Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

As melhores escolas para entender melhor o mundo dos computadores

De Fernando, publicado dia 24/08/2018 Blog > Artes e Lazer > Informática > Cursos para ser um especialista em computação

Se a sua ideia é a profissionalização, conquistar oportunidades de trabalho em informática, trabalhar com tecnologia de informação em gestão de projetos, uma formação continuada ou a graduação em engenharia da computação, cada escola tem sua especialização e seu modo de ensinar.

Por isso, selecionamos alguns critérios importantes para se ter em mente quando você começar a avaliar suas possibilidades de estudo dentro da computação. Nem sempre o que é melhor para uma pessoa será bom para outra, então é bom sempre estar atento aos seus objetivos e como esse processo será conduzido.

Quer encontrar boas referências em estudos de computação informática ou do universo digital? Siga alguns dos nossos conselhos e escolha as melhores maneiras de estudar o campo da TI.

Escolhendo os melhores cursos de informática Encontre bons caminhos para sua carreira em TI

Onde fazer cursos livres de TI?

Não importa sua idade ou formação: sempre existirão cursos da área de tecnologia e sobre o mundo digital ofertados como cursos livres. De atualização, formação ou apenas para ter um novo aprendizado em sua vida, essa é uma opção interessante para quem quer estudar algo diferente.

Você pode procurar cursos mais curtos ou mais longos em diversas áreas do digital, ensinando:

  • funcionamento de redes,
  • fundamentos para navegar na Internet,
  • arquiteturas de redes,
  • softwares específicos,
  • edição audiovisual,
  • análise de dados,
  • manutenção de computadores…

Não existem limites para aprender. E isso é uma vantagem dos cursos livres: mesmo quem não tem grandes conhecimentos pode fazer e conhecer algo totalmente novo.

Em algumas horas ou durante meses, você pode aprender o que quiser sem ser um grande especialista. Já pensou em saber o básico sobre lógica de programação e algoritmos, por exemplo? Certamente você encontrará um curso sobre isso. O importante é pesquisar e saber as referências de quem está ofertando.

As aulas online sobre computação pela internet são bastante comuns, o que facilita a sua agenda e pode render estudos em qualquer lugar ou horário. E sempre existirão os cursos em escolas de informática, universidades e associações que não são necessariamente vinculados a um programa específico e tendem a atender um público mais abrangente.

E isso pode ser válido tanto um hobby interessante, aproveitando para adquirir conhecimentos importantes para a atualidade, quanto para sua carreira.

Alguns cursos tem como alvo os ” nativos digitais “, jovens nascidos na era digital, para mostrar-lhes o papel que podem ter na transição digital das empresas e como isso pode ser relevante em sua trajetória. Muitas vezes o certificado de conclusão pode não reconhecido como uma profissão. No entanto, o aluno adquire uma reputação sólida o suficiente para ser um bom ponto de entrada para o seu futuro profissional.

Os valores também podem variar muito, desde os gratuitos até os que incluem um investimento significativo. Mas se você quer se manter atualizado e entender melhor o mundo da tecnologia, isso pode valer a pena!

Um curso livre também pode ser a sua porta de entrada para uma nova carreira ou um curso profissionalizante.

Que tal aprender a codificar na escola? Aprender linguagens de programação pode ser bom para seu futuro

As escolas técnicas de informática são muito bem vistas

O ensino técnico em análises de sistemas ou em informática é uma excelente oportunidade para graduados do ensino médio, especialmente pela possibilidade de ser cursado de maneira concomitante com as disciplinas já regulares no currículo, como português, biologia e história, por exemplo.

No geral, as grandes cidades possuem bons colégios técnicos e encontrá-los pode ser bem fácil. Além das pesquisas pela internet, você pode perguntar para pessoas que trabalham na área se elas podem indicar escolas referência na sua região.

Nesse modelo de educação profissionalizante, os alunos podem aprender o funcionamento dos computadores como um todo, unindo a teoria e prática – mas dando bastante ênfase no que é valorizado na rotina das empresas. Entre as opções ofertadas pelas diversas grades possíveis, existem possibilidades como:

  • manutenção de computadores,
  • sistemas e redes,
  • linguagens de programação,
  • análise de dados,
  • tecnologias focadas em internet e intranet,
  • sistemas de business intelligence,
  • ERP,
  • primeiros passos em multimídia,
  • estudos de sistemas de informação, etc.

Você pode ir além do aprendizado do básico em computadores e conquistar uma profissão.

A escola técnica permite, assim, preparar o aluno para as expectativas das empresas de todos os tamanhos, das pequenas até as maiores. O estabelecimento – reconhecido pelo MEC – emite um diploma de curso técnico e serve como uma certificação de bastante peso em seu currículo!

Existem também as formações técnicas para quem já tem o ensino médio completo e procura uma nova oportunidade de carreira. Para quem quer se especializar ou quer mudar de trabalho, pode ser um investimento importante e diferencial.

Além disso, os cursos superiores mais curtos, também chamados de tecnológicos / tecnólogos são bastante focados em aprendizados de mercado e possibilitam também que os alunos se preparem para a as profissões de webdesigner, responsáveis por comunicação digital ou desenvolvedor front-end, por exemplo.

Como investir em treinamentos profissionais? Um bom diploma pode garantir uma trajetória mais sólida

Escolhendo a computação como curso superior

Para quem já concluiu o ensino médio, o ensino superior pode ser o próximo passo, trazendo mais embasamento teórico que o ensino técnico. Na faculdade, os currículos geralmente apresentam também disciplinas como ciências gerais, humanas e de engenharia, conhecimento de negócios, ciência e pesquisa, tecnologias e desenvolvimentos avançados, contabilidade, gestão financeira e métodos gerenciais.

Isso acontece para que o graduado em ciências da computação, sistemas de informação, matemática computacional ou engenharia da computação, por exemplo, tenham um conhecimento mais abrangente para aplicação profissional e se preparem também para uma jornada acadêmica, caso desejem.

Diferentes temas, alguns mais densos, podem ser tratados dentro da Universidade. Você poderá estudar temas como:

  • matemática de tomada de decisão e inteligência artificial,
  • engenharia avançada de software (sistema de informação e métodos formais),
  • sistemas e redes de computadores,
  • organização de negócios e finanças,
  • segurança da informação,
  • infraestrutura de tecnologia,
  • gestão de projetos de tecnologia,
  • algoritmos processuais,
  • bancos de dados,
  • engenharia de software.

Durante o percurso, muitos projetos concretos podem ser realizados, inclusive focando em inovação e pesquisa. Estar em um ambiente acadêmico traz uma visão mais teórica, mas isso é um ganho para quem ainda não definiu qual será o seu foco profissional após a formatura.

Conhecendo mais a fundo diferentes linguagens de programação e suas aplicações, possibilidades de trabalho e incentivos de compreender os conceitos em sua raiz ajudarão o seu caminho e todas as mudanças que o mercado pode exigir.

Apesar de não ser exigido em algumas empresas, o diploma do ensino superior pode ser uma maneira de entrar em grandes empresas e valorizar o seu aprendizado. Se tornar um especialista em algo pouco estudado pelo grande público, como deep learning, pode abrir portas para você em empresas no Brasil e exterior.

Construir uma carreira em TI pode ser bem mais fácil se você tem uma formação sólida, em uma instituição de renome ou que tenha passado por bons estágios profissionais. E se você quer alcançar os mais altos voos na área de informática, talvez esse seja o seu passo mais importante após começar. Se especializar e entrar em um mercado altamente valorizado.

Tenha aulas profissionalizantes de TI Quer transformar a sua paixão por computadores em carreira?

Definindo os certificados de informática para sua carreira

Se antes o diferencial na carreira eram os idiomas, agora é a vez da programação e tecnologia. Até o currículo das escolas está mudando e os adultos também podem aprender mais sobre tecnologia, independente da sua formação!

Cada área tem suas peculiaridades e a escolha de ter um certificado ajuda na formulação do seu currículo. Mas como escolher o que é melhor da informática para a sua profissão se você não é de TI?

Avalie as vagas disponíveis para perfil que você deseja alcançar profissionalmente e veja o que geralmente é solicitado. Essa é uma maneira de conhecer na prática as funções que são cobradas pelos setores de recursos humanos e por empresas referência de mercado.

Aí você pode se inscrever em um curso livre ou mais profissionalizante para reforçar a sua formação inicial e atender bem aos requisitos mais buscados.

Os certificados de informática podem ser um ponto chave para a contratação de um profissional em qualquer área. Conhecer, por exemplo, o pacote Office de maneira profunda pode ser muito bom para profissionais de contabilidade, assim como entender o básico das ferramentas de edição audiovisual pode ajudar os profissionais de comunicação.

Algumas certificações podem ir das mais técnicas até as mais artísticas, mesmo para quem não é de TI. Você pode pensar em algumas possibilidades:

  • desenvolvimento web,
  • comunicação digital,
  • negócios digitais,
  • criação e design,
  • animação 3D,
  • jogos digitais.

Tudo pode variar e você pode se preparar de acordo com o que deseja e planejou para o seu futuro.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como se especializar dentro da área de informática, desde os cursos livres até a formação superior, você pode pensar nos seus investimentos em educação e montar uma agenda de estudos, não é mesmo?

E você pode até mesmo se tornar um professor particular de informática. Já pensou nessa possibilidade?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar