Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Métodos para praticar acabamentos de costura fechada e aberta

De Isabella, publicado dia 20/08/2019 Blog > Artes e Lazer > Costura > Saiba como aprender a costurar

Muitas vezes, o costureiro não se sente confortável em mostrar a parte interna da roupa porque nem sempre o resultado final do acabamento fica impecável. Por isso é preciso se preocupar com o avesso dos tecidos, e tomar cuidado na hora de confeccionar a roupa.

Bem, mas nem todos sabem quais são as técnicas de corte e costura ideais para fazer um excelente acabamento final já que existem diversas formas de fazer a junção do tecido no momento de costurar a peça.

Você também possui dúvidas em relação à costura do acabamento interno da roupa? Para te ajudar, neste post separamos algumas técnicas de como deixar a parte interna das peças impecável através da costura aberta e da costura fechada. Então, vamos lá?

O que é a costura aberta?

Para fazer o acabamento daquelas peças repletas de detalhes, como roupas de alfaiataria, tecidos com fecho e camisas femininas, a costura aberta é a ideal. Além disso, essa técnica é indicada para tecidos planos, ou melhor, que não tem ondulações. Então quando você for costurar brean, tricoline, cambraia ou até mesmo um oxford, não deixe de utilizar os métodos de costura aberta.

Nessa técnica, é necessário utilizar inicialmente a overloque, para depois fazer a junção do tecido através da máquina reta. Por fim, o costureiro deve usar o ferro de passar roupa a fim de abrir as margens da costura, uma para cada lado. Assim, o acabamento interno da peça ficará perfeito, sem nenhuma deformação. Maravilhoso, não é mesmo? Então, utilize essa técnica sempre que precisar!

Como praticar a costura aberta?

aula de costura aberta Faça costura aberta para roupas finas e femininas

A costura aberta é realizada normalmente quando o costureiro deseja juntar as partes centrais das roupas. Vamos pensar em uma saia, por exemplo: no momento em que o costureiro fizer a costura da parte das costas da peça, ele deve usar a costura aberta.

Como já dissemos, nem sempre as pessoas pensam no acabamento final do avesso da costura, afinal alguns costureiros – principalmente os iniciantes – estão preocupados apenas em ver a peça tomar forma, e não se atentam à qualidade da roupa.

Por conta disso, todos os costureiros que tomam cuidado com a parte interna da roupa acabam ganhando pontos positivos em relação aos demais. Então, vamos aprender como praticar a costura aberta?

Primeiramente, você terá que pegar as duas partes da roupa separadamente, afinal o acabamento de cada tecido será feito de forma separada. Depois é necessário passar a overloque na borda em um dos lados da peça, e depois no outro. Por fim, você vai juntar as duas peças, de modo a fechar o trecho da parte central da roupa.

Se você não tiver máquina de overloque, o ideal é que você siga todos os procedimentos iniciais, mas no momento de passar essa ferramenta, faça uma dobra no tecido e passe uma costura reta. Isso vai dar um toque mais limpo na sua peça, tornando o seu trabalho ainda mais profissional.

Para concluir, é necessário utilizar um ferro de passar roupa para assentar a costura, sempre tomando cuidado para que essa fique aberta. Assim, ficará fácil implementar qualquer detalhe na peça, como o zíper!

Pronto, você já aprendeu como fazer a costura fechada. Simples, não é mesmo? Para aperfeiçoar, o ideal é fazer futuramente um curso de corte e costura!

Costura fechada, o que é?

A costura fechada é o tipo de técnica mais comum! Isso porque os iniciantes a adoram, afinal a técnica aberta é muitas vezes utilizada para a alta costura e exige mais experiência e conhecimento do costureiro. Mas, com o tempo é possível aprender ambas e se tornar expert nos dois tipos métodos.

Essa técnica é simples porque para fazê-la é necessário apenas passar a máquina reta para depois finalizar o acabamento com a overloque. Tudo isso é preciso para juntar o chuleio com a junta da costura a fim de que não ocorra o desfiamento no acabamento da borda.

Portanto, se você deseja que o acabamento da sua peça seja impecável com bastante praticidade, nada melhor do que utilizar a costura fechada – mas lembre-se, nem sempre é possível utilizá-la, pois há casos específicos nos quais só é possível fazer uma costura de qualidade, usando a técnica aberta.

Como fazer uma costura fechada?

curso corte costura fechada Use a costura fechada para costurar as laterais das peças

A costura fechada é a mais prática de todas, e por isso os costureiros especialistas amam utilizá-la, afinal ela quebra um grande galho! Essa técnica é utilizada principalmente para costurar as partes laterais da peça. Quando se costura uma blusa, por exemplo, é necessário iniciar pela parte da manga e descer por toda a lateral da peça. Então, vamos aprender como fazer uma costura fechada? Veja a seguir:

Primeiramente, para unir as peças, utilize uma costura reta em toda a lateral do tecido, desde o início até o final. Depois, para fazer o acabamento, faça um ponto em zigue-zague ou em overloque. O resultado final são as bordas unidas e fechadas, com um acabamento impecável. Incrível, não é mesmo? Pois é, não é à toa que essa é a técnica mais popular de todas! Para tomar o seu trabalho ainda mais profissional, nada melhor do que se matricular em um curso de costura!

Quando usar a costura fechada ou costura aberta?

curso de costura aberta e fechada Os principais métodos de costura: aberta e fechada

Existem várias diferenças entre a costura aberta e a costura fechada. Cada técnica possui as suas especificidades, e deve ser utilizada em situações diferentes, com objetivos distintos. Por mais que a técnica fechada seja a mais popular, em casos específicos é necessário utilizar a aberta. Então, vamos aprender quando utilizar a costura fechada e a aberta?

Quando utilizar a costura fechada?

Bem, a costura fechada deve ser usada quando o objetivo do costureiro é unir duas peças, seja pela lateral, pela frente ou pelas costas do tecido. Uma das costuras junta as duas peças e a outra é feita de forma reta. As grandes fábricas utilizam a interloque para fazer esse tipo de procedimento – o acabamento é finalizado com essa máquina. Mas, quem não possui essa ferramenta, opta por utilizar a overloque e depois faz a costura reta.

Costura aberta, quando usar?

Já a costura aberta deve ser utilizada quando o objetivo do costureiro é unir as partes centrais da roupa. Por isso, nesse tipo de técnica, sempre o profissional separa duas peças, faz o acabamento na lateral de cada uma para depois unir os tecidos de forma a fazer uma costura central. Esse tipo de costura é utilizado principalmente quando a peça é repleta de detalhes, como o zíper ou qualquer outro fecho.

O acabamento final desses dois tipos de costura são completamente diferentes. Se você colocar a peça do avesso, é possível perceber que a costura aberta possui uma maior abertura, proporcionando um diferencial para a peça. Já a costura fechada é mais discreta e delicada.

Mas lembre-se: se você quiser unir peças pela lateral, frente ou costas, utilize a costura fechada! Caso contrário, se preferir unir peça pelo centro, use a costura aberta! Esse foi um pequeno resumo de quando usar esses tipos de costura. Mas, nada como um curso corte e costura para você se tornar ainda mais profissional, não é mesmo? Afinal, apenas ler a teoria não é suficiente para aprender tudo sobre esse assunto.

Como aprender essas duas técnicas de costura?

curso de costura para iniciantes Faça curso para aprender a costurar!

Bem, para aprender essas duas técnicas, que são consideradas o básico do processo de costura, é necessário ler muito sobre o assunto. Portanto, leia o máximo que puder através de posts, revistas e livros. Quanto mais informação você adquirir, mais conhecimento terá acerca da costura. É importante ler textos com imagens, que mostram o passo a passo, por exemplo, para realizar um processo de corte e costura.

Isso é necessário para iniciar o processo de aprendizado, mas logo depois é preciso se desenvolver, e se matricular nos cursos de corte e costura. Esses cursos são fundamentais para o aprendizado já que os procedimentos são manuais, necessitando da ajuda de alguém para explicar o passo a passo.

Se na sua cidade não têm esse tipo de aula para aprender a costurar, não se preocupe: existe curso de corte e costura online ou até mesmo de crochê para iniciantes. Tudo isso é fundamental para você se tornar um expert no assunto, e se tornar uma excelente profissional ou se aperfeiçoar no seu hobby.

Afinal, ter um conhecimento profundo sobre esse assunto, utilizar técnicas de aperfeiçoamento e ter uma boa desenvoltura no processo de criação de uma peça nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, é necessário ter costureiros profissionais qualificados acompanhando esses procedimentos para que o indivíduo se torne cada vez mais capacitado no âmbito da costura, e assim consiga tornar o seu trabalho ainda mais profissional a fim de atrair um grande número de clientes.

Então, você deseja ser um excelente costureiro? Faça aulas com um professor particular online. Assim é possível adquirir conhecimento com muita mais praticidade!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar