Já se foi a época em que as formações a distância eram menos valorizadas do que o curso presencial. Certo, em alguns domínios é essencial que se faça uma formação presencial. Mas, quando se trata do magistério podemos dizer sem medo que uma boa formação a distância é tão eficiente quanto um curso presencial.

O ensino a distância (EAD) é a modalidade de ensino que mais cresce no Brasil. Todo ano, milhares de novos cursos superiores nessa modalidade são reconhecidos pelo MEC. As matrículas de bacharelado, licenciatura e cursos superiores tecnológicos a distância já somam mais de um milhão, de acordo com o último Censo da Educação Superior, divulgado em 2013.

Na verdade essa é uma excelente notícia! Há alguns anos atrás muitas pessoas não podiam se dar "ao luxo" de fazer uma faculdade pois precisavam trabalhar para sustentar suas famílias. Atualmente essa realidade mudou. A oferta de cursos a distância permite a essa parcela da sociedade de se especializar em determinadas áreas sem que para isso larguem os seus empregos.

Dentre as várias áreas de ensino que oferecem a graduação a distância, está a área de Letras e as licenciaturas de forma geral. Hoje é completamente possível se tornar professor de português para estrangeiro fazendo uma graduação a distância.

A seguir, confira o percurso necessário para se tornar um professor de PLE graças a modalidade EAD.

Se formar em Letras para ser professor de PLE

O melhor caminho a seguir para aqueles que querem se tornar professor de português como segunda língua, portugues lingua estrangeira ou língua de herança é fazer a faculdade de letras.

Português como língua estrangeira
Você tem vocação para ser professor?

No entanto é preciso ficar atento pois na área de Letras existe dois tipos de habilitação possíveis: a licenciatura e o bacharelado

Qual é a diferença entre os dois?

Licenciatura

A licenciatura é a habilitação para poder atuar como professor. Quem opta pela licenciatura na graduação de Letras tem interesse em aprender o ofício mais lindo do mundo! Ao fim da graduação, o aluno aprovado estará habilitado a dar aulas em escolas, cursinhos, faculdades, dar aulas particulares. E de acordo com suas qualificações e experiência profissionais, terá um leque maior de oportunidades.

Bacharelado

Os bacharéis são aqueles que detém um conhecimento técnico e aprofundado sobre determinado assunto. Os alunos do bacharelado de Letras estarão habilitados a atuar de forma mais ampla no mercado, podendo trabalhar em áreas mais diversas, só não pode dar aulas. Em resumo, o bacharel é aquele que compreende de forma bastante técnica a língua portuguesa, um  verdadeiro pesquisador. Aliás o objetivo do bacharelado é formador pesquisadores na área correlata. O bacharel em Letras não poderá atuar como professor a menos que ele opte também por cursas as disciplinas da licenciatura e obtenha a dupla habilitação.

Você já deve ter compreendido que a licenciatura é o caminho para aqueles que querem atuar exclusivamente como professor. Mas, digamos que além de dar aula de português para estrangeiro você queira abrir o seu leque de opções e atuar também como tradutor, redator, linguista, revisor....

O melhor nesses casos seria fazer a dupla habilitação, isto é, se formar como bacharel e fazer a licenciatura ao mesmo tempo, ambas as modalidades você encontra na forma de ensino a distância em diversas universidades públicas e privadas espalhadas pelo Brasil.

Em busca de um curso de formação para professor de PLE?

O currículo da área de Letras e a formação em PLE

O curso de Letras é bastante abrangente. A matriz curricular desse curso é formada por disciplinas cujo objetivo é capacitar o aluno a lerinterpretar e produzir textos.

Letras e PLE
Para ser professor de PLE, precisa fazer faculdade na área de Letras

Procurando por um curso de portugues para estrangeiros?

A grade curricular do curso é feita de forma a mostrar a língua portuguesa em todas as suas nuances, estudando conceitos gramaticais, compreendendo como o idioma foi construído e analisando produções literárias.

Algumas disciplinas da área de Letras são:

  • Linguística
  • Português
  • Literaturas (brasileira e estrangeira)
  • Leitura e produção de textos
  • Fonética e Fonologia
  • Sintaxe e Semântica, entre outros

Lembrando que os alunos licenciados em Letras podem:

  •  Ministrar aulas em instituições de ensino de educação básica em disciplinas de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa;
  • Ministrar aulas em cursos livres de Língua Portuguesa como língua materna ou Língua Portuguesa como segunda língua ou como língua estrangeira;
  • Realizar assessoria pedagógica em Língua Portuguesa e em Literatura para instituições de natureza pública ou privada;
  • Atuar na área editorial como revisor de textos, crítico literário e cinematográfico, podendo trabalhar com produção e avaliação de material didático-pedagógico em Língua Portuguesa e Literatura;
  • Atuar como assessor cultural;
  • Dar continuidade aos estudos em nível de pós-graduação, com desenvolvimento de pesquisas na área de Linguística ou de Literatura, possibilitando o ingresso na carreira de ensino superior;

No caso dos alunos que optem por fazer a licenciatura para, assim, exercer como professor, algumas grades de licenciatura incluem as seguintes disciplinas:

No entanto, as matérias ligadas à área de ensino costumam ser as mesmas. Confira algumas delas aqui, lembrando que a nomenclatura pode mudar de acordo com a instituição de ensino:

  • Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação
  • Cultura Brasileira
  • Didática
  • Educação Especial
  • Filosofia da Educação
  • História da Educação no Brasil
  • Libras: Linguagem Brasileira de Sinais
  • Metodologia Científica
  • Políticas Públicas e Organização da Educação Básica
  • Psicologia do Desenvolvimento da Aprendizagem

Saiba mais sobre o curso de PLE, aqui nesse artigo.

Onde estudar PLE a distância?

Por todo o Brasil é possível encontrar universidades públicas e privadas que oferecem curso na modalidade a distância.

estudar PLE a distancia
Estudar na modalidade a distância exige foco e dedicação

Para se formar como professor de português para estrangeiro na modalidade EAD é preciso encontrar uma faculdade que ofereça o curso de Letras nessa modalidade. Felizmente existem muitas opções por todo o Brasil;

Mas atenção!

Ainda que se trate de uma graduação a distância, o aluno precisa comparecer à instituição para fazer algumas atividades, como provas finais, apresentação de trabalho de conclusão do curso (TCC).

Alguns cursos da modalidade EAD incluem também aulas e encontros presenciais semanais, quinzenais ou mensais. Por isso, é importante escolher uma faculdade com polo de apoio na sua cidade ou em uma cidade vizinha.

Para descobrir quais são as universidades públicas que oferecem cursos EAD na sua região, você pode fazer uma consulta no portal do e-MEC.

Lembre-se que a prática leva a perfeição! Para dar aula para estrangeiros, você enquanto professor de português precisa ser um conhecedor da língua e cultura brasileira e, claro, precisa saber ensinar.

Faça estágios em escolas de idiomas que ofereçam aulas de portugues para estrangeiros. Dê aula particular de PLE ou participe das aulas de PLE da sua universidade caso exista.

Em busca de oportunidades na área de PLE? Confira nossas dicas, nesse link.

Uma formação online na área de PLE?

Se você já é licenciado em Letras e gostaria de aprender mais sobre a formação necessária para dar aula de português como língua estrangeira, você pode certamente fazer um curso online de formação de professores de PLE.

Curso online de PLE
Capacitação de professores de PLE online: estude de qualquer lugar!

O Instituto Camões, entidade pública, é referência no ensino e difusão da língua e da cultura portuguesas no mundo, além de muitas outras iniciativas. A instituição assegura a divulgação, promoção e ensino da língua e da cultura portuguesas em 84 países, seja através da sua rede de leitorados e protocolos de docência – em cooperação com 357 instituições de ensino superior e organizações – seja através dos cursos ministrados na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário, em coordenação com diversos Ministérios de Educação estrangeiros e com agentes locais com responsabilidades educativas, bem como com as diásporas de língua portuguesa.

Nesse instituto é possível fazer um curso online de formação de professores de PLE.

O Celpe-Bras, certificado de proficiência em Português como língua estrangeira, desenvolvido e aplicado pelo Ministério da Educação (MEC), com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE). É o único Certificado de Proficiência em Português para estrangeiros reconhecido oficialmente no Brasil.

O Celpe-Bras em parceria com a Escola Casa Verde Amarela também oferece o curso online de Capacitação de professores de Português como Língua Estrangeira.

O Curso se estrutura da seguinte forma:

  • Introdução de Português como Língua estrangeiras
  • Diferenças conceituais entre método, metodologia e abordagem
  • Conhecendo o perfil do aluno;
  • Cultura e história como elementos agregadores no ensino de PLE
  • Dificuldades e estratégias de ensino para alunos de diferentes grupos linguísticos;
  • Como avaliar o progresso do aluno/ avaliação de nível
  • Práticas de ensino (planejamento, objetivo da aula, material - aula virtual vs aula presencial)
  • Organização financeira.
  • Marketing: pessoal e para capitação de novos alunos.
  • Material para professores se aprofundarem em temas do seu interesse
  • Material para utilizar com alunos ​​

O curso é totalmente virtual, feito através de uma plataforma e conta com a assessoria via e-mail ou WhatsApp e com acompanhamento das atividades pela professora responsável do curso. O curso emite um certificado para os alunos que realizarem todas as atividades solicitadas.

O investimento necessário para realizar esse curso é R$ 319, maiores informações no site do Celpe-Bras  (celpebrasonline) na aba "capacitação professor PLE".

Uma vez que você tiver concluído sua formação como professor de PLE, anuncie aqui no Superprof e comece a realizar o seu sonho de dar aulas de português para alunos estrangeiros!

 

Precisando de um professor de Português para Estrangeiros ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Joseane

Apaixonada por Línguas e Culturas, sou uma viajante assídua que acredita que viajar é a melhor forma de aprender.