Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Material de graça para aprender a língua italiana

De Carolina, publicado dia 12/10/2017 Blog > Idiomas > Italiano > Conteúdo gratuito para completar suas aulas de italiano

Você faz aulas de italiano (como?) e quer aprender de forma independente? É uma ótima ideia.

Problema: os cursos já são caros e você não tem um grande orçamento…

Pode ter certeza: existem ferramentas gratuitas para melhorar de forma autodidata na língua de Dante Alighieri.

Seja na internet, ouvindo rádio ou assistindo filmes, oferecemos-lhe todos os métodos para completar seu aprendizado.

Faça exercícios no idioma de Dante na net Um dos desafios de ser autodidata é como tirar as dúvidas na língua italiana

Para aprender a falar italiano de forma barata, siga o guia.

Internet: o eldorado de soluções gratuitas

Quando falamos de gratuidade, pensamos imediatamente na internet.

Na verdade, a web nos oferece uma ampla escolha de recursos de idiomas gratuitos, para todas as necessidades.

Curso de extensão da USP de italiano

Nem precisamos falar sobre a Universidade de São Paulo, não é? É somente uma das mais conceituadas do Brasil.

O departamento de italiano na Faculdade de Letras da USP criou um curso de extensão de italiano que se chama Dire, fare, partire!

Ele é especialmente criado para brasileiros aprenderem italiano. Dessa forma, eles trabalham muito as principais dificuldades que nós temos ao aprender o italiano: pronúncia, pronomes, artigos, etc.

Além do “Dire, fare e partire”, eles lançaram o “Dire, fare, arrivare!” no começo deste ano. O “Dire, fare, arrivare!” é a sequência do primeiro curso italiano.

A grande vantagem dessas aulas é que, além da excelente qualidade, elas são completamente online e gratuitas!

Por essa você não esperava, né? Então, o que você está esperando para começar a parlare italiano?

Sites multilíngues gratuitos

Muitos sites embarcaram no mercado de aprendizagem de línguas.

Entre eles, alguns oferecem acesso a todos ou parte do conteúdo gratuitamente.

Esse é o caso, por exemplo, do Loecsen. Um verdadeiro dicionário de italiano online, o Loecsen oferece centenas de palavras, ordenadas por tópico, traduzidas e pronunciadas por um falante nativo italiano. Perfeito para melhorar o vocabulário em italiano!

Estude o idioma de Dante pela net Você pode melhorar muito seu domínio na língua italiana pela web

No mesmo gênero, também encontramos o site Iped. Como Loecsen, é um site multilíngue que oferece a possibilidade de aprender italiano e outras línguas estrangeiras ao mesmo tempo (se você quiser). Esse site é interessante em vários níveis.

Em primeiro lugar, você encontrará muitas palavras de vocabulário e as noções mais importantes da gramática. Mas, é o seu treinador de vocabulário italiano que faz você querer voltar regularmente.

Chamados de “cartões flash”, eles permitem que você teste seu conhecimento sobre o idioma de Dante Alighieri. Um pequeno questionário está disponível para fazer o teste.

Ideal para aprender italiano rapidamente, você pode escolher seu site favorito ou mudar de um para o outro quando quiser. De qualquer maneira, esses são recursos interessantes para ajudá-lo a praticar e se comunicar.

Sites educativos dedicados ao italiano

Além dos sites geralistas, também há alguns sites dedicados especificamente ao idioma de Dante.

Entre esses, há também o One World Italiano. Muito completo, ele possibilita estudar a língua italiana no seu próprio ritmo.

Você encontra:

Muitos recursos estão a sua disposição para ajudá-lo. Você pode ser um iniciante ou ter um nível intermediário: você sempre aprenderá algo!

Segundo endereço para saber: italiano na web. Esse site é muito completo e oferece cursos, exercícios de italiano, mas também testes de nível. Sem mencionar um fórum onde você pode tirar suas dúvidas sobre o idioma Dante (bilíngues ou aprendizes como você respondem!).

Além disso, uma caixa de ferramentas está disponível para você com a possibilidade de encontrar jogos, tradução, conjugação e software de ortografia. Um endereço para colocar em seus favoritos, simplesmente.

Finalmente, não podemos perder de vista o site Aprenda Italiano. É uma verdadeira enciclopédia que reúne muitos outros sites que disponibilizam material para aprender italiano de graça.

Um pouco indigesto por causa de sua interface, mas ele é útil.

Da pronúncia à conjugação através da sintaxe das orações e do uso de nomes: perfeito para saber mais sobre a língua italiana.

Sites de informações gratuitas

Um excelente recurso gratuito e ilimitado para aprender italiano gratuitamente: os sites de diferentes jornais italianos.

Você encontra, de fato, matérias gratuitas constantemente renovadas. Assim também, você pode se preparar para provas em italiano lendo as atualidades do país!

Assim, você aprenderá tanto sobre a cultura italiana quanto sobre a gramática e o vocabulário italianos.

Aqui estão 4 diários nacionais importantes:

  • Corriere della Sera;
  • La Repubblica;
  • Il Sole 24 ORE;
  • O Gazzetta dello Sport.

Corriere della Sera é um jornal publicado em Milão. Fundado em 1876, sua linha editorial é identificada como centro-direita. No seu site, você encontra seções dedicadas a cada região da Itália, numerosos arquivos e, acima de tudo, uma ampla gama de temas (economia, política, esporte, ciência, literatura…).

Ao escolher La Repubblica, você encontra um jornal de centro-esquerda. No site, você pode consultar as mesmas seções como Corriere della Serra, mas com uma linha editorial ligeiramente diferente. Escolher Corriere della Sera ou La Repubblica é, portanto, uma escolha política acima de tudo.

Juntamente com esses dois principais jornais diários, outros jornais mais específicos gravitam. Esse é o caso, por exemplo, de Il Sole 24 ORE, se você é amador de informações econômicas ou La Gazzetta dello Sport para fãs de esportes.

Com Il Sole 24 ORE, você é informado sobre as últimas notícias financeiras da Itália e do mundo. Sem mencionar as rubricas Gestão, Tecnologia ou Imobiliário. Perfeito para descobrir italiano profissional e técnico.

La Gazzetta dello Sport, por sua vez, é a propensão da equipe italiana. Você pode seguir, graças a ele, seus times italianos favoritos. Muitos vídeos e fotos também estão disponíveis para ilustrar cada matéria.

Leia a mídia da Itália para praticar o idioma de Dante Jornais, revistas e sites de informação podem ajudar muito no seu aprendizado da língua italiana

Essa é a oportunidade de se manter informado sobre o que está acontecendo na Itália, melhorando sua compreensão do italiano.

Áudios e vídeos em italiano

Para encontrar podcasts de áudio e vídeo, o YouTube se torna rapidamente o seu melhor amigo.

Sem esquecer das rádios e canais de televisão.

Saiba como encontrar canais interessantes.

Podcasts em italiano e gratuito

No YouTube, encontramos, por exemplo, o canal AlboTheMinstrel, que oferece 80 vídeos dedicados especificamente ao aprendizado de italiano. Ele quer se tornar um professor certificado e testa seus cursos de vídeo com seus assinantes, gratuitamente.

Alguns podcasts do professor (como encontrar um bom?) de italiano Giovanni Pascoli (seu canal tem seu nome) também são interessantes. Nós, por exemplo, caímos em vídeos referentes a centenas de importantes expressões italianas para conhecer.

Isso também é o que oferece Polyglot Pablo.

Para não mencionar o canal Netprof que oferece uma introdução ao italiano através de 27 vídeos de alguns minutos.

Além disso, se você está procurando um tópico específico relacionado à língua italiana, não deixe de procurá-lo no mecanismo de busca interno do site.

Você pode, por exemplo:

  • Concentre-se no vocabulário
  • Melhorar a pronúncia e compreensão de uma conversa oral
  • Descubrir verbos irregulares italianos

E o rádio e a televisão?

Você sabe que a televisão e o rádio também são excelentes ferramentas para aprender um idioma?

O importante é manter uma escuta ativa. Pelo menos no início.

Pegue um caderno e uma caneta e tente se concentrar por cerca de dez minutos. Não tem problema se você não entender tudo.

Observe os termos que você não conhece. Espere até o final do exercício para descobrir o que eles significam.

Você aprende aos poucos e vê seu progresso na língua à medida que for praticando. Você vai melhorar muito a sua compreensão do idioma.

Para a televisão, existem dois grandes grupos que compartilham o mercado: o grupo Rai (Radiotelevisione Italiana) e o grupo Mediaset.

Se você está procurando por canais gerais, basta conectar Rai 1, 2 ou 3. Você encontra todos os tipos de programas (jornais, relatórios, entretenimento ou filmes).

Se você é um fã de séries e desenhos animados, a cadeia Rai 4 é perfeita para você.

E se você quer aprender italiano e história, cultura e arte ao mesmo tempo, os canais Rai 5 ou Rai Nettuno são feitos para você!

Existem também canais para crianças, como Rai Gulp ou Rai Yoyo (perfeito para iniciantes) e canais esportivos (Rai Sport 1 e 2).

Para o rádio, você pode encontrar 4 tipos:

  • Rádio pública (proposto pelo Grupo Rai)
  • Rádio privadas
  • Rádios comunitárias
  • Rádios locais ou regionais

Onde posso encontrar filmes italianos gratuitos de qualidade?

O Istituto LUCE (Unione Cinematografica Educativa) tem um arquivo imenso de filmes, reportagens e entrevistas raras da Itália.

Você pode consultar no site da instituição para ver os variados vídeos disponíveis.

Assim, em seu site, você encontra uma grande variedade de filmes e documentários italianos. Com a possibilidade de classificação de acordo com vários critérios.

No entanto, você deve dominar um mínimo da língua de Dante para se encontrar nesse emaranhado de vídeos e arquivos.

De fato, são propostas centenas de milhares de arquivos cinematográficos. E o site é inteiramente em italiano!

Você também pode ir na biblioteca mais perto de você e perguntar para a bibliotecária se há filmes em italianos para emprestar ou alugar.

Você pode procurar conteúdo do idioma de Dante na internet O Google também pode ajudar a encontrar sites com aulas da língua italiana de graça

Não se esqueça de que os canais de televisão italianos oferecem muitos filmes e uma grande variedade de séries italianas. Você pode testar Rai 4, Rai Movie ou os canais do grupo Mediaset (Canale 5, Italia 1 e Retequattro).

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
karina Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
karina
Convidado
karina

Parabéns