Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como funciona o ponto zig-zag?

De Isabella, publicado dia 09/09/2019 Blog > Artes e Lazer > Costura > Como aprender técnicas de costura?

A costura é a paixão de vida de várias pessoas e não é à toa. Essa atividade é considerada o hobby e também a atividade profissional de muita gente. No entanto, por mais que essa tarefa seja divertida para diversas pessoas, é necessário salientar que a costura é uma atividade repleta de detalhes: desde o início até o fim, o costureiro precisa estar sempre atento.

Essa atividade também é recheada de métodos e técnicas, sendo algumas simples e outras bastante complexas, que costumam ser usadas na alta costura por profissionais muito especializados.

O ponto zig-zag, por exemplo, é um dos pontos mais importantes e populares do mundo da costura, assim como o ponto reto e a casinha de botão. Isso porque a técnica zig-zag é utilizada para costurar os mais variados tipos de tecido, principalmente os elásticos, afinal esse ponto de costura não se rompe quando a peça é esticada.

Então, ficou interessado em saber como funciona a técnica de costura zig-zag? Continue lendo o post, pois fizemos um guia completo sobre o ponto zig-zag, ressaltando como esse método pode ser aplicado na prática. Ah, e não esqueça: se você deseja aprender técnicas mais complexas e se tornar um expert no mundo da costura, não deixe de fazer um curso de corte e costura online!

Costurar no ponto zig-zag: a técnica

aula de costura para fazer ponto zig-zag Ponto zig-zag: uma das principais técnicas de costura!

A costura no ponto zig-zag é uma técnica muito comum para juntar tecidos, assim como o ponto reto, mas a sua principal função é: fazer costuras elásticas. Isso porque o zig-zag tem um formato, que se for esticado, não irá arrebentar a costura e desfazer a trama do tecido.

Por isso, o ponto zig-zag muitas vezes é utilizado para fazer um acabamento final com o intuito de tornar a peça de roupa mais resistente, fazendo com que essa não se arrebente ou desfie. Inclusive, vários profissionais fazem essa técnica como método de segurança e para que as peças tenham mais qualidade em relação ao seu acabamento.

Muitos costureiros decorativos utilizam esse ponto também para fazer tapetes, vestidos e outras peças de crochê – ou até mesmo de tecido comum. É possível que você já tenha visto belíssimas saídas de banho feitas com o método zig-zag. Isso porque esse ponto também pode servir como decoração de peças de roupa, de modo a tornar os tecidos mais sofisticados.

Além disso, essa técnica é utilizada como uma alternativa ao overloque, e diversos profissionais que não possuem esse aparelho – que normalmente é utilizado apenas em grandes indústrias – optam pelo método zig-zag para fazer os seus trabalhos em máquinas de costura comuns e obter resultados semelhantes ao overloque. Por esses e outros motivos, o zig-zag se tornou o queridinho do mundo dos costureiros.

A técnica desse tipo de costura é bem parecida com a do ponto comum, e por isso não é preciso se preocupar: o método de ponto zig-zag não é um bicho de sete cabeças, pelo contrário, é bem simples! Por isso facilmente é possível aprendê-lo sozinho, assistindo a videoaulas e lendo conteúdos como este!

Quando usar o ponto zig-zag?

O ponto zig-zag pode ser utilizado para juntar dois pedaços de tecidos e também para facilitar a vida do costureiro, quando ele precisa fazer um excelente acabamento, costurar peças elásticas ou produzir tecidos decorativos. Por isso, quando os profissionais decidem costurar roupas de academia, eles optam por usar sempre o ponto zig-zag, por exemplo.

Esse ponto é muito usado pelos costureiros, e se você deseja se aperfeiçoar no ramo da costura, é essencial que você o aprenda. Então, vamos entender melhor quando é necessário usar o ponto zig-zag?

Use o ponto zig-zag para costurar tecidos elásticos!

O ponto zig-zag é uma técnica muito comum para costurar tecidos elásticos. Isso porque, devido ao seu modelo de costura, o zig-zag não arrebenta se o tecido for esticado. Portanto, você pode colocar um elástico com o ponto zigue-zag e não ter problemas posteriores em relação à qualidade da peça. Afinal, essa não irá se desfazer facilmente.

Escolha o ponto zig-zag para fazer mosqueado!

O ponto de zig-zag também pode ser utilizado para fazer mosqueado, ou melhor, uma costura de reforço na peça para que essa fique resistente e o seu tecido não se desfaça facilmente. Além disso, com a costura zig-zag é possível fazer a margem da costura e o acabamento de tecidos, de modo que a peça pronta não se desfie durante o seu uso ou no meio da lavagem.

Opte pelo ponto zig-zag para fazer peças decorativas!

Você pode utilizar o método zig-zag também como ponto decorativo em uma bolsa de tecido ou em uma peça de roupa, por exemplo! Não é à toa que esse é considerado um dos principais pontos de costura pelos maiores profissionais do ramo.

Ah, e não esqueça: é possível também fazer o zig-zag em peças de crochê, o que torna o resultado da costura ainda mais sofisticado. Se você deseja aprender como fazer isso, basta iniciar um curso de crochê para iniciantes.

Viu como o ponto zig-zag possui mil e uma utilidades? Por isso, diversos profissionais buscam várias informações para aprender a utilizar esse método e aperfeiçoar os seus conhecimentos. Uma boa opção para aprender ainda mais é fazendo curso de costura!

Realizar o ponto zig-zag na máquina de costura

aprender a costurar o ponto zig-zag com a máquina Faça o ponto zig-zag com a máquina de costura!

O primeiro passo é descobrir em qual parte da sua máquina é possível mudar a técnica de costura – passando do ponto reto para o zig-zag. Nesse caso, recomendamos que você leia o manual do aparelho para entender melhor o funcionamento da ferramenta.

Depois de mudar a chave e a manivela da sua máquina para o ponto zig-zag, é necessário posicionar o tecido, descer o pé calcador e a agulha pelo volante até que essa penetre no tecido e realizar a costura. Após fazer os pontos de zig-zag, basta segurar o retrocesso e voltar os pontos que você fez. Por fim, solte o retrocesso, levante a agulha e o pé calcador e retire o tecido. Pronto, você já fez o seu ponto zig-zag!

Se o seu objetivo é fazer um acabamento para o tecido não desfiar, o ponto zig-zag é uma excelente opção. Para fazer esse procedimento, basta posicionar a parte lateral do tecido na máquina, descer o pé calcador e fazer a costura na ponta do tecido. Assim as linhas de fibra não serão desfeitas, e a peça de roupa ficará sempre impecável!

Após terminar o procedimento, lembre-se: retire o tecido com muito cuidado para não esticar as linhas! Ah, e se você quiser mudar o tamanho do zig-zag, basta alterar o nível da manivela de acordo com o comprimento que deseja!

É possível entender a técnica sozinho?

curso de costureira para aprender a técnica zig-zag Aprenda a técnica de costura zig-zag sozinho!

Sim, é possível aprender a técnica de ponto zig-zag sozinho! Isso porque esse método de costura é simples, e muito parecido com os pontos mais comuns – como o ponto reto. Portanto, se você já conhece o básico da costura, facilmente conseguirá aprender o zig-zag.

Mas, se você é um iniciante no mundo da costura, temos uma dica: primeiro aprenda as técnicas mais simples para depois se aperfeiçoar nos métodos mais avançados. Assim é possível ter uma excelente base para depois acumular conhecimento.

Isso porque saber o ponto reto, por exemplo, é meio caminho andado para compreender como funciona o ponto zig-zag já que as diferenças são poucas entre esses métodos de costura, e apenas alguns detalhes diferenciam essas técnicas. Incrível, não é mesmo?

O mundo da costura é assim mesmo: você entende o básico, e quando menos espera já conhece os métodos mais difíceis e complexos da alta costura. Afinal, não há segredo! Basta assistir a aulas de corte e costura para iniciantes e praticar várias vezes até se tornar um expert.

Aula particular de costura: o ponto zig-zag

aprender a costurar a técnica zig-zag sozinho Faça aulas de costura para aprender várias técnicas!

Existem três métodos simples para você aprender a costurar: é possível fazer curso de costureira em ateliês, através de curso de corte e costura online e também por meio de aulas particulares.

Portanto, há uma infinidade de possibilidades para que você possa fazer cursos de costura. Basta encontrar o método ideal, que consiga facilitar o seu aprendizado, e depois partir para a prática! Então, vamos conhecer melhor as possibilidades para que você possa fazer curso corte e costura?

Sabe aquele espaço no qual você conhece diferentes artistas e convive com pessoas especialistas em arte? Esse espaço se chama ateliê, e você pode fazer curso de corte e costura em lugares como esse!

Ah, você também pode procurar por aula de costura particular – seja online ou pessoalmente – com professores especializados em costura que poderão te ensinar o passo a passo de como fazer os métodos que você deseja aprender, inclusive o ponto zig-zag.

Então, se você deseja aprender a costurar, não faltam meios para que seja possível atingir os seus objetivos, seja através do curso de corte e costura com um grupo de pessoas ou apenas assistindo a videoaulas online. Incrível, não é mesmo? Não perca tempo, e se matricule logo!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar