Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Qual a melhor maneira de aprender o violão sem pagar?

De Fernanda, publicado dia 07/01/2019 Blog > Música > Violão > Como fazer aulas de violão de graça?

“Quando eu tenho uma guitarra nas minhas mãos, me sinto em casa” – Louis Bertignac

Nós nunca vamos cansar de dizer isso: aprender e tocar violão são atividades muito apreciadas pelos brasileiros. Apreciadas no sentido de que todo mundo conhece alguém que conhece alguém que conhece alguém (eu continuo?) que tem um violão para iniciantes. Na verdade, ele é um instrumento muito comum, que quase todo mundo pode tocar, pelo menos como iniciante. Além disso, esse instrumento de cordas é bem antigo.

De fato, o mais antigo instrumento preservado com todas as características de um violão moderno data de 1590. Interessante não? Bem, é o que você aprende na maior parte do tempo em sua primeira aula de violão, seja uma aula de violão online, sem tablatura ou uma aula de violão para crianças.

No entanto, às vezes não temos recursos para pagar por um professor de música, partituras, tablaturas de guitarra, um afinador ou simplesmente o próprio instrumento. Mas então como aprender a guitarra sem pagar? Isto é o que veremos agora mesmo!

Por que aprender violão de graça?

Onde aprender violão de graça? Você sabe quanto custa uma partitura de guitarra? | Aprender o violão é uma atividade musical louvável e estimulante. No entanto, devemos primeiro saber por que tocar, especialmente se você não pode pagar.

Ter um professor de violão particular, seja aulas em grupo ou aulas individuais, é uma coisa boa. É até uma coisa muito boa, tudo é possível nas suas aulas de violão gratuitas: desde aprender violão sete cordas, ao ensino do violão para canhotos, até os mais variados estilos musicais ou então aprender a improvisar um solo em uma guitarra elétrica.

Mas antes de pensar em como fazer aulas de música sem pagar, surge uma questão-chave que fica acima de tudo: por que ter aulas gratuitas? Por que aprender a tocar violão sem pagar um único centavo? Há muitas razões, todas mais ou menos válidas, que indicam que a música e o serviço também são uma arte antes de serem um produto da compra.

Encontre aqui aula de violão para iniciantes!

Entre os motivos que nos levam a fazer uma aula de violão grátis, encontramos estes:

  • O mais simples, e provavelmente a melhor razão de todas: porque não temos dinheiro suficiente para pagar por uma aula de violão,
  • Porque julgamos que praticar essa atividade não é importante o suficiente para pagar,
  • Porque nós não damos peso suficiente para a música,
  • Porque sabemos que existem maneiras gratuitas de aprender a tocar e progredir rapidamente
  • Porque somos pães-duros! (sim, acontece!),
  • Porque queremos poupar dinheiro para sair de férias ou comprar um grande presente,
  • Porque nos ofereceram os cursos (e por que não?),
  • E muitas outras razões!

Na verdade, aprender a tocar guitarra de graça não é necessariamente um problema para você, mas você tem que ser capaz de distinguir as boas razões reais das razões aproximadas, pois só assim você terá motivação suficiente para continuar seu curso até o fim. Por ser de graça, acabamos não dando valor suficiente, e muitas vezes abandonamos as aulas no meio. O que é uma pena! Portanto, descubra os seus motivos mais profundos e siga em frente!

Bem, e agora de maneira mais concreta, quais seriam essas famosas técnicas para começar (ou não) a estudar a guitarra de graça?

Aprenda violão de graça: procure uma associação

Este é particularmente o caso de instituições que promovem projetos sociais e artísticos acessíveis à comunidade.

A iniciativa pode ser de uma organização não governamental ou talvez da própria prefeitura ou secretaria de cultura da cidade: de qualquer maneira, o objetivo principal é democratizar o acesso às manifestações artísticas e incentivar crianças, jovens e adultos a apreciarem a música como um elemento de expressão importante na vida social.

Acessíveis por pessoas de qualquer idade e qualquer nível, as aulas em geral são ofertadas a preço baixo ou até gratuitamente. Nesse caso, frequentemente há um processo seletivo ou uma entrevista devido à grande procura.

Além disso, o princípio da associação é ainda mais estimulante do que um curso particular que é pago, no sentido de que o encontro é muito mais descontraído, menos formal, porque é guiado pela perspectiva única do conhecimento, e a única noção de compartilhar, aprender jazz cigano, rock, mpb ou clássico. Um momento de troca no qual o ensino faz sentido, com ou sem dinheiro.

Verifique em sua cidade: quem sabe não há opção de aula de violão ou guitarra? O diploma ou certificado de formação é fornecido em função da instituição.

Descubra quais são os grandes festivais de violão no Brasil!

Aprenda a guitarra de graça: aproveite as primeiras aulas de graça

Onde aprende guitarra de graça? Como não pagar por uma aula de violão? Seja em um centro de música, com um professor particular ou uma organização social pública, as primeiras aulas de violão às vezes são oferecidas e podem ser uma boa maneira de aprender música de graça.

É possível, mesmo na música, criar maus hábitos e saber ser um pouco oportunista. Este é o caso com esta técnica para aprender a guitarra de graça. Na verdade, de uma certa maneira, participar de aulas gratuitas também é se aproveitar do sistema…. Mas como?

As primeiras lições são muitas vezes aquelas em que o aluno está cheio de dúvidas, ainda não sabe se ele quer aprender rock, ukulele ou flauta. Se os acordes básicos forem suficientes para ele florescer na prática musical ou se ele quiser saber como tocar no Hotel California com a mão esquerda, etc. Em suma, é por isso que existem aulas gratuitas. Aqui para o nosso bel prazer!

Aprender a ler uma partitura, entender o que é uma escala pentatônica, improvisar acordes marcantes, descobrir um estilo de música, tudo isso será possível durante uma primeira aula, desde que você saiba onde encontrá-la.

E no Superprof você pode achar essa oportunidade! Ok, você já sabe que lá você encontra aulas de violão por cerca de 35 reais a hora, dependendo do seu nível, da experiência do professor e da sua localização geográfica. Mas saiba que 92% dos professores cadastrados na plataforma oferece a sua primeira aula gratuitamente! Portanto, pode ser a ocasião ideal para você, além de fazer aulas gratuitas, descobrir qual é a melhor metodologia de ensino e o melhor perfil de educador para você.

Quem sabe você não decide começar a pagar por suas aulas e ter um acompanhamento especializado de verdade?

Não importa a sua escolha: música erudita, popular, contemporânea… O professor vai desenvolver um programa personalizado para você, mesclando exercícios práticos e teoria musical, com acompanhamento individualizado e estudos voltados para sua preparação. Enfim, tudo para que você se sinta seguro na hora da sua prova!

Por fim, saiba que ir apenas a uma primeira aula é uma boa solução para aqueles que querem aprender e descobrir o violão de graça, sem necessariamente ter a ambição de se destacar, aprender os conteúdos mais a fundo e serem os melhores na sua área.

Veja aqui aula de violão!

Aprenda violão de graça: use a internet

Onde aprender guitarra de graça? Como aprender guitarra de graça pela internet? | Quando você decide aprender o violão de graça, saiba que o seu computador vai ser o seu amigo número 1 para encontrar recursos, tutoriais e materiais didáticos surpreendentes de violão!

Afinar sua guitarra, ler uma tablatura, escolher seu violão em uma loja de música e, de maneira mais geral, aprender a tocar: tudo isso lhe interessa e foi sempre o que você quis fazer? Pois bem, saiba que é bem possível que o seu computador traga isso tudo para você. Na verdade, muitas vezes lembramos desse objeto revolucionário para comprar tablaturas ou um acessório como a palheta, mas raramente para desfrutar de seus serviços e sua riqueza.

Hoje em dia existe uma grande quantidade de sites especializados no violão e na guitarra, os quais, por si mesmos, disponibilizam as melhores técnicas e  conselhos básicos para tocar bem como autodidata. Porque sim, aprender o violão bem e sozinho é perfeitamente possível, mas é preciso um pouco de motivação, coragem e boa vontade.

Com uma mistura desses três valores, você vai mover montanhas (ou até mesmo iniciar a guitarra e progredir!).

Dedicando algumas horas em vários sites e plataformas on-line, você pode, graças também aos fóruns e outras dicas de usuários da Internet, descobrir como tocar da melhor maneira possível quando você está sozinho.

Mas a vantagem da internet é também e especialmente que é uma plataforma livre, e aprender a tocar sem pagar nunca foi tão válido quanto neste caso.

Porque sim, fazer um curso de graça também significa saber como dar o máximo de si para atingir seus objetivos, tocar Hendrix sem desânimo, deixar um pouco de espaço para a improvisação…

Mas que prazer progredir e ter sucesso sozinho, por mera força de sua própria motivação!

Então é um fato: o violão é um instrumento musical muito bonito, cuja prática é extremamente estimulante graças ao seu ensino. Então isso também é um fato, tudo isso não é necessariamente caro, e pode até ser de graça se pudermos encontrar as técnicas mais sutis para chegar lá.

Na verdade, graças às associações, aos primeiros cursos que não pagamos, ou aos recursos da internet, tudo é possível, tudo é viável!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar