Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Conheça os principais atalhos para seu computador

De Marcia, publicado dia 21/06/2019 Blog > Artes e Lazer > Informática > Como realizar ações de informática com pequenos toques

“Escritores que usam apenas os dedos para escrever, não são poetas, são digitadores.” Léo Ferré

Você também sente que tem a alma de um escritor ou poeta? Seja você um estudante, pai ou profissional, você provavelmente já usou um dos 31 softwares de processamento de texto conhecidos, incluindo o Word (que para a Microsoft, trouxe um lucro de US$ 100 bilhões em 2018, colocando a empresa no topo do Office Pack). Existe também o Open Office ou outras opções que funcionam até mesmo online.

Mas o processamento de texto pode levar tempo: nem sempre tudo acontece tão rapidamente entre escrever, formatar, ajustar o layout, importar dados… Em suma, para economizar tempo (e ganhar produtividade), aqui está um artigo sobre os melhores atalhos de teclado para usar no processamento de texto!

Por que usar atalhos no processamento de texto?

Seja no Windows ou no iOS, seja qual for o modelo do seu computador ou o processador de texto, todos os que utilizam esse tipo de ferramenta têm uma coisa em comum: sua paixão por escrever! Se você usa o computador para fins pessoais ou profissionais, o processador de texto é essencial: além disso, um estudo britânico mostrou que, na realidade, 74% dos que têm um computador pessoal, usam principalmente (se não exclusivamente) a função “processamento de texto”.

Somente o teclado Cada tecla tem seu significado na hora de usar atalhos de teclado.

Mas digitar no computador às vezes pode ser restritivo quando você encaminha e-mails e editoriais, especialmente quando se torna necessário:

  • Realçar e modelar partes do seu texto;
  • Fazer uma cópia parcial ou total ou duplicar um conteúdo;
  • Inserir com sucesso uma tabela, planilha, foto ou vídeo;
  • Fazer a formatação do texto.

Então, em um mundo onde produtividade é a ordem do dia, no trabalho e em casa, otimizar seu tempo no computador é essencial. Para perceber a importância dos atalhos de teclado, faça o seguinte exercício: primeiro, faça as ações clicando nas funções e depois usando atalhos (depois de terminar de ler este artigo, é claro!):

  • Abra uma página da Internet e inicie uma pesquisa;
  • Clique em um artigo aleatório;
  • Copie todo o artigo;
  • Cole-o em um novo documento do Word;
  • Altere um parágrafo alternando as frases em itálico, negrito e sublinhado;
  • Salve o documento e comece a imprimir.

Às vezes, os atalhos são úteis porque você não pode usar um mouse, mas há ocasiões em que eles se tornam uma alternativa para otimizar seu trabalho.

Quer ver? Coloque o seu cursor sobre uma palavra, clique com botão direito ou esquerdo do mouse e leia as opções. Escolher uma delas e executar a ação leva vários milésimos de segundos extras! Depois de algumas horas de trabalho, isso pode representar uma perda líquida de 5 a 15% do seu tempo.

Você sabia? Quase todos os atalhos de teclado também funcionam para navegação na web, independentemente do seu navegador, ou no seu sistema operacional: use atalhos em todas as ocasiões!

Outro fato interessante: os atalhos de teclado são tão universais que funcionam tão bem em um teclado brasileiro quanto em um teclado configurado com outro idioma, embora possam haver algumas pequenas diferenças. Quando você aprende atalhos de teclado, você pode levá-los para a vida toda!

Em alguns computadores, incluindo Macbooks da Apple, não há um botão para segurar para letras maiúsculas ou acentuadas. Como fazer neste caso ? Apenas pressione e segure a letra (seja A, E ou C para o cedilha) e insira o número correspondente ao acento desejado, que aparece na tela. Uma verdadeira brincadeira de criança!

E então, quais são esses famosos atalhos que tanto facilitam o nosso dia a dia?

Atalhos gerais para o seu software de texto

Algumas teclas no teclado de letras ou teclado numérico são provavelmente mais interessantes do que outras, porque elas têm uma função mágica: elas permitem que você crie atalhos. Isso significa que, sozinhas ou associadas a outra tecla, elas executam uma ação na sua barra de tarefas ou gerenciador de tarefas.

Este é o caso das seguintes chaves :

  • A tecla Alt;
  • A tecla Ctrl, que indica o controle;
  • A tecla Tab, para alterar a margem do parágrafo;
  • A tecla de espaço, para dar sentido ao seu texto;
  • A tecla Esc, para sair de um documento em modo de tela cheia;
  • A tecla Enter, para ir para a linha seguinte;
  • Para um teclado do Windows, há ainda as teclas F, como F10 (ative a barra de menus de uma janela aberta) ou F5 (atualize uma página).

Teclado para formatar É possível usar somente o teclado para algumas ações.

Dominar o processamento de texto também é algo comum ao ambiente do seu computador. Aqui estão alguns atalhos que interferem na sua interface, de acordo com suas necessidades:

  • Ctrl + W: fechar um arquivo;
  • Shift + F5: sobrepor janelas de documentos;
  • F11: mudar para o modo de tela cheia;
  • Ctrl + Shift (Windows 7) ou Cmd + Space (Mac): alterar o idioma do teclado (pré-instalado).

Você sabia que pode criar um atalho de teclado para TODOS os caracteres especiais?

Atalhos no teclado para formatar e paginar

Formatar um documento em um processador de texto pode ser difícil, especialmente se você tiver que voltar para a barra de ferramentas toda vez e clicar repetidas vezes. Os atalhos têm a vantagem de poupar seu tempo (e sua paciência!). Além disso, tudo é muito simples: a maioria dos atalhos associados às letras têm um significado específico.

Para formar atalhos, as letras usadas são as seguintes no Word: N para “Negrito” (no Mac, é B para “Negrito”), I para “Itálico”, U para “Sublinhado”). Fácil de lembrar, não é mesmo?

Aqui estão os principais atalhos para a formatação e a paginação do seu documento:

  • Coloque em negrito: selecione o texto e faça Ctrl + N (no Mac, + B);
  • Itálico: mesma coisa com Ctrl + I;
  • Sublinhado: a mesma coisa com Ctrl + U;
  • Diminua ou aumente o tamanho da fonte: Ctrl + Shift + / <.

Você também pode personalizar todos os atalhos nas suas configurações, se você for um usuário muito assíduo do software de texto que você escolher.

Uma pequena dica: no Microsoft Office Word, uma das principais ferramentas para processamento de texto, basta segurar por alguns segundos um botão de ação para mostrar o atalho associado

Nossos 10 melhores atalhos de teclado, em todos os sistemas combinados

Acabamos de ver vários tipos de atalhos de teclado, uns mais úteis do que outros. Mas aqui estão, provavelmente, os 10 mais utilizados para processamento de texto!

Nota para todos esses atalhos: no Mac, você deve substituir Ctrl por Cmd

Ctrl + C / + V

Copie e cole o texto, desde que você o tenha selecionado previamente. O princípio: tudo que você copia fica na área de transferência. Além disso, se você fecha seu arquivo inesperadamente sem ter feito a operação “colar”, será perguntado se deseja manter os dados copiados. Um truque para não perder nada!

Sendo assim, ainda que os dados tenham sido copiados pelos meios convencionais, você pode utilizar o atalho para colar. Isso funciona no software, mas também em navegadores da web.

Ctrl + X

O mesmo que o atalho anterior, mas no lugar de copiar, ele serve para cortar o texto.

Teclado para ações Algumas combinações de teclas servem para ações específicas.

Ctrl + N

Crie um novo documento baseado no que você tem em andamento. Se você estiver em um Word, isso abrirá um novo Word e assim por diante se for o caso de Excel ou PowerPoint. Algo muito conveniente se você trabalha em multitarefas.

Ctrl + O

Para abrir um arquivo da sua última pasta aberta, é útil se você precisar navegar em vários documentos diariamente. Esse atalho substitui o uso do menu “Arquivo” + “Abrir”.

Ctrl + S

Salve um documento com tranquilidade: faça isso a qualquer momento durante a sua redação! Trata-se de um recurso muito importante, já que falhas de energia ou problemas de conexão podem fazer com que você perca seu trabalho se deixar para salvá-lo apenas ao final da edição. O ideal é utilizar esse atalho para ir atualizando a versão salva.

Ctrl + Enter

Às vezes, falta apenas uma quebra de página para terminar de escrever ou dar alguma consistência ao documento. Atalho muito usado por acadêmicos e estudantes (especialmente para trabalhos de casa e dissertações).

Ctrl + Z

Para cancelar a última ação / comando feita: como num passe de mágica, é possível esquecermos que fizemos algo errado e retornarmos ao ponto anterior ao engano.

Ctrl + F

Fazer uma pesquisa no texto é útil especialmente se você quiser fazer contabilidade ou se inspirar em outras fontes. Uma maneira inteligente de economizar tempo, encontrando termos específicos em documentos ou páginas da web.

Ctrl + P

Comece a imprimir um documento da sua caixa de diálogo em dois cliques: simples e prático.

Ctrl + A

Este atalho copia todo o texto disponível. Tenha cuidado se você usá-lo em um navegador: isso tenderá a abranger toda a página (e, portanto, também os anúncios laterais ou comentários inúteis no final da página, deixando os dados mais pesados e a colagem posterior mais lenta).

Você já se perguntou como inserir o símbolo de copyright? Sim, aquele: ©? Em um teclado do Windows, digite Alt + Ctrl + C e pronto! Em um teclado Mac, mantenha pressionada a tecla Alt e pressione a tecla C.

Teclas e suas funções Algumas ações de teclado podem ser feitas por teclas específicas.

Tudo o que você precisa fazer é pesquisar e testar para ir descobrindo outros novos meios de agilizar a sua edição de textos, no seu Mac ou Windows: “Atalhos aprendidos hoje podem ser usados pelo resto da vida!”

E você? Utiliza atalhos com frequência? Deixe seu comentário e compartilhe conosco os seus favoritos.

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar