Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Cursos de árabe na capital carioca

De Glicia, publicado dia 13/12/2018 Blog > Idiomas > Árabe > Onde aprender a língua arábica no Rio de Janeiro?

Para a maioria das pessoas, o árabe soa como uma língua misteriosa e exótica. Como sua escrita e fonética são muito diferente do português, para muitos lusófonos aprender a falar o idioma parece ser ser uma tarefa impossível.

Além disso, algumas pessoas desistem de aprender o idioma por causa do medo, pelo fato do árabe ser considerada umas das línguas mais difíceis do mundo.

Entretanto, você deveria dar uma chance  esta língua. A demanda por pessoas que falam árabe tem crescido, e esse é só mais um dos motivos pelos quais você deveria considerar aprender esta língua tão fascinante.

bons motivos para aprender a falar árabe O árabe é a quinta língua mais falada no mundo.

O árabe é uma das cinco línguas mais faladas no mundo e é o idioma nativo de mais de 280 milhões de pessoas.

Com todas as mudanças políticas que aconteceram na África e no Oriente Médio, o árabe tornou-se uma língua de grande importância e visibilidade, especialmente nas trocas e acordos diplomáticos e econômicos. Os governos europeu e americano precisam de falantes árabes e o salários são muito atrativos para quem deseja trabalhar na área política e/ou diplomática.

Se você não tem interesse em trabalhar para o governo, não se preocupe! Há muitas outras possibilidades para os falantes de árabe, principalmente na área dos negócios. Devido ao rápido desenvolvimento dos países do Golfo, como os Emirados Árabes Unidos, as empresas do mundo todo estão investindo por lá.

Assim, falar árabe vai te colocar um passo à frente no mercado de trabalho. Além, é claro, de proporcionar inúmeras oportunidades de viagens de negócios no exterior.

Morar em uma cidade grande e cosmopolita como o Rio de Janeiro tem suas vantagens. A principal delas é que você pode estudar qualquer língua com muita facilidade – inclusive o árabe – pois as opções de aulas e cursos são muitas.

Neste artigo nós trouxemos para você algumas dicas para encontrar bons cursos de árabe na cidade maravilhos. Vamos ver?

Aulas particulares de árabe no Rio de Janeiro

Sejam quais forem  os motivos que te levaram a querer aprender árabe, o que você precisa saber antes de começar um curso é que se trata de uma língua complicada, com um alfabeto e escrita completamente diferentes da nossa.

aula de árabe professor em domicílio Aprender sobre a língua e cultura árabes com um professor particular faz toda a diferença.

Por isso, o estudo do árabe necessita de muita paciência e dedicação. A língua, sua pronúncia, sua gramática e seu vocabulário são bastante complexos para um lusófono.

Uma das melhores soluções para aqueles que desejam aprender árabe rapidamente no Rio de Janeiro é buscar os serviços de um professor particular. Esse profissional da educação é, geralmente, especializado em ensino a distância (por webcam) ou em aulas em domicílio.

As aulas particulares de árabe é uma opção de aprendizagem que apresenta inúmeras vantagens. Primeiramente, você terá aulas com um professor particular, que estará disponível para responder todas as suas dúvidas e perguntas, e para ajudá-lo a progredir. Além disso, você poderá optar por ter as aulas em seu domicílio, o que é muito melhor do que se deslocar para assistir suas aulas.

O professor particular de árabe colocará em prática um método de aprendizagem adaptado às suas necessidades e de acordo com seus objetivos. Para quem está começando a aprender uma língua nova, ter acesso a um método de ensino individualizado faz toda a diferença.

É importante ressaltar que, as aulas de árabe são bastante procuradas hoje em dia, pois como dissemos anteriormente, é uma das línguas mais faladas no mundo e que tem ganhado muita notoriedade. Dessa forma, você não terá dificuldades para encontrar um professor próximo de você, aí no Rio de Janeiro.

Se você não faz a menor idéia de onde encontrar um professor particular de árabe, nós vamos te ajudar!

Já ouviu falar do Superprof? É uma plataforma especializada em aulas particulares. Lá você encontra os melhores professores do Brasil em todas as disciplinas. Educadores apaixonados pelo que fazem, dispostos a transmitir todo o conhecimento que adquiriram durante anos de estudos e experiências profissionais.

E para se inscrever é muito fácil! Basta fazer seu cadastro como aluno e colocar o nome da sua cidade, no caso Rio de Janeiro, no campo de busca. Em alguns segundos você terá acesso a todos os professores de árabe próximos de você! Muito simples, não acha?

Estude árabe na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

A UFRJ está entre as melhores universidades do país. A excelência de seus cursos de graduação e pós-graduação é reconhecida internacionalmente.

aprender árabe cursos universitários Estudar árabe na universidade é uma oportunidade única de aprofundar seus conhecimentos.

Se você tem vontade de estudar árabe e adquirir um conhecimento aprofundado do idioma e da cultura árabe, a universidade oferece curso de graduação (tanto licenciatura, quanto bacharelado) com habilitação em português-árabe.

Veja a descrição que encontramos no site da UFRJ:

O curso de Português-Árabe está dividido em duas habilitações: o bacharelado em Português-Árabe e a habilitação em licenciatura Português-Árabe. A primeira prepara o estudante para trabalhar com inúmeras profissões onde o bacharel de letras pode atuar. Estas profissões geralmente de base técnica e ou artística-literárias utilizam o uso da língua Árabe para traduções (tradutor), edição (editores), diplomacia (diplomata) entre inúmeras funções que vão além da área de conhecimento onde o profissional atue. A segunda, permite que o estudante após sua formação esteja apto a se tornar professor do ensino fundamental e médio, além de também abarcar todas as profissões acima já elencadas. As duas habilitações possibilitam o reingresso nos cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu a partir de processo de seleção oficial em qualquer instituição nacional e internacional quando há parcerias.

Dentre as disciplinas ensinadas estão:

  • Variação em língua portuguesa
  • Grego genérico
  • Latim genérico
  • Teoria literária
  • Linguística
  • Língua árabe
  • Fonologia do português
  • Fonética
  • Fonética do árabe
  • Linguística árabe
  • Cultura e civilização árabe
  • Fundamentos da cultura brasileira
  • Literatura brasileira
  • Literatura árabe
  • Pesquisa em língua portuguesa
  • Pesquisa em língua árabe
  • Produção de texto em língua árabe

Como pode-se notar, a grade curricular da graduação em árabe na UFRJ é muito completa e permite ao aluno adquirir um conhecimento aprofundado do árabe, sua gramática, fonética, cultura e literatura. Para mais informações sobre o processo seletivo e sobre o curso, acesse o site da universidade: http://www.portal.letras.ufrj.br/

Escolas de idiomas no RJ para aprender árabe

No Rio de Janeiro há diversas opções para quem deseja aprender árabe: aulas particulares, universidades e também escolas de idiomas.

traços culturais dos árabes, língua árabe A religião é um aspecto importante da cultura árabe.

Selecionamos dois estabelecimentos que ensinam a língua do Corão na capital carioca. Veja a seguir.

Espaço Cultural Libanês

Um centro cultural dedicado ao universo árabe. Lá você encontrará não apenas cursos de língua árabe, como também outras atividades artísticas e culturais.

Vejamos a descrição do estabelecimento:

O  Espaço Cultural Libanês oferece o Curso de Ensino Regular e Permanente de Língua Árabe para adultos e pré-adolescentes, sendo uma oportunidade a todos de aprender o árabe, que é a “língua da vida”.

O Curso segue o exclusivo método libanês “Ya Hala” de língua árabe e é ministrado por professores universitários especializados.

A escola oferece cursos para os seguintes níveis:

  • Árabe I e II
  • Árabe III e IV
  • Árabe V e VI
  • Árabe VII e VIII 

Para mais informações sobre o curso, acesse o site do estabelecimento: http://www.culturalibanesa.com.br/

Instituto Abraço Cultural Rio de Janeiro

O estabelecimento traz uma proposta muito bacana e inovadora: oferece aulas de língua e cultura árabe com professores refugiados. Além disso, possui sede no Rioe em São Paulo. Veja a descrição que encontramos no site:

Um projeto pioneiro, que tem refugiados como professores de cursos de idiomas e cultura. Os principais objetivos são promover a troca de experiências, a geração de renda e a valorização pessoal e cultural de refugiados residentes no Brasil. Ao mesmo tempo, possibilitamos aos alunos o aprendizado de idiomas, a quebra de barreiras e a vivência de aspectos culturais de outros países. Nascemos em São Paulo em 2015 e chegamos ao Rio de Janeiro em 2016.

Nós achamos esse projeto incrível. Além de aprender árabe, você estará contribuindo para a inclusão social e econômica de refugiados. A seguir, leia sobre a abordagem comunicativa e o método usado na escola:

A palavra-chave da sala de aula do Abraço Cultural é comunicação. Por isso, durante as aulas, o/a aluno/a se comunica – fala, ouve, lê e escreve – sempre em língua estrangeira. Para que isso aconteça, nos baseamos nas diretrizes da abordagem comunicativa e trabalhamos com situações da vida real. Nossos professores são capacitados para utilizar diversas técnicas que instiguem a participação em sala de aula, fazendo com que o aprendizado seja envolvente e efetivo.

Uma comunicação eficaz depende de elementos que ultrapassam as barreiras linguísticas. Por isso, nas nossas aulas, aproveitamos ao máximo aquilo que os/as nossos/as professores/es têm de mais incrível: a bagagem cultural. Assim, proporcionamos aos/às nossos/as alunos/as uma experiência única, em que outras culturas e novas perspectivas são apresentadas tanto durante as aulas de língua estrangeira, quanto nos encontros que chamamos de “aulas culturais”.

Para nós, é extremamente importante que tanto os/as alunos/as quanto os/as professores/as dialoguem e se reconheçam no material usado em sala de aula. E é por essa razão que decidimos preparar o nosso próprio material! Através dele, trabalhamos não só questões linguísticas, mas principalmente referências culturais que não são encontradas em qualquer lugar.

Saiba mais sobre o projeto e sobre as aulas de árabe acessando o site: http://www.abracocultural.com.br/

Agora que você já sabe onde fazer aulas de árabe no Rio de Janeiro, é só escolher a modalidade de ensino que mais te agrada e que corresponda aos seus objetivos.

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...
avatar