Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

É complicado assimilar a língua russa?

De Camila, publicado dia 27/12/2018 Blog > Idiomas > Russo > É difícil aprender russo?

Segundo o ranking Mosalingua de 2015, o russo ocuparia a 3ª posição das línguas mais difíceis de se aprender no mundo, logo atrás do árabe e do mandarim!

Sofrendo de sua reputação negativa, a língua russa é pouco conhecida pelos nossos compatriotas. Uma impopularidade que pode ser explicada por sua gramática complicada, alfabeto incompreensível e sotaque vigoroso.

  • Aprender russo é difícil mesmo?
  • Como aprender a falar russo morando no Brasil?
  • Como aprender russo online?
  • Como aprender russo sozinho?
  • Existe algum aplicativo para aprender russo de maneira mais fácil?
  • Quais os melhores livros para aprender russo, seja durante os aulas do idioma ou de maneira autodidata?
  • Aprender  alfabeto russo é a mesma coisa que aprender o alfabeto cirilico?
  • Ao aprender o idioma da Russia, eu aprendo também sobre a cultura russa?

Se você ama a lingua da Russia, sonha em conseguir falá-la, mas essas e muitas outras perguntas ficam te atormentando, não se desespere, pois você não é o único!

Sempre com o intuito te de ajudar a fazer a escolha mais adequada aos seus desejos e objetivos, Superprof preparou uma matéria expondo algumas das dificuldades encontradas pelos brasileiros na hora do aprendizado desse idioma tão diferente do nosso.

Esperamos que aqui você encontre algumas respostas!

E mais: um mini guia com dúvidas frequentes sobre língua russa e sua cultura.

A facilidade de aprender a língua russa

Pertencente à subcategoria das línguas eslavas, o russo é uma língua de origem indo-europeia, assim como o espanhol, o francês, o italiano e o português.

É fácil imaginar que o contexto histórico comum dos países da Europa tenha desempenhado um papel em possíveis semelhanças entre as línguas.

A língua oficial da Rússia possui suas especificidades, mas também – por mais incrível que pareça – possui algumas semelhanças com a língua portuguesa!

Um reportagem publicada pelo site msn.com mostrou que mais de 500 russos estudam português em universidades russas com o objetivo de se tornarem diplomatas em países lusófonos!

Com as festividades da Copa do Mundo de Futebol em 2018, muitos guias nativos aprenderam a falar o nosso idioma para garantir a boa comunicação com os turistas brasileiros, que apareceram em massa para testemunhar o evento mundial mais famoso do esporte mais popular do Brasil!

Ou seja, se russos conseguem aprender o português, então por que um brasileiro não conseguiria aprender o idioma de Dostoiévski?!

Bonequinhas russas. O alfabeto russo é bem diferente do alfabeto latino.

O alfabeto russo é mais simples do que parece

A base para aprender russo? O alfabeto cirílico, claro!

Embora esse monte de letras desconhecidas por nós possa, a princípio, assustar o leitor lusófono, o alfabeto cirílico é, na verdade, muito mais fácil de lembrar do que parece.

O alfabeto russo tem 33 letras (apenas 7 a mais do que o alfabeto latino) e é composto por:

  • 7 letras latinas,
  • 9 letras gregas,
  • 15 letras russas,
  • Um sinal suave e um sinal forte.

Se, por acaso, você estudou grego antigo na universidade (para estudantes de Letras isso é muito mais possível do que possa soar!), as primeiras 16 letras do alfabeto russo podem ser assimiladas em apenas uma ou duas sessões de aulas do idioma de Tolstoi.

A caligrafia também é de fácil acesso: os caracteres russos são muito semelhantes às variações em nossas letras maiúsculas. Eles são muito facilmente reproduzíveis, ao contrário dos caracteres de kanji (japonês), por exemplo, que mudam de direção de acordo com a orientação da linha.

Além do mais, os alunos de russo podem optar por estudar a escrita cursiva cirílica, o que os permite aprender a caligrafia russa com mais naturalidade e rapidez, embora a escrita tipográfica ainda seja essencial para trabalhar no computador através do teclado cirílico.

Língua russa: regras fáceis de aprender

Como na nossa língua materna, a língua russa é um idioma composto por vogais e consoantes.

Ou seja, BOA NOTÍCIA: o aprendiz de russo pode encontrar uma similaridade entre russo e português em termos de formação de palavras!

No nível da conjugação, o aluno, no entanto, precisa aprender tudo do zero: a russa está longe de ser parecida com a do português.

Mas aqui está MAIS UMA BOA NOTÍCIA: ela está longe de ser tão complexa quanto a conjugação da língua portuguesa!

Os falantes de russo usam apenas dois tempos verbais:

  1. Presente,
  2. Passado.

E quatro modos:

  1. Indicativo,
  2. Imperativo,
  3. Gerúndio,
  4. Particípio.

A não ser que você possa passar uma temporada na Rússia estudando! Se você quer aprender russo rapidamente, aulas particulares são a melhor opção.

Como na língua de Camões, o russo é compreende seis pronomes pessoais:

  1. я,
  2. ты,
  3. он,
  4. мы,
  5. вы,
  6. они.

No que diz respeito à sintaxe das palavras russas, ela é mais fácil de dominar do que a sintaxe das portuguesas: o idioma de Dostojevski não reconhece um caráter definido ou indefinido para um sujeito. A falta de artigo é paliada pelo lugar do sujeito na sentença, indicando se esta é definida ou indefinida.

Em entrevista à Russia Beyond Headlines em 27 de janeiro de 2017, a estudante russa Anna Soloviova explica:

“Se os estrangeiros aprendem russo desde a infância, como acontece com a língua inglesa, então não é difícil para eles. Em russo, o horror da gramática acaba no nível A2. Depois, é liberdade e prazer ilimitado para falar, ler e escrever uma linguagem absolutamente bela. “

Então, se você pretende virar um bilíngue em russo, essa é mais uma boa notícia que te damos ainda na primeira parte desta matéria! 

Confira alguns dos vários motivos para fazer aulas de russo.

Quais são os desafios da língua russa?

Como tudo na vida, o aprendizado do idioma da Rússia apresenta alguns obstáculos para aqueles que se aventuram em assimilá-la como língua estrangeira.

Mantenha a calma, respire fundo e siga em frente, pois tais dificuldades, como várias outras que possam aparecer, são totalmente possíveis de serem superadas!

Pronúncia quase impossível?

Para os jovens aprendizes de russo, a parte mais complicada do aprendizado da língua é a pronúncia!

Isso porque ela é uma língua de sotaque, ao contrário do português: o sotaque tônico das palavras russas muda de uma forma para outra, dificultando o aprendizado para os estudantes lusófonos. Para se tornar um verdadeiro especialista de língua russa, é necessário não apenas aprender o alfabeto russo, mas também o alfabeto fonético internacional (API), particularmente útil para o uso de dicionários português-russo.

Os sotaques mudam do norte para o sul da Rússia. A pronúncia do russo varia de acordo com a região do país!

Além do mais, assim como no Brasil, existem diversos sotaques dentro do próprio território da Rússia, tais como:

  • Norte da Rússia: o g é gutural, o o é não acentuado em /o/ e o t no final do verbo é pronunciado com força;
  • Sul da Rússia: o g é fricativo, o o não acentuado é pronunciado /a/ e o t no final do verbo é suave,
  • Rússia Central: usa as duas regras do norte e do sul da Rússia.

Dependendo da região geográfica, portanto, encontra-se nativos usando dialetos diferentes, às vezes incompreensíveis aos iniciantes no aprendizado do russo! 

Uma linguística complexa

Ao contrário do português, a língua russa é uma língua flexiva, isto é, as palavras russas mudam de forma de acordo com sua relação gramatical com os outros termos de uma frase. Essas regras não publicadas são uma verdadeira dor de cabeça para os nossos compatriotas!

Dentro do idioma russo, existem dez declinações gramaticais:

  • Nominativo,
  • Genitivo,
  • Dativo,
  • Acusativo,
  • Instrumental,
  • Preposicional.

Antes de ir para a expressão oral, portanto, o estudante deve, a cada vez, esforçar-se para pensar sobre qual forma dar às palavras. Sendo assim, todo o sistema de pensamento linguístico do aluno lusófono deve ser modificado quando ele aprende uma língua flexiva como o russo. 

Outra preocupação dos brasileiros aprendizes de russo é a formação de verbos!

Em russo, existem duas formas para um verbo:

  • O perfectivo, que descreve uma ação passada que é totalmente acabada ou uma única ação ou uma ação futura,
  • O imperfectivo, que descreve uma ação presente, uma ação que se repete no tempo ou uma ação passada inacabada.

Além do mais, os alunos devem levar em conta os prefixos, pois eles podem mudar completamente o significado de uma mesma palavra.

Dá para perceber que é necessário estar motivado para aprender a falar russo fluentemente como um verdadeiro nativo do país de Tolstoi! No entanto, temos certeza que você está achando que é mais fácil do que pensava!!!

Dicas para ajudá-lo na organização da sua viagem à Rússia.

Quanto tempo para aprender a língua russa?

Para se tornar bilíngüe russo-português, o estudante precisa adquirir todos os fundamentos da língua de Dostojevski.

Para tal, é necessário assimilar muito bem os seguintes aspectos linguísticos:

  • Gramática russa,
  • Cultura russa,
  • Expressões russas,
  • Saudações russas,
  • Pronúncia russa,
  • A transcrição fonética de novas palavras russas,
  • O alfabeto cirílico russo.

Alguns aprendizes têm mais facilidade para aprender línguas estrangeiras que outros. O tempo para aprender russo varia de aluno para aluno.

A princípio, o aprendiz de russo pode escolher aprender a língua como um autodidata, sendo capaz de revisar o vocabulário mais básico do idioma de maneira independente. É preciso um pouco mais de esforço e dedicação para aprender um idioma sozinho. Por isso, caso queira aprender mais rápido e com acompanhamento personalizado, a melhor e mais efetiva maneira é através de aulas particulares!

Para assimilar o alfabeto cirílico, leva-se cerca de 1 mês, contanto com a memorização da caligrafia e da pronúncia!

Usar exercícios interativos torna o aprendizado mais divertido, permitindo ainda que o aluno possa aprender russo de graça quando tais atividades são encontradas online. 

Com suporte personalizado, o aluno pode se lembrar de todos os fundamentos do idioma em menos de 6 meses!

Finalmente, a maneira mais recomendada de aprender russo rapidamente é viajar para a Rússia. Durante um estudo de imersão linguística, o aluno poderá descobrir não apenas a cultura russa, mas também todas as expressões linguísticas cotidianas do idioma.

Leva-se, em média, 1 ano de treinamento de russo para alguém ser capaz de estabelecer conversas com um nativo.!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 2 votos)
Loading...
avatar