"Eu vejo o mundo através do filtro das minhas emoções, por mais forte que sejam. O filtro está nas minhas lentes, o mundo também."  Esther Rochon

Agora, quase todos os nossos telefones possuem câmeras, o que nos permite capturar momentos da vida, mas também retocar fotos instantaneamente. Esse modo de registro tornou-se universal, pois a proporção entre brasileiros e o número de smartphones ativos aumenta a cada ano.

Então, as câmeras estão se desenvolvendo, as marcas estão trabalhando no balanço de nitidez, na densidade neutra, no brilho, mas também nos filtros. Eles se estabeleceram como uma parte considerável do trabalho de fotografia de smartphones, pois permitem dar uma atmosfera específica a uma imagem, seja ela qual for.

Certamente, as imagens com filtro são belíssimas, nos remetem a momentos especiais. E agora você não precisa mais de um profissional para ter acesso a elas: é possível editá-las na própria tela do seu smartphone. E você pode escolher a melhor câmera de celular para fazer isso.

Mas quais são os melhores filtros para smartphones? Como passar do modo natural para o modo de retoque? Uma rápida visão geral dos melhores filtros!

Foto: filtro preto e branco no smartphone

"Fotografia em preto e branco é aquela que fala sobre aventuras coloridas." - Remy Donnadieu

Quando se trata de fotografia com celular de uma paisagem de montanha ou um retrato de seu filho, às vezes você não tem a ideia de imaginá-la em preto e branco. Por isso, às vezes nos decepcionamos com a aparência natural, a luz ou as várias imperfeições.

As clássicas fotos em preto e branco podem ser conseguidas com apenas um clique.

Sem o software de edição, a foto digital permanece em bruto mas, ao usar certos filtros, como o filtro em preto e branco, ela pode ter uma face totalmente nova. Porque mesmo que seja necessário retocar, é melhor fazê-lo em 100%. Esse filtro é universalmente reconhecido, e é por isso que todos os smartphones o oferecem para retocar suas fotos.

Este filtro permite que a luz passe por apenas dois tons, portanto ele vai filtrá-la a partir desses tons. Isso terá o efeito de unificar a foto, como um filtro protetor. Assim, o desfoque, a saturação da cor ou até a nitidez podem ser corrigidos graças ao preto e branco. Um pouco também sobre como ignorar suas falhas!

Essa é a principal vantagem do filtro preto e branco, que desenvolverá apenas duas informações principais para os olhos, aniquilando a noção de luz ou desfoque.

Porque sim, pense bem: quem nunca usou o filtro preto e branco no celular? Seja para retratos ou paisagens, tudo será embelezado graças à câmera do smartphone. Os desenvolvedores têm tudo sob seus pés, mesmo que isso signifique tornar-nos pequenos fotógrafos. E afinal, isso não é bom?

Foto: filtro sépia no smartphone

Antes de determinar qual celular tem a melhor câmera, é necessário pensar em algumas prioridades. Longe de ser um Photoshop ou um Fotofiltro muito complexo, o filtro tem a vantagem de poder ser aplicado diretamente a uma imagem e dar a ela um novo espírito sem grandes interferências ou manobras muito complexas. O suficiente para competir com as melhores aplicações, apenas graças ao seu smartphone.

E se o que você quer é dar um espírito vintage, uma atmosfera fotográfica antiga, o filtro sépia é ideal para isso! Ele será aplicado e trabalhará nas cores, para que você tenha a impressão de que elas estão envelhecidas. Estamos falando de um efeito "âmbar", muito utilizado pois, como preto e branco, pode suavizar um pouco as falhas de uma foto. O Lightroom precisa apenas ter o cuidado de aplicá-lo!

Obviamente, um filtro sépia não permite cortar ou alterar a profundidade de campo, mas permite, mesmo em uma selfie, melhorar claramente sua qualidade geral, o que é sempre bom de usar!

Foto: o filtro quente no smartphone

Em outra atmosfera e outra perspectiva, a maioria dos smartphones oferece filtros bastante quentes que, dependendo do modelo do telefone, têm um nome diferente. O fato é que esses filtros se desenvolvem, concentrando principalmente sua renderização em tons como laranja, amarelo e cinza.

Dessa forma, dependendo do assunto, a foto pode ter um ar mais outonal, mas também mais reconfortante, mais "envolvente" ou até mais quente mesmo. Uma certa ideia da fotografia, que gradualmente destila os reflexos de um verdadeiro fotógrafo profissional.

É possível modificar suas fotos, para destacar as cores quentes.

É menos provável que esse filtro apague imperfeições do que outros efeitos, mas, graças à sua identidade muito pronunciada, ele realmente mudará a perspectiva da cena. Se esse trabalho colorimétrico continuar, as câmeras estarão desatualizadas logo menos!

Foto: o filtro frio no smartphone

Partindo do mesmo princípio, mas de uma perspectiva completamente diferente, o filtro frio também é encontrado em smartphones em geral. Quanto a isso, ele desenvolverá tons frios, como azul ou verde. Como resultado, a atmosfera de inverno é garantida, assim como a mente mais fria, mais distante do assunto.

Com este tipo de editor de fotos, é possível alterar uma imagem, administrando uma edição de fotos simples, global, mas eficaz! O suficiente para tirar lindas fotos, verão e inverno! E convertê-las nesses tons sempre que desejar tais efeitos.

Seu professor de fotografia pode ajudá-lo a descobrir qual a melhor câmera de celular e como explorar todas as suas funções.

Foto: filtro vintage no smartphone

O filtro vintage também é um filtro muito popular em nossos smartphones, e por boas razões! Se alguns ainda insistem em assimilá-lo ao filtro sépia, na realidade, ele se diferencia pois permite trazer um efeito mais prateado , às vezes quase granulado, para a fotografia em questão.

Diferente do sépia, o filtro vintage permite aplicar mais efeitos.

Para um pós-processamento eficaz, ele se destaca como o aliado ideal, que competirá com todos os softwares de edição de fotos. Em macro ou grande angular, o filtro vintage é encontrado com muita facilidade nos telefones e permite dar cache a uma foto de família no modo clássico ou a uma paisagem, tudo sem retoques concretos!

Foto: o filtro aprimorador de cores em smartphones

Como um filtro polarizador que revive cores, esse tipo de filtro não tem um nome específico, universal, pois muda de acordo com o modelo dos smartphones. Aqui, trata-se também de renderizar uma foto estética, além de simplesmente destacar certos tons, certas cores!

O interesse aqui é focar em um elemento específico de uma foto, em um detalhe que você deseja enfatizar ou simplesmente em uma cor que você deseja tornar tão vistosa quanto as outras. Por esse motivo, pode acontecer que algumas câmeras não exponham os tons da mesma maneira. Mas isso também é interessante para se explorar!

Filtros polarizadores como este têm a vantagem de serem adequados para amadores, mas também para os mais profissionais, que desejam aprimorar o espírito de uma fotografia sem fazer uma montagem de foto ou se expressar no Photoshop. Uma ótima maneira de usar seu smartphone, simplesmente ele.

Foto: o filtro colorido em um smartphone

Quem nunca sonhou em mudar as cores de sua foto, selfie ou galeria inteira? Com um smartphone, tudo isso agora é possível, já que a maioria oferece uma série de filtros coloridos, cujo objetivo simples é... fixar uma cor específica em sua fotografia!

Assim, qualquer imagem de blocos de gelo pode ficar mais laranja, qualquer retrato de seu cão parecerá azulado, em suma, uma colorimetria a serviço da arte fotográfica. A maioria dos telefones não oferece apenas um, mas vários, que se tornarão ferramentas de trabalho, especialmente para aqueles que sonham um dia viver de suas fotos.

Verde, azul, amarelo, marrom, todos encontrarão o que estão procurando com este filtro criado por e para smartphones, que pode ser complementado também por outros filtros já existentes. Além disso, na maioria das vezes, é possível ajustar a intensidade da cor que você deseja dar à foto.

Porque uma paisagem de neve totalmente azul seria relativamente estranha, não é mesmo? Por outro lado, dar notas azuladas pode sublimá-la sutilmente traria um novo sentimento àqueles que a visualizam. Para tornar a atmosfera totalmente diferente, sem alterar a quantidade de luz ou fazer grandes correções, esse tipo de filtro é o ideal!

Uma foto azulada da neve, por exemplo, permite uma visão intensa e sutil.

Quer sejam selfies, fotos de retrato ou de paisagem, os filtros estão dominando nossos smartphones, o que tornou obsoletas as câmeras tradicionais, até mesmo as mais avançadas. Entre o clássico preto e branco e o filtro polarizador colorido, uma seção inteira de fotografia nos espera. E basta que estejamos abertos a aprender sobre elas para ter acesso a todas essas ferramentas. Experimente fazer aulas de fotografia, por exemplo. Você certamente vai descobrir funções que você nem imaginava que seu celular podia desempenhar.

Portanto, se nossas fotos refletirem um estado de espírito em um determinado momento, um momento da vida roubado do tempo ou um desejo de se mostrar da melhor maneira possível, os filtros se imporão como ferramentas de suporte, para aumentar dez vezes mais nossa vontade original.

A partir deles, somos capazes de mostrar a quem ver as fotos, muito mais do que meras imagens. A ideia é passar para os outros um pouco do que sentimos no momento do registro, afinal, lembranças são feitas de sensações e emoções. E não há nada melhor do que conseguir transmití-las aos nossos espectadores.

E não estamos falando de processos complexos que precisam ocorrer em laboratórios ou estúdios: temos todas essas possibilidades na palma da nossa mão, em nosso bolso, ou naquela bolsa de levar ao trabalho. E o melhor: temos total controle sobre elas.

Uma selfie ou uma paisagem de grande angular pode, portanto, assumir uma dimensão totalmente nova, e tudo isso, graças a este pequeno objeto. Obrigada, smartphone!

Precisando de um professor de Fotografia ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Marcia

Jornalista. Professora. Tradutora. Bailarina. Mãe. Mulher. Dedicada às minhas lutas diárias. Em constante transformação. Quando não há mais nada a dizer, escrevo!!!