar tudo pronto pode ser mais cômodo, mas certamente é mais caro. Faça já seu curso de culinária e aprenda todas as magias da cozinha.
Comece então praticando com essa receita de Cappuccino caseiro. Basta misturar os ingredientes sólidos e guardar em potes bem vedados e fazer sua bebida quentinha e deliciosa sempre que tiver vontade.

Ingredientes:
- 500g de leite em pó
- 50g de café solúvel
- 8 colheres de sopa de chocolate em pó (ou cacau em pó)
- 1 xícara de chá de açúcar refinado
- 1 colher de sobremesa de bicabornato de sódio
- canela em pó (a gosto)
Preparo:
Coloque todos os ingredientes em uma tigela bem grande e vá incorporando tudo até formar uma mistura bem homogênea. O bicabornato é importante nessa mistura para dar espuma. Mas não coloque mais do que o indicado, pois na quantidade errada ele pode trazer um sabor não muito agradável. Na hora de beber, basta misturar água fervente na sua mistura. Se gostar dele mais cremoso, pode adicionar leite no lugar da água.
Essa receita rende bastante e você vai ter cappuccino para se deliciar por vários dias frios do inverno.
Aula de culinária: aprenda a preparar Choconhaque
Hummm, que delícia um chocolate quente cremoso com um toque de conhaque. O choconhaque ganhou o coração dos brasileiro e já é bem tradicional nas festas de inverno. Essa receita que vamos passar é super cremosa e rende até 10 porções.

Você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 1 lata de creme de leite
- 1 lata de leite condensado
- 4 colheres de sopa de chocolate em pó (prefira um chocolate mais concentrado 50 ou 70% cacau)
- 500ml de leite
- 1 xícara de chá de conhaque
Para preparar, atente-se para os seguintes passos:
Em uma panela, misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo. Antes de ferver, retire do fogo para não coagular o creme de leite. Sirva ainda quente. Você pode decorar com um pau de canela ou polvilhar cacau em pó por cima.
Aprenda a cozinhar um Quentão sem álcool
Mais uma receita sem álcool para que pessoas de todas as idades possam se divertir no nosso arraial. Que tal uma versão sem álcool do tradicional quentão? Acho que pode ser uma boa pedida para quem não aprecia bebida alcoólica ou para os menores de idade. A receita é bem parecida com a do quentão com álcool, mas no lugar da água e da cachaça, leve suco de maçã.
Então vamos lá. Ingredientes do nosso quentão sem álcool:
- 1 xícara de chá de açúcar
- 1 colher de sobremesa de cravo da índia
- 1 pedaço de canela em pau
- 3 rodela de gengibre
- 2 maçãs vermelhas picadas
- 1 litro de suco integral de maçã verde
Coloque todos ingredientes, com exceção da maça e do suco e leve ao fogo até o açúcar caramelizar. Acrescente então o suco de maçã e as maçãs picadas e leve tudo para ferver por aproximadamente 10 minutos. Quando as maçãs estiverem macias significa que já está pronto para servir. Você pode trocar a maçã por abacaxi ou pêssego. Adapte a receita ao seu gosto.
Que tal um Vinho Quente?
O vinho quente é uma bebida tradicional no Natal do Hemisfério Norte, mas como no Brasil o Natal é no verão, deixamos o vinho quente para a época das Festas Juninas, já que essas acontecem no nosso inverno. Veja essa receita de vinho quente com anis, laranja e canela.

Ingredientes:
- 1 e 1/2 garrafa de vinho tinto de boa qualidade (1 litro)
- 1 xícara de chá de açúcar
- suco de uma laranja
- casca de uma laranja
- 2 anis estrelado
- 3 paus de canela
- 1 dose de cachaça
Comece colocando em uma panela grande o açúcar com o suco e a casca da laranja. Junte os paus de canela, as estrelas de anis e leve ao fogo baixo até o açúcar formar uma calda.
Acrescente então o vinho e deixe em fogo baixo, sem ferver, por aproximadamente 20 minutos. Retire do fogo e então acrescente a cachaça. Passe a mistura em uma peneira e sirva ainda quente com rodelas de laranja.
Prepare um Suco de Milho
O milho é um ingrediente tão tradicional nessa época do ano, que não poderia faltar na versão para beber. O suco de milho é gostoso e você pode fazer acrescentar no cardápio da sua festa. Para fazer esse suco típico das Festas de Junho você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 5 espigas de milho verde
- 1 xícara de chá de açúcar
- 6 xícaras de chá de leite
- 3 xícaras de chá de água
- 1/4 da lata de leite condensado
Para preparar o suco, primeiro você precisa retirar os grãos da espiga com o auxílio de uma faca. Bata no liquidificador todo o milho, o açúcar, metade do leite e metade da água. Leve ao fogo médio mexendo sempre até engrossar. Deixe esfriar totalmente. Bata então no liquidificador esse curau com o restante dos ingredientes. Leve a geladeira e sirva bem gelado. É surreal de gostoso, vai por mim.

Gostou dessas receitas? Então divulgue com seus amigos e o mais importante, faça para servir na próxima Festa Junina. Seja para os amigos do trabalho ou para a sua família. Cozinhar é um ato de amor, e eles certamente vão ficar muito felizes com esse gesto. Junho está chegando e você pode aproveitar o mês para saborear todas essas delícias junto das pessoas que gosta.
Quer mais algumas inspirações? Veja também outras opções de bebidas típicas dessa época. São tantas as delícias típicas nas Festas Juninas pelo Brasil que a dieta neste mês fica em segundo plano.
Se você ainda não se sente seguro para se arriscar na cozinha, entre em contato com um Professor de Culinária e marque já uma aula de cozinha. Você pode fazer um curso culinaria. Veja qual é a melhor opção para a sua realidade e agende já uma aula experimental com um dos nossos SuperProf.