Segundo Confúcio, « Aprender sem pensar é esforço vão; pensar sem nada aprender é nocivo ».
Este famosos provérbio ilustra bem como a aprendizagem da língua inglesa deve ser: não basta memorizar, decorar o conteúdo; devemos também refletir sobre as informações que recebemos e relacioná-las ao mundo que nos cerca.
Se você é estudante, exerce alguma atividade profissional ou é aposentado: aprender a falar inglês permite a todos evoluir na vida pessoal ou em sua carreira.
Sabia que não há idade para aprender uma língua estrangeira? Pois bem, trate de começar desde já!
Independentemente da idade ou da sua posição social, o fato é que, quando pensamos em aprender um idioma sozinho, sem a ajuda de ninguém, logo imaginamos uma tarefa praticamente impossível, verdade? Pois é, não precisamos de um curso de ingles para falar bem a língua.
Mas muita calma nessa hora. Tudo isso é possível, sim! E nós estamos aqui para tranquilizá-lo!
Para cada perfil de pessoa existem técnicas específicas para se aprender a estudar inglês sozinho. Ou by yourself, como diriam os anglófonos.
Por meio de algumas dicas simples, o Superprof vai orientar leitores e leitoras na aprendizagem da língua inglesa enquanto verdadeiros autodidatas.
Aprender inglês sozinho: estudar um pouco todos os dias
Aprenda dez palavras em inglês por dia
Quando estamos no nível básico ou intermediário, chega uma hora em que temos a impressão de que estamos estagnados no que diz respeito à conversação em inglês.

Acabamos criando o vício de utilizar sempre as mesmas palavras isso gera falta precisão e concisão, até nas frases mais simples.
Este é o caso de muita gente que vai viajar para fora do país: quando quer expressar uma ideia, acaba empregando as mesmas expressões clássicas por falta de vocabulário mais rico em inglês. Você até consegue se comunicar, mas acaba sendo vago e o resultado não é nada satisfatório.
Não se desespere: é possível aprender uma palavra de inglês por dia!
Um exercício simples e eficaz pode ajudar a melhorar e aumentar seu vocabulário: faça fichas de leitura e treine todos os dias (como na aula de inglês)!
Não há necessidade de materiais sofisticados; basta um lápis e uma folha de papel... E, claro, para aqueles mais conectados, um aplicativo de notas no smartphone também funciona perfeitamente.
Este exercício consiste em escrever todos os dias cerca de dez palavras em uma página, com o objetivo de memorizá-las.
Assimilar dez novas palavras em inglês todos os dias não é nada do outro mundo. Isso vai trazer mais fluência na expressão escrita, aumentar seu vocabulário e expandir significativamente o seu nível da língua.
Use os famosos flashcards
Uma ótima maneira de memorizar as palavras que ouvimos ou lemos, é, obviamente, anotá-las.

Essa técnica pode até parecer um pouco banal, mas não é nada raro encontrar uma palavra desconhecida no nosso dia a dia e passar batido por ela. Imagine quanto conhecimento deixamos de adquirir por dia?
Construir seu próprio léxico é mais eficiente pois são palavras escolhidas; logo, a memorização fica mais fácil.
Assim, o aluno iniciante pode listar palavras em português associadas à sua tradução em inglês, agrupadas por temas da vida cotidiana.
Por exemplo, o campo lexical de culinária, objetos da sala, plantas do jardim, objetos do banheiro, gestos da vida diária, etc.
Por fim, pode ser ainda mais eficiente pendurar seus cartões de vocabulário nas paredes da sua casa ou trabalho, em local visível. Quando surgir uma dúvida, o conteúdo está ao alcance dos olhos.
Traduzir as letras das suas músicas favoritas
Na onda do "Quero aprender inglês de forma super divertida," que tal investir nas suas canções prediletas ao invés de um curso de ingles?
Pois bem, traduzir as músicas que você adora tem várias vantagens:
- Descobrir (finalmente) o significado das músicas que você canta o dia todo;
- Conhecer melhor o artista que curtimos,
- Aprender muitas expressões em inglês.

Existem muitos sites de tradução de letras que podem ajudar bastante a entender os textos que cantarolamos diariamente. Acesse com frequência; aos poucos você vai conseguir traduzir sozinho!
- Vagalume
- Letras de músicas
- Letras
Que tal começar a praticar esse exercício no seu carro, no chuveiro, no elevador, fazendo tarefas domésticas, fazendo jogging, indo ao supermercado, etc.
Aprender inglês cantando, portanto, é um método divertido que pode muito bem ser praticado sozinho, e que exercita sua memória com eficiência!
Aprender inglês sozinho: assista a seus programas e filmes na versão original
Os cinéfilos de plantão sabem muito bem: assistir a séries e filmes na versão original é muito mais educativo do que ficar na sua zona de conforto, assistindo filmes dublados em português.
Este é um método eficaz que associa o útil ao agradável, diretamente do seu sofá!
Assistir a filmes em inglês ou acompanhar o melhor das suas séries pode parecer algo sem grande valor educativo a princípio, mas é um exercício cognitivo muito formativo para iniciantes! Trata-se de um método eficaz para acostumar gradualmente o ouvido aos deferentes sons da língua.

Além disso, as expressões e os gestos dos atores também ajudam muito na compreensão do conteúdo das conversas.
No começo você pode colocar filmes e séries em versão original em inglês, mas com legendas em português. Você vai ter a impressão de ler mais do que assistir, o que é absolutamente normal. Aos poucos, os olhos se habituam com a legenda e o movimento de leitura se torna mais natural.
Depois de algum tempo e dependendo do nível do aluno, podemos substituir gradualmente as legendas em português para legendas em inglês ou até mesmo sem legendas!
Aprender inglês sozinho: leia livros em inglês
Como em qualquer idioma, uma maneira prazeirosa e eficiente de enriquecer seu vocabulário e aprimorar a ortografia é pela leitura.
Ao contrário do que muita gente pensa, não há necessidade de ter um alto nível gramatical como aquele obtido em um curso de ingles para iniciar um romance em inglês.
Além disso, em função da obra e do autor, há opções das mais fáceis às mais complexas.
Portanto, dê um pulo na biblioteca ou na livraria mais próxima e mergulhe no mundo literário! Aos poucos, seu cérebro se acostuma à leitura em outro idioma e as páginas irão fluir à frente dos seus olhos...

Aprender inglês sozinho: os recursos digitais
Ouça podcasts
No ônibus ou metrô, debaixo do edredom ou na academia: as mídias de áudio, como os podcasts, têm a vantagem de acompanhar os alunos em qualquer lugar e a qualquer hora.
Fácil de usar, essas gravações de áudio ou vídeo são programas que escutamos em replay. São gratuitas e disponíveis para download a um clique. Este método ajuda bastante a melhorar a compreensão oral.
Há muitos podcasts disponíveis, como:
- 6 minute english,
- Voice of America,
- English class 101,
- Better at english.
- E muitos outros!

Há para todos os gostos, é claro.
Os podcasts são ideais se você quiser se tornar bilíngue e aprender a falar o inglês de Londres, de Nova York ou de Sydney.
Além de treinar sua expressão oral, é um excelente recurso para enriquecer seus conhecimentos sobre uma determinada cultura - como conhecer os países da Commonwealth, descobrir sobre história, economia, artes, política...
Por fim, para se preparar para uma viagem para o Reino Unido ou a Nova Zelândia, ou então fazer um curso de ingles no Canadá ou nos Estados Unidos, faça o download de podcasts para se familiarizar com a pronúncia e os costumes do país.
Use recursos de correção
Com um corretor online, podemos dizer adeus aos erros de ortografia e gramática!

Hoje, graças às ferramentas de correção disponíveis na web, qualquer usuário de Internet tem a oportunidade de identificar e corririgr seus erros instantaneamente.
Qual o objetivo destes corretores?
Acabar com tantos erros gramaticais e reformular a estrutura da frase da melhor maneira possível.
Podemos citar dois: Ginger e Grammarly.
Tradutor, reformulador de frases, verificador de gramática, dicionário. Este tipo de recurso de correção é completo e muito útil na vida cotidiana.
Aprenda inglês pelo Youtube
Desde a explosão da Web 2.0 e da aquisição em 2006 do YouTube pelo Google, centenas de milhões de internautas publicam ou consultam vídeos todos os dias.
O fenômeno é tamanho que a atividade de "youtuber" se tornou uma excelente fonte de receita para aqueles que sabem se expressar diante de sua webcam para transmitir os seus conteúdos.
Muitos professores de inglês, assim, propõem tutoriais que ensinam inglês por meio de conversação. Há opções para iniciantes aos níveis mais avançados.
Basta digitar "aprender inglês" na barra de pesquisa do Youtube e você vai ter acesso a dezenas de canais.
Nesse universo de cursos de inglês on-line, é preciso saber identificar cursos de qualidade e mais adequados para você. Para isso, não existe receita: faça uma pesquisa extensa, busque referências e desfrute da tecnologia!
Pois é, será que o computador vai substituir o professor particular? Nós acreditamos que não!
Por fim, faça aulas de inglês
Para aprender noções básicas de inglês como ortografia e gramática, fazer aulas particulares ou curso de ingles é obviamente a maneira mais clássica e mais eficiente.
Sejam elas pagas ou gratuitas, via web ou com um professor particular de inglês de sua escolha: ninguém pode escapar das aulas se o objetivo é se tornar um verdadeiro bilíngue!
Para melhorar o seu inglês no dia a dia, as opções são variadas: escolas de idioma, portais na web, programas de formação em universidades, associações e institutos educativos, projetos e programas em prefeituras e secretarias de educação.
Por fim, não há receita milagrosa para aprender inglês sozinho: o segredo é ir testando diferentes métodos até encontrar o mais adequado às suas necessidades.
Então, vamos começar a aprender inglês AGORA?
Obrigado pelas dicas. Ajudou muito
Muito bom! Dicas perfeitas!
Matéria muito top! Eu sempre achei muito chato estudar em curso pela questão de eles ficarem só estudando gramática, fazendo a gente ficar repetindo igual papagaio kkkk. Por um tempo até tinha largado mão de aprender, mas aí minha vizinha comentou que tava fazendo um curso que ensinava com música, séries, filmes, apps, etc… Eu via que ela realmente tava evoluindo, nós tínhamos feito CNA juntas no campus da Rua Augusta, e erámos um desastre total kkkk
Ela me chamou para estudar com ela usando esse método, e olha, me surpreendi!!!… eu nunca achei que ia aprender tanto sem ter que ficar horas e horas naquelas aulas chatas. Hoje já consigo até assistir Stranger Things sem legenda rsrsrs
See you guys!!!
Que bom que gostou, Renata !
Feliz em saber do seu avanço, isso motiva muito a gente, né?
Sou bastante autodidata e tenho treinado, especialmente escrita.