Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aprenda física nas grandes capitais brasileiras

De Fernanda, publicado dia 13/09/2019 Blog > Apoio Escolar > Física > Onde aprender física no Brasil?

Física é uma ciência natural que estuda as propriedades da matéria e da energia, estabelecendo relações entre elas. Baseia-se em experimentações, observações e formulações matemáticas voltadas à interpretação de questões fundamentais da natureza, relativas a um grande número de fenômenos, compreendidos desde escalas subatômicas até macrocósmicas.

Você sempre quis aprofundar seus estudos em Física mas não sabe por onde começar? Pretende se tornar professor de física ou fazer um reforço escolar nessa disciplina? Você está lugar certo. Aqui vamos dar todas as dicas sobre onde você pode encontrar suas aulas dessa disciplina tão fascinante.

Onde encontrar aulas particulares de física em Salvador?

O físico Hawking foi o principal responsável pela descoberta dos buracos negros.

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) oferece os seguintes cursos de graduação:

  • Licenciatura em Física (diurno e noturno)
  • Bacharelado em Física (diurno)
  • Geofísica

O campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia oferece também o curso de Licenciatura em Física, nas modalidades presencial e EAD, na duração de 4 anos cada.

O Físico-Educador licenciado pelo IFBA deverá ter um domínio consistente dos princípios, teorias e leis fundamentais da Física, articulado com a habilidade pedagógica de fazer transposição didática do conhecimento científico, utilizando-se ou desenvolvendo materiais e experimentos metodológico-didáticos. Estabelecendo a divulgação do saber científico para a sociedade, bem como desenvolver pesquisas no campo do Ensino de Física. Em fim ter uma atitude investigativa frente aos fenômenos educativos. A formação básica obtida pelos licenciados deve lhe permitir dar continuidade na sua qualificação em licenciaturas tecnológicas ou em cursos de pós-graduação.

Por fim, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) oferece dois cursos de graduação em física:

  • O curso de Bacharelado em Física da UFRB tem como objetivo geral formar profissionais que exerçam, de forma autônoma, atividades inerentes a um pesquisador no campo das ciências físicas, cujas competências e habilidades sejam orientadas por uma visão crítico-reflexiva e alicerçadas em sólidas bases conceituais, éticas e culturais, com capacidade de adequar-se a diferentes perspectivas em relação ao campo de atuação profissional, de responder às novas dinâmicas de desenvolvimento do conhecimento e de atuar com ética e responsabilidade social para atender às necessidades locais, regionais, do estado e do país. O curso tem duração de 8 semanas.
  • O Licenciado em Física dedica-se preferencialmente à formação e à disseminação do saber científico em diferentes instâncias sociais, seja através da atuação no ensino escolar formal, seja através de novas formas de educação científica, como vídeos, “softwares”, ou outros meios de comunicação. O curso tem duração de 8 semanas.

A pouco mais de 100 km de Salvador, a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) oferece os cursos de Bacharelado e de Licenciatura em Física no período diurno. O licenciado em Física da UEFS é um profissional embasado e determinado à formação, disseminação, mobilização, multiplicação do saber científico e investigação na ação educadora, através de sua participação em espaços educacionais formais e não formais. O bacharel é apto a trabalhar essencialmente na pesquisa científica, teórica e/ou experimental, seja no ambiente acadêmico ou na indústria. Os componentes curriculares dos Cursos de Física da UEFS englobam as competências das diversas áreas da Física Teórica, Experimental e de Ensino e Filosofia da Física, os quais são submetidos a revisões periódicas para atualização e adequação.

Descubra mais sobre onde fazer aulas de física em Salvador.

Como encontrar aulas particulares de física em São Paulo?

Você já ouviu falar em Big Bang? Um dos temas mais intrigantes da Física.

Quer saber onde fazer aulas de física em SP?

A Universidade de São Paulo oferece diferentes cursos de graduação em Física, no campus São Paulo, Ribeirão Preto e São Carlos. Todos eles têm duração mínima de 8 semestres.

  • Bacharelado em Física / São Paulo – diurno
  • Bacharelado em Física / São Paulo – noturno
  • Licenciatura em Física / São Paulo – diurno
  • Licenciatura em Física / São Paulo – noturno
  • Física – Habilitação em Óptica e Fotônica / São Carlos
  • Física – Habilitação Teórico-Experimental / São Carlos
  • Física Computacional / São Carlos
  • Bacharelado em Física Médica / Ribeirão Preto

Na USP há também ofertas de cursos on-line, extensão e pós-graduação diversos. Vale a pena investigar as opções no site!

Já na Universidade Estadual Paulista (Unesp) o curso é oferecido em seis câmpus da Unesp (Bauru, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Presidente Prudente, Rio Claro, Botucatu e São José do Rio Preto), com duração de 4 a 5 anos. A Licenciatura visa à formação de professores de Física para o ensino fundamental e médio, enquanto o Bacharelado procura capacitar os formandos para o trabalho em pesquisa básica e tecnológica, nas diferentes áreas da Física.

  • Bacharelado em Física de Materiais
  • Bacharelado em Física Biológica e Licenciatura em Física

  • Física Médica

Por fim, quem pretende seguir carreira em Física, Engenharia Física, Física Médica, Física Biomédica, Matemática ou Matemática Aplicada e Computacional tem, na Unicamp, a chance de conhecer melhor os cursos antes de se decidir por um deles. Desde 1994, o vestibulando que quiser concorrer a vagas de alguns dos cursos acima no período diurno deve prestar vestibular para a opção conjunta chamada de Curso 51 – ingresso para: Engenharia Física, Física, Física Médica, Física Biomédica, Matemática, Matemática Aplicada e Computacional. O objetivo do Curso 51 é permitir maior flexibilidade de escolha aos alunos e proporcionar uma alternativa de entrada na Unicamp que não implique uma decisão prematura.

Onde aprender física no Rio de Janeiro?

Há algumas escolas de apoio e acompanhamento escolar no Rio de Janeiro que podem ajudar os estudantes com dificuldades a aperfeiçoarem seus conhecimentos e obterem uma melhora visível nos resultados em sala de aula.

Escola de apoio escolar no RJ Para progredir e melhorar os resultados escolares, os alunos precisam de um ambiente de estudos adequado.

A vantagem deste tipo de estabelecimento é a experiência e qualificação dos professores. A escola Meu Dever de Casa oferece apoio escolar e uma proposta inovadora: ensinar crianças e jovens a terem autonomia e independência nos estudos. Com o amplo compartilhamento de conteúdos e informações na Internet, o papel do professor evoluiu. Muito mais que passar o conhecimento, o papel do professor hoje em dia é fazer com que os alunos tenham interesse pelos assuntos estudados através de aulas dinâmicas e motivacionais.

Na escola Meu Dever de Casa os estudantes encontram um ambiente adequado aos estudos, onde eles podem fazer suas tarefas escolares com o acompanhamento de profissionais da área da educação qualificados. Além disso, a escola também oferece cursos de aprimoramento e complemento escolar que visam sanar dúvidas, preencher lacunas do aprendizado, reforças conceitos e e fornecer novas ferramentas de estudo e conhecimento.

Descubra outras modalidades de aulas de física no Rio de Janeiro.

Onde aprender física em Belo Horizonte?

Como na maioria das outras cidades brasileiras, em Belo Horizonte é possível encontrar uma grande quantidade de anúncios de aulas de física. Esta é talvez a maneira mais fácil e uma das mais baratas de ter acesso ao acompanhamento escolar oferecido por um professor qualificado, pois não apenas você pode encontrar um excelente professor, como também o que ofereça um preço mais acessível. Vale lembrar que as escolas de reforço não costumam ser muito baratas. Se você ou sua família não podem pagar um preço muito elevado pelas aulas, um professor particular pode ser o mais adaptado para você.

Se você quer aprender física no seu próprio ritmo, em um ambiente calmo e descontraído e sem gastar muito dinheiro, faça aulas particulares!

Elas permitem que você estude o idioma com um professor competente e atencioso. É uma boa solução para aprender rapidamente.

Se você deseja atualizar seus conhecimentos, se preparar para um exame, melhorar seus resultados acadêmicos ou experimentar uma nova metodologia, as aulas particulares são uma solução ideal para você.

Estudar individualmente com um professor que está dedicado exclusivamente à sua aprendizagem é uma boa maneira para progredir rapidamente.

Contratar um professor particular também pode ser a solução para seus problemas: ele pode elaborar exercícios interativos, propor uma imersão cultural ou focar nas suas maiores dificuldades, além de ser um profissional especialista na aprendizagem de idiomas!

Mas onde encontrar?

Muitas plataformas na internet oferecem o serviço de conexão entre professores e alunos de física. Você tem a oportunidade de fazer aulas em Belo Horizonte.

Na plataforma do Superprof, qualquer que seja o seu nível escolar ou perfil, saiba que existem mais de 863 professores disponíveis na capital mineira para ajudá-lo a alcançar seus objetivos pessoais e profissionais. O valor médio de uma hora de aulas de física é 43 reais, mas é possível encontrar professores por menos de 40 reais por hora.

Além disso, no site é possível encontrar em poucos cliques o professor de física adaptado às suas necessidades, mas também ao seu nível (ensino médio, universitário). As aulas podem acontecer na casa do professor, do aluno ou às vezes até via webcam. Você sabia que mais de 90% dos professores oferecem gratuitamente a primeira hora de aula? Aproveite essa oportunidade para encontrar o perfil ideal de professor!

Onde aprender física em Porto Alegre?

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul oferece diferentes opções de curso de física: Bacharelado em Física, Bacharelado em Física: Astrofísica, Licenciatura em Física e Licenciatura em Física Noturno. A graduação em física destina-se às atividades científicas e tecnológicas e formação de professores do ensino Médio e Superior. O bacharel ocupa-se ao apoio a atividades de pesquisa, básica ou aplicada, desenvolvimento e inovação tecnológica em universidades, ou centros de pesquisa, empresas, laboratórios especializados ou indústrias. O licenciado em física dedica-se à formação e à disseminação do saber científico em diferentes instâncias sociais através da atuação no Ensino Médio e no desenvolvimento de novas formas de educação científica.

A Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre oferece três linhas de graduação em Física:

  • Física Médica: destina-se à formação de profissionais na área de Física Médica, pela aplicação de princípios e métodos da Física à Medicina possibilitando, aos egressos, desempenhar atividades em instituições de saúde nas áreas de radiologia, radioterapia, medicina nuclear, ecografia e ressonância magnética nuclear, entre outras, bem como ingressar em Cursos de Pós-Graduação nesta área. (duração de oito semestres)
  • Geofísica: forma profissionais preparados para atuação em empresas de prospecção de minérios e hidrocarbonetos, para avaliação e prevenção de desastres ambientais, busca de reservatórios de água e desenvolvimento de formas não convencionais de energia. Também prepara para atuação em institutos de pesquisa focados na compreensão de fenômenos físicos, bem como para ingresso em cursos de pós-graduação nesta área. (duração de oito semestres)
  • Licenciatura: o Curso de Licenciatura destina-se à formação de professores em Física. Seu currículo foi projetado para dar uma sólida base em Física, visando não apenas ao Magistério mas, também, à continuação dos estudos em Cursos de Pós-Graduação. (duração de sete semestres)

A faculdade de Física da Unisinos também oferece a opção de licenciatura noturna, com duração de três anos e meio. Com o curso, você aprende sobre os fenômenos da natureza por meio das leis da Física em laboratórios e salas especiais. A estrutura de Programas de Aprendizagem permite ao aluno desenvolver suas competências de docente de forma integral na graduação em Física. Durante a graduação você desenvolve competências nos campos da Física Clássica e Contemporânea, seus pressupostos, história e epistemologia, ferramentais matemáticos e recursos computacionais relevantes. Sempre com o apoio de laboratórios e salas especiais, que enriquecem as experiências de aprendizagem e conferem um viés prático a sua vivência na universidade.

Onde estudar física em Brasília?

Existem muitas escolas de apoio escolar em todo o Brasil. Em Brasília não é diferente! A cidade conta com alguns estabelecimentos que oferecem reforço e acompanhamento aos alunos com dificuldades ou mesmo distúrbios de aprendizagem. Conheça algumas escolas que oferecem esses serviços:

  • Filhos Educação: a Filhos é uma empresa de reforço escolar que oferece aulas particulares (podem ser individuais ou em pequenos grupos de até 3 alunos) na residência do aluno. Sua metodologia defende o conhecimento como resultado da interação entre o aluno, que busca descobrir, e aquilo que será conhecido (conceitos, ideias, definições). O aluno é visto como construtor do próprio conhecimento. O professor é o mediador, orientador e incentivador desse processo. Os conteúdos abrangem os ensinos fundamental e médio: Acompanhamento Escolar, Biologia, Ciências, Espanhol, Filosofia, Física, Francês, Geografia, História, Inglês, Literatura, Matemática, Português, Química e Sociologia. Também oferece serviços para os pais – Inglês para Executivos, Inclusão Digital e aulas direcionadas para concursos públicos.
  • Ensina Mais Complemento Escolar: escola de complemento escolar, a Mais Complemento faz parte do Grupo Prepara. A Ensina Mais foi criada para capacitar alunos do ensino fundamental em duas situações: que encontram-se em desigualdade, melhorando seu desempenho escolar; e que acompanham bem a escola, mas precisam ultrapassar seus limites escolares rumo a melhores condições de futuro. Sua metodologia oferece aprendizagem individual especializada, com utilização de recursos tecnológicos, aulas interativas e dinâmicas, visando o desenvolvimento da criança na formação e de suas estruturas cognitivas. Possui unidades em todo o Brasil. Em Brasília, são 4 unidades.
  • Escola Tutores: especializada em educação complementar voltada para o reforço escolar multidisciplinar, a Tutores conta com mais de 100 unidades e quer finalizar 2017 com 150 em todo território nacional. Em Brasília, são 2 unidades. A rede é a primeira franquia no Brasil para o atendimento de alunos com dificuldades de aprendizagem. São diversos cursos ofertados: Reforço Escolar, Aula Particular, Tutoria Multidisciplinar, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Superior e TCC, ENEM, Vestibulares e Concursos, Português para Estrangeiros, Tutores Kids, Cursos Livres, Tutores Corporate (traduções juramentadas), Inclusão Digital. As aulas podem ser realizadas na residência do aluno ou nas próprias unidades. A rede já recebeu prêmios na área de franquia educacional.
  • A Nerds é um instituto educacional especializado em acompanhamento escolar e é indicado para todos aqueles que querem ter o suporte de um professor capacitado no momento dos estudos. É indicado para alunos com dificuldade de concentração ou com dificuldades em alguma matéria específica, e para aqueles que querem alcançar todo o seu potencial ou melhorar o rendimento em sala de aula. Segundo alguns especialistas em educação, a velocidade de assimilação de um novo conceito depende das competências de aprendizagem do aluno. Neste contexto, é necessário que o professor possa compreender como o aluno aprende antes de preparar suas aulas, pois cada indivíduo possui capacidades cognitivas que lhe são próprias. Por isso, para os educadores da Nerds cada aluno é único e precisa de um atendimento personalizado e especializado. O Acompanhamento oferecido vai além de um reforço escolar, pois os professores ensinam o aluno a ter autonomia nos estudos e, dessa forma, alcançar seus objetivos e conquistar independência. A filosofia da escola é: alunos diferentes, aulas diferentes.

Onde estudar física em Recife?

Onde aprender o português no Recife? Para aprender a física, nada melhor do que ingressar uma universidade brasileira!

O curso de Física-Licenciatura do CAA-UFPE (Centro Acadêmico do Agreste – Universidade Federal de Pernambuco) tem como objetivo a formação do físico-educador: um profissional que, apoiado em conhecimentos sólidos e atualizados em física, se dedica preferencialmente à formação e à disseminação do saber científico. Podendo atuar em diferentes instâncias sociais, seja no ensino escolar formal ou em espaços não escolares de divulgação e educação científica (como Museus, Planetários, Institutos etc.), o formando em Física-Licenciatura estará capacitado a usar recursos modernos, como vídeos, softwares e equipamentos de laboratório, bem como a trabalhar com materiais de baixo custo.

  • Vinculação: Núcleo Formação Docente
  • Localização: Centro Acadêmico do Agreste (a 145 quilômetros de Recife)
  • Vagas Oferecidas no Vestibular: 80 (40 – 1ª Entrada e 40 – 2ª Entrada)
  • Turno(s): Noite
  • Carga Horária: 3.180 horas
  • Duração do Curso: Mínima – 09 Semestres / Máxima – 14 Semestres

Veja opções de outros cursos de física em Recife.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar