Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como aprender física de forma lúdica?

De Ana, publicado dia 15/09/2019 Blog > Apoio Escolar > Física > Diferentes formas de estimular seu conhecimento físico

Você tem dificuldade de aprender física?

Certamente, as matérias de exatas são as que mais geram preocupação nos estudantes na hora da prova, pois exigem deles uma boa dose de concentração.

Em relação ao ensino da física, isso se deve ao conteúdo que além de complexo é apresentado aos alunos, muitas vezes, distante dos exemplos práticos do cotidiano.

Por outro lado, a tão temida física também traz em si um peso social de ser considerada matéria”inútil”. O que não facilita em nada a vida dos profissionais da educação.

A própria sociedade difunde massivamente que aprender física é difícil ou inútil!

A solução é buscar métodos de aprendizado mais dinâmicos, lúdicos e ao mesmo tempo didáticos, assim afastar a ideia de que o estudo da física seja mecânico ou chato.

Quer saber como ampliar seus horizontes na física e despertar o seu interesse pela matéria? Continue com nosso artigo até o final!

Compreender a importância da física através da sétima arte

E quem foi que disse que para aprender física precisa ser em sala de aula, com aulas rígidas e cansativas?

Não é de hoje que as telonas do cinema nos fascinam com filmes que mais parecem obras de artes. Graças à sétima arte assuntos relacionados a ciência podem chegar até nós, estimulando nosso interesse pela física.

Dicas de como se interessar pela física vendo filmes. O filme Gravidade pode aguçar seu interesse por uma das quatros forças fundamentais da natureza: a gravidade!

Ocupe-se estudando os componentes fundamentais do universo, das forças que interagem entre si e dos efeitos dessas forças, com os filmes abaixo, neles é possível aprender sobre a importância da física no nosso dia a dia enquanto come pipoca. Confira:

Uma mente brilhante

Um mente brilhante é um daqueles filmes biográficos que prende a atenção de todo cinéfilo. Ele narra a história de um dos grandes gênios das ciências exatas, John Nash. Este gênio dos números ganhou notoriedade no universo científico após resolver um problema sobre a teoria dos jogos.  Por sua genialidade, foi convidado a prestar serviços de criptografia para o governo americano.

Algum tempo depois foi diagnosticado com esquizofrenia e teve que conviver com as alucinações e delírios provocados pela doença. Contudo, a produção do filme fez questão de retratar o brilhantismo e entusiamo do matemático pelos números, bem característico de uma mente brilhante.

Interestelar

A temática de Interestelar se desenrola em um contexto ao qual os recursos naturais da Terra estão apresentando sinais de esgotamento, a situação faz com que os astronautas se preocupem com o futuro da espécie humana e  partam em busca de outro planeta humanamente possível de se viver

Entre os tripulantes da missão estão um piloto de NASA, uma bióloga, dois robôs, um cientista e um físico planetário. Todos têm a missão de garantir que a espécie humana sobrevive.

O longa-metragem traz uma quantidade considerável de conceitos da física, através de reflexões relevantes sobre as variáveis que organizam o universo, como o tempo, gravidade, espaço e buracos negros.

Os responsáveis por está ficção científica levou os conhecimentos da disciplina tão a sério que solicitou a contratação de um físico para dar consultoria no filme.

A teoria de tudo

Graças à sétima arte, história de físicos brilhantes passaram a ser conhecidas no cinema. Em a Teoria de Tudo, a história baseia-se na vida e carreira de um dos grandes físicos dos últimos tempos: Stephen Hawking. A beleza está em evidenciar o quanto a ciência tinha valor na vida de Hawking.

Nem mesmo a esclerose lateral amiotrófica tirou a paixão desse brilhante físico teórico e cosmólogo, reconhecido internacionalmente por sua contribuição na ciência, pela física. Por isso, estão presentes no filme algumas de suas principais teorias, como a a Teoria de Tudo e a Teorias do Peixe no Aquário redondo.

Além de ser um grande exemplo de superação pessoal, o filme Teoria de Tudo traz as razões que fizeram de Hawking um dos mais renomados cientistas do século. E não deixa de assistir também:

  • Perdido em marte;
  • Apolo 13;
  • O documentário Particle Fever;
  • Ágora;
  • Gravidade:

Todos os filmes acima são excelentes para estimular sua vontade de aprender física no conforto do seu lar.

E que tal ter aulas de física online ?

A ludicidade e o ensino da física no Ensino Fundamental e Médio

Há diferentes tipos de jogos que podem ser adotados no ensino da física, dentre os mais conhecidos, destacamos os de tabuleiro que trabalham o raciocínio lógico e que podem ser jogados a qualquer hora e lugar, como o xadrez, dama, trilha, banco imobiliário e gamão. Há também os jogos de movimentos, como futebol, vôlei, basquete, handebol, entre outros.

Os melhores jogos lúdicos para aprender física. É muito mais eficiente aprender física por meio de jogos, independente da idade do estudante.

Cada jogo acima apresenta características e benefícios próprios, porém os jogos em grupo possui a particularidade de desenvolver no indivíduo a necessidade de estar subordinado as regras do jogo. Essas regras servem para fortalecer aspectos, como atenção, autocontrole, respeito, limites e disciplina, aspectos estes necessários a vida do indivíduo em sociedade.

Os jogos em grupo promovem um contato real entre os participantes do jogo!

A física quando aplicada de forma lúdica pode se tornar fonte de prazer e aprendizado

No Ensino Fundamental, o estudante deseja fazer novas descobertas de si e do mundo. Por isso, quanto mais as aulas se aproximam da realidade dele, melhor.

No Ensino Médio, o lúdico pode ser trabalhado com a finalidade de proporcionar aulas mais dinâmicas e menos rígidas, associando a física aos fatores sociais e culturais, facilitando no processo de socialização, construção do conhecimento e comunicação.

Nessas fases, existe a possibilidade de aplicar os conceitos da mecânica através de jogos, como o futebol ou corrida. Há também a possibilidade de aprender sobre empuxo nas aulas de natação, ou até mesmo, aprender os conceitos da matéria desenvolvendo um jogo de perguntas e respostas de tabuleiro, com auxílio do professor.

Em ambos os casos, o estudo da física deve colaborar para uma boa saúde física e mental do estudante!

Do lúdico ao científico: aprendendo física através dos jogos

A física, quando ensinada de maneira prazerosa, pode transformar-se em um momento de muito descontração e aprendizado.

Os jogos lúdicos são atividades enriquecedoras e de efeito positivo nas necessidades intelectuais e afetivas, estimulando interações sociais no indivíduo. Além de contribuir na aprendizagem.

Todas as nossas dicas para aprender física através do lúdico. Os jogos lúdicos se tornam relevantes na educação quando viram momentos de prazer e aprendizagem.

Do lúdico ao científico, como trabalhar?

Uma das melhores formas de aprender física por meio do lúdico é partir da diversão para o conhecimento. Nesse sentido, preparar jogos no estilo quiz ajudam no processo ensino-aprendizagem.

Para isso, você e sua turma terão que simular um programa de perguntas e respostas levando em consideração tudo que foi ensinado em sala de aula.

Com a ajuda do professor, a aula de física será um verdadeiro momento de diversão e aprendizado.

Todos da turma devem ser responsáveis pelo preparo das fichas, além de separá-las  por tema e nível de conhecimento. O objetivo do jogo é aprender enquanto brinca, e nada melhor do que você mergulhar no universo da física através do lúdico.

No momento oportuno, o professor pode intervir para esclarecer algumas dúvidas, oferecendo suporte nas questões mais difíceis.

Estudar e aprender física com aplicativos educativos

Os aplicativos educativos são ótimas ferramentas para aprender física de forma leve e descontraída. Quem acessa diariamente esses recursos tem a possibilidade de ter o seu senso analítico e raciocínio lógico desenvolvido.

Contudo, essas ferramentas não fazem milagres, você não vai se transformar em um Stephen Hawking da noite para o dia. Eles apenas ajudam a desenvolver algumas competências para melhorar o seu desempenho nas equações.

Os aplicativos trazem para o dia a dia conceitos da física de forma palpável. Com os aplicativos, você pode resolver exercícios de óptica enquanto está na fila do banco.

A única forma de aprender física de modo eficaz é dedicando parte do seu tempo ao estudo, aliando o lúdico ao estudo dos conceitos da boa e velha física, além de criar o hábito de fazer revisões diariamente.

Com o uso do aplicativo, fica mais fácil tirar boas notas, por isso confira alguns aplicativos para você se divertir enquanto aprende física:

Quiz Física

É um aplicativo interativo voltado para os estudantes do Ensino Fundamental, ele apresenta um quiz com perguntas da física básica. Infelizmente, o app disponibiliza poucas perguntas sobre cada tema. Mas pode ser que o desenvolvedor o aperfeiçoe com o tempo, pois o aplicativo é excelente.

Look física

O look física é um aplicativo de física voltado mais para o Ensino Médio, muito utilizado por alunos e professores. Em uma interface bem simples de cinco abas, ele reúne fórmulas básicas usadas do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Cada aba contendo um ramo da matéria, como mecânica, óptica, ondulatória, termologia e elétrica

Responde Aí

O Responde Aí é um aplicativo que disponibiliza exercícios resolvidos passo a passo por ondem dificuldade. De acordo com o app, as explicações vão direto ao ponto, em vídeo ou em texto, você é quem escolhe.

Física básica

O aplicativo física básica destina-se aos estudantes do Enem, engenharias e escolas. Ele promete aos estudantes uma forma de aprender mais em menos tempo, em um conteúdo objetivo e didático.

Essas foram as nossas dicas para aprender física de forma mais leve e divertida, continue conosco lendo outros artigos sobre física. Mas enquanto isso, já pensou em ter aulas de física em domicílio?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar