"A missão da comédia é representar em geral todos os defeitos do homem, e, em particular, dos homens de nosso tempo."
Molière
Não tem como falar de comédia e não falar de Molière. Não é a toa que começamos esta matéria com uma citação do grande mestre francês deste gênero literário e teatral.
Atualmente estamos acostumados com a comédia nos cinemas, em forma de "enlatados" holywoodianos produzidos para os cinemas. No entanto, a comédia é muito mais antiga que isso, e quando dizemos muito, é MUITO mesmo!
Você está fazendo um curso de língua portuguesa para se preparar para a redação do enem, um curso de português para concursos públicos, uma aula de portugues online ou simplesmente deu de cara com os gêneros literários nas aulas de português do ensino fundamental ou ensino médio na escola e quer saber mais sobre a comédia na literatura?
Então não desgrude os olhos desta matéria, pois Superprof preparou um conteúdo com as principais informações que te permitirão entender um pouco mais sobre este gênero literário que tem o poder de nos fazer rir através de textos e de encenações teatrais.
Confira também um guia completo com os principais gêneros da literatura.
O que é o gênero cômico na literatura?
É preciso conhecer um pouco da história do gênero da comédia para podermos entender como ela se desenvolveu e se transformou na comédia contemporânea que conhecemos hoje.
Quando surgiu a comédia?
Quando dissemos que a comédia clássica começou há muito, muito, muito tempo, não estávamos exagerando. De acordo com fontes históricas, o gênero cômico apareceu no século IV a.C.! Sim, há muito mais de 2000 anos!
Tudo começou com Aristóteles lá na Grécia antiga, quando ele definiu a comédia como uma imitação dos homens de uma maneira bem pior do que a realidade, pois, para ele, a tragédia era a a "boa" maneira de imitar a realidade (fonte: Wikipedia).
Derivada do grego antigo, a palavra "comédia" é formada por κῶμος kômos (revel; rebelde) e ᾠδή ōidḗ (canto; ode). Já o adjetivo "cômico", que também existe no grego antigo como κωμικός kōmikós, caracteriza tudo aquilo que é ligado à comédia. Nos dias de hoje, no entanto, nós utilizamos esta palavra basicamente para designar tudo aquilo que evoca risos (fonte: Wikipedia).
Os textos literários de comédia eram escritos para serem utilizados no teatro, em forma de peças teatrais a serem encenadas por atores. Um pouco diferentemente de Aristóteles, os gregos e romanos em geral consideravam "comédia" como um gênero de peças que possuíam finais felizes.
Será que a comédia e o maravilhoso têm alguma característica em comum?
Quais as principais características de um texto cômico?
A comédia apresenta um texto que se preocupa principalmente em retratar os seres humanos como seres sociais, e não como pessoas privadas.
O objetivo do autor cômico, também chamado de dramaturgo (veremos o porque deste nome um pouco mais a frente), é de mostrar para a sociedade de maneira exacerbada e extremamente exagerada como ela realmente é. É como se o autor, através da encenação dos atores, utilizasse as peças cômicas como um espelho erguido diante da sociedade - a platéia - para refletir suas loucuras e vícios, na esperança de que ela possa se enxergar e, consequentemente, corrigir seus erros.
Alguns estudiosos sobre o tema, como Henri Bergson, classificam a comédia como um gênero corretivo, já que, ao apontar as imperfeições sociais àqueles que as executam, ela espera que eles possam ser corrigidos. A enciclopédia Britannica compartilhou a visão de Bergson sobre esse propósito corretivo da comédia: "especificamente, ele sentiu, o riso destina-se a trazer o personagem cômico de volta à conformidade com sua sociedade, cuja lógica e convenções ele abandona quando afrouxa na atenção que é devida à vida."
Outra característica importante da comédia é o "engano". Isso porque, ao longo da trama, a graça é expressa através de situações nas quais um ou vários personagens importantes são enganados, fazendo com que tomem "decisões erradas" ao longo da história por causa da desatenção, da mentira ou da ilusão provocadas por algo ou alguém. Que tal fazer aulas de portugues online para entender um pouco mais?

"À medida que o personagem vai sendo enganado e que o equívoco vai aumentando, o público vai rindo cada vez mais."
fonte: Wikipedia
Descubra ainda o que caracteriza uma obra satírica!
Cômico e drama: unidos pela literatura
Muitas pessoas acham que a comédia é o oposto do drama. No entanto, quando falamos de gêneros literários, a comédia é, na verdade, um tipo de drama.
Isso porque existe o gênero dramático na literatura e, dentro deles encontramos, dentre outros, a comédia. Poderíamos dizer, então, que a comédia é um sub-gênero do drama. O drama contém, portanto, os seguintes tipos literários:
- Tragédia;
- Comédia;
- Tragicomédia;
- Farsa.
Sendo assim, comédia É drama, e os dois estão intensamente ligados e unidos na literatura!
Ainda é por causa do gênero dramático que autores de qualquer um dos tipos de drama são chamados de "dramaturgos". Fato é que escutamos muito esta denominação ser utilizada para indicar autores de novelas para a televisão, mas a verdade é que todos os autores de tragédia, comédia, tragicomédia e farsa podem ser chamados de dramaturgos!
Tipos de literatura cômica para animar a conversa com a professora de português particular
Assim como o gênero dramático possui vários tipos - e dentre eles encontramos a comédia -, a comédia também pode ser dividida em vários tipos que podem ser classificados de acordo com o enredo da trama e seus personagens.
Alguns desses tipos são:
- Comédia antiga;
- Comédia de situação;
- Comédia burlesca;
- Comédia pastelão;
- Comédia musical;
- Dentre outros.

A objetividade realista está longe da comédia antiga.
Comedia antiga
A comédia antiga nada mais é que a comédia grega que surgiu na Grécia antiga com Aristóteles. E é provavelmente sobre ela que seu professor de português particular vai começar a te explicar este gênero na literatura.
Escrita para ser encenada em forma de teatro, ela foi criada para ser realizada durante as festividades dedicadas ao deus mitológico do vinho, o famoso, Dionísio.
Criada 50 anos depois da Tragédia, na Comédia os heróis da história não precisavam ser deuses ou semideuses, como na sua predecessora. Tanto um palhaço, quanto um mentiroso ou um bobo da corte podia ser o herói de uma comédia antiga, ou seja, seu personagem principal.
Comédia de situação
Raramente citada nas aulas de redação de um curso de preparação para o enem ou para concursos públicos, a comédia de situação consiste em uma mistura de duas ou mais histórias que se cruzam, dando origem a um mal entendido ou a alguma outra situação que cause risos nos espectadores.
Nos tempos modernos, a comédia de situação também é conhecida como sitcom e é apresentada principalmente em formato audiovisual, ou seja, feito para televisão (e talvez seja por isso que dificilmente você escutará falar dela durante as aulas de literatura do ensino fundamental ou ensino médio).
Ela expõe um elenco fixo e contínuo de personagens que aparecem em uma sucessão de episódios que normalmente se passam em um mesmo local.
Será que lirismo e comédia podem fazer parte de um mesmo texto?
Comédia burlesca
A comédia burlesca, por sua vez, apareceu com o desenvolvimento da comédia da antiguidade.
O blog Recanto das Letras define a comédia burlesca da seguinte maneira:
"Por meio de paródia, sátira ou caricatura, a comédia burlesca ridicularizava instituições, escolas, costumes e valores sociais. Originalmente, parodiava textos clássicos, como as epopéias, utilizando uma linguagem zombeteira e exagerada que tinha como finalidade ridicularizar a obra."
O épico literário surgiu na mesma época que a comédia.
Comédia pastelão
A comédia que conhecemos como pastelão é também conhecida como Slapstick, como é chamada em inglês, ou ainda como comédia física. Isso porque ela apresenta um forte componente físico na atuação, já que os personagens - e, consequentemente, os atores - sofrem vários acidentes durante a trama, como quedas, golpes e etc..
A comédia pastelão é muitas vezes considerada como um tipo de comédia de baixo humor e cheio de farsa, já que tais acidentes físicos podem parecer muito falsos e até mesmo violentos quando encenados.
Muitas vezes sem diálogos, o pastelão é focado nas ações e expressões faciais dos personagens (ou na descrição dos mesmos, no caso do texto literário).
Comédia musical
A comédia musical, por sua vez ganha sentido somente nos palcos, já que toda o enredo gira em torno da encenação cantada e dançada. Ela possui sim momentos de diálogos, mas o que a define enquanto musical é a presença constante de personagens que contam suas histórias cantando as letras das músicas que compõem a peça.
Dificilmente veremos uma comédia musical com ares de fantástico literário.
Exemplos de comédia na literatura para usar nas aulas de português
Agora vamos ao que interessa para aqueles alunos que estão estudando literatura no curso de língua portuguesa para concursos, enem ou vestibular. Seja com aulas em um pré-vestibular, em um cursinho ou com um professor particular, alunos que desejam aprender mais sobre o gênero cômico literário também buscam por exemplos deste tipo de drama na literatura.
Sendo assim, apresentamos os principais autores e alguns dos seus títulos de comédia na literatura:
- Aristófanes:
- "As Vespas";
- "As Nuvens";
- "Os Cavaleiros";
- Menandro:
- "O Misantropo";
- "Orges";
- "A Moça de Samos";
- Molière:
- "O Avarento";
- "O Burguês Fidalgo";
- "Psiché";
- Beaumarchais:
- "O Barbeiro de Sevilha";
- "As Bodas de Fígaro";
- Shakespeare:
- "Trabalhos de Amor Perdido";
- "O Sonho de uma Noite de Verão";
- "O Mercador de Veneza";
- Jorge Amado:
- "Quincas Berro d'Àgua";
- "Dona Flor e seus dois Maridos".
E então, pronto para arrasar na sua próxima aula de portugues online e contar tudo o que você aprendeu sobre comédia na literatura para o seu professor de língua portuguesa?!