Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como escrever uma boa redação?

De Camila, publicado dia 29/10/2019 Blog > Apoio Escolar > Redação > Conselhos para fazer uma boa produção escrita

Saber escrever um bom texto é fundamental. Seja para entrar na universidade, para fazer uma prova de concurso, para redigir relatórios, monografias, dissertações, e até mesmo cartas e e-mails, é importante saber transmitir em palavras escritas a mensagem que você pretende passar adiante.

Existem vários tipos de redação e os mais importantes dentre eles são:

  • Dissertativo;
  • Descritivo;
  • Narrativo.

Independente de qual estilo você escolha ou precise escrever, é preciso sempre ficar atento à coerência e coesão do seu texto. Uma redação que não seja coerente e coesa é muito difícil de ser compreendida. Durante uma avaliação, a ausência dessas duas características pode significar uma diminuição drástica na nota final.

Mas então, como escrever um texto coeso e coerente?

Sempre com o intuito de te ajudar nos momentos difíceis, Superprof preparou esta matéria que vai te ensinar tudo sobre como escrever uma boa redação!

Preparado? Então papel e caneta em mãos, e boa leitura!

Confira ainda o nosso super guia sobre como produzir o texto perfeito!

Como começar uma redação?

A maioria das redações que são pedidas em provas, seja enem, vestibular, concurso ou sobre alguma matéria na universidade, são dissertativas. Sendo assim, vamos focar nesse tipo de produção escrita. No entanto, isso não impede que você adapte as habilidades adquiridas ao escrever um texto dissertativo na hora de fazer um texto narrativo ou descritivo.

O que é uma dissertação?

Se você está se perguntado o que é uma dissertação, então chegou a hora de saber mais sobre esse tipo de produção escrita.

Uma redação dissertativa é um texto no qual você expõe suas ideias de maneira clara através da apresentação de fatos, argumentos e dados. Ao longo da redação, o seu objetivo é o de defender uma ideia que será analisada e discutida a partir de um ponto de vista (na maioria dos casos, o seu).

Agora que você já sabe o que é uma dissertação, que tal aprender como se lançar na escrita de uma? Como tudo na vida tem começo, meio e fim, com a redação não poderia ser diferente. Então, como começar a sua produção escrita?

Não se desespere diante de uma folha em branco na hora de começar a sua redação.

Passo 1: tempestade de ideias

Primeiro é preciso pensar sobre o tema a ser abordado. Alguns professores fera em redação aconselham que se gaste entre 5 a 10 minutos fazendo uma “tempestade de ideia” (também conhecido pelo termo em inglês “brainstorm“). Isso quer dizer que durante este tempo, você vai escrever em uma folha de rascunho tudo o que vier à sua mente sobre o tema em questão.

Passo 2: formulação de frases

Em seguida, é preciso organizar suas ideias. Essa organização pode ser feita pegando palavras contidas na sua “tempestade” e transformando-as em frases, sejam elas curtas ou longas. Se novas ideias vierem à sua mente enquanto você estiver formulando as frases, escreva-as também, dessa vez de maneira um pouco mais organizada.

Passo 3: plano de redação

O próximo passo consiste em selecionar as ideias que podem ser usadas para o seu texto. Sendo assim, é preciso consultar novamente todas as frases escritas no passo 2 e analisar quais delas se encaixam melhor na hora de apresentar e defender o seu tema.

Passo 4: rascunho

Agora que suas ideias principais e mais relevantes foram selecionadas, chegou a hora de colocar a mão na massa e fazer um rascunho do texto. Durante essa primeira tentativa de escrita, é muito importante começar definindo uma tese.

Definir uma tese significa que você precisa se posicionar em relação ao tema abordado: A favor? Contra? Depende da situação?

É na introdução que você vai apresentar seu tema e sua tese ao leitor.

Fazer uma boa redação é super fácil.

Introdução: a primeira parte da sua redação

A introdução de um texto, como o próprio nome indica, é aquela que introduz o leitor dentro do assunto apresentado. Ela tem por objetivo, portanto, apresentar o tema para quem está lendo, assim como apontar o que será abordado ao longo do corpo da redação.

Para cumprir bem o seu papel, a introdução precisa ser objetiva.

Esta parte pode ser apresentar de várias maneiras, seja através de perguntas, citações ou explicações. Se você optar por fazer uma ou mais perguntas durante a sua introdução, lembre-se de respondê-las ao longo do desenvolvimento do seu texto!

Você pode ainda optar por conceituar algo que será tratado. Essa é uma das maneiras mais utilizadas para se fazer uma introdução. Para tal, você pode pegar uma palavra-chave ou ideia principal do seu tema e falar sobre ela.

Dados estatísticos também podem ser utilizados para se começar um texto. Além de citá-los, é preciso falar um pouco sobre eles. E o mais importante: lembre-se sempre de citar a fonte!

Como ser imparcial na minha redação?

O dicionário Michaelis apresenta a definição de “imparcial” da seguinte maneira:

  1. Que não é parcial; isento, justo, neutro.
  2. Que não se deixa corromper.
  3. Que julga sem paixão, sem tomar partido: Juiz imparcial.
  4. Que não sacrifica a verdade e a justiça a considerações particulares.

Levando em consideração as descrições acima, podemos concluir que para que sua redação seja imparcial, ela precisa:

  • Ser justa;
  • Conter dados verídicos, não corrompidos;
  • Não possuir julgamentos pessoais;
  • Atestar a verdade sobre as informações apresentadas.

Outro aspecto importante para a imparcialidade do seu texto é ficar atento a evitar preconceitos e ideias pré-concebidas.

Atenha-se aos fatos apresentados e não ao “achismo”. Sendo assim, não existe espaço em um texto imparcial para frases que contenham expressões como:

  • “eu acho”;
  • “eu penso”;
  • “na minha opinião”;
  • “no meu ponto de vista”.

A partir do momento que você coloca a sua opinião pura em uma dissertação, sem nenhum dado ou informação oficial para comprová-lo, você está interpretando algo à sua maneira, sem possuir provas e sem levar outros pontos-de-vista em conta. Isso quer dizer que você está sendo completamente parcial, e não imparcial.

É essencial que você não tome nenhum partido ao escrever seu texto.

Dicas sobre como estruturar um texto.

Como desenvolver o assunto sem se perder?

Mesmo organizando as ideias após a “tempestade” do início do texto, muitas pessoas ainda acabam se perdendo na hora de colocar todas elas juntas durante o desenvolvimento.

O que é o desenvolvimento de uma redação?

O desenvolvimento é também chamado de “corpo do texto”. Ele é a parte mais longa de uma redação e é nele que estão contidas as ideias e os argumentos apresentados na introdução. É igualmente no desenvolvimento que apresentamos um debate sobre a tese, também citada na primeira parte do seu texto.

Dicas para fazer um bom desenvolvimento

Seja objetivo

Um bom desenvolvimento de um texto dissertativo em provas possui, em média, 2 a 4 parágrafos. É importante que o assunto desenvolvido nesses parágrafos seja apresentado de maneira objetiva. Muitas pessoas se perdem quando começam a escrever simplesmente para “encher linhas” e completar o mínimo solicitado para a redação.

Evite também o uso de uma linguagem rebuscada, permeada por arcaísmos e expressões eruditas. Essa tática pode até impressionar alguns leitores, mas, definitivamente, enfeitar a escrita não vai fazer com que você se pareça mais inteligente aos olhos dos corretores.

Apresente aspectos positivos e negativos

Uma boa maneira de desenvolver o seu texto é apresentando “prós e contras” ligados ao tema, à sua tese e aos argumentos apresentados.

É importante lembrar que, para ser imparcial ao longo do seu texto, você não pode dar ênfase a nenhum dos lados. Sendo assim, se o seu desenvolvimento possui 2 parágrafos, separe um para falar de um ponto negativo e outro para falar de um ponto positivo. No caso de 4 parágrafos, faça 2 dedicados aos prós e 2 dedicados aos contra.

Apresente causas e consequências

Outra maneira bastante utilizada para compor o desenvolvimento de uma redação é apresentando causas e consequências ligadas ao assunto abordado.

Sendo assim, se você trabalha com um desenvolvimento de dois parágrafos, utilize o primeiro deles para apresentar os aspectos que levaram ao problema discutido e o segundo para falar sobre as decorrências desse problema.

Quer um exemplo?

  • Causa / problema discutido: seca (primeiro parágrafo do desenvolvimento);
  • Consequência / decorrência: queimadas (segundo parágrafo do desenvolvimento.

O desenvolvimento é a parte mais longa do seu texto.

Dicas e conselhos sobre como se tornar um bom redator.

Como fazer uma conclusão perfeita?

Para finalizar bem o seu texto, é preciso apresentar uma boa conclusão.

A sua conclusão deve conter um resumo bem objetivo de tudo o que foi apresentado na sua redação até agora.

Nada de ideias novas

Atenção: não apresente nenhuma ideia ou argumento novo durante a conclusão! Nela só são abordados questões que já foram mencionadas antes no seu texto.

Sendo assim, não proponha nada de novo a ser desenvolvido. O desenvolvimento do seu tema acontece no…. [tambores rufando] desenvolvimento do texto e não na conclusão!

Nada de dramaticidade

Segure-se também para não ser dramático demais. Muitas pessoas acham que a dramaticidade dá ênfase para o que foi apresentado. No entanto, as chances de você parecer sentimental e sensacionalista são muitos grande, e por isso tal tática deve ser evitada. Atenha-se aos fatos que foram apresentados anteriormente e só!

Sintetize o seu trabalho

Mostre tudo o que foi mencionado no desenvolvimento de maneira resumida. Esta é uma ótima oportunidade para você mostrar o seu entendimento sobre o assunto abordado e explicado ao longo do texto.

Proponha soluções para o problema discutido

Propor soluções não significa se apresentar como um herói ou mágico que pode resolver os problemas apresentados de maneira miraculosa e surreal. Tenha bom senso e coloque na sua conclusão apenas medidas que lhe pareçam possíveis de serem implementadas e seguidas.

Depois dessas dicas, temos certeza que você vai escrever uma excelente redação!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar