Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como fazer a costura perfeita?

De Isabella, publicado dia 27/08/2019 Blog > Artes e Lazer > Costura > Aprenda a costurar no ponto de overloque

Sabemos que costurar não é uma tarefa simples, afinal é necessário ter cuidado com os detalhes e refazer o mesmo procedimento várias vezes para se tornar um profissional da alta costura. Além disso, é necessário ter algumas ferramentas que podem auxiliar o costureiro na hora de coser e tornar o resultado da costura ainda mais profissional.

A máquina overloque, por exemplo, é o sonho de consumo de muitos costureiros, e isso não é à toa: esse equipamento é capaz de chulear o tecido, ou melhor, fazer que com as bordas da peça de roupa não desfiem. Por isso, essa ferramenta quebra um grande galho!

Mas, por conta da grande quantidade de detalhes que essa máquina possui, nem todo mundo sabe utilizá-la. Se você faz parte desse grupo de pessoas que ainda não aprendeu a usar a overloque, saiba que está no lugar certo! Isso porque neste post explicaremos tudo o que é necessário saber para fazer o ponto de overloque perfeito, com alguns segredos e truques. Então, vamos lá aprender?

O que é overloque?

maquina de costura para fazer ponto de overloque É possível realizar trabalhos de forma eficiente na overloque!

Bem, antes de mais nada, é necessário que você entenda o que é overloque! Essa máquina de costura é usada para fazer principalmente confecção de malharia. Isso porque a overloque é capaz de acompanhar a elasticidade desse tipo de tecido, fazendo com que a peça não se rasgue ou se rompa ao ser esticada. Além disso, a overloque também faz excelentes acabamentos a fim de tornar a peça mais refinada.

A principal diferença da overloque para as outras máquinas é que nessa ferramenta são utilizadas duas linhas de overloque que atravessam os loopers e uma linha comum que atravessa a agulha. Além disso, essa máquina utiliza também um conjunto de facas para cortar o tecido ao mesmo tempo que costura, de modo a fazer um trabalho duplo simultaneamente.

Existem dois tipos de máquina de overloque: as semi industriais e as industriais. As primeiras opções são ideais para pequenas ou médias produções de peças de roupa – ou melhor, para quem costura como forma de divertimento -, e a segunda pode passar horas e horas costurando tecidos, de forma bastante eficiente e sem perder a qualidade. Uma curiosidade em relação à máquina industrial: algumas conseguem fazer 9 mil pontos por minuto, dependendo do trabalho e da rapidez do costureiro, sem perder o ritmo e a capacidade de excelência.

O importante é que, ao comprar a máquina, você escolha uma que consiga atender às suas necessidades. Portanto, se deseja costurar por hobby, opte pelas semi industriais. Mas se você deseja abrir o seu próprio empreendimento, vá em busca das industriais, pois essas são capazes de fazer o trabalho com muita rapidez! Clique aqui para ter ideias e muito sucesso no ramo da alta costura e da moda!

Ah, e se você deseja se aperfeiçoar no ramo da costura e aprender a utilizar a overloque, invista no curso de corte e costura!

Quando usar o ponto overloque na costura?

costurar malha com a máquina overloque Utilize a overloque para costurar peças de malha!

A máquina overloque é utilizada principalmente para fazer a costura de peças de malha, já que a qualidade da costura dessa ferramenta faz com que a peça não perca a sua elasticidade.

Mas, não é só para isso que a overloque é usada, afinal a máquina é responsável também por realizar de forma simultânea o chuleio – o acabamento para que as bordas da peça não se desfiem – e a costura em si. Por isso, ao utilizar a overloque, você vai perceber que serão utilizados dois grupos de fios, sendo um deles alimentado pela agulha e o outro pelo looper.

Ah, e digo mais: a overloque também é responsável por refinar o tecido, cortando todas as suas sobras e fazendo com que o acabamento fique perfeito na hora de usar a peça de roupa.

Além disso, a overloque também é utilizada quando o costureiro deseja fazer o ponto ziguezague, no qual é possível  fazer o acabamento das bordas de tecidos e aplicar o elástico. Por isso, a overloque é a queridinha dos costureiros quando o assunto é coser malhas e fazer acabamentos!

Passo a passo do overloque feito à mão

costurar à mão para fazer ponto de overloque É possível costurar à mão e fazer o ponto de overloque!

Por mais que o ponto overloque seja repleto de detalhes, você sabia que é possível fazê-lo à mão? Isso mesmo! Não é preciso ter uma máquina overloque para fazer um excelente acabamento. Então, vamos aprender a fazer?

Bem, para iniciar é necessário utilizar somente dois pequenos objetos: linha e agulha de mão! Depois de pegar essas duas “ferramentas de costura” é preciso passar a linha pela agulha e fazer um nó em uma das pontas da linha.

Após realizar essa simples tarefa é necessário passar a agulha pelo tecido de forma próxima à borda. Depois é preciso passar a agulha para trás, de modo a atravessar o tecido. Pronto, você já deu o primeiro ponto de chuleio!

É necessário continuar fazendo esse procedimento até o final do tecido. Assim, não tenha dúvidas de que a sua peça não irá desfiar e terá um acabamento perfeito!

Agora não existe mais desculpa para não fazer acabamentos de costura pelo fato de você não ter a máquina overloque, não é mesmo? Afinal utilizando as técnicas à mão é possível ter um excelente desempenho!

Como fazer o overloque na máquina de costurar?

Agora que você já sabe a importância da overloque, que tal aprender a fazer esse ponto na máquina de costura? Bem, de antemão, logo adianto: não é preciso ter a overloque para fazer esse tipo de ponto. Isso porque é possível fazê-lo na máquina de costura comum!

Inicialmente, o ideal é que você configure a sua máquina de costura para que essa faça os pontos parecidos com os de overloque. Então, faça todas as modificações de acordo com o manual do aparelho.

Após fazer isso, recomendamos que você use o calcador de efeito overloque – chamado de sapatilha “J” -, colocando-o na haste de troca rápida. Depois é só passar o tecido na máquina de costurar comum de modo a imitar o ponto overloque. O ideal é colocar a extremidade da peça de forma paralela à haste do calcador. O resultado será a formação de um ziguezague bem na extremidade do tecido.

Mas, não esqueça: a máquina comum não faz o corte do tecido de forma simultânea à costura como a overloque, afinal ela apenas envolve o tecido e junta as duas partes de um acabamento interno de uma roupa, imitando o ponto da overloque. Então, antes de fazer a costura, faça um corte regular no tecido para que no final seja possível ter um resultado profissional na costura, e a peça fique perfeita para vestir.

Para aprender a costurar e fazer o ponto de overloque pela internet com mais praticidade, aposte no curso de corte e costura online!

Como aprender o ponto overloque?

fazer curso de corte e costura para aprender o ponto overloque Faça cursos de corte e costura para aprender a fazer ponto de overloque!

Você ainda tem dúvidas de como fazer o ponto de overloque? Não é preciso se preocupar! Isso porque existem inúmeras maneiras de aprender a fazer esse procedimento, como curso costura.

Podem existir corte e costura curso perto da sua casa nos quais você pode se matricular, ou ateliês onde vários profissionais do ramo da moda se reúnem para costurar,  e também é possível fazer curso corte e costura online, ou melhor, no conforto do seu lar.

Para você escolher o método ideal e conseguir aprender a costurar, separamos algumas informações importantes para que seja possível escolher a forma perfeita, e assim você conseguir assistir à aula de costura.

Aulas online com professores qualificados

Bem, você pode aprender a costurar com a overloque através de curso corte e costura online! Isso porque é possível aprender a coser sem precisar sair de casa através de videoaulas com professores qualificados que irão ensinar o passo a passo de como costurar com praticidade e muita qualidade. Incrível, não é mesmo?

Então, se você tem o dia a dia corrido e não tem tempo para aperfeiçoar o seu hobby, aposte no curso de costureira com aulas online!

Aula de costura em ateliês

Você sabia que é possível fazer curso de corte e costura também em ateliês? Isso porque esse tipo de estúdio é um local onde artistas – sejam costureiros, pintores ou artesãos – se encontram para desenvolver trabalhos em conjunto e aprender uns com os outros.

Portanto, se você deseja ficar rodeado de pessoas fantásticas que desejam aprender e dar aula de corte e costura, aposte nos maravilhosos ateliês!

Aulas particulares para aprender a costurar

Se você gostaria de ter aulas mais individuais, com um professor do seu lado explicando o passo a passo, uma boa opção é investir nas aulas particulares! Esse é o método ideal para fazer curso de corte e costura ou até mesmo de crochê para iniciantes.

Então, gostou do nosso post de hoje? Para saber mais informações sobre aprender a costurar e curso de costura, continue acompanhando o nosso blog!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar