A Biologia é uma disciplina que, basicamente, significa estudo da vida. Trata-se de uma ciência incrível que explora ideias e conceitos com os quais cada ser humano pode se relacionar.
Muitas pessoas estão continuamente fascinadas em descobrir a vida no planeta, a evolução do ser humano e como se dá a interação entre os organismos vivos.
Nos cursos de biologia, inclusive, aprendemos conceitos importantes sobre a necessidade de cuidarmos do nosso corpo e do meio ambiente, além de um entendimento mais amplo acerca de tudo ao nosso redor e como a diversidade de temas (que essa disciplina dispõe) é capaz de trazer esclarecimentos exatos relacionadas a inúmeras questões.
O problema, no entanto, é que algumas aulas de biologia acabam sendo um tanto quanto complexas, gerando certo desinteresse por parte de muitos estudantes que, num primeiro momento, até se mostram curiosos sobre vários assuntos, mas que, devido às explicações maçantes, acabam ficando displicentes nas aulas.
Por conta disso, selecionamos alguns tópicos com assuntos sobre o tema e que, assim, possam contribuir para auxiliar professoras e professores de biologia na preparação de suas aulas. Além disso, esperamos que essas informações motivem os alunos a se interessarem pelo conteúdo essencial de um curso completo de biologia aplicado nas escolas de todo o Brasil. Acompanhe!
A importância de aprender biologia
Professor e aluno sabem que é importante estudar biologia. Mas por quê? Estudar biologia é se abrir à descoberta do funcionamento dos seres vivo, de como é possível entender e prevenir doenças, sem falar na capacidade efetiva de previsão mais assertiva quanto ao impacto do ser humano sobre outras espécies do planeta.

Em uma aula de biologia, os alunos têm a oportunidade aprender diversas questões teóricas e práticas que envolvem temas de Genética e Biodiversidade, Microbiologia, Anatomia Humana, Zoologia e Botânica, além de outras abordagens bem interessantes.
Embora muitos associem Ciências às coisas que acontecem em um laboratório de alta tecnologia, a verdade é que todo tipo de descoberta biológica acaba afetando a nossa existência, o nosso cotidiano.
Todas essas coisas presentes em nossas rotinas são influenciadas de alguma forma pelas inovações da ciência que, por incrível que pareça, tem sofrido em várias partes do mundo constantes ataques por pensamentos obscurantistas e negacionistas, inclusive no Brasil.
Por falar nisso, é pertinente ressaltar que as vacinas, por exemplo, são desenvolvidas a partir de estudo sérios e importantes, uma vez que elas se configuram como a melhor forma de se proteger de uma variedade de doenças graves, bem como suas complicações.
Muitas dessas doenças, no entanto, podem até levar à morte – como é o caso da Covid-19 e tantas outras que já foram controladas e/ou erradicadas.
Os maiores avanços na biologia e os responsáveis dessas descobertas
A biologia é responsável por inúmeras inovações no campo das ciências. Ao longo de décadas, as ciências biológicas, tal qual a botânica e a zoologia, foram se transformando em campos de estudo cada vez mais amplos a ponto de inúmeros cientistas, como Lavoisier, por exemplo, passarem a estabelecer correlações entre o mundo dos organismos vivos com o da matéria inanimada, através de experimentos físico-químicos.
Muitos exploradores naturalistas como Alexander Von Humboldt começaram a investigar a interação entre os seres vivos e o meio físico, bem como a forma em que essa relação era afetada pela geografia, estabelecendo, assim, as bases para biogeografia, ecologia e etnologia.

Com o tempo, grande parte desses naturalistas começaram a rejeitar as teses do essencialismo, passando a considerar a importância de conceitos relacionados à extinção e mutabilidade das espécies, inclusive sobre a teoria celular, a qual forneceu ao meio acadêmico uma nova perspectiva sobre os pilares fundamentais da vida.
Todo esse progresso, em conjunto com as conclusões obtidas nos campos da embriologia e paleontologia, foi logo resumido na teoria da seleção natural proposta por Charles Darwin.
Mas, ao final do século 19, o mundo assistiu ao declínio da teoria da geração espontânea e à ascensão da teoria microbiana das doenças, muito embora o conceito de mecanismo da hereditariedade tivesse permanecido como um mistério para muitas pessoas do meio científico.
Já no século 20, as pesquisas em biologia foram se intensificando cada vez mais, sendo que as inovações com maiores destaques são a Fertilização in vitro, os estudos de DNA, a descoberta da penicilina, os tratamentos de infertilidade, os processos de clonagem e a modificação genética.
O ensino da biologia no mundo: temas pertinentes
Tendo em vista que a Biologia é uma ciência ampla e que, por conta disso, dispõe de uma grande quantidade de tópicos a serem cobrados em uma avaliação, é interessante pontuar que a variedade de assuntos que essa disciplina contempla se divide entre aqueles que são mais explorados em sala de aula, enquanto outros nem tanto.
Por conta disso, muito se tem falado nas reuniões pedagógicas sobre o que de fato trabalhar nos cursos de biologia, lembrando que, dentre os tópicos científicos mais questionados pela garotada, tudo que tem a ver com o coronavírus acaba sendo a bola da vez, seguido, é claro, das principais dúvidas sobre a vacina contra a COVID-19, além da ineficácia de certos remédios, considerados como um suposto “tratamento precoce” contra o coronavírus.
Sem dúvida, esses assuntos precisam ser discutidos na sala de aula com a mediação da professora ou do professor de biologia.
Porém, é importante também estudar conceitos importantes sobre outros tópicos dessa disciplina que, para quem não sabe, costumam cair nos vestibulares de todo o Brasil, inclusive nas provas do Enem. Confira, então, os temas mais recorrentes abordados nas aulas de biologia em várias partes do mundo e no Brasil:
- Evolução – em geral, são estudadas as teorias evolucionistas, principalmente os conceitos ligados às principais ideias de Darwin;
- Genética – estuda questões sobre o DNA, transgênicos e mutações, além de conceitos relacionados às análises de heredogramas e cariótipos;
- Ecologia – é trabalhado desde conteúdos básicos, como cadeia alimentar, até problemas ambientais mais complexos, como o aquecimento global;
- Fisiologia Animal – é feito um estudo sobre o funcionamento do corpo dos animais, especialmente aos seres humanos;
- Parasitologia – é abordado o funcionamento do ciclo de vida dos parasitas, bem como sua relação com o hospedeiro – geralmente se dá uma atenção especial aos sintomas de algumas doenças.
Glossário essencial para as aulas de Biologia
Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional está evidente a importância de nortear as propostas pedagógicas nas escolas públicas e privadas do Brasil a partir de princípios éticos, políticos e estéticos, os quais são traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica.

Isso significa a necessidade de planejar uma abordagem que permita a construção de conhecimentos acerca das disciplinas e que todos os assuntos estudados possam ser acessíveis aos estudantes, inclusive os termos utilizados nas aulas.
Especificamente sobre as aulas de biologia nas escolas, selecionamos alguns dos vocábulos mais utilizados nas salas de aula que, de certa forma, são preponderantes para um bom entendimento da matéria. Confira:
- Abiótico – componente não vivo que inclui condições físicas e químicas do meio ambiente;
- Aeróbico – organismo que cresce ou metaboliza somente com a presença de oxigênio;
- Biocenose – conjunto equilibrado de animais e de plantas pertencente a uma comunidade;
- Biodegradável – substância que se decompõe pela ação de seres vivos;
- Biodiversidade – representa a variedade de seres vivos em determinado ambiente;
- Biologia Celular - estudo da estrutura e função das células como unidade fundamental de todos os organismos vivos;
- Bioma – conjunto de ecossistemas terrestres caracterizados por tipos fisionômicos semelhantes de vegetação, em que dispõem de diferentes tipos climáticos;
- Biomassa – quantidade de matéria orgânica que pode ser expressa em peso, volume, área ou número;
- Biosfera – é o conjunto de todos os ecossistemas do planeta, os quais são formados pela atmosfera, crosta terrestre, água e todas as formas de vida;
- Cadeia alimentar – o indivíduo mata e come o outro da mesma espécie;
- Ciclo vital – nascimento, crescimento, maturidade, velhice e morte dos organismos;
- Clorofila – pigmento existente nos vegetais que capta energia solar para fazer fotossíntese;
- Decompositores – organismos que transformam a matéria orgânica morta em matéria inorgânica simples, passível de ser reutilizada pelo mundo vivo;
- Ecologia – ciência que estuda a relação dos seres vivos entre si e com o ambiente físico;
- Ecossistema – conjunto integrado de fatores físicos, químicos e bióticos, que caracterizam um determinado lugar de dimensões variáveis;
- Evolução - mudança natural nas características hereisibiláveis dos organismos vivos ao longo de gerações consecutivas;
- Fitoplâncton – conjunto de plantas flutuantes de um ecossistema aquático, como algas;
- Fotossíntese – processo bioquímico que permite aos vegetais a utilização da luz solar como fonte de energia para formar substâncias nutritivas;
- Habitat – ambiente que oferece um conjunto de condições favoráveis para o desenvolvimento, a sobrevivência e a reprodução de determinados organismos;
- Homeostase - é um termo que se refere à capacidade de uma célula ou grupo de células procurar e manter uma condição estável ao lidar com mudanças externas;
- Mutações – variações descontínuas que modificam o patrimônio genético e se exteriorizam através de alterações permanentes e hereditárias;
- Nível trófico – é a posição ocupada por um organismo na cadeia alimentar;
- Organização – é um termo biológico usado para descrever a hierarquia de sistemas e estruturas biológicas;
- Predatismo – relação ecológica que se estabelece entre uma espécie denominada predadora e outra denominada presa;
- Resíduos – materiais ou restos de materiais cujo proprietário ou produtor não mais considera com valor suficiente para conservá-los;
- Seleção natural – processo de eliminação natural dos indivíduos menos adaptados ao ambiente;
- Simbiose – associação interespecífica harmônica, com benefícios mútuos e interdependência metabólica;
- Tolerância – capacidade de suportar variações ambientais em maior ou menor grau;
- Variação - em termos biológicos, refere-se a quaisquer diferenças entre células, organismos ou grupos de organismos causados pela variação genotípica;
- Zooplâncton – conjunto de animais, geralmente microscópicos, que flutuam nos ecossistemas aquáticos.
Utilizando a arte nas aulas de Biologia
Quando o assunto é aula de biologia, a exigência pesa muito, pois estamos falando de uma matéria complexa que vai além de uma mera aula expositiva.
O problema é que muitos profissionais da área ficam condicionados a lecionarem com apoios de quadro e giz por certa comodidade.
Ao mesmo tempo, temos que ser justos ao enfatizar que grande parte dos profissionais de biologia que lecionam em escolas (principalmente públicas) estão de mãos atadas por falta de estrutura e materiais essenciais para o desenvolvimento de uma aula de qualidade.

É importante que toda a comunidade escolar entenda que tanto a Biologia quanto a Ciência em si dispõem de temas profundos que despertam a curiosidade dos alunos.
Essa curiosidade, no entanto, precisa ser aproveitada e quando o professor começa a reproduzir conceitos repletos de nomes desconhecidos, automaticamente esse aluno perde o interesse e se sente desmotivado por perceber a sua dificuldade em assimilar o conteúdo.
Por isso, é crucial que tanto a professora quanto o professor de biologia estejam dispostos a buscar metodologias diferentes, principalmente quando a escola auxilia dando oportunidade do uso de atividades artísticas e lúdicas nas aulas de Biologia, Ciências e em outras disciplinas.
O estímulo ao prazer e bem-estar nas atividades pedagógicas estão estritamente relacionadas ao conceito do lúdico. Essas dinâmicas, no entanto, podem ser caracterizadas por jogos e brincadeiras que podem contribuir positivamente para a construção do conhecimento no aluno.
Se durante um curso de biologia do ensino fundamental, por exemplo, os estudantes são desafiados a buscar respostas para um determinado problema, a forma com que essa atividade é elaborada e apresentada pode sim gerar um estado de motivação, fazendo com que o aluno busque se esforçar para alcançar um objetivo nesse jogo.
O interessante de atividades artísticas como essas é que existe aí uma espécie de “provocação” saudável para que aconteça uma interação, ajuda mútua e, principalmente, aprender a respeitar regras.
E quando essas tarefas propostas pela professora ou pelo professor de biologia estão relacionadas ao fazer artístico, os benefícios são ainda maiores, pois a classe é estimulada a exercitar a criatividade e a melhorar a autoestima.
















