Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Descubra como ensinar a língua italiana

Blog > Idiomas > Italiano > Como se tornar professor de italiano no Brasil?

É isso mesmo, você encontrou seu caminho!

Você quer se tornar o novo Sr. Modini e, apaixonadamente, ensinar seu amor pela língua de Dante em aulas de italiano?

No Brasil, existem muitos professores de italiano. No Superprof, você pode encontrar o professor ideal para o seu projeto com a língua de Dante!

Assim, entre professores particulares que dão aulas de italiano online ou em casa ou em escolas de idiomas, há sempre um lugar para os amantes da língua italiana! E os brasileiros são cada vez mais atraídos pelas línguas graças às diferentes viagens e intercâmbios que andamos fazendo pelo mundo afora!

Mas você ainda se pergunta: ensinar na escola primária, na faculdade, no ensino médio ou na universidade? Ser autônomo ou trabalhar no setor privado? Qual o grau a seguir no ensino superior? Doutorado? Mestre?

Tornar-se um professor não é tarefa fácil…

Há muitas razões para essa profissão ser uma verdadeira vocação. Dos longos estudos (aliás, quais são os melhores para ser professor de língua italiana?) aos recursos da internet, existem muitas maneiras de se tornar um professor de idiomas. Treinar, adquirir bases, organizar e estudar requer rigor e organização!

Então, quais são suas soluções para alcançar seu caminho na sua carreira? Como se tornar um professor de italiano?

Fazer um concurso, encontrar uma experiência profissional?

Se você escolher o currículo universitário (educação continuada, administração de escolas, formações básicas…) ou aprendizagem autodidata, nunca se esqueça de ensinar sua paixão com a pedagogia! Essa é a chave para o sucesso!

Associações, centros culturais, grupos de conversação: lugares 100% italianos

Nós pensamos assim na maioria das vezes, mas não existe somente a escola para aprender e ensinar.

Aproveite as associações para criar sua rede do idioma de Dante Como atrair a atenção dos alunos para a língua italiana?

Existem muitos lugares para divulgar o conhecimento a tantas pessoas quanto possível. Esse é particularmente o caso do domínio linguístico.

As associações são criadas para conhecer a cultura italiana, mas também para transmitir o idioma de Dante Alighieri através das aulas de italiano.

Eles oferecem atividades e aulas. Essa pode ser uma oportunidade para você trabalhar no futuro!

Assim como nos centros culturais, que também são excelentes lugares para fazer suas aulas, você pode ensinar italiano ou organizar workshops culturais em torno do tema da Itália.

Cabe a você aprender cursos de culinária italiana para fazer pizzas, para introduzir o cinema italiano ou a história da arte para seus alunos. Eles vão gostar de todo esse conhecimento que você vai transmitir com paixão.

Esses lugares vão ensinar a se adaptar a qualquer tipo de aluno, desde o mais novo até o mais velho. Você vai precisar avaliar o nível de seus alunos e se adaptar às suas necessidades. Uma boa lição para você se tornar o professor que quer ser, não é?

Você também pode começar a fazer contatos. Encontrar professores experientes, italianos nativos, animadores… Essas pessoas têm a mesma paixão que você: a Itália e sua língua!

Eles podem ser de grande ajuda, dando-lhe conselhos ou bons planos para se tornar um professor em uma universidade, escola de idiomas, centros culturais ou professor em domicílio.

Aproveite isso para experimentar novas coisas em suas aulas de italiano!

Você vai perceber a qualidade e o domínio de suas apresentações de acordo com o retorno de seus alunos e o sucesso de suas aulas.

Assim, sua carreira como professor de escolas na educação pública, privada ou como funcionário na administração vai deslanchar se você levar em consideração o que funciona ou não em sala de aula!

E para conseguir um emprego nessas estruturas, você pode procurar também as associações relacionadas com a Itália e a língua italiana (saiba tudo para ser um professor de italiano). Essa solução pode atrair jovens para o mundo de associações e do compromisso. Você pode, então, desenvolver projetos culturais relacionados com a Itália.

Observe que você definitivamente encontrará métodos similares se quiser ensinar para um grupo que deseje aprender espanhol, italiano, francês, chinês, russo…

Dezenas de institutos de línguas particulares esperam por você

Você acha que o futuro dos professores hoje é incerto?

No entanto, os institutos de línguas estão constantemente recrutando. Uma boa oportunidade para um professor de italiano ou um aluno.

No Brasil, não é difícil encontrar uma instituição privada que ensine línguas fora do currículo escolar habitual. Essas escolas de idiomas recebem muitos estudantes todas as semanas em todo o país! Quem sabe você pode encontrar o seu lugar nelas?

Conheça os monumentos da Itália! As viagens escolares são uma forma de interessar os estudantes com relação ao italiano

Eles geralmente oferecem cursos de italiano para todos os níveis!

Eles visam aperfeiçoar o nível dos alunos ou melhorar suas as bases na língua para pessoas que gostam de descobrir novas línguas.

Atualmente, há cursos intensivos para as pessoas que não têm muito tempo ou que precisam aprender rápido.

Por isso, para garantir um bom andamento das aulas, é necessário recrutar professores disponíveis e envolvidos em longo prazo.

Se você corresponde a esses critérios, quer dizer que vai dar aulas de línguas, cultura e aplicar as provas.

Pedagogia, responsabilidade e educação serão suas novas palavras-chave!

Mas não se preocupe. Os alunos desse tipo de instituto são muitas vezes apaixonados e têm um grande interesse na língua que aprendem. Na verdade, eles escolhem vir e estudar fora do horário escolar.

Pode ser que seja uma decisão dos pais, mas a maior parte do tempo os alunos estão felizes em acompanhar essas aulas!

Esses centros de idiomas não são obrigados a seguir o programa acadêmico habitual. Embora a direção o dirija no seu ensino, eles têm a possibilidade de organizar os cursos de italiano de acordo com o que gostam e acreditam como método de ensino.

A oportunidade para você construir suas aulas de forma pedagógica, didática e atraente!

Não se esqueça das universidades de relação internacional e comércio exterior: as faculdades de negócios ajudam seus alunos a progredir em línguas, especialmente para as relações internacionais. Mesmo que o italiano não seja a língua estrangeira mais solicitada, é essencial para o comércio brasileiro. Na verdade, a Itália é um grande parceiro comercial do Brasil.

Descubra o que você pode perder sendo professor de italiano sem nunca ter ido ou morado na Itália

Italiano pode ser uma boa opção de língua estrangeira?

Claro que o inglês é língua estrangeira a ser aprendida por excelência. Mas você sabia que não é nada mal aprender uma língua que nem todo mundo sabe?

É verdade que no Brasil, mesmo o italiano não sendo uma língua internacional como o inglês e o espanhol, há muitas pessoas que falam a língua de Dante.

A maioria sabe falar italiano porque seus ascendentes foram italianos! O Consulado Italiano no Brasil considera que há mais de 30 milhões descendentes de italianos no Brasil!

Por isso, há muito interesse na língua de Dante aqui nos tupiniquins! Além disso, há muito comércio entre os dois países, empresas italianas instaladas no Brasil e empresas brasileiras instaladas na Itália.

Em todos os casos, é melhor saber o italiano!

Seja professor de italiano e ganhe sua vida ensinando o idioma Tornar-se um professor no instituto privado é uma boa maneira de ganhar experiência

Mas a grande verdade é que, no Brasil, a população não sabe muito falar línguas estrangeiras (quem dirá o próprio português…). Essa realidade não nos favorece aos olhos da economia internacional: exportação, importação, turismo…

Então, por que não aprender uma língua e mudar um pouco essa realidade brasileira?

O único problema é que as instituições públicas de ensino estão longe de ser boas… Isso acontece com relação ao ensino de matérias básicas como o português, matemática, ciências, geografia, história…

Então, nesse caso de má qualidade da educação pública, é quase impossível aprender uma língua estrangeira nessas condições.

Por isso, as pessoas que querem aprender línguas estrangeiras não têm muitas escolhas: ou elas recorrem a uma escola de idiomas ou tentam o autodidatismo, o que nem sempre é fácil para um aprendizado continuo e eficaz de um idioma.

Um post feito para você?

Você tem que saber que nem sempre é fácil dar aulas se o seu objetivo é esse. Pense nos adolescentes… nem sempre é tão óbvio…

Nem todos podem fazer isso de primeira e você deve aprender a ser respeitado. Mas acima de tudo, é essencial criar o interesse de seus alunos para que eles estudem corretamente.

Vários métodos funcionam, tais como:

  • Leitura de livros em italiano,
  • Difusão de filmes sem legenda e sem dublagem (na versão original),
  • ou se preparando para uma viagem escolar.

A oportunidade para os alunos se envolverem em um projeto que lhes interessam!

Eles podem encontrar outros assuntos como filosofia, matemática, francês, inglês, economia, história, geografia, química, tecnologia…

Descubra como ensinar a língua italiana Praticar é o segredo do sucesso para aprender italiano

Você pode, então, apresentá-los ao melhor da cultura italiana integrando-os diretamente no projeto.

Na faculdade, nossos professores nos haviam dado como um exercício a preparação de uma das visitas da viagem à Itália. Em grupos, tivemos que estudar o lugar que íamos ver e organizar toda a visita para contar aos outros o que aprendemos.

Um dos melhores métodos, na minha opinião, para que os alunos tenham um interesse profundo na Itália e na sua língua.

Posso me tornar um professor de italiano privado sem um diploma?

Os empregos duradouros e estáveis não são para você? A educação pública também?

Você tem um emprego e prefere um trabalho que você é o chefe? É bem possível se tornar um professor particular, como pode testemunhar nossos vários professores de italiano!

Aliás, ser professor de italiano sem sair de casa, é possível?

Independência e mobilidade são características muito atraentes da vida de professores particulares. Você pode escolher sua agenda e seus alunos! Mudar de cidade não é mais um problema se o seu parceiro ou companheiro for transferido para o outro lado do Brasil, ou se você quiser mudar, simplesmente!

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar