Atualmente, na era digital, é difícil viver uma rotina sem qualquer interação com as tecnologias. Desktops, tablets, redes sociais, smartphones, streamings, games... O digital está presente na vida social, nas compras, nos serviços, no entretenimento, na saúde, no esporte e, também... na escola. É fato: as crianças cada vez mais têm contato com dispositivos tecnológicos, e cada vez mais cedo. Isso é correto? Há controversas.
Muito se é discutido sobre a idade ideal para uma criança ter seus primeiros contatos com uma tela interativa. Os especialistas ainda divergem nesse aspecto, mas uma verdade inevitável traz uma demanda inegável: o contato direto ou indireto existe; por isso, é preciso preparar as crianças pedagogicamente e de forma adequada para crescerem como usuárias conscientes e críticas das tecnologias.
Dicas criativas para introduzir informática para crianças!

Quer encontrar um bom curso de excel?
Para introduzir gradualmente a presença da informática na vida familiar e escolar dos pequenos, é preciso em primeiro lugar identificar alguns objetivos básicos:
- apresentar a tecnologia como estímulo a suas mentes e como recurso que potencialize seu desenvolvimento intelectual e psicossocial
- ensinar a informática para formar cidadãos críticos e conscientizados a partir do uso da comunicação – teoria e prática – como forma de educação
- o papel da informática é sempre ser mais um recurso entre muitos, e não se tornar o objeto em si do ensino.
Com os objetivos em mente, uma das principais dúvidas que surgem a princípio para o professor ou educador é: como apresentar a informática de forma a chamar a atenção das crianças? Como tornar o processo ensino-aprendizagem algo divertido, leve e frutuoso?
Pois bem, temos umas dicas especiais que contribuem para que a introdução à tecnologia seja um processo lúdico, interessante e eficaz. Confira!
- introduza a informática sempre de maneira contextualizada, ou seja, aliada aos conteúdos curriculares em questão;
- use e abusa da ludicidade inerente aos recursos digitais: vídeos, desenhos, música, histórias, personagens;
- sempre verifique a classificação etária do recurso utilizado, sejam softwares educacionais, games, músicas, atividades, entre outros.
- procure deixar os jogos para o meio ou final da aula;
- não é aconselhável deixar os computadores sempre à disposição das crianças sem que haja um roteiro a ser seguido
- estimule o protagonismo nos alunos: deixe que eles próprios sejam autores de suas pesquisas, atividades, interações, desenhos, jogos...
- elogie e premie os alunos que foram dedicados durante o curso de informática com alguns minutos de diversão;
- apresente a tecnologia de maneira interessante para cada idade;
- sempre adapte a linguagem para que a comunicação com os alunos seja eficaz;
- envie atividades para casa que utilizem recursos tecnológicos, contribuindo para que a família também acompanhe os momentos interativos;
- não é porque estão diante das telas que a atividade é individual: estimule trabalhos em pequenos grupos.
Assim, o professor vai proporcionar lazer aos alunos, mas sem perder o foco. Ao final, irá valorizar os conteúdos que devem ser aprendidos. Outras dicas importantes no processo:
- Explore a criatividade, a iniciativa e a interatividade, propiciando ao aluno a postura ativa diante da máquina e do sistema;
- Desperte a curiosidade;
- Incentive o trabalho cooperativo e interdisciplinar;
- Estimule ou não a competitividade (de acordo com a linha pedagógica adotada)
nas diversas dimensões (com relação aos colegas, ao computador, a si próprio
etc.); - Estimule a reflexão, o raciocínio, a compreensão de conceitos;
- Ressalte a importância do processo em vez do resultado obtido (ganhar ou perder,
certo ou errado); - Encoraje o alcance dos objetivos propostos, evitando-se as tentativas irrefletidas
sobre o processo e levando-se em consideração a dimensão tempo; - Provoque mudanças desejáveis no processo ensino/aprendizagem;
- Propicie a construção do conhecimento;
- Contemple aspectos de linguagem (faixa etária, gênero, ambiente...);
- Considere aspectos socioculturais, éticos, pedagógicos etc.;
- Estimule o aluno a propor e resolver problemas.
Que tal um curso de photoshop online?
Atividades educativas com informática
Confira algumas sugestões de atividades que podem incentivar o uso da informática de maneira educativa:
Uma pesquisa maluca
Ideal para disciplinas como Ciências, Música, Linguagens, Movimento ou História, Biologia, entre outras.
A proposta é criar grupos de pesquisa sobre algum tema em específico que está sendo estudado no momento: animais do jardim, músicas do mundo, personagens folclóricos, história da escrita, dinossauros, Egito antigo, receitas para festa junina... Dê algumas opções de tema para que o grupo decida ou eleja seu objeto de maior interesse.
Cada equipe, então, fica responsável por trazer elementos de cada objeto pesquisado: características, curiosidades, imagens.
A atividade pode ser enviada para casa, para que os pais auxiliem no processo. Para aqueles em fase de alfabetização, é interessante estimular a escrita.
Por fim, cada grupo apresenta à turma o resultado de sua investigação. Para que a atividade fique ainda mais divertida, sugira que os alunos venham fantasiados com a temática do seu objeto de estudo.
Recursos utilizados: Internet, mecanismos de pesquisa como Google, Youtube.
Você imaginava que hoje poderia aprender quase tudo? Tem curso de photoshop, de excel, etc.

Artistas da pesada
Essa atividade pode ser trabalhada nas disciplinas de Artes, Música e Teatro.
A proposta é explorar tanto recursos tecnológicos como físicos para desenvolver a criatividade artística das crianças. Comece apresentando alguns temas para que cada criança escolha seu objeto de retrato artístico. Sugestões: natureza, sociedade, símbolos, histórias, personagens folclóricos...
Então, o desafio consiste em reproduzir o mesmo tema em duas obras de arte: uma, por meio de um software de desenho ou escrita; outra, com a utilização de papel e materiais como tinta, colagens, sucata etc.
Ao final, organizar uma exposição coletiva acompanhada de um bate-papo em que cada aluno explique rapidamente como produziu a obra em suas duas versões - digital e física.
Recursos utilizados: Softwares diversos de desenho e pintura (paint, word, powerpont outros). Faça um curso de informatica!
Escrita divertida
Essa atividade tem o objetivo de trabalhar Linguagens e Alfabetização.
Comece fazendo um convite especial à turma: que tal explorar o alfabeto e as sílabas por meio de jogos? Faça uma pesquisa de jogos educacionais que trabalhem o alfabeto ludicamente na internet, e escolha o que for mais adequado à sua turma. Na sequência, conversar com a turma sobre o que acham da experiência de jogos, investigar se os alunos têm o hábito de jogar em casa e o que normalmente buscam. Então, propor rodadas dos games: em duplas ou individualmente, que se divirtam por alguns minutos com o jogo escolhido.
Ao final, propor para que cada aluno escreva ou desenhe o que mais gostou da experiência.
Recursos utilizados: games e jogos de alfabetização.
Material necessário para informática infantil
E que tal um curso de informática básica?
Bem, uma das dúvidas mais consistentes quando se trata de apresentar novas tecnologias às crianças é sobre o material que pode ou não pode ser utilizado. Bem, podemos começar com os recursos mínimos necessários - seja em sala de aula, laboratório de informática ou em casa:
- uma boa conexão à internet: hoje qualquer recurso educativo digital requer uma conexão, para que a experiência não seja interrompida ou incompleta. Muitos jogos ou softwares só funcionam corretamente online;
- um computador: desktop, tablet ou smartphone. Os dois últimos são mais recomendáveis para atividades em casa, e sempre sob a orientação e acompanhamento de um adulto responsável
- softwares educativos pagos ou gratuitos: faça uma pesquisa extensa e em fontes confiáveis.
- e por fim, um bom espaço para que o aluno se acomode confortavelmente, sem ruídos e interferências externas no processo.
Além do material mínimo necessário, quando se trata de apresentar novas tecnologias às crianças, é importante estar atento a algumas condições que tornam o processo de aprendizagem efetivo e sobretudo, com proteção e segurança:
- nunca deixe a criança sozinha com o dispositivo: o monitoramento deve ser constante. Se possível, participe de forma a ajudar em suas dificuldades e dúvidas;
- não exceda em mais de meia hora por dia o uso dos dispositivos com crianças até cinco anos; depois dessa idade, aumente gradativamente, não excedendo uma hora por dia;
- em casa, ative os sistemas de controle parental nos mecanismos de pesquisa, youtube e outros sites e aplicativos;
- evite ao máximo a publicidade infantil: ela é prejudicial ao desenvolvimento da criança e desestimula o consumo consciente.
- respeite as classificações etárias: nem sempre elas se referem apenas à violência física, e muitas vezes linguagem e temas impróprios.
Que tal encontrar um curso de informática online?

Jogos educativos e informática para as crianças
Por fim, selecionamos alguns sites e aplicativos que podem contribuir para que o desenvolvimento das crianças. Confira:
- Google music: excelente portal para as crianças explorarem de maneira lúdica ritmo, sonoridades, notas e composição musical. Ideal para atividades de Ciências, Matemática, Artes.
- PalmaKids: jogo educativo e divertido destinado a crianças a partir de 4 anos e que estejam em processo de alfabetização na língua portuguesa e inglesa. Contribui para o fortalecimento, de forma lúdica e interativa, de uma das competências e habilidades necessárias à alfabetização: o conhecimento das letras do alfabeto.
- Planeta Terra: viagem através do jogo para crianças conhecerem geografia, natureza e cultura do mundo.
- Jogoseducativos.hvirtua.com: portal com diversos puzzles, quiz, jogos e muito mais para diferentes áreas do conhecimento.
- Geografia Memória: o conhecido jogo da memória adaptado com conteúdo de geografia. Nele você brinca de combinar países com suas capitais, bandeira, moeda, continente e mapa.
- Ludo Educativo: site com jogos e brincadeiras online de temas diversos e que podem também ser divididos de acordo com a idade da criança e o seu nível escolar. Algumas das atividades são fechadas e exigem cadastro, mas a maioria é aberta e gratuita, perfeita para incentivar a aplicação e entendimento das ciências entre os pequenos.
- Quiz de Geografia: se gosta de responder a perguntas sobre cidades, capitais ou bandeiras do mundo, você adorará este quiz geográfico. Jogo de Quiz de Geografia é uma notável coleção de perguntas e respostas geográficas acompanhadas de fatos divertidos de que talvez não tenha ouvido falar.
- ABC do Bita: Indicado para a fase de alfabetização, e para crianças entre 2 e 5 anos, o ABC do Bita é um abecedário interativo em português que funciona como um brinquedo para crianças em início de alfabetização. Seus jogos educativos estimulam o raciocínio lógico, a coordenação motora e o desenvolvimento dos pequenos.
- Desenho para crianças: simples, divertido e intuitivo, os pequenos vão adorar. Basta escolher um desenho, a linha tracejada aparece na tela. A criança escolhe suas cores e só precisa reutilizar seu dedo nas linhas para fazer o desenho.
- Kids Doodle-Color and Draw: um aplicativo para desenhar com o dedo que oferece excelentes possibilidades. Cores de néon, escovas de diferentes tamanhos, a capacidade de traçar fotos, seguir modelos... As crianças podem dar asas à imaginação.
Encontre os melhores cursos de informatica para você!









