Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Critérios para escolha de um processador de textos para Windows

De Marcia, publicado dia 18/06/2019 Blog > Artes e Lazer > Informática > Você sabe como escolher um software para escrever documentos?

“Você liga a televisão para desligar seu cérebro. Você liga o computador quando quer ativar seu cérebro.”, Steve Jobs

Se o software de processamento de texto, muito mais eficiente do que uma máquina de escrever, é agora função atribuída ao computador, vários critérios de seleção podem guiar sua escolha, especialmente se você é iniciante no mundo da informática.

Uma máquina e várias escolhas A máquina de escrever cedeu lugar a uma vasta gama de opções de softwares de edição.

Alguns modelos de computadores são pré-equipados com software de processamento de texto, também conhecido como “software de escritório”, mas todo profissional que o utiliza têm suas preferências. Você vai descobrir neste artigo como escolher o seu aplicativo de escrita de texto!

Escolha um processador de texto para atender às suas necessidades

A caligrafia levou progressivamente, graças aos desenvolvimentos tecnológicos, à digitação, que consiste em tomar notas sobre as máquinas. Se o ancestral do computador não é nada mais do que a máquina de escrever, existe agora um software de processamento de texto para ajudá-lo em sua escrita seja em um computador de mesa, laptop ou tablet.

Documentos no computador Os antigos prontuários foram substituídos por arquivos de texto.

O que é um processador de texto? Segundo o dicionário da informática, é “o conjunto de técnicas de computador em um software que permite a entrada, a correção, a atualização, a formatação e a difusão de um texto”

Esses softwares oferecem recursos básicos, como:

  • Escrever cartas, relatórios, documentos e artigos com layout visual;
  • Tomar notas durante reuniões ou conferências;
  • Criar apresentações visuais.

Essas funções são relativamente básicas e atendem a necessidades simples. No entanto, dependendo da sua situação, você pode precisar de ferramentas adicionais. Por exemplo, para começar a usar o processador de texto ou se você é iniciante no computador, não é necessário ter a versão mais recente do Word ou a mais completa. Uma versão gratuita é o suficiente para atender à sua demanda de trabalho.

Para escrever um romance ou deixar-se navegar pelas páginas que existem em sua capacidade de imaginação, é melhor ter um software que permita formatar seus escritos por meio de funções tipográficas ou de uma fonte diferenciada.

Se o seu trabalho é revisar, é melhor ter um software com um corretor ortográfico embutido, para que seja possível automatizar uma etapa do processo de produção escrita. Entretanto, é necessário que você verifique a compatibilidade desses softwares externos com o seu processador de texto, para evitar surpresas desagradáveis. Além disso, o software com corretor automático integrado ou editor de texto também é muito popular.

Em suma, o primeiro passo para escolher seu software de processamento de texto é definir seu uso e suas necessidades. Se você ainda está se perguntando qual software escolher, aqui estão algumas outras questões que precisam ser levadas em conta.

E que tal fazer um curso de informatica online?

Software de processamento de texto gratuito ou pago?

Então você se depara com uma pergunta bastante óbvia: o software de processamento de texto é gratuito ou pago? Atenção: não é porque se trata de um software que você está necessariamente pagando por ele. Com o software livre, você não tem dor de cabeça nas renovações de assinatura e não precisa gastar sequer um centavo. Por outro lado, o software pago é geralmente mais eficiente. Tudo depende do uso que você quer fazer.

Quanto custa um processador de texto? Os preços podem variar, mas, por exemplo, o pacote Microsoft pode se tornar vitalício.

A maioria dos softwares pagos possui os seguintes recursos :

  • Uma barra de ferramentas completa com possibilidade de formatação;
  • Um antivírus gratuito;
  • Recursos de layout, guia, caracteres especiais;
  • Uma correção sintática automática.

Também podemos encontrar funções adicionais, como:

  • Planilha;
  • Mala direta;
  • Representação gráfica.

Um software livre ou “freeware” terá menos recursos, mas se você quiser apenas escrever textos, ele é mais do que suficiente!

Ao lado das ferramentas gratuitas para a sua escrita de textos, às vezes será necessária uma página em branco e uma única fonte, mas ainda assim você pode considerar que existem diversas opções dentre as quais é interessante pesquisar e escolher.

Finalmente, preste atenção ao seu sistema operacional: nem todas as versões do software de processamento de texto são compatíveis com todos os sistemas. Este é um critério importante para os seus documentos serem baixados por outros usuários da Internet, na versão .doc ou documento fechado em PDF.

Procurando por um curso de excel online?

Comentários do famoso software de processamento de texto

Admita: quando falamos em processamento de texto, há alguns nomes que vêm à sua mente, como “Word” ou “OpenOffice”, não é mesmo? Vamos então dar uma olhada no software mais famoso e seus ativos.

Armazenamento de texto Um livro pode caber em um pequeno arquivo de computador.

O Microsoft Word , do Microsoft Office , é provavelmente o sistema mais intuitivo para escrever e processar textos. É uma das principais referências profissionais, sendo usado pela maioria das empresas, sejam elas pequenos negócios ou multinacionais. Mas você já parou para se perguntar o motivo de tamanho sucesso? A resposta está na simplicidade: um software verdadeiramente completo e acessível à todos.

Você conhece sua variante com funções editoriais limitadas, o WordPad? Instalado em todos os modelos desde o Windows 95, ele não permite qualquer formatação ou alteração e simplesmente oferece suporte editorial. Prático, mas eficaz. O WordPad é hoje muito pouco usado, mas permaneceu por muito tempo como uma das mais famosas ferramentas.

Outro derivado do pacote da Microsoft: o OneNote é um software de anotações simples, sem interface gráfica. Das três aplicações, este é o segundo benchmark em termos de desempenho.

Uma pequena dica sobre o Word: preste atenção ao formato do seu documento. Por exemplo, .doc e .docx não são legíveis em todos os computadores, dependendo da versão que você possui: o .doc permanece universal (versão anterior do Word).

Outro software bem conhecido para escrever: OpenOffice ou OpenOffice Writer. Em geral, este software é recomendado para uso privado e não profissional, devido a muitos bugs conhecidos, tanto no backup quanto no processamento de dados.

Além disso, existem páginas como o processador de texto da Apple, que permite que você crie todos os tipos de mídia escrita de acordo com a sua escolha. Os recursos são idênticos ao Word, em uma atmosfera muito mais criativa.

Finalmente, há o Markdown, que oferece um arquivo de texto com marcação HTML. Estas são funções avançadas para codificadores ou escritores com uma especialização na linguagem de programação, que publicam regularmente na web.

Bônus: independentemente de seu software ser gratuito ou pago, você sempre poderá usar os atalhos de teclado para cancelar uma ação, selecionar seu texto, copiá-lo ou colá-lo!

E, além dessas referências conhecidas, você conhece as variantes gratuitas para o processamento de texto?

Os melhores aplicativos para escrever de graça no seu computador

Se o pacote do Microsoft Office (que também inclui o PowerPoint e o Excel) é o mais famoso de todos os softwares de processamento de texto, também é raro encontrar uma versão gratuita, exceto se você estiver ainda usando uma versão de teste. Para quem diz que um software melhor não quer dizer necessariamente um software pago, aqui está uma riqueza de aplicativos de processamento de texto que são uma boa alternativa.

Escreva sem pagar O melhor dos softwares modernos é que alguns deles são gratuitos.

Quer uma suíte de escritório gratuita? Opte pelo Apache Open Office, uma variante gratuita da Microsoft, com vários recursos, incluindo:

  • Desenhar em um módulo de desenho;
  • Calcular, em um editor de equações matemáticas;
  • Escrever, em um processador de texto;
  • Criar planilhas.

O Libre Office é um derivativo, também gratuito, do OpenOffice. Lançado em 2011, este software oferece recursos de anotações simples, compatíveis com a maioria dos sistemas operacionais.

Em outra dimensão, outros softwares podem servir para escrever no computador remoto, e esse é particularmente o caso do Google Docs, acessível a partir do Google Drive. Oferecendo oportunidades de trabalho colaborativo, esta versão gratuita para escrever e tomar notas tende a suplantar o uso sistemático do Word. Quer mais? Você pode enviar seus documentos criados on-line em diferentes formatos.

Finalmente, você já sonhou em ser capaz de levar seus documentos para todos os lugares com você ou de ter compilações de síntese de voz retranscritas, sem que necessariamente precise andar com o seu notebook a tira- colo? É isso que permite o Evernote, um software e aplicativo móvel dedicado a tomar notas sobre suporte multimídia. Faça o download: existe uma versão gratuita!

Para escolher o seu processador de texto, você deve:

  • Definir suas necessidades e o uso que você fará deste software: escrita simples, criação de apresentações elaboradas, cartas comerciais, documentos;
  • Distinguir as vantagens e desvantagens do software gratuito e pago e compará-las às suas necessidades;
  • Comparar os softwares existentes, consultando com bom senso as avaliações dos clientes (especialmente se você quiser fazer uso profissional deles);
  • Baixar a ferramenta escolhida e começar a testá-la, sem hesitar em trocar caso os resultados não sejam satisfatórios.

Você só precisa aproveitar seu software e atualizá-lo de tempos em tempos para manter um alto nível de funcionalidade. Simplesmente instalar a ferramenta, sem se preocupar com as atualizações pode fazer com que você perca funções importantes. Lembre-se de que, no mundo da informática, nenhuma ferramenta pode ser considerada definitiva.

Então, qual processador de texto você já usa ou está pensando em escolher? Já experimentou alguma ferramenta que trouxe surpresas agradáveis ou desagradáveis? Deixe um comentário abaixo com a sua opinião!

E que tal fazer um curso de excel avançado?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar