Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como isolar o som do violão e de outros instrumentos

De Fernanda, publicado dia 15/04/2019 Blog > Música > Violão > Fazer isolamento acústico no seu quarto

Você, de repente, recebe uma ótima notícia, uma daquelas que mais te dão prazer, do tipo: seu filho ouviu seus conselhos e decidiu estudar música! Pois é… Finalmente, em breve ele vai começar suas primeiras aulas particulares de guitarra.  Porém, nem tudo é flores…

Há também o outro lado da moeda, a péssima notícia chega logo em seguida para deixá-lo um pouco receoso quanto a essa nova atividade de sua criança: como ele vai tocar no próprio quarto, você e seus vizinhos com certeza serão obrigados a ouvir suas notas desafinadas e você corre até o risco de tomar uma multa ou de perder a amizade que tem com os moradores do lado…

A guitarra e o violão têm uma grande amplitude de notas. Enquanto as mais graves emitem fortes vibrações, as mais agudas chegam longe… até o ouvido dos vizinhos! Aprender guitarra ou violão pode ser um pesadelo para a vizinhança!

Para proteger seus ouvidos e também evitar reclamação de seus queridos vizinhos, é preciso tomar algumas medidas básicas. Isso é muito importante, já que você não vai querer atrapalhar a vida de todo o mundo.

O Superprof Brasil traz dicas essenciais para evitar a barulheira quando seu filho começar a aula de violão para iniciantes ou de guitarra, que é ainda mais barulhento .

Vantagens musicais do isolamento acústico

Antes de falar sobre o incômodo que o som da música pode causar para pais, irmãos, irmãs e vizinhos, vamos tentar explicar um pouco sobre o tema da insonorização sob um aspecto mais pessoal.

Qual a importância dela para você enquanto músico?

E ainda mais especificamente para os guitarristas iniciantes: você também pode se beneficiar de um bom isolamento em seu quarto ou casa nas horas de prática.

A guitarra dos Rolling Stones faz barulho! Rolling Stones sem barulho?

Por quê?

Simplesmente porque, graças ao isolamento, seu som vai sair muito melhor. Vedando bem as paredes e o teto, você ganha em qualidade, pois o som não escapa pelos espaços e se propaga melhor dentro do quarto, se tornando mais nítido aos ouvidos. Além de não atrapalhar a vida dos outros você ainda melhora a sua habilidade!

Você vai ouvir notas muito mais precisas e poderá se concentrar muito mais nos seus sons, percebendo mais facilmente onde comete erros e também onde pode aprimorar.

Aliás, para todos os guitarristas, essa é uma prática totalmente aconselhável, pois o retorno das notas é muito mais claro aos ouvidos. O que é normal, pois as notas da guitarra ou do violão se propagam para o alto.

Em outras palavras, você aproveita muito mais suas aulas de guitarra ou violão, e ainda pode estudar as escalas em um quarto totalmente insonorizado. Quando você começar a deslizar com habilidade os dedos nas cordas, também vai desenvolver seu ouvido. Melhor treinar com um som de qualidade, não? Esse é mais um dos segredos dos grandes músicos… Melhor segui-lo!

você também pode aprender através de um curso de violão online em casa!

Isolamento acústico caseiro: conceitos

O som é uma oscilação na pressão do ar (ou de outro meio elástico) capaz de ser percebida pelo ouvido humano.

A energia elementar de um som é conhecida como o seu nível de pressão de som, sendo medida em decibéis (dB).

Uma alteração de 1 dB é a menor alteração do nível de som que normalmente pode ser detectada pelo ouvido humano.

As percepções dos níveis de som não são lineares, sendo por isso, a escala de decibéis logarítmica.

Para a generalidade das pessoas, um nível de 0 dB representa o limiar da audição e 120 dB o limiar da dor.

Portanto, em primeiro lugar, para conseguir fazer o seu Home Studio, precisa saber a quantidade de som que está já presente em sua casa ou apartamento. Como mencionado acima, isso é medido em dB (decibel). Para fazer essa medição, você vai precisar de um aparelho específico: o decibelímetro. É ele que afere a “Pressão Sonora do Ambiente”. Este aparelho pode ser facilmente encontrado em lojas de equipamentos técnicos eletrônicos, por volta de R$200,00 reais em média.

Os resultados em decibéis de alguns sons comuns são apresentados no diagrama abaixo:

O que é isolamento acústico? Aqui está uma escala de som em função do limiar da dor para os ouvidos, em decibéis.

Em função do material de isolamento acústico, as ondas do som apresentam mais ou menos atenuações mediante a composição de cada material. Para cada tipo de material, há uma diminuição de um determinado valor em decibéis. Veja o exemplo de alguns deles:

  • Parede de Tijolo = de 40 a 60 dB.
  • Porta de madeira = de 30 a 45 dB.
  • Janela com vidro duplo = de 40 a 50 dB.
  • Laje de concreto = de 40 a 50 dB.

Outro ponto importante para saber identificar antes de começar o seu trabalho musical é a diferença entre dois conceitos: o isolamento acústico e o tratamento acústico.

  • Isolamento acústico é impedir que os sons saiam do ambiente, seja através vibração (amps no chão, bateria, etc) ou por propagação da onda sonora (atravessando paredes, portas, etc).
  • Tratamento acústico é controlar as ondas sonoras  dentro do ambiente, pra evitar que a sala seja muito grave, ou muito “viva” (cheia de reflexões) ou muito “morta” (sem reflexões o suficiente).

Um não elimina o outro e as ferramentas utilizadas para cada um também são extremamente diferentes.

Para isolar você precisa de massa, peso, como uma parede de concreto dupla ou uma porta espessa de madeira.

Para tratar você precisa de materiais densos, com alto coeficiente de absorção, como lãs de rocha, vidro, pet e algumas espumas especiais.

Como evitar o barulho das notas graves?

Ah, os graves! Se alguma vez você já parou na frente de um amplificador vibrando forte com os baixos, com certeza entende o sofrimento que vai causar nos vizinhos com os graves da guitarra ou do violão! Não há vizinho que suporte tamanho barulho o dia inteiro.

Os graves são os principais causadores das fortes vibrações que incomodam a todos em casa. Aliás, caso o quarto ou a sala não forem isolados adequadamente, essas vibrações vão incomodar muito mais gente que a família!

Até você vai estranhar o som emitido no retorno, o que atrapalha bastante os ensaios.

Seu fiho toca guitarra e o barulho incomoda O barulho da guitarra te incomoda?

A dica principal para minimizar o efeito dos sons graves é colocar pedaços de madeira compensada a uns 10 centímetros (no máximo) da parede do quarto. Entre a parede e a madeira, se possível, coloque lã de rocha. Esse material ajuda a amortecer as vibrações e a absorver o som. Fica a dica!

Se você estuda guitarra ou violão em casa é porque provavelmente não tem condições de ensaiar ou tocar guitarra em outro lugar maior. Seu quarto não deve ser muito grande e, com a técnica explicada acima, vai ficar menor ainda.

Nesse caso, para fazer um isolamento acústico de um quarto pequeno, a solução é construir uma cantoneira de teto. Recomendamos que utilize como material a madeira compensada fina, e que coloque lã de rocha atrás da cantoneira. Você deve instalar essa estrutura entre a parede lateral e o teto.

Dessa maneira, você mantém o chão sem alterações, apesar de perder em altura em alguns lugares do quarto. Se o ruído continuar vazando para fora, você pode instalar essa estrutura nos quatro cantos do quarto.

Como evitar o barulho dos sons médios?

Depois de começar a estudar guitarra ou integrar uma banda, uma das alternativas mais comuns para abafar os ruídos são as caixas de ovo. Pois é, você imaginava que a solução poderia ser tão simples assim? Pode parecer um pouco estranho (uma solução meio MacGyver, verdade), mas é uma técnica amplamente difundida e completamente eficiente! Em todo caso, para amenizar os barulhos provenientes dos sons médios ela funciona perfeitamente! E, além de tudo, dá um estilo especial ao seu cômodo, veja na foto abaixo:

Diminuir os barulhos da guitarra com métodos caseiros Um método caseiro mas eficaz!

Você vai precisar comer bastante ovo frito para conseguir caixas suficientes, mas ainda é a melhor solução custo-benefício para isolar o teto.

Dessa maneira, o som da guitarra, que costuma dispersar em direção ao alto, vai ser abafado pela camada de caixas de ovo. Além disso, o relevo das caixas também tem papel importante nesse processo. Seu formato ajuda a quebrar as ondas sonoras.

Essa técnica também funciona muito bem caso você queira tocar guitarra e cantar ao mesmo tempo.

Insonorize seu quarto e amenize os sons agudos

Quem faz aula de violão ou guitarra conhece muito bem os famosos sons agudos. Com violão clássico ou o de cordas de aço, mas sobretudo com a guitarra!

Para limitar esses agudos e não incomodar mais sua família, a combinação da madeira compensada e lã de rocha nas paredes é muito útil. Mas não é a única!

Limitar os barulhos emitidos pela guitarra Saiba criar um isolamento acústico no seu quarto!

Você também pode cobrir o chão com um material específico, poroso, que absorva o som. Duas soluções existem e são bem acessíveis: a primeira delas é colocar um carpete, e isso vai cobrir todo o chão. A segunda é colocar um grande tapete – apesar de ele não cobrir completamente a superfície.

Isole as janelas e poupe seus vizinhos do barulho

À medida que você avança nas aulas de guitarra e violão com um professor particular, de preferência, você fica mais confiante em relação ao instrumento que toca. A frustração do início vai se transformando em diversão, e você não vai querer mais largar a viola!

Mas para tocar com ainda mais liberdade, sem criar brigas com a vizinhança, talvez seja necessário isolar as janelas também. Para isso, também existem muitas alternativas.

Para tocar guitarra e violão sem incomodar os vizinhos faça isolamento nas janelas Toque com liberdade, isole as janelas!

Comece, por exemplo, colocando fita adesiva antirruído. O rolo custa cerca de 20 reais. Você pode optar pelos modelos de PVC com feltro, que vedam as frestas com mais eficiência, e podem reduzir até 10 decibéis no volume do som.

Existe outra alternativa, bem mais cara: instalar vidros duplos antirruídos nas janelas. Existem modelos resistentes e de qualidade, que além do isolamento sonoro, ajudam a bloquear o calor e o frio. Existem vários modelos de vidros duplos: mas os mais eficientes combinam duas camadas de vidro laminado acústico de no mínimo 3 mm com uma cavidade de ar desidratado entre elas.

A terceira opção para isolar sua janela é um pouco mais barata que a anterior. Você pode ficar com a janela original do quarto onde toca guitarra e instalar uma outra janela em cima dela. Instale a uma distância de 10 a 15 centímetros da original. Pode ser de vidro simples mesmo.

Nesse caso, é fundamental instalar corretamente a segunda janela, sem deixar os menores vãos ou frestas, pois eles certamente vão deixar o som vazar para fora.

Aulas particulares de guitarra sem barulho: mobiliando seu quarto

Digamos que você tenha começado sua aula de violão e já tentou todas as diferentes soluções propostas nesse artigo. Foi suficiente? Seus pais, seus vizinhos de cima ou os de baixo estão protegidos da barulheira?

Nem sempre. Mas ainda existe uma última alternativa para você que toca frequentemente guitarra e violão.

Organizar os móveis na casa também contribui para diminuir os sons da guitarra Redecore sua casa!

O fato é: se seu quarto ou sala de ensaio for vazio ou tiver poucos móveis, certamente o trabalho de isolamento acústico que você teve não foi suficiente. Principalmente se você gostar de tocar aquele som todo dia!

O vazio, na verdade, contribui para a propagação do som, que vai subir pelas paredes até o teto, emitindo ainda algumas vibrações. Por isso é importante completar esse isolamento posicionando móveis nos quatro cantos do quarto ou da sala. Eles vão quebrar as ondas sonoras.

Se você ainda ficou com dúvidas, procure um professor de guitarra ou violão, ele pode te ajudar.

O barulho e seus incômodos sempre têm solução. Ainda mais que esses problemas vão ser muito pequenos perto dos benefícios das aulas de guitarra ou violão para crianças.

Como evitar o barulho quando meu filho tocar guitarra?

Pois bem, como muitos sabem, aprender guitarra ou violão pode ser um sério problema para os familiares e os vizinhos do futuro guitarrista.

A pergunta principal que se coloca é: como evitar a barulheira quando meu filho toca guitarra?

Caso você não possa ou seja impedido por alguma razão de fazer um isolamento sonoro acústico em sua residência (apartamento alugado, falta de orçamento, preguiça…), você precisa entrar em acordo com o músico da casa e acordar algumas regras básicas.

Meu filho toca guitarra: como acabar com a barulheiraRecupere o sono perdido!

Defina uma hora para que seu filho possa praticar sua guitarra ou seu violão: a melhor fórmula ainda é treinar de 10 a 15 minutos todos os dias.

Se você mora em casa, não terá grandes problemas em estabelecer um local e um horário preciso: é importante que toda a família aprenda a respeitar o gosto e as escolhas de cada um.

Se você mora em apartamento, o barulho pode incomodar a vizinhança: converse com seus vizinho e entrem em acordo sobre o horário mais conveniente para a prática.

Procure tocar em locais com melhor isolação acústica, talvez até fora do aparamento. Se o instrumento for uma guitarra, é sempre possível plugar um fone de ouvido no amplificador para não atrapalhar os outros com seu barulho.

Nosso conselho? Adquira um fone de ouvido de boa qualidade. Afinal, é a saúde dos ouvidos do seu filho que está em jogo; além disso, uma boa qualidade de som influencia muito na motivação para estudar!

3 livros de acústica super simples para você aprender

O blog do Fábio Mazzeu – Áudio Blog, especializado em áudio e música, deu uma dica muito boa para os guitarristas iniciantes: busque mais informação sobre isolamento acústico e tratamento acústico nos livros! Ele, particularmente, indica três publicações:

As melhores fontes que ele encontrou sobre tratamento acústico – e acústica em geral – para home studios são internacionais.

The Studio Builder’s Handbook

Este livro mostra um passo a passo de como construir um estúdio do zero, explicando teorias e falando até mesmo sobre como cobrar e precificar seus serviços.

The Studio Builder's Handbook
The Studio Builder’s Handbook

Home Recording Studio: Build It Like the Pros

Para ter uma visão mais focada em home studios, o Build it like the pros tem tudo o que você precisa.

Ele adapta as ideias de grandes estúdios para a realidade de estúdios menores e te ajuda a construir tudo!

home recording studio capa
Home Recording Studio: build it like the pros

Universal Acoutics: Acoustic room treatment guide

O último não é exatamente um livro, melhor ainda, é um guia gratuito de uma empresa especialista em tratamento acústico!

A Universal Acoustics tem diversas soluções de acústica e disponibilizou gratuitamente um guia explicando os principais pontos da sua sala que devem ser tratados, quais os passos iniciais e onde posicionar cada painel.

Eles também mostram alguns kits que eles produzem. São bem bonitos mas bem caros também!

Se prepare com um professor particular

Bem, se, apesar de todas essas dicas, você ainda se sentir inseguro para montar o seu isolamento acústico, quiser tocar sua guitarra em casa e ainda deseja adquirir mais conhecimentos técnicos na área de som e tecnologia musical, uma boa solução é contratar um professor particular especializado no assunto.

Não importa a sua escolha: música erudita, popular, contemporânea… O professor vai desenvolver um programa personalizado para você, mesclando exercícios práticos e teoria musical, com acompanhamento individualizado e estudos voltados para sua preparação.

Se você já faz aulas particulares, conte para seu professor que você deseja adquirir conhecimentos técnicos em música e que gostaria de conversar com ele sobre isso, obter sua ajuda.

Se você ainda não faz aulas particulares, é hora de encontrar um professor dedicado e especializado. Pode ser uma aula por semana ou a cada duas semanas: o ideal para que o professor identifique seus pontos fortes e fracos e elabore o seu programa de estudos.

Se você já toca em grupo, não hesite em se apresentar uma vez com sua banda para seu professor particular: ele pode dar conselhos, dicas e sua opinião sobre a presença de cada instrumento e a intensidade de cada um.

Onde aprender violão? Um professor particular pode ser uma boa opção para o ensino de violão para crianças!

No Superprof, você encontra aulas de violão por cerca de 35 reais a hora, dependendo do seu nível, da experiência do professor e da sua localização geográfica.

Saiba que 92% dos professores cadastrados na plataforma oferece a sua primeira aula gratuitamente! Portanto, pode ser a ocasião ideal para você, além de fazer aulas gratuitas, descobrir qual é a melhor metodologia de ensino e o melhor perfil de educador para você.

Quem sabe você não decide começar a pagar por suas aulas e ter um acompanhamento especializado de verdade?

Dicas para praticar o violão e a guitarra em casa

Por fim, para ter uma experiência agradável e confortável em sua própria residência, damos algumas dicas para as suas sessões de estudo de guitarra:

  • Defina um intervalo de tempo: se você não definir quando pode estudar o violão, você nunca vai fazer isso. Claro, não precisa determinar que seja todos os dias, mas é muito importante identificar todas as suas disponibilidades para tal. Por exemplo: 15 minutos de manhã, 30 minutos no intervalo do almoço, 30 minutos à noite antes de ir para a cama, 2 horas no sábado à tarde durante o treino de futebol do seu filho …
  • Planeje o conteúdo de sua sessão: para saber o que estudar, anote todos os exercícios que deseja fazer (escala pentatônica, ritmo, acorde de guitarra …). Você pode colocar números na frente dos elementos para trabalhar de acordo com suas prioridades. Certifique-se de encontrar exercícios específicos para os conteúdos desejados. Dessa maneira, no momento que você estiver tocando, vai saber exatamente o que estudar e assim não perde tempo,
  • Prepare tudo o que você precisa: metrônomo, afinador, palheta, exercícios, material didático, garrafa de água …
  • Desligue o telefone ou coloque-o no modo avião: para progredir, você precisa estar focado e não pode ser distraído por um telefone que vibra a cada notificação recebida. Também desligue a TV e fique isolado caso você more com outras pessoas, avisando-as de que você está estudando,
  • Relaxe: o violão tem esse poder de conciliação, mas às vezes ficamos estressados ​​demais depois de um dia de trabalho e precisamos relaxar antes. Uma boa dica é fazer alguns exercícios de respiração antes de começar.

E então? Pronto para ingressar para o mundo da música e iniciar uma carreira de muito sucesso?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de3,44 sob 5 de 9 votos)
Loading...
avatar