“A dança: um mínimo de explicação, um mínimo de anedotas e um máximo de sensações." - Maurice Béjart
Você quer começar a trabalhar como coreógrafo? Mas quais são as diferenças entre um professor de dança e um coreógrafo? É o mesmo trabalho?
Descubra agora as especificidades de cada uma dessas duas profissões que envolvem a arte do movimento!
Aula de dança: a profissão de professor
Um professor de dança ensina conhecimentos teóricos e práticos de dança em aulas particulares ou aulas em grupo.
Você pode ser um professor de dança de diferentes estilos ou se especializar em um único tipo de dança: balé clássico, dança contemporânea, jazz moderno, danças orientais, rock, tango argentino, valsa vienense, fevo, flamenco, samba, dança de rua ...

Procurando uma aula de dança campo grande rj?
O papel do professor de dança
O professor de dança começa ensinando os passos básicos, técnicas, postura e posicionamento espacial para seus alunos. Ele também é um coreógrafo no sentido de que pode precisar realizar a criação de coreografias que ele então ensina aos seus alunos.
Aquele que ensina a dança pode atuar com todos os públicos: iniciante, intermediário, avançado, semiprofissional ou até mesmo profissional. Ele pode ensinar a crianças, adolescentes ou adultos. Na maioria dos casos ele é um dançarino experiente e que faz questão de transmitir seus conhecimentos. Seu maior objetivo? Ver o progresso de seus alunos.
Os objetivos do professor de dança
Como qualquer professor de disciplina artística, o professor de dança tem vários objetivos educacionais:
- Treinar o aluno para adquirir domínio técnico
- Desenvolver a inteligência artística e o senso de ritmo no aluno
- Permitir que o aluno produza uma atividade de forma independente
- Incentivar o aluno a liberar sua criatividade
- Dar autonomia na dança para o aluno
As habilidades e qualidades exigidas para se tornar um professor de dança
Antes de mais nada, é preciso dizer que em função de onde você pretende lecionar dança são exigidos critérios diferentes de formação.
Mas, em geral, a licenciatura em dança é o curso que mais abre portas nesse quesito. O licenciado em dança pode atuar na educação formal pública e privada, do ensino infantil ao ensino médio; ministrar cursos livres em academias, estúdios, escolas de dança, companhias de dança profissionais, clubes, fundações, empresas, espaços públicos, organizações não-governamentais e outros; participar de projetos de inclusão social e ações positivas diversificadas; simplesmente atuar como profissional autônomo, ou seja, professor particular.
Seja qual for o seu objetivo, para ser professor de dança, existem algumas habilidades necessárias.
Para poder ensinar, o professor de dança deve:
- Dominar as diferentes técnicas de dança
- Conhecer a história da sua disciplina
- Transmitir o desejo e o prazer de dançar aos seus alunos
- Criar coreografias adaptadas ao nível de seus alunos
- Ter as habilidades técnicas e físicas de um dançarino
- Identificar as necessidades do aluno e propor uma pedagogia adequada ao nível
- Demonstrar imaginação e criatividade (especialmente para criar coreografias)
- Liderar, coordenar um grupo e promover o trabalho coletivo
- Organizar uma apresentação de dança
Em geral, você se torna professor de dança porque é apaixonado por sua disciplina e deseja passar sua paixão para os alunos. Obviamente, é necessário ter noções de ritmo e música, saber mostrar autoridade e firmeza, mas também paciência e escuta, sensibilidade e interesse artístico, perseverança e rigor.
Um professor de dança tem a capacidade de estabelecer contato e laços com os seus alunos, sabe ser inovador e adaptável, resiste ao stress, comunica o seu entusiasmo e dinamismo e, claro, tem um estilo de vida saudável e excelente condição física para acompanhar o ritmo de suas aulas.
Encontre sua aula de dança ribeirão preto!

Onde exercer a profissão de professor de dança?
Professores de dança podem ensinar em diferentes lugares:
- Escolas públicas (Ensino Infantil, Fundamental e Médio)
- Escolas tradicionais de dança
- Centros culturais
- Escolas particulares de dança e balé
- Associações culturais
- Escolas de teatro
- Na casa de alunos em aulas particulares
- Instituição cultural ...
Que tal aulas de zumba?
Quando trabalham os professores de dança?
Bem, o horário dos cursos de dança variam em função dos locais de ensino. Claro, que em escolas públicas o professor irá atuar em horário escolar. Já em escolas particulares, o curso de dança geralmente acontece à noite após as 18:00, seja crianças ou para adultos. Muitas vezes os professores podem dar aulas até às 22h00 durante a semana.
Se o professor trabalhar com alunos particulares, as aulas podem ocorrer a qualquer hora do dia, durante a semana ou aos finais de semana, em função da disponibilidade acordada.
As apresentações e espetáculos acontecem geralmente nas noites de sábado ou domingos, com os ensaios ao longo da semana.
Faça aulas de dança em curitiba.
Existe uma linha tênue entre professor de dança e coreógrafo ...
A profissão de professor de dança pode ser facilmente combinada com a de dançarino e coreógrafo. Não é raro que os professores de dança sejam eles próprios bailarinos ou ex-bailarinos, que desejaram atuar no ensino ou no exercício da profissão em paralelo com a sua carreira de artista.
A minha professora de dança contemporânea, Alice, com quem tenho aulas desde 2010, é bailarina e coreógrafa. Ela se apresenta em teatros aos finais de semana ou em festivais locais ao longo do ano.
Alice dirige uma companhia de dança, e conta com um grupo de 17 dançarinos. É a minha professora que cria todas as coreografias da companhia, pensa nos posicionamentos, nas entradas e saídas, escolhe a música, os trajes de figurino e muitas outras tarefas relacionadas. Nesse sentido, ela também é coreógrafa.
Mas e então, quais são as diferenças entre o professor de dança e o coreógrafo?

Aprender dançar: profissão de coreógrafo
O coreógrafo não é necessariamente professor de dança. Ele deve, obviamente, saber ensinar uma coreografia e ter capacidades pedagógicas nesse sentido, mas ele não ensina coreografia para dançarinos iniciantes.
Um coreógrafo trabalha com bailarinos experientes que já têm a experiência do palco, lidam com o estresse, já conhecem a técnica de dentro para fora e sabem se expressar em cena.
O papel do coreógrafo
O coreógrafo é quem conduz a dança. Bailarino experiente, sua missão é inventar passos, movimentos e deslocamentos para criar danças para espetáculos, para o cinema ou para qualquer outra apresentação, artística ou não.
É o coreógrafo que carrega nos ombros a criação de uma cena apresentada a um público grande ou pequeno. Tem várias missões:
- Pesquisar o projeto que ele vai realizar. Se ele tem que criar uma coreografia de dança oriental tradicional (um baladi por exemplo), ele deve conhecer perfeitamente a história dessa dança, encontrar uma música que combine e pensar nos trajes que usar. Se se trata de retomar O lago dos cisnes, o coreógrafo fará uma extensa pesquisa sobre as diferentes apresentações, a lenda, o compositor... Se ele tem que criar a coreografia de um filme, ele deve saber sobre o projeto do filme.
- Escolher a música: às vezes ele não terá escolha (O lago dos cisnes por exemplo), outras vezes terá o tempo livre para optar por esta ou aquela música. Ele provavelmente ouvirá várias antes de decidir. As versões também podem ser diferentes
- Compor a sua coreografia: ele vai escolher os passos, os movimentos, os deslocamentos, o figurino, as entradas-saídas, as posições de cada bailarino ... Deve ter a habilidade de representar mentalmente toda a sua coreografia e as sequências. Tudo deve ser pensado em detalhes, qualquer que seja a dança para a qual ele crie (hip hop, balé, salsa, dança africana, samba, jazz de rua, dancehall ragga...)
- Recrutar bailarinos: se ainda não está à frente de uma companhia, terá que organizar um casting para escolher os diferentes bailarinos que irão atuar nas cenas que criou. Ele terá que fazer testes e seleção para distribuir as diferentes funções e papeis.
- Gerenciar a logística: o coreógrafo também pode ser responsável por encomendar cenários, figurinos, materiais específicos, encontrar um local e gerenciar a administração (custos de produção, etc.)
- Ensinar aos dançarinos e coordenar os ensaios até que tudo esteja perfeito.
Os objetivos do coreógrafo
O objetivo do coreógrafo é a realização com sucesso de um projeto artístico. Ele precisa ser organizado para que tudo corra bem.
O primeiro objetivo é conseguir criar uma coreografia ou uma obra completa; o segundo passo será conseguir ensinar aos bailarinos, e o último objetivo é a boa execução do espetáculo.

Onde se exerce a profissão de coreógrafo?
Como você viu na seção acima sobre o professor de dança, o trabalho de coreógrafo pode ser praticado em uma aula de dança, mas será apenas uma faceta do trabalho de professor neste caso. Além disso, é mais fácil ensinar coreografias complexas a dançarinos experientes do que a dançarinos novatos.
O coreógrafo pode, portanto, ser contratado pelo cinema, pelo teatro, por uma comédia musical; pode ser independente ou estar à frente de uma companhia. Ele então oferece seus serviços em palcos de festivais, por exemplo, para ganhar notoriedade. Nesse caso, nem sempre é fácil encontrar sucesso financeiro, principalmente no começo...
Um professor de dança é geralmente um coreógrafo, mas um coreógrafo não é necessariamente um professor de dança... Por outro lado, ambos são dançarinos experientes! Então, tentado por qual profissão?