Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

É necessário diploma para ser professor de batera?

De Carolina, publicado dia 13/12/2018 Blog > Música > Bateria > Quais formações para dar aula de bateria?

“A música é uma revelação superior a toda sabedoria e filosofia”. Ludwig Van Beethoven

Muitos brasileiros tocam ocasionalmente um instrumento. Seja em uma reunião de amigos, um luau, em casa, na rua, profissionalmente, amadoramente, etc… Se esse for o seu caso, principalmente se seu instrumento for a bateria, por que não compartilhar seu talento?

A gente imagina que, antes de chegar ao palco, os músicos tiveram que passar horas com seu professor de música para se preparar. Se você quiser transmitir seus conhecimentos na batera, veja como fazer isso.

Fazer um curso superior em música

Às vezes, já sabemos o que queremos fazer desde pequeno. Em outras, sabemos mais tarde. Se esse é o seu caso e você está convencido de que seu futuro será na música, você já pode pensar em seus estudos.

E isso pode começar desde o fim do ensino médio, no ensino superior. De fato, existe um curso especializado em música.

Esse curso, ministrado em algumas faculdades e universidades, combina aulas de música e aulas de teoria como história da música, percepção musical, etc. O aluno vai decidir qual caminho quer seguir: se quer se formar em um instrumento específico, formar em canto, composição e arranjo, regência…

Por que escolher a opção de música? Torne-se um graduado da escola de música!

Faça um curso de batera Nunca esqueça de seu sonho de ser baterista profissional

É essencial estar motivado para integrar e ter sucesso nesse curso, o que requer muito comprometimento pessoal. Fazer aulas de música regularmente permite que você se acostume com seu futuro trabalho como professor de bateria.

Você também pode optar por seguir um bacharelado ou uma licenciatura. Para os futuros professores, a licenciatura pode ser mais interessante porque prepara o profissional para dar aulas em ensino médio, universidades, instituições, conservatórios, escolas de música… Já o bacharelado apresenta uma formação mais prática voltada para um instrumento ou outra opção dentro da música.

Guitarra, violino, piano, bateria, todos os instrumentos são aceitos.

Ensine a bateria em um conservatório

A bateria não é o instrumento mais comum das aulas de conservatório. Quando pensamos nesse prestigioso estabelecimento, imaginamos cantores e pianistas líricos. Portanto, a bateria, e mais geralmente, a percussão, são ensinados.

No Brasil, não há mais conservatórios. O que existiram foram os:

  • Conservatório de Música do Rio de Janeiro ou Imperial Conservatório de Música (1841 – 1937),
  • Conservatório Dramático e Musical de São Paulo (1904-2009).

O único existente até hoje é o de Tatuí, interior de São Paulo. O Conservatório de Tatuí foi fundado em 1954.

Porém, existe muito esse tipo de escola de música na Europa. Normalmente, eles são mais conceituados que as escolas de música por profissionalizar o estudante em música popular mas principalmente em erudita.

Normalmente, os alunos adquirem um bom nível musical. Os professores recrutados são os melhores e há muito poucos lugares.

Para se tornar um professor de conservatório, é essencial obter um diploma.

Como se tornar um baterista profissional? Fazer um curso de bateria (como dar?) é como para qualquer outro instrumento.

Portanto, o equivalente de um conservatório no Brasil continua a ser um curso de graduação de música onde os alunos podem se profissionalizar na música de acordo com seu instrumento ou vocação. Um diploma de graduação em música de bacharel ou até um de mestrado na disciplina são muito importantes para consolidar uma carreira de professor universitário de música ou dar aulas (de bateria? Como?) em escolas de ensino fundamental ou médio.

Nem sempre é fácil encontrar um lugar na educação artística superior. É por isso que você precisa preparar um plano B para ensinar música em outras instituições.

Torne-se um baterista em uma escola de música

Muitos profissionais de música decidem ir para escolas particulares de música para ensinar seu instrumento favorito aos alunos (violão clássico, guitarra, baixo, piano, violino, flauta, acordeão, bateria, saxofone, etc.).

De fato, os lugares são mais numerosos e o nível, às vezes, menos exigente. Além disso, o ensino é muitas vezes um pouco menos rigoroso que no conservatório ou na universidade, uma vez que os alunos não são todos destinados a uma carreira musica. A maioria dos alunos dessas instituições veem a música como um hobby.

Faça um curso de percussão Os tambores fazem parte da constituição da batera

As disciplinas ensinadas na escola de música podem variar de uma escola para outra. Normalmente, uma escola especializada oferece matérias como:

  • Teoria musical,
  • Música atual,
  • Improvisação,
  • Treinamento musical,
  • História da música,
  • Despertar musical,
  • Etc.

A grande vantagem das escolas de música é que o recrutamento varia de escola para escola. Enquanto para dar aulas em nível superior ou profissionalizante, os diplomas são necessários, no recrutamento de escolas de música depende mais da experiência da pessoa.

Anos de prática como professor particular ou voluntário podem, por exemplo, abrir as portas sem necessariamente ter um diploma.

Podemos nos tornar um professor de música sem estudos? Tocar em grupo pode ser uma vantagem!

Claro, obter um diploma de bacharel ou licenciatura em uma universidade respeitada do Brasil ou do exterior está longe de ser insignificante, mas nem sempre indispensável.

Tenha cuidado em ter um percurso coerente (ensino superior e hobbies) para justificar um nível suficiente de música.

Se você não tem diplomas, tente destacar experiências profissionais ou voluntárias no campo da educação e da música.

Como preparar suas aulas de bateria?

Ensine a bateria em associação

Para começar no mundo da educação musical, nada melhor que as associações. Essas organizações estão sempre abertas à chegada de novos rostos para ensinar música aos mais apaixonados.

Associações estão presentes nas cidades para abrir a cultura musical para um número maior de pessoas. As mensalidades são geralmente mais baixas que nas escolas de música, o que explica a maior mistura social que em outras escolas de música.

As associações beneficiam de subsídios que lhes permitem oferecer preços acessíveis.

Essa é uma oportunidade para um jovem professor de música desenvolver habilidades para se tornar o melhor professor possível e melhorar a arte de transmitir seu conhecimento.

Normalmente, as associações não exigem diplomas.

Claro que você precisa justificar a prática de bateria para ensinar, mas não há necessidade de ter passado anos na escola em percussão para entrar no grupo.

Aliás, já comprou a sua bateria? Ludwing, Odery, Tama

Onde ensinar música sem diplomas? Em muitos lugares culturais, por exemplo.

Ensinar em associações também permite mais liberdade. Os professores de música geralmente organizam oficinas de criação de instrumentos, workshops, shows e assim por diante…

Dê um curso de batera Suas baquetas querem compartilhar o seu conhecimento?

Torne-se um professor particular de bateria

Trompete, violoncelo, clarinete, bateria, a música interessa cada vez mais pessoas. Às vezes, os adultos também querem correr atrás do tempo perdido quando o assunto é música.

Muitos não puderam fazer uma formação musical quando eram crianças porque não tiveram oportunidade, os pais não tinham condições de colocá-lo em uma escola de música ou a vontade de tocar um instrumento foi despertada depois de grande.

Estamos falando de adulto, mas há muitas crianças e adolescentes que sonham em aprender música. Nada melhor que ter uma atividade como essa para incentivar a criatividade, a cultura geral e, também a sociabilização.

Independente se para adulto, adolescente ou criança, as aulas particulares (como fixar o preço das suas de bateria?) se apresentam como um excelente formato para aprender música. Isso porque um adulto pode ter uma agenda lotada. Então, é mais fácil encontrar um professor particular que tem horários flexíveis e podem se deslocar até o local onde o adulto prefere ter aulas.

Já os adolescentes e crianças podem ter aulas em casa! Nada melhor para os pais que não precisam se deslocar para deixar seus filhos na escola de música… O professor e a música vêm até eles!

A vantagem para o professor de aulas particulares de bateria é que elas não requerem nenhum nível particular de diploma ou de experiência (claro que pelo menos o nível intermediário é recomendado…).

Tudo vai depender do nível do aluno. Se você tiver um nível intermediário, pode dar aulas para um aluno de nível básico. Apesar que é sempre melhor ter um nível avançado de prática para dar aulas…

Apenas comece a dar aulas! Claro que é mais fácil dizer que fazer, mas é uma boa oportunidade para criar experiência em pedagogia e aprendizagem.

Cursos individuais semanais ou cursos intensivos, você escolhe a fórmula e sua programação.

Os diplomas não são essenciais, pois seus futuros alunos vão basicamente olhar para a sua experiência. Eles também podem desfrutar de uma primeira hora de aula grátis, se você desejar, para que eles descubram o modo como você trabalha. Esse tempo de aula pode servir como garantia!

Como dar um curso de batera? Quer ser um baterista professor?

Portanto, tudo depende das expectativas do aluno. Se o sonho dele é montar uma banda de rock e você tiver experiências nisso, é provável que ele se interesse por suas aulas mesmo se você não tiver um diploma.

Agora, se ele quer tentar uma universidade ou melhorar suas técnicas em nível superior, aí sim, seu aluno vai querer alguém graduado para lhe dar aulas. Porém, esses casos são raros! A maioria dos alunos, principalmente de bateria, querem aprender a tocar o instrumento para formar uma banda ou como hobby.

Por isso, não deixe de começar, com ou sem diploma, para encontrar seus primeiros alunos de aula de bateria (como?).

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar