Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como ter aula particular não gastando dinheiro?

De Fernando, publicado dia 26/06/2018 Blog > Aulas particulares > Ter aulas particulares > Alternativas gratuitas para aulas particulares

Você sonha em aprender a tocar um instrumento ou se comunicar bem em chinês? Então você planeja chamar um professor particular para lhe dar aulas, mas ficou fora do seu orçamento?

Os pais são frequentemente confrontados com as dificuldades educacionais do seu filho. Aqui, novamente, nem sempre é fácil investir em aulas particulares em casa ou em aulas de matemática para preparar o estudante para o ENEM.

Como fazer quando você não pode pagar R$40 por hora de um professor particular (uma boa média dentro do Superprof para a maior parte dos assuntos escolares)?

Existem soluções para se beneficiar da educação gratuita. Descubra nossas dicas para receber aulas particulares a um custo menor!

encontre um bom professor particular Conquiste melhores resultados com mais dedicação

Aulas de reforço gratuitas

As desigualdades escolares sempre foram discutidas. E a escola também reproduz as desigualdades sociais, apontam alguns estudos.

Em um sistema escolar onde o nível de crianças está diminuindo constantemente, muitos reclamam que apenas crianças favorecidas podem recorrer a um professor em particular para progredir. Mas muitas organizações oferecem aulas de reforço.

As reformas escolares se sucedem, mas, diariamente, para os pais, a urgência é acompanhar seus filhos para empurrá-los para o sucesso acadêmico.

Você não tem um orçamento para empregar um professor em particular? Saiba que algumas oportunidades exisyem e ekas permitirão que seu filho se beneficie do monitoramento regular.

Muitas vezes oferecidos por associações, eles fornecem ajuda para crianças matriculadas do ensino fundamental ao ensino médio e apoiam famílias em dificuldade. Muitas organizações locais – e até mesmo grupos de apoio dentro da própria escola –  podem ser iniciativas semelhantes às existentes em sua cidade. Entre em contato com os serviços municipais que podem colocá-lo em contato com associações que oferecem ajuda gratuita nas lições de casa.

Também é possível encontrar diferentes soluções de suporte acadêmico gratuitamente.

Nas escolas primeiro: é comum que os professores do ensino fundamental ofereçam ajuda personalizada às crianças em dificuldade,especialmente durante as horas de estudo. Se isso não existe na escola do seu filho, não hesite em enviar a ideia para os professores.

Se outros pais também estiverem interessados, a ideia provavelmente encontrará o caminho para sua realização.

Se esse não for o caso, nada impede que você organize entre os pais para encontrar uma solução . Por sua vez, cada pai pode cuidar de 2-3 crianças para ensinar aulas de violão ou aulas em grupo de reforço escolar.

Dependendo das necessidades, você poderá personalizar as lições: aulas de português, aulas de matemática, história, geográfica, aprendizado de metodologia … Uma solução acessível para dar um impulso às crianças.

Mas para aqueles que não planejam essa solução gratuita, experimente a experiência do professor em casa. E isso começa com a redação de um pedido interessante para aulas particulares!

Encontre um tutor gratuitamente Muitas escolas oferecem reforço fora do horário normal

Sites de tutoria online

Na ausência de aulas particulares em casa, a internet oferece muitos recursos para ajudar seu filho a preencher suas lacunas. Sites gratuitos são numerosos. Eles oferecem cursos e exercícios online por nível e assunto (português, matemática, inglês, espanhol, história, geografia, biologia, física…).

Em alguns casos, a criança pode ser acompanhada remotamente e fazer perguntas em um fórum ou e-mail para professores à distância. A Internet está cheia de professores particulares prontos para ajudá-lo por trás da tela.

Mesmo que isso seja diferente da educação em casa, os pais podem, graças a esses recursos, fornecer soluções para seus filhos, sejam quais forem suas necessidades (apoio escolar, desenvolvimento, atualização …).

A internet está cheia de recursos para superar as dificuldades acadêmicas. É grátis e de acordo com os sites, é possível ter um aconselhamento personalizado. Uma boa dica é perguntar para os professores da escola regular quais os melhores fóruns ou espaços para conseguir complementar as aulas habituais, já que nem sempre os espaços online tem a qualidade necessárias.

Os alunos muitas vezes se sentem desafiados pelas aulas em casa porque não conseguem encontrar um professor particular rapidamente . Mas você sabia que os professores Superprof respondem em menos de 24 horas ( essa é a média de  milhares dos professores!)?

Economize nas aulas de matemática online Nos MOOCs você pode estudar assuntos variados

Aproveite o MOOC online

Você gostaria de complementar seu conhecimento? Os MOOCs são agora inevitáveis. Simplificando, estes são cursos online, acessíveis a todos, de qualquer lugar (desde que você tenha um computador e internet, é claro …) e gratuitos.

Em termos concretos, esta modalidade é tão presente na nossa realidade que a palavra entrou na Larousse francesa em 2016!

O são os MOOCs? O “Curso Online Aberto e Massivo”, do inglês “Massive Open Online Course” é uma boa revolução no meio educacional.  E é por isso que os MOOCs são tão bem sucedidos: são para todos. Não só estudantes, mas também profissionais, jovens e idosos … Em suma, todos aqueles que procuram desenvolver suas habilidades, para melhorar em um campo ou para descobrir novos conceitos.

Como é um MOOC? Basta se cadastrar em um dos muitos sites que oferecem essa modalidade e encontrar o melhor curso para você, acessando um catálogo listando todos os cursos oferecidos.

Um MOOC consiste em várias partes . Alguns estão online por um tempo limitado e outros permanentemente. Eles incluem vídeos, recursos educacionais para download, exercícios e questionários, além de espaços de discussão interativos. É um conceito perfeito para treinar no seu próprio ritmo e desenvolver suas habilidades.

Note, no entanto, você precisará de uma boa dose de motivação para fazer você sozinho para ter aulas . Este é um dos limites do conceito. Temos acesso a todo o conhecimento, mas, ao contrário das aulas particulares, nem sempre nos beneficiamos do apoio individual personalizado de um consultor educacional.

Com MOOCs, faça suas aulas em casa e em qualquer outro lugar!

Plataformas MOOC

Os sites que oferecem MOOCs cresceram fortemente nos últimos anos. Alguns deles incentivam a sua formação oferecendo ajuda às pessoas em seus esforços para encontrar um emprego.

Algumas das principais plataformas em que você pode encontrar um catálogo completo são:

  • Kahn Academy : para alunos do jardim de infância ao ensino médio , este site oferece formatos curtos em vários tópicos. Perfeito para os pais que querem acompanhar o desenvolvimento dos filhos, pois possui uma área específica para isso.
  • Coursera: Cursos da Unicamp, Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), FIA entre outras grandes universidades brasileiras, fazem parte das ofertas dessa plataforma gratuita. Existe também a possibilidade de pagar um valor por um certificado, o que pode ser muito interessante para profissionais.

Mais uma vez, é difícil elaborar uma lista completa. Existem MOOCs em todas as áreas!

Você também pode aprender culinária e programação ou ter aulas de música ou física! A Internet tornou-se um verdadeiro curso de acesso aberto. Existe algo para todos os níveis. E se é um professor em casa ou MOOC como aqui, sempre será necessário trabalhar entre duas aulas particulares !

Para ajudá-lo, existem também fóruns online. Assim você poderá ter também uma boa ajuda para encontrar os cursos que mais lhe agradam.

Professores particulares podem dar aulas online O mundo todo pode ser a sua sala de aula gratuita com a internet

A troca de serviços para encontrar um professor em particular

Encontramos tudo na net, mas para aprender você prefere os bons e velhos métodos? Busque os cursos cara a cara, com um professor claro!

Você sonha em ter aulas de piano de graça? Aulas de violino? Uma introdução ao inglês? Um curso de desenvolvimento de matemática? Você já pensou sobre a troca de serviços, também conhecido como consumo colaborativo em algumas áreas?

Com a crise, o conceito voltou à cena há alguns anos. Desde então, expandiu-se amplamente e agora excede o simples “comércio de casa em casa”. Há muitos anúncios de aulas particulares.

Em algum lugar na internet, alguém esperando nos blocos de partida para trocar seu conhecimento contra o seu!

Primeiro de tudo, você precisará dar cursos ou fornecer alguns serviços para encontrar o professor que será capaz de lhe dar aulas particulares gratuitamente. Graças ao estabelecimento de verdadeiras comunidades baseadas na ajuda mútua, tornou-se muito simples.

As redes sociais são uma ótima plataforma para isso. Lá você pode encontrar grupos da sua região e começar as pesquisas de maneira mais direta e rica.

Seus primeiros passos na troca!

Registre-se e proponha o que você tem de melhor para entregar como serviço. Pode ser muito simples. Basta encontrar alguma disponibilidade na sua agenda e fazer uma lista de coisas que você pode fazer para ajudar outro membro.

Se você é um bom professor, dependendo do seu currículo e nível, pode ensinar ou orientar na escola, mas não apenas isso. Pequenas reformas, bricolagem, mudanças, jardinagem, culinária, organização … Cabe a você ver os serviços que você pode prestar, de acordo com suas possibilidades.

Em seu perfil, você também indica os serviços que deseja. Neste caso, aulas de matemática, idiomas, música … você escolhe.

E depois do que acontece?

Os membros solicitarão que você os ajude. Ao fazer isso, você ganha horas de serviço para aproveitar o serviço oferecido por outro membro. Quanto mais serviços você fornecer, mais horas você terá para ter aulas particulares.

Uma troca de bons procedimentos, sem que seja em momento algum que seja questão de dinheiro!

E ainda tem um bônus: você conhecerá novas pessoas que moram no seu município ou na área circundante! É também uma experiência humana muito rica!

Então, qual fórmula você escolherá como uma alternativa para aulas particulares em casa?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar