Para aprender a tocar baixo com mais facilidade e menor custo, uma boa opção é utilizar os aplicativos de smartphone. Há vários apps que foram desenvolvidos para proporcionar auxílio para o futuro baixista, oferecendo apoio completo e uma interface simplificada para aprender técnicas, notas e acordes.

Se você deseja aprender a tocar baixo através da tabela do seu smartpthone ou tablet, acompanhe os apps que separamos a seguir. Isso porque listamos os top 7 aplicativos para estudar sobre esse instrumento musical. Confira e saiba mais!

Aplicativos no smartphone
Através dos aplicativos é possível, até mesmo, ter aula de baixo online. Isso porque muitos professores disponibilizam o seus cursos de baixo através de apps.

O Yousician é perfeito para quem não tem nenhum conhecimento sobre esse instrumento musical, mas deseja aprender a tocar baixo. Isso porque esse app fornece conteúdos básicos para quem ainda está no início e deseja se tornar um grande baixista.

Esse aplicativo possui exercícios super fáceis e interativos e videoaulas de qualidade para todos que querem aprender a tocar baixo. Vale ressaltar que ele disponibiliza esse conteúdos não somente sobre baixo, mas como também sobre outros instrumentos musicais, como piano, ukulele e guitarra.

O acervo disponibilizado pelo Yousician é excelente, pois o app conta com mais de 1.000 músicas. Portanto, se você é iniciante e deseja aprender baixo, a nossa dica é baixar esse aplicativo no seu smartphone ou tablet. As suas experiências serão incríveis, pois poderá adquirir muito conhecimento e aprender bastante.

  • Real Bass

O Real Bass é outro aplicativo excelente que serve para quem deseja aprender a tocar baixo. Ele se destaca por ser hiper-realista. O que isso significa? Esse app possui músicas com qualidade de estúdio e disponibiliza vários tipos de simuladores, para que o usuário possa escolher qual deseja utilizar.

Esse app disponibiliza em torno de 40 músicas de diferentes estilos musicais e 06 opções de simuladores de baixo - incluindo modelos acústicos e elétricos - em formato multitouch. Assim, você pode tocar esse instrumento no seu smartphone ou tablet com o auxílio de um excelente simulador.

Além das opções de músicas e de modelos de baixo, esse aplicativo também disponibiliza 16 loops, para que possa tocar junto com a música, e modo gravação, que possibilita que os áudios sejam exportados em formato MP3.  Ademais, a sua qualidade de imagem é em HD.

Para utilizar esse aplicativo, é preciso somente tocar na tela do seu dispositivo eletrônico - smartphone ou tablet - para que o som seja "emitido". Simples, não é mesmo? Todas as ferramentas desse app são fáceis para que qualquer pessoa possa aprender rapidamente.

Vale ressaltar que esse aplicativo é gratuito, mas você pode solicitar a licença premium para que todos os anúncios sejam removidos. Diante de tudo que falamos acima, podemos afirmar que esse app proporciona uma boa experiência para aprender a tocar baixo. Ele é indicado para iniciantes, amadores e guitarristas profissionais. Portanto, qualquer pessoa pode utilizá-lo.

  • Guitar Tuna

Pessoa segurando o celular e mostrando os aplicativos
O aplicativo é uma ótima forma de aprender a tocar. Além de utilizar os apps, você também pode fazer aulas de baixo para se especializar ainda mais nesse instrumento musical. O curso baixo é maravilhoso!

O app Guitar Tuna possui várias funções, mas a principal é: afinar os instrumentos musicais. Esse aplicativo auxilia na afinação cromática não somente do baixo, mas como também do ukulele, do violão, da guitarra, do banjo, do bandolim, da rabeca, da viola, entre outros.

Ele ajuda nessa tarefa de forma precisa, fácil e rápida. Isso porque ele conta com um microfone incorporado, não sendo necessário o uso de cabos. Devido à sua alta precisão, o Guitar Tuna pode ser usado como método de afinação para amadores (ou iniciantes que ainda não possuem muita prática) e músicos profissionais.

Além da função de afinação, o Guitar Tuna também disponibiliza jogos para que os usuários possam aprender mais sobre os acordes. Assim é possível dominar mais esse assunto. Outro ponto positivo desse app é a sua ampla biblioteca, o que facilita o acesso a diagramas, por exemplo.

A interface desse aplicativo é bem simples e intuitiva, o que faz o seu uso ser bastante descomplicado. Além disso, o modo de afinação é automático, além de apresentar várias opções, e o seu modo de áudio conta com tecnologia de última geração. Não é à toa que esse app conta com mais de 100 milhões de usuários.

Esse aplicativo disponibiliza jogos para que você aprenda o passo a passo de como tocar baixo e diversos outros instrumentos musicais, como bateria e guitarra. Com ele é possível desenvolver as suas habilidades enquanto se diverte.

Através desse app, o usuário pode aprender a tocar diferentes músicas, como canções clássicas e lançamentos recentes que se tornaram sucesso. Isso porque esse app conta com uma vasta biblioteca, disponibilizando músicas de The Beatles, Ed Sheeran, Billie Elish e John Legend.

Para que você aprenda a tocar baixo, esse aplicativo disponibiliza várias aulas de curadoria, ou melhor lições com excelentes instrutores. Ele também possui mais de 3.000 músicas em seu acervo. Assim, o futuro baixista pode aprender técnicas, escalas e acordes do baixo.

Além dos jogos e das aulas, o Fender Play também possui vários desafios. O usuário pode, por exemplo, aumentar a velocidade da canção para tocar o baixo mais rapidamente. Isso o faz subir de nível no aplicativo.

Outro fator que se destaca nesse aplicativo é que você pode contar com o apoio de outros instrumentos musicais - como bateria e guitarra - enquanto toca o baixo. Isso dá a sensação como se estivesse em uma banda. Nesse app também é possível ganhar brindes, pois quando o usuário treina regularmente, ele pode ganhar presentes do app.

Além disso, esse app possui uma ampla comunidade, onde é possível conversar com os instrutores, compartilhar o seu desenvolvimento e assistir aos shows que são compartilhados semanalmente. Portanto, o Fender Play oferece um ótimo método de aprendizado para o usuário, ajudando-o a aprender de forma gradual - e no conforto do seu lar.

Aprender a utilizar esse aplicativo é simples. É necessário somente indicar o instrumento musical que deseja aprender, escolher o gênero musical que mais gosta e começar a explorar o aplicativo. Com ele, você conseguirá usufruir de todo o conteúdo disponibilizado e aprender bastante. E tudo isso pode ser acessado no seu notebook, através do site, ou no seu smartphone, através do app.

  • Fet Trainer

Baixo de 4 cordas
O Fet Trainer é um ótimo aplicativo para você aprender a tocar instrumentos musicais! Além dessa opção, a aula baixo também é uma excelente forma de aprender.

O Fet Trainer consiste em um jogo educativo que ensina o usuário a tocar baixo, explicando como funcionam as suas notas e os seus acordes. Além do contrabaixo elétrico, é possível aprender outros instrumentos musicais com esse app, como violão, banjo, ukulele e mandolin.

É muito simples utilizar o Fet Trainer, pois é necessário apenas indicar o instrumento musical que deseja aprender a tocar e personalizá-lo da forma que preferir. Vale ressaltar que esse app disponibiliza vários jogos para o usuário. Dessa forma, você precisa apenas escolher qual deseja "usar" para treinar.

O objetivo da maioria dos jogos desse aplicativo é o seguinte: tocar as notas que aparecem na pauta musical. Porém, os games vão muito além disso, pois você pode aprender bastante sobre o "mundo do baixo" com esse app. Por fim, o Fet Trainer disponibiliza informações estatísticas e um mapa de calor sobre o desenvolvimento das suas habilidades - ou melhor, esse app compartilha o seu avanço no processo de aprendizado.

  • Ultimate Guitar

Esse é outro aplicativo muito interessante que serve para aprender a tocar baixo - e outros instrumentos, como guitarra e ukulele. Isso porque ele apresenta um amplo catálogo com letras e partituras. Através desse app é possível procurar as músicas em diferentes classificações, como afinação e nível de dificuldade.

O Ultimate Guitar serve para você conhecer - e explorar - os acordes do baixo a partir de um amplo acervo com mais de 8.000 músicas. Além de ter a oportunidade de acessar essa extensa biblioteca, o usuário também pode visualizar tudo isso sem a necessidade de utilizar a internet.

Ademais, existe a opção "salvar" todas as suas partituras favoritas para fazer um compilado. Depois é só iniciar uma lista de reprodução com as suas canções favoritas. Além disso, você também pode editar as letras e os acordes da forma que preferir.

Esse aplicativo também é personalizável, pois você pode modificar o modo da tela para escurecê-lo e mudar o estilo e o tamanho da fonte, para que consiga enxergar melhor as partituras. Por fim, também é possível pagar para acessar a contra Pro. Com ela, você pode sintonizar as músicas e fazer improvisações.

  • iReal Pro

Aplicativos do celular
Baixe aplicativos no celular para ter experiências maravilhosas enquanto aprende a tocar baixo!

O Chordbot é um aplicativo de música que pode te ajudar nesse processo de aprendizado, pois esse app disponibiliza ferramentas para que você possa tocar/ou criar acordes de instrumentos musicais. Tudo isso pode ser realizado de forma simples e rápida.

Quer saber como funciona esse aplicativo? São disponibilizadas as faixas de apoio e as músicas para que você possa realizar as seguintes tarefas: compilação, gravação, mixagem, modificação e criação de canções. Além disso, são disponibilizados guias de acordes.

Esse app pode ser utilizado por qualquer tipo de músico - seja aquele que não tem nenhuma familiaridade ou que já toca baixo profissionalmente. Além disso, esse aplicativo disponibiliza essas ferramentas para diferentes instrumentos musicais, como: piano, bateria, violão e guitarra.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Então, temos uma excelente dica de baixo para te dar: se você ainda está aprendendo a tocar esse instrumento musical, uma ótima opção é contratar aula de baixo para iniciantes. O curso de baixo é ótimo para qualquer pessoa, seja para quem quer aprender do zero ao avançado.

>

A plataforma que conecta profes particulares e alunos

1ª aula gratuita

Gostou desse artigo? Deixe uma nota!

5,00 (1 note(s))
Loading...

Isabella

Graduada em administração de empresas e especialista em marketing de conteúdo. Apaixonada por educação, redação e mundo digital. Atua como redatora e conteudista.