Muitos profissionais de Letras e de áreas correlatas sonham em dar aulas de Português como língua estrangeira transmitindo, assim, seu conhecimento e paixão pela língua e cultura brasileira para alunos estrangeiros de todas as partes do mundo.

A vinda de estrangeiros não lusófonos para o Brasil fora determinante para a criação e a expansão do ensino de PLE. Ensinar a língua e a cultura brasileira para os estrangeiros que desejam passar uma longa temporada no Brasil ou se instalar de vez no país se tornou urgente.

Mas, embora a procura por aulas de português para estrangeiros tenha aumentado a cada ano, a oferta de cursos de aprimoramento e formação na área de PLE ainda não é tão ampla.

Se você quer se tornar professor de língua portuguesa para estrangeiro, dar aula de português segunda língua, ou lecionar português língua de herança, esse artigo é para você!

Com o objetivo de ajudar os profissionais que desejam ensinar PLE, o Superprof preparou esse artigo com dicas de cursos e faculdades que formam professores de PLE Brasil a fora!

Faculdade de PLE no Sudeste do Brasil

Uma boa parte das faculdades de Letras possuem um setor de línguas que oferece curso de PLE para alunos estrangeiros da graduação e visitantes. Os alunos de graduação de Letras possuem, portanto, a possibilidade de dar aula de PLE e "aprender fazendo", como parte do projeto de formação.

dar aula de PLE
A formação para professor de PLE abre portas para os profissionais da área de Letras

Outras faculdades como, por exemplo, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) oferecem cursos de Extensão e matérias optativas na área de PLE, ideal para alunos de LETRAS que desejam se especializar no ensino de Português para estrangeiros.

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro também oferece o curso de extensão: Formação de Professores de Português para Estrangeiros. A especialização tem duração de 360 horas em 18 meses.

O principal objetivo é promover a especialização e a capacitação de profissionais de nível superior para o ensino de português como língua estrangeira, estimulando uma atitude reflexiva diante de situações de ensino/aprendizagem, por meio de modernas e atualizadas técnicas de ensino de segunda língua.

Voltado para estudantes com diploma de curso superior em Letras e áreas afins que queiram desenvolver conhecimentos específicos e capacitar-se para o ensino do português como língua estrangeira. Os graduados em outras áreas poderão ser aceitos desde que aprovados no processo seletivo.

Quer saber mais sobre a Licenciatura em PLE? Dá uma olhada nesse artigo aqui.

Formação de professores de PLE no Sul do Brasil

Desde 1993, o Programa de Português para Estrangeiros (PPE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul  –UFRGS é um programa de extensão que promove cursos de português para falantes de outras línguas, cursos de formação de professores, desenvolve pesquisa e material didático na área e promove intercâmbios com instituições de ensino nacionais e internacionais.

diploma de PLE
Graduação em Letras, o primeiro caminho para se tornar professor de PLE

Seus professores e pesquisadores são centralmente alunos bolsistas da graduação e pós-graduação do Instituto de Letras (IL) da UFRGS.

O programa tem como objetivo prover e discutir o ensino e a pesquisa do Português como língua estrangeira, tendo em vista os seguintes objetivos específicos:

  • Oferecer cursos presenciais e a distância de PLA, literatura e cultura brasileira;
  • Elaborar materiais didáticos de PLA, literatura e cultura brasileira;
  • Aplicar o exame Celpe-Bras;
  • Oferecer cursos de formação de professores de PLA, em níveis de extensão, graduação e pós-graduação;
  • Promover intercâmbio com universidades brasileiras e estrangeiras que atuam na área de PLA;
  • Desenvolver pesquisa na área de ensino e aprendizagem de PLA;
  • Contribuir para a internacionalização da UFRGS.

Também é oferecido aos alunos da Graduação em Letras e profissionais já graduados em Letras e Ciências Humanas em geral o curso Seminário de Formação de Professores de Português como Língua Adicional (PLA).

E se você fizer um curso para professor de PLE a distância?

Formação de PLE no Nordeste do Brasil

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) também dispõe de uma formação para você que deseja se tornar professor de português.

bacharel em letras
O graduado em Letras pode se especializar no ensino de português para estrangeiros

Para começar, o ideal seria você uma prestar o curso de graduação em Letras – Licenciatura. O profissional da área de Letras precisa ter um domínio da língua materna e da língua estrangeira escolhida, assim como competência linguística e textual que lhe permita um domínio de leitura dos mais variados tipos de texto. Deve, ainda, ter uma visão interdisciplinar na área das Ciências Humanas e Sociais que lhe possibilite um melhor desempenho como professor, pesquisador e tradutor.

Outro traço importante que deve caracterizar o profissional de Letras é a sensibilidade para o texto literário e para as artes em geral. Sua área de atuação destina-se prioritariamente ao magistério de 1º e 2º graus e ao ensino universitário, bem como à tradução e revisão de textos.

A Universidade também oferece uma curso de licenciatura em Letras a distância. Os alunos de Letras que desejam dar aulas de PLE, devem se especializar nessa área, fazendo um curso de extensão de português para estrangeiro, fazendo estágio como professor de PLE, ou pós graduação na área de PLE.

Como é o mercado de trabalho para os profissionais de PLE? Descubra aqui.

Faculdade de português para estrangeiro no Centro Oeste brasileiro

A Universidade de Brasília (UnB) oferece o curso de graduação Licenciatura em Letras – Português do Brasil como Segunda Língua , que tem por objetivo a formação de professores de língua portuguesa para ensinar o português do Brasil  – língua, literatura e cultura – a falantes e usuários de outras línguas.

ensino de ple no Brasil
Se tornar professor de português língua estrangeira e ter oportunidades no estrangeiro

O curso, que se circunscreve em um contexto de políticas linguística, foi criado com o objetivo principal de atender a comunidades que, no Brasil, não têm o português como primeira língua e que, no exterior, desejam aprender o português do Brasil como língua de comunicação internacional.

O graduado (licenciado) conta com uma sólida formação interdisciplinar, que se orienta para o desenvolvimento da compreensão e produção linguísticas e intelectuais, bem como para os estudos contrastivos, visando à preparação de profissionais aptos a ensinarem o português do Brasil vernacular para falantes de outras línguas das mais diversas comunidades nacionais e internacionais.

O Neppe – Núcleo de Ensino e Pesquisa em Português para Estrangeiros também oferecem cursos regulares e intensivos. OsCursos Regulares ocorrem  3 vezes por semana, com 1 hora e 40 minutos de aula, durante um período de 2 meses e os cursos de Verão e Inverno ocorrem  5 vezes por semana, com 3 horas e 40 minutos de aula.

Cada nível dos cursos regulares custa R$1.100,00 (mil e cem reais) , incluindo material didático, com exceção do curso preparatório Celpe-Bras, que custa R$690,00, com carga horária de 30 horas.

Seja um professor autodidata da área de PLE

Embora nossa primeira sugestão de recursos e estudos para garantir uma formação sólida no ensino do PLE  seja a mais clássica, isto é, a formação universitária. Não podemos negar a possibilidade de se tornar professor de PLE sem necessariamente passar por uma faculdade.

Com a ajuda de um bom material de PLE, você graduando ou graduado na área de Letras e línguas pode começar a atuar como professor de PLE. Muitos livros de PLE estão disponíveis no mercado. Se você está procurando uma lista exaustiva dos diferentes livros dedicados à aprendizagem do português como língua estrangeira, uma das opções é consultar as universidades, no departamento de letras ou centro de idiomas.

Saiba que para dar aulas de português brasileiro, o ideal é ter um conhecimento vasto da língua e cultura do Brasil, além é claro de possuir as qualidades necessárias para lecionar.

Sobre o material disponível de PLE, saiba que nenhum método é melhor do que o outro, mas é preciso conhecer bem o método que você escolher e usar a criatividade para selecionar um material de suporte ao método escolhido.

Lembrando que um bom método é, de fato, aquele que permite o progresso do aluno, estimulando o prazer de aprender.

Aqui, recorrermos às sugestões da Rede Brasil Cultural, ministrada pelo Ministério das Relações Exteriores, que disponibiliza materiais didáticos para o ensino de Português como Língua Estrangeira. No site, professor e aluno encontram materiais de apoio para tornar a experiência de aprendizagem mais rica e eficaz.

O material didático foi feito principalmente para ajudar o professor de língua portuguesa a ministrar os cursos de PLE. Esses materiais pedagógicos de reconhecida qualidade poderão viabilizar o estudo do português em locais onde há pouca oferta de métodos de ensino do idioma. Seguem alguns deles abaixo:

  • ANTUNES, C. Língua Portuguesa e Didática - Col. Como Bem Ensinar. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2010.
  • CELLI, R. Português do Brasil Para Estrangeiros. São Paulo: Pontes Editores, 2002.
  • LIMA, E. Avenida Brasil. Rio de Janeiro, Editora E.P.U., 1992.
  • LIMA, E; IUNES, S. Falar... Ler... Escrever... Português Um Curso Para Estrangeiros. Livro de Exercícios. Rio de Janeiro: Editora E.P.U., 2012.
  • MARCHANT, M. Português Para Estrangeiros. Porto Alegre: Editora AGE, 1994.
  • MARQUES, A. Ensino De Língua Portuguesa. Reflexão e Ação. São Paulo: Editora EDUC, 2008.
  • PEREIRA, M.; VALENTE, A. Língua Portuguesa: Descrição e Ensino. São Paulo: Editora Parábola Editorial, 2011.
  • PIACENTINI, M. Não Tropece na Língua. Lições e Curiosidades do Português Brasileiro. Curitiba: Editora Bonijuris, 2012.
  • SCHUMACHER, C. Uma gramática intuitiva: Liberte-se das regras e tome posse da língua que você fala. Rio de Janeiro: Editora E.P.U., 2013.
  • SILVEIRA, R. Uma Pronúncia do Português Brasileiro. São Paulo: Cortez Editora, 2008.

Uma vez formado como professor de PLE, você poderá divulgar suas aulas aqui no Superprof!

Precisando de um professor de Português para Estrangeiros ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Joseane

Apaixonada por Línguas e Culturas, sou uma viajante assídua que acredita que viajar é a melhor forma de aprender.