Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Maneiras de ensinar o idioma da China aos pequenos

De Camila, publicado dia 23/02/2019 Blog > Idiomas > Chinês > Dicas de como aprender mandarim ainda criança

“Longa viagem começa por um passo.”
Provérbio Chinês

Muitas pessoas consideram que aprender chinês – e mais especificamente, aprender mandarim – é uma tarefa quase impossível para quem tem o português como língua nativa. Tal maneira de pensar exerce muita influência em vários pais na hora de decidir sobre qual curso de língua estrangeira colocar seus filhos.

A cultura chinesa é extremamente rica e a língua utilizada na maior parte da China – o mandarim – é a mais falada no mundo, ficando à frente mesmo do inglês, a mais popular enquanto idioma estrangeiro. Isso sem contar que se o objetivo dos pais em dar a possibilidade aos seus filhos em aprender uma outra língua é o de investir no futuro dos pimpolhos, então vale a pena levar em conta que a economia chinesa é uma das mais potentes do planeta.

Mas então, por que são tão poucas as pessoas  que se lançam na aventura de fazer um curso de mandarim para brasileiros? Por que muitas famílias preferem investir em cursos de espanhol ou inglês para as crianças ao invés de colocá-las em uma aula de chinês?

A verdade é que, realmente, é preciso mais tempo de dedicação e motivação para conseguir aprender como falar chinês do que espanhol ou inglês.

Jovens aprendem mais quando isso é feito de maneira divertida. Investir em um aprendizado lúdico da língua chinesa para crianças é eficaz.

Devemos saber que aprender uma língua estrangeira como a chinesa requer entre 3 e 10 anos de estudos e prática. Quando o assunto é o aprendizado infantil, ele requer, então, muita pedagogia específica na hora de ensinar às crianças como aprender mandarim. Em se tratando de um curso de chines para os pequenos, é preciso mantê-los interessados, prendendo constantemente a atenção às aulas de mandarim para que eles consigam aprender. Caso contrário, a dispersão tomará conta da sala de aula!

Levando tudo isso em consideração, Superprof preparou uma matéria com algumas dicas para quem tem dúvidas em como crianças podem aprender chinês facilmente. Descubra nossos conselhos para tornar o aprendizado de mandarim um verdadeiro prazer para seus filhos!

Confira ainda um mini guia para ensinar chinês para crianças.

Dica 1: Aplicativos para aprender chinês online

Quantas crianças preferem passar o tempo jogando algo em um tablet ao invés de ir a uma sala de aula? Podemos responder sem a menor sombra de dúvidas que a maioria deles faz parte desse grupo! Um ótima dica para ter sucesso ao ensiná-los facilmente chinês é dirigir a atenção do aprendizado à área que mais seduz os jovens de hoje em dia: a do mundo de jogos digitais.

Utilizando aplicativos pagos ou gratuitos, o aprendizado será muito mais simples se os pimpolhos estiverem interessados a praticar através das interfaces apresentadas tanto em tablets quanto em smartphones!

É possível baixar um aplicativo de acordo com o nível do seu filho. Confira abaixo algumas sugestões:

  • Para o nível iniciante, escolha PLECO, que introduz o desenho de caracteres chineses,
  • Para o nível intermediário, o aplicativo HelloTalk é perfeito para conhecer outros alunos,
  • Para o nível avançado, Anki ensina todas as palavras chinesas necessárias e possíveis.

Nada melhor do que ver seu filho grudado na tela do celular ou iPad, mas desta vez fazendo algo produtivo e construtivo!

Dica 2: Materiais tradicionais para começar a aprender mandarim

Até mesmo os mais viciados em seus telefones celulares ainda vão gostar de ter em mãos um belo livro. É por isso que, para ensinar chinês facilmente, você precisa dar ao seu filho todos os suportes tradicionais úteis. Gostou da ideia? Então confira abaixo alguns livros importantes que você já pode providenciar como presente para o seu pimpolho estudioso em língua chinesa:

  • Um dicionário chinês-português,
  • Uma transcrição dos escritos de Confúcio,
  • Um livro de vocabulário chinês ilustrado.

Desta forma, o seu jovem terá um excelente material de apoio para começar com suas aulas particulares de chinês.

A China possui uma cultura muito rica. Uma imersão na cultura chinesa ajuda no aprendizado infantil.

Dica 3: Aulas particulares de chinês

Seja para progredir rapidamente ou simplesmente para se familiarizar com o ambiente da cultura e da língua chinesa, as aulas de chinês com professores particulares é uma maneira excelente para crianças conseguirem aprender com facilidade.

Por quê?

Porque o professor em questão adaptará seu programa de trabalho às necessidades e habilidades do seu filho.

Você sabia que é possível encontrar professores nativos chineses espalhados por todo Brasil através do site do Superprof?

Iniciar, melhorar ou avançar o aprendizado de mandarim dos seus pimpolhos é mais simples do que se pensa: o professor particular trabalha como um orientador para o seu filho, podendo ajudá-lo, inclusive, com projetos relacionados a uma futura visita à China.

Veja alguns motivos para se aprender chinês desde jovem.

Dica 4: Inscreva seus filhos adolescentes em canais em chinês na internet

Uma das melhores maneiras de possibilitar aos seus filhos trabalharem a compreensão oral, a fonética, a entonação em chinês é oferecendo-lhes o que mais os interessa: acesso ilimitado ao conteúdo audiovisual em chinês disponível na internet.

Fonte inesgotável de material na língua da China, os pais podem influencias seus pequenos a acompanharem canais de vídeos que são constantemente atualizados. Quer algumas sugestões?

  • Filmes com atores chineses famosos, como Jackie Chan,
  • Canais do Youtube com temas diversos (escolha um que interesse seu filho),
  • Sites com podcasts sobre a cultura chinesa, falando da República Popular da China como uma grande potência econômica.

Varie o conteúdo. Essa é uma estratégia perfeita para manter um forte interesse na língua. E não pense duas vezes se um filme em chinês estiver em cartaz nos cinemas: leve seu filho para assistir uma versão com legendas e coloque à prova seu investimento!

Ao dedicar-se a atividades virtuais regadas à língua chinesa, seu filho será capaz de ler e escrever sozinho de maneira rápida, assim como praticar o quanto antes suas habilidades linguísticas com nativos do idioma.

Um intercâmbio linguístico chinês é uma excelente atividade para ser feita entre pais e filhos. Fazer uma viagem de imersão linguística para a China pode ser uma boa maneira de você aprender chinês junto com seu filho!

Dica 5: Workshops sobre cultura chinesa

Para ensinar as crianças facilmente, é preciso saber diversificar os suportes de aprendizagem de línguas. Nada melhor do que oferecer aos seus pimpolhos a oportunidade de participar de atividades variadas em forma de ateliês e workshops. Para o chinês, as possibilidades são muitas:

  • Caligrafia chinesa ou escrita chinesa, feita de sinogramas,
  • Jogos para trabalhar a memorização de signos e significados,
  • Cursos teóricos com imersão total (durante o Ano Novo Chinês, por exemplo).

Entre em contato com centros culturais chineses locais e aproveite a agenda de workshops oferecidos.

Essas descobertas permitirão que você fortaleça o vínculo e o interesse de seu filho pelo idioma, facilitando, assim, seu aprendizado. Mais um dica? Participe com ele, pois isso permitirá que vocês vivenciem essa experiência juntos!

Descubra qual é a melhor idade para começar a aprender chinês.

Dica 6: Suportes lúdicos para aprender chinês brincando

Felizmente, aprender chinês não é apenas revisar ou assimilar conceitos e ideogramas. O chinês tem a vantagem de estar associado a uma cultura linda, o que possibilita a oferta de diversão para quem deseja aprender chinês de maneira mais lúdica.

Quer alguns exemplos mais concretos?

Então por que não abordar a pintura chinesa, presente no coração da cultura ancestral da China? As jovens almas artísticas, sem dúvida, irão apreciar tal iniciativa.

Os jovens mais hiperativos também poderão desfrutar da descoberta das artes marciais chinesas, através de módulos esportivos de iniciação ao combate.

Muitas crianças se interessam por artes culinárias. Então por que não as fazer desfrutar de aulas que incluam conceito e prática sobre a cozinha chinesa, relativamente saudável e diversificada?

Os pais ainda podem se juntar a suas crias, participando junto a eles de workshops sobre esses assuntos nas tardes de sábado, por exemplo. Esta é uma boa oportunidade para praticar em conjunto o vocabulário chinês ligado aos temas escolhidos!

Desta forma, será mais fácil ensinar chinês aos seus filhos.

Dica 7: Oficinas de conversação em mandarim

Qual é a melhor maneira para progredir no aprendizado de um novo idioma e ainda fazer novas amizades? Através de aulas de conversação, é claro! Esses tipos de aula são organizadas em grandes cidades por escolas de idiomas. O acesso a elas é, normalmente, pago, mas nada impede que você também encontre oportunidades de acesso gratuito!

É aconselhável praticar pelo menos 2 horas por semana de chinês para manter seu nível e conseguir progredir rumo a um domínio bilíngue.

O objetivo de tais encontros de conversação? Ter sucesso em ser entendido tanto por outros aprendizes brasileiros quanto por aprendizes de outras nacionalidades. Todo mundo, teoricamente, está no mesmo nível, o que gera confiança para o aprendiz. Para que o jovem aprendiz consiga se tornar fluente no idioma da China, serão necessários alguns anos de prática. Sendo assim, nada melhor do que começar o quanto antes.

As escolas de línguas possuem metodologia especial para os jovens. Várias escolas de idiomas oferecem curso de chinês para crianças.

Confira também alguns tipos de materiais para ensinar chinês para crianças!

Dica 8: Aulas de chinês em escolas de língua

Se você procura por aulas de chinês para seus filhos, então se dára conta rapidamente que o mandarim não é a única variante do idioma que pode ser aprendida: existe ainda o cantonês, wan, dentre outros. Em um nível muito básico, (uma sílaba ou algumas expressões) eles seguem o mesmo rumo linguístico, pois quase nada muda. Sendo assim, o contato com essa diversidade de línguas dentro de um mesmo país pode ajudar seu filho a ter consciência da diversidade cultural chinesa.

Em determinadas escolas de idiomas, a aquisição de tal consciência é possível. Nelas existe um desejo real em compartilhar conhecimento e aprender. Entre jovens, é sempre mais atraente aprender em grupo do que como um autodidata, sozinho em casa.

Os institutos de idiomas é um bom lugar para construir amizades duradouras, pois alunos com o mesmo interesse pela língua e cultura chinesas compartilham bons momentos de aprendizado.

Essa abertura de compartilhamento dará ao seu filho um desejo maior de aprender, de modo que o aprendizado será mais fácil!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar