Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Paisagem, natureza e retrato: torne-se um fotógrafo polivalente!

Blog > Artes e Lazer > Fotografia > Aprenda a fotografar de tudo como um profissional!

“A fotografia é a literatura do olho.” Rémy Donnadieu, fotógrafo profissional, designer gráfico, ilustrador de Montélimar, França.

Podemos definir a fotografia como a criação de imagens pela ação da luz. Em grego, as raízes etimológicas “foto” e “grafia” significam respectivamente “claridade, luz” e “pintar, desenhar, escrever”.

É, portanto, um ramo das artes gráficas, que traduz a escrita da luz.

A fotografia – um processo heliográfico – nasceu na França, por volta de 1820, sob a liderança de Joseph Nicéphore Niépce (1765-1833).

Não vamos percorrer aqui as páginas da história da fotografia; no entanto, é sempre bom saber de onde vem a técnica fotográfica.

Se você quer fazer uma foto noturna, uma foto de paisagem ou criar a arte do retrato – tirar fotos da família, de uma pessoa, etc. – muitas vezes se pergunta como é o processo de capturar o que vemos: qual enquadramento, como usar luz natural ou artificial, qual distância focal e qual diafragma escolher, como gerenciar o tempo de exposição, controlar o foco, etc. ?

Os grandes fotógrafos costumam dizer: aprender fotografia começa com aprender a enquadrar o assunto. Só depois vem a base da fotografia.

Para isso, não há segredos: para ampliar um rosto, capturar uma paisagem, você deve fazer cursos de fotografia e praticar exercícios com frequência para treinar.

Trazemos aqui dicas de fotografia profissional para você poder fazer as melhores fotos!

Aprenda os conceitos básicos de fotografia!

Antes de qualquer coisa, é importante conhecer os conceitos básicos.

Será que podemos aprender a tocar piano se não dominarmos nenhum dos seguintes termos: oitava, preto, branco, melodia, sustenido, ritmo, alcance, harmonia, acordes? Claro que não.

Como adquirir as habilidades básicas da fotografia. Antes de tentar ser como os artistas fotográficos, você precisa conhecer os termos técnicos: tempo de exposição, obturador, diafragma… Isso te diz alguma coisa?

Para comprar sua câmera – entre câmeras digitais ou analógicas – será necessário conhecer um novo campo léxico, um conjunto de termos técnicos.

É por isso que escolhemos criar um alfabeto rápido do vocabulário básico que é fundamental assimilar antes de aprender a fotografar como Sebastião Salgado, Robert Doisneau (1912-1994) ou Henri Cartier-Bresson (1908-2004).

Alguns conceitos de base:

  • Autofoco: sistema que permite focar automaticamente,
  • Balanço de brancos: ajuste para compensar a temperatura das cores, para que o branco de uma imagem se destaque bem na foto,
  • Granulação (fotografia analógica) é quando a fotografia é exposta em um filme fotográfico.
  • Ruído (também denominado como interferência por algumas pessoas) deve ser utilizado para fotografia digital e se aplica, portanto, apenas a imagens feitas por câmeras digitais, e perturbam a nitidez da imagem.
  • Contra luz: colocação do assunto entre a fonte de luz e a câmera,
  • Obturador: botão no qual você pressiona para tirar a foto,
  • Distância focal: distância entre a lente e o sensor,
  • Distância hiperfocal: quando a lente estiver focada no infinito, é a distância entre o sensor da câmera e o ponto (plano) em foco mais próximo.
  • Exposição: tirar uma foto com uma luz muito fraca ou muito forte.

Você pode encontrar mais conceitos nos blogs disponíveis online!

Obturação

Mecanismo para ajustar a duração da exposição à luz: quanto mais o obturador permitir a entrada da luz, mais brilhante será a foto e quanto mais rápida ele for fechada, mais escura será a foto.

Diafragma

É um instrumento ótico que permite condicionar a quantidade de luz que passa pela lente da câmera quando você fotografa.

Na verdade, um diafragma completamente aberto dará uma imagem muito clara e, inversamente, uma imagem muito escura será obtida com um diafragma fechado.

Com a velocidade e a sensibilidade, o diafragma gerencia a exposição.

Na fotografia, a abertura do diafragma serve como o elemento básico para expressar a correção da exposição, e é notada aumentando os valores da seguinte forma: f / x.

Estes variam de f / 1.4 a f / 32: quanto menor o valor, maior a abertura do diafragma.

O sensor

O sensor é a parte da câmera digital que captura luz para criar uma imagem. É análogo ao filme das câmeras não-digitais. Semelhante à camada de material sensível à luz em película fotográfica, o sensor de uma câmera digital tem células sensíveis à luz.

Seu tamanho é expresso com as letras APS-C, para “Advanced Photo System type C”.

Aprendendo a fotografar: Profundidade de campo, enquadramento e composição

Compor uma foto significa “preencher o quadro”, isto é, identificar as belas imagens, todos os elementos que se deseja fixar.

É por este motivo que o enquadramento fotográfico faz parte da base do curso de fotografia (online), uma das coisas mais importantes a saber.

A composição serve para tornar uma imagem legível e compreensível, para ampliar uma situação – evitando um elemento indesejável, um carro ou um prédio, por exemplo – para uma melhor renderização final.

A composição e o enquadramento são indissociáveis. (fotografia curso)

Tornar-se fotógrafo não é tão difícil: quando você começa, tem a sensação de que é muito conhecimento técnico.

Mas para destacar uma paisagem por exemplo, você pode aplicar uma regra de ouro básica e simples e que funciona com qualquer iniciante: a regra dos terços.

Para encaixar corretamente, devemos imaginar uma grade dividindo a lente em três partes horizontais e três verticais, de modo a reservar um terço mais alto para o céu, dois terços para a paisagem, enquanto coloca seu objeto em um ponto forte da imagem.

Isso é chamado de gerenciamento da “profundidade de campo”: é uma questão de ajustar a abertura do diafragma e a velocidade do obturador, para deixar claro todos os elementos da imagem (para maximizar a profundidade de campo) ou para caso contrário, desfoque o fundo com uma abertura de diafragma grande (profundidade minimizada). (curso online de fotografia)

E por fim, a última coisa importante: a luz. O tempo de exposição, dependendo do contexto, impede que a foto seja superexposta – queimada – ou muito escura.

Um tempo de exposição longo será adequado para fotos noturnas, enquanto uma exposição curta será adequada para muita luz – em plena luz do dia – em assuntos em movimento.

Esta é a parte teórica, mas como realmente tirar um retrato ou paisagem?

10 dicas para aprender a fotografar um retrato

Uma das primeiras regras na fotografia de retratos é ficar parado antes de clicar: mover pode estragar uma foto.

Brinque com as luzes para fotografar um retrato: não em pleno sol ... Regra básica da fotografia: não faça retratos contra luz! Só fotógrafos profissionais e com uma linha artística definida têm a liberdade de ousar nesse sentido! © Thibault Copleux

Prenda a respiração, firme os braços: todos os recursos são válidos para não se mover antes de ativar o gatilho da máquina.

No retrato, muitas vezes usamos um tripé, e não é à toa. Aqui estão as nossas dicas para capturar seus assuntos como um fotógrafo profissional.

  1. Concentre-se no olhar do sujeito,
  2. Coloque sua câmera SLR no modo de prioridade de abertura (se você não controlar a configuração no modo manual),
  3. Escolha uma grande abertura, para corrigir quaisquer impurezas da pele,
  4. Deixe o máximo de espaço possível diante de seus olhos
  5. Use um refletor (uma parede colorida, por exemplo) para apreciar a colorimetria da decoração,
  6. Fique na sombra e leve o assunto para a luz,
  7. Crie curvas, espaços e triângulos na postura do modelo para refinar a silhueta e destacar as formas,
  8. Não tenha pressa em uma sessão de fotos, e fique livre para “metralhar”: escolher uma imagem entre centenas é melhor que um entre dez ou vinte,
  9. Use a profundidade de campo, a luz natural, o ambiente para destacar o assunto,
  10. Deixe o clima descontraído para conseguir sorrisos do modelo e estabelecer o mais natural possível.

Outra dica: procure o melhor ponto de vista. É melhor ficar abaixo da cabeça do sujeito, ou no mesmo nível, mas nunca acima dele.

Com a regra dos terços em mente, não se deve focar o sujeito na objetiva: um modelo à direita ou à esquerda de um elemento, olhando em uma direção diferente da lente pode aprofundar a expressão da foto.

10 dicas para aprender a fotografar uma paisagem

Que melhor maneira de dar um bom presente do que fazer uma bela fotografia de paisagem?

Você não precisa ser um fotógrafo profissional para ter sucesso em suas fotos de natureza ou para conseguir imortalizar uma situação rara (um animal, uma lembrança de feriado, etc.).

Faça belas fotos de viagem: o Saara, longa exposição. Depois de algumas aulas teóricas você descobre que o brilho da sua imagem muda com a abertura do diafragma.

A maioria das câmeras agora permite capturar a imagem graças ao seu modo automático.

Aqui estão algumas dicas para se familiarizar e registrar as paisagens – e quem sabe você se torna um verdadeiro malabarista de luzes!

  • Observe a luz de uma paisagem para entender os contornos, a atmosfera, as cores,
  • Aplique a regra de ouro dos terços,
  • Não centre o horizonte,
  • Evite a imagem da luz do dia: amanhecer ou anoitecer oferecem cores mais nobres,
  • Fique de olho na meteorologia: as cores e os contrastes trazidos pelas brumas da manhã, a chuva, o vento – que move as plantas -, as nuvens …,
  • Use um filtro polarizador, para ser fixado na frente da lente: para maior clareza sem precisar passar pelo software de edição de imagem,
  • Fique atento ao primeiro plano: um objeto em primeiro plano pode saturar ou enriquecer a foto, veja de acordo com as várias sensibilidades,
  • Encontre o melhor “spot”: as cores mudam ao longo do dia, mesmo que por apenas uma hora. Voltar para o mesmo lugar para uma sessão de fotos faz parte dos caprichos da fotografia.
  • Brinque com as linhas de fuga: para levar o olhar a uma direção deliberadamente determinada,
  • Treinar, treinar e treinar novamente: não dizemos que é uma foto que não deu certo, dizemos que “é um rascunho, a próxima será melhor! “
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar