Chegar à terceira idade sem ter aprendido a nadar é algo muito mais comum do que você imagina. A boa notícia é que nunca é tarde para começar a fazer aulas de natação. É importante que você não se sinta intimidado por comentários que coloquem em xeque a sua capacidade de ainda aprender algo novo ou mesmo que ironizem o fato de "aprender a nadar depois de velho".

A natação na terceira idade é, sim, uma prática que pode trazer diversos benefícios para a sua saúde, tanto física quanto psicológica e emocional. Além disso, podemos considerar que as aulas não se destinam apenas aos idosos que nunca aprenderam a nadar. Alguns já fizeram muitas aulas quando mais jovens, e retornam à prática por conta das melhorias que ela pode proporcionar em suas vidas como um todo.

O fato de fazer natação também não significa que você queira se tornar um "expert" no assunto, capaz de participar até mesmo de grande competições. Muitas vezes, o que a pessoa que decide estudar natação na terceira idade procura é uma atividade física que a mantenha ativa.

Há ainda aqueles que aderem à prática por recomendação médica. Ela faz parte do tratamento de doenças respiratórias ou da coluna, por exemplo. E engana-se quem pensa que isso se aplica somente às crianças. Existem ainda outros benefícios que são mais próprios dessa faixa etária.

Resumidamente: fazer natação na terceira idade será benéfico de alguma forma para você. Estamos falando de uma certeza! Tudo o que você tem a fazer é conversar com o seu médico e descobrir se ela é realmente recomendada para você e de que forma é melhor incluí-la em sua rotina.

Quer entender melhor os benefícios da natação para a terceira idade? Listamos abaixo alguns dos principais. Venha conosco!

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A natação melhora as articulações

Para não sobrecarregar as articulações, é preciso ter músculos fortes. Isso porque essas estruturas estão envoltas por conjuntos musculares. Se somarmos esse fator ao desgaste de tecidos que ocorre com o passar dos anos, fica mais fácil entender por que idosos têm dores frequentes nas articulações.

Pernas na água
Suas articulações só têm a ganhar com a prática da natação.

E de que forma a natação pode ajudar nisso? A partir do fortalecimento muscular. Só assim as articulações estarão protegidas contra impactos e esforços comuns no cotidiano de algumas pessoas. Vale lembrar, é claro, que a rotina também precisa ser adaptada às suas condições físicas e à sua idade.

Com as articulações envolvidas por músculos mais fortes, a tendência é que as dores também diminuam. Assim, você não só evitará o desenvolvimento de problemas mais sérios no futuro, como se sentirá mais seguro para algumas atividades, que antes pareciam impraticáveis.

Quem pratica natação na terceira idade, certamente terá uma flexibilidade diferente de pessoas sedentárias. É claro que só de praticar uma atividade física, você já ganha um diferencial, mas exercícios de impacto podem prejudicar ainda mais suas articulações, enquanto a natação faz justamente o contrário: as fortalece para que se tornem mais resistentes a outras atividades rotineiras.

Aulas de natação e os benefícios cardiovasculares

O seu coração também agradece pela prática da natação. E isso acontece ainda que você não ame tanto assim o esporte. Brincadeiras à parte, quem pratica natação na terceira idade está menos propenso a desenvolver doenças cardiovasculares. Por aumentar o ritmo cardíaco durante a sua prática, ela vai, aos poucos, aumentando a capacidade do seu sistema circulatório.

Coração com laço dentro da água
A natação faz toda a diferença para a sua saúde cardiovascular.

É um engano pensar que só é possível potencializar esse ritmo com atividades que exigem uma aceleração maior. Aliás, esse tipo de atividade não é nem recomendada para pessoas da terceira idade. Trata-se de uma época da vida que, ao mesmo tempo que se precisa fortalecer o sistema cardiovascular, é importante realizar atividades leves. A grande vantagem de uma aula de natação é que ela atende a esses dois aspectos ao mesmo tempo.

Também por trabalhar os músculos peitorais, ela fortalece inclusive o coração, que passa a bombear o sangue com maior eficiência, de modo que todos os órgãos e tecidos do seu corpo se tornem mais irrigados e oxigenados. Tal questão auxilia até mesmo no controle de doenças crônicas, que são tão comuns e perigosas nessa fase da vida.

Só vale ressaltar que não se deve praticar nenhuma atividade física sem recomendação médica, especialmente na terceira idade. Se você já tiver algum problema cardiovascular, é imprescindível conversar com o seu médico, para que juntos avaliem se a natação é mesmo o mais indicado para você. Atividade física sem orientação pode acabar colocando a sua saúde em um risco ainda maior.

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Curso de natação para melhor respirar

Você provavelmente conhece alguém para quem o médico indicou a natação como forma de auxiliar no tratamento de doenças respiratórias. E engana-se quem pensa que essa lógica também só se aplica às crianças. Ela funciona muito bem para todas as pessoas, especialmente para os idosos.

Muitos idosos desenvolvem maior dificuldade para respirar devido ao processo natural de envelhecimento do organismo. Na parte do tórax, algumas cartilagens se calcificam com o passar dos anos e se tornam imóveis, comprometendo muitas vezes o espaço que os pulmões têm para se expandir.

Para aqueles que já sofriam com problemas respiratórios como asma ou bronquite desde mais jovens, as dificuldades para respirar podem ser ainda maiores, o que compromete muito a qualidade de vida. O idoso sente-se frequentemente cansado e ofegante, sem disposição para esforços, por menores que sejam.

Enquanto pratica natação, o atrito com a água exige uma atividade maior do corpo, inclusive do sistema respiratório. Essa questão, somada ao próprio ambiente, dilata os vasos das vias aéreas, proporcionando maior atividade pulmonar. Assim, os pulmões se expandem e a capacidade respiratória torna-se mais apurada.

A atividade na água faz com que seja necessário respirar mais forte em alguns momentos e prender brevemente a respiração em outros. Além do fortalecimento, esse exercício também traz maior consciência desses músculos, mais um motivo que justifica a melhora na capacidade respiratória.

Homem respirando sob a água
Respirar debaixo d'água é um excelente exercício para os pulmões.

Respirar é uma atividade tão essencial em nossa vida. Se esse processo não acontecer com qualidade, certamente trará consigo outros problemas, que envolvem a vida do idoso em outros âmbitos.

A natação ajuda no aumento da resistência física

O que fazer para aumentar a resistência física? Algumas pessoas recorrem ao treino funcional, por exemplo, mas e quando se trata de um idoso? Será que um exercício tão intenso é o mais indicado para ele? Exercícios aeróbicos em treinos gerais podem trazer mais prejuízos que benefícios à saúde do idoso, que já tem as articulações gastas e a saúde cardíaca frágil.

Está aí mais uma grande vantagem da natação: ela é um exercício aeróbico. Ao contrário do que muita gente pensa, que os aeróbicos são apenas aquelas atividades que acontecem em um ritmo acelerado, quase frenético muitas vezes, a natação, que parece algo tão pacato, também se enquadra nessa modalidade de exercícios.

Pense em quantos músculos são acionados durante a prática: podemos dizer que quase todo o corpo funciona enquanto você faz natação. Assim, estamos falando de uma atividade que vai trabalhar todos os músculos do corpo do idoso, sem causar impacto às suas articulações e sem aumentar os riscos de um problema cardíaco.

Por essa razão, trata-se da melhor opção para quem deseja ter melhor condicionamento físico e mais disposição para as atividades do dia a dia. Podemos dizer que a natação funciona como um verdadeiro rejuvenescedor, uma vez que o idoso vai experimentar uma disposição que fará com que ele se sinta mais jovem e motivado para as tarefas do dia a dia.

Melhora a qualidade de vida

A qualidade de vida na terceira idade é tema frequente de palestras, pesquisas e estudos médicos. É comum que se busque atividades que permitam ao idoso uma vida mais saudável e feliz. E isso, muitas vezes, não depende somente da saúde física, mas também de outros fatores de ordem emocional e social. Assim, a natação traz alguns benefícios que impactam positivamente nessa qualidade de vida.

Ossos mais fortes

Com o passar dos anos, perde-se também massa óssea. É por isso que muitos idosos desenvolvem osteoporose, que nada mais é do que o enfraquecimento dos ossos. E a atividade ajuda a reduzir essa perda, já que o movimento em atrito com a água também estimula o desenvolvimento dessas estruturas. Entretanto, é importante conversar com o seu médico, já que as aulas de natação não são indicadas para alguns níveis de osteoporose, sendo necessário começar com a hidroginástica.

Interação social

Senhoras sentadas no banco
Na natação, é possível fazer novos amigos com interesses parecidos com os seus.

A vida social do idoso também muda com o passar do tempo. É muito comum que algumas pessoas desenvolvam depressão na terceira idade pela falta de interação social. Com filhos casados, amigos que já se foram e familiares que, muitas vezes, não têm paciência para eles, o idoso sente-se frequentemente sozinho. O curso de natação permite que ele conviva com outras pessoas, com idades e contextos parecidos com os seus. Isso traz uma sensação de pertencimento e identificação que favorece a saúde psicológica.

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Marcia

Jornalista. Professora. Tradutora. Bailarina. Mãe. Mulher. Dedicada às minhas lutas diárias. Em constante transformação. Quando não há mais nada a dizer, escrevo!!!