Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Estagiários: dicas para uma boa carta de aprensentação

De Camila, publicado dia 07/08/2019 Blog > Artes e Lazer > Desenvolvimento Profissional > Estágio: como escrever uma boa carta de motivação

“Não espere ser perfeito para começar algo bom.”
Abbé Pierre

Mostrar toda o seu estímulo em integrar uma empresa para um estágio em uma única carta de motivação está longe de ser um exercício simples. No entanto, currículo e a carta de apresentação permitem que os recrutadores tenham uma ideia do perfil do futuro estagiário.

Escrever uma carta de motivação para um estágio deve, portanto, ser feito com seriedade e atenção. De acordo com uma pesquisa da OpinionWay, 52% dos gerentes de recursos humanos dizem que rejeitam um candidato cujo texto enviado contenha erros ortográficos.

Para se destacar, uma boa carta de apresentação deve incluir alguns ingredientes, tais como a experiência profissional, o projeto profissional e as razões pela qual determinada empresa foi escolhida. Se os argumentos forem coerentes e chamarem a atenção dos recrutadores, então o estudante provavelmente será chamado para uma entrevista.

Como fazer uma carta de motivação para um conseguir um estágio? Como redigir um bom texto que seja coerente com o currículo enviado? Cursos coach e aulas de coaching podem ajudar muitos jovens a dominarem a arte de se escrever esses tipos de documentos. No entanto, se um coach curso não é a sua praia, então não se desespere, pois Superprof está aqui para te ajudar! Quer ficar craque em escrever uma carta de motivação? Então confira nossas dicas!

Confira também nosso guia sobre como encontrar um bom estágio!

Elementos de uma carta de motivação para estágio

Seja para um estágio ou para responder a uma oferta de emprego, a carta de apresentação deve conter vários parágrafos, cada um deles dedicado a uma “função” diferente.

Vamos então aos primeiros passos de como uma boa carta de motivação deve ser estruturada!

Primeira parte: apresentação

Para começar sua carta de apresentação e conseguir atrair a atenção de uma empresa, é necessário começar formulando a solicitação. Em outras palavras, as primeiras frases devem especificar que você está procurando um estágio (com contrato de estágio específico ou não) e a duração do estágio que você deseja. Lembre-se também de colocar as datas exatas, se necessário.

Algumas pessoas podem ser flexíveis nas datas do estágio, e isso também deve ser indicado. O objetivo aqui é ser o mais claro possível sobre a sua abordagem, para que a empresa não seja surpreendida.

O primeiro parágrafo também pode ser usado para esclarecer seu currículo, a formação que você está fazendo e para apresentar sua escola. O nome da sua escola pode, às vezes, ter uma grande influência na atenção dada à sua inscrição. Embora isso possa parecer um mero detalhe para muitos, é bom ficar ciente desde já que toda informação é importante.

Esta primeira parte não deve ter mais de três ou quatro linhas. Ou seja, você precisa ser conciso e objetivo!

Preparado para descobrir a lista dos elementos que precisam estar presentes em uma carta de apresentação para um estágio?

Segunda parte: a empresa escolhida

Na segunda parte da carta de motivação, o estagiário deve explicar as razões pelas quais deseja fazer um estágio dentro desta empresa em particular. Tal esclarecimento pode ser feito de várias maneiras, como apresentando a natureza das atividades da empresa, sua influência internacional, o tamanho da instituição, etc.

Essa parte permite que a empresa verifique se você não copiou e colou as informações da sua cartas de apresentação de um modelo já pronto, o que acontece muito! É neste momento do texto que os recrutadores verão também se você gastou um mínimo de tempo pesquisando sobre como a empresa funciona.

Terceira parte: missões

Um novo parágrafo deve descrever o tipo de missões que você gostaria de fazer dentro da organização. Isso pode incluir:

  • Quais habilidades você deseja adquirir ou desenvolver,
  • Quais projetos você gostaria de receber,
  • Quais setores você gostaria de integrar,
  • Etc.

Você pode, então, aproveitar a oportunidade para listar seus pontos fortes e as razões pelas quais você acredita ser o estagiário ideal para essa empresa. É particularmente neste momento que você deve falar das suas qualidades profissionais sem se “gabar” muito. Não hesite em especificar o seu gosto pelo trabalho em equipe, sua autonomia e, acima de tudo, sua motivação.

Última parte: saudação

Finalmente, termine sua carta de motivação com uma frase de saudação, afirmando que você permanece disponível para informações adicionais ou para participar de uma entrevista.

Diversos exemplos de cartas de apresentação e modelos de CV circulam na internet. Através deles você poderá ver como a estrutura apresentada acima é colocada em prática.

A carta de motivação para um estágio não se difere tanto de uma carta de apresentação para um trabalho. A principal diferença entre as duas é que a primeira deve deixar claro que o candidato ainda é um estudante. O estágio deve ser uma troca entre as habilidades que você tem e as habilidades que o seu tutor e seus futuros colegas podem lhe trazer.

Veja ainda dicas para você conseguir encontrar o estágio dos seus sonhos!

Encontre informações sobre a empresa de estágio

Seu interesse pela empresa, assim como seu currículo, sua carta de motivação e sua desenvoltura durante a entrevista podem convencer seus futuros empregadores a te contratar como estagiário.

A primeira tarefa a fazer antes de começar a escrever a carta de apresentação é, naturalmente, encontrar a empresa em que está interessado em trabalhar. Para ter certeza que você deseja integrar essa organização, nada melhor do que pesquisar informações sobre ela a fim de se certificar que ela corresponde ao que você procura.

Portanto, é impossível começar a escrever uma carta de apresentação sem saber a quem você está se dirigindo.

É tentador escrever a mesma carta para todas as as solicitações, mas a natureza impessoal do texto pode afastar muitos recrutadores.

Dedique o tempo de pesquisa para olhar o site da empresa e as diferentes missões que ela realiza. Lembre-se de checar sobre a história, o tamanho, os setores, quem é o CEO, etc.

Conhecer todas essas informações ajuda a direcionar melhor sua carta, assim como a mostrar à empresa que você fez esforços para conhecê-los. Além disso, se você for chamado para um entrevista, terá na ponta da língua todas as informações necessárias sobre o local em que deseja fazer seu estágio, o que será, com certeza, um ponto a mais para você na hora da seleção!

Descubra ainda algumas dicas para um relatório de estágio de sucesso!

Escreva frases claras e concisas

Se existe uma regra a seguir, ela é a de se conter a escrever apenas uma página para uma carta de motivação. E nada mais!

Isso pode ser frustrante para muitos, mas essa regra exige que você seja mais eficiente na hora de formular suas frases e escolher as palavras exatas. Para encontrar um estágio, o primeiro passo a ser dado é o de ser aprovado na pré-seleção. É geralmente durante esta fase que os recrutadores não hesitam em deixar de fora os candidatos com cartas motivação muito longas ou com erros de ortografia.

Para evitar ser rejeitado por besteira, siga a regra da página única à risca!

Tal dica ajudará você a ir direto ao ponto. Claro que isso não significa que escrever uma carta de motivação de cinco linhas seja recomendado. Trata-se, no entanto, de encontrar o meio termo para conseguir explicar claramente suas expectativas e motivações, sem entrar em longas descrições ou contar sua história desde a infância.

É necessário estudar gramática, literatura e interpretação de texto!

As frases devem ser curtas e dar pelo menos uma informação nova ao recrutador. Ao reler sua carta, se você sentir que várias frases falam sobre um mesmo assunto, não hesite
em removê-los.

Na maioria dos casos, alunos tentam preencher o espaço em branco da carta porque não sabem o que dizer. Ter em mente a fórmula de “uma frase = uma ideia“, pode ajudá-lo a estruturar melhor seu texto.

Verifique gramática, ortografia e sintaxe

A hora da revisão do texto da carta de motivação também é extremamente importante. É nesse momento que você poderá verificar se não deixou erros ortográficos ou gramaticais passarem despercebidos.

Erros ortográficos são o motivo número 1 para muitas rejeições de estágios.

Se você não conseguir revisar seu texto, peça ajuda aos seus amigos. Às vezes, mesmo relendo, deixamos alguns erros passarem. O olhar fresco de um amigo sobre o seu documento pode ser uma boa alternativa para garantir uma carta bem escrita e, consequentemente, maiores chances de conseguir a tão desejada vaga de estágio!

Preste também atenção à sintaxe. As palavras de conexão, a concordância do tempo verbal, a construção de frases, tudo deve ser perfeito para aumentar ainda mais suas chances!

Preparamos também algumas dicas sobre como conseguir um Termo de Compromisso de Estágio.

Siga regras de diagramação

Saber redigir bem uma carta de motivação não é tudo! Você também deve saber como apresentar sua carta de maneira adequada. Para isso, algumas regras de diagramação são necessárias.

Lembre-se de assinar a sua carta de motivação para um estágio!

Informações e espaçamento

O espaço na parte superior esquerda da carta deve ser um espaço reservado para apresentar seu nome, endereço, número de telefone, endereço de e-mail, data de nascimento, etc. Este espaço deve ser dedicado a um cabeçalho que contenha suas informações pessoais básicas.

Em uma carta de motivação, também é preciso colocar as informações do destinatário. Na frente das suas informações pessoais, no canto superior direito, você deve apresentar o nome e o endereço da empresa a quem você se direciona. Você também pode adicionar o nome da pessoa a quem a carta se destina, se o souber.

Algumas linhas abaixo, você deve escrever o local e a data em que escreveu sua carta de apresentação.

Finalmente, um pouco mais abaixo do local e da data, mas ainda antes do seu texto principal, é aconselhável colocar o assunto da sua carta. Você pode redigir algo como: “Pedido de estágio na empresa [nome da empresa]“.

Como terminar uma carta de motivação?

E para terminar sua carta, não esqueça de um breve agradecimento e a sua assinatura!

Depois de tantas dicas, temos certeza que sua carta de motivação para o estágio dos seus sonhos vai ficar impecável! E isso com ou sem a ajuda de um coach curso online!!!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar