O Natal é uma das épocas do ano mais aguardadas pela família brasileira. Festas, comemorações, mesa farta, presentes, decorações e muitas luzes espalhadas pelas cidades.
Há sempre aqueles que investem em uma decoração bem elaborada e que não deixam de presentear os mais próximos. Os doces podem ser uma ótima opção de presente para os familiares, amigos ou colegas de trabalho. E o fato de "fazer você mesmo" pode gerar alguma economia no bolso, já que no início do ano temos tantos outros gastos.
Já ouviram aquela história de que temos um estômago para as comidas de sal e outro para os doces? No Natal é exatamente assim que funciona. Depois de comer, como um rei na ceia de Natal, todos os pratos típicos, três tipos de carne diferentes, farofa, salpicão e terminar com a sensação de que não cabe nem mais um grão de arroz, eis que chegam os doces à mesa...
Aí nosso olho brilha novamente e abrimos um espacinho para apreciar mais uma iguaria natalina, não é mesmo? Então, confira as sobremesas mais tradicionais do natal!
Quais são os doces típicos do Natal?
A lista de doces que as famílias brasileiras apreciam na Ceia de Natal é enorme. Do panetone ao pavê, veja abaixo quais são as opções mais tradicionais:
- Pavê;
- Bolos recheados;
- Pudim de leite condensado;
- Rabanada;
- Mousses;
- Biscoitos Natalinos;
- Cheesecake de frutas vermelhas;
- Panetones e Chocotones.
A arte da confeitaria não é para qualquer um. Mas para fazer um doce de Natal para família, as pessoas sempre se arriscam na cozinha. Você pode começar com uma sobremesa mais simples, como o mousse de maracujá, que leva basicamente três ingredientes (creme de leite, leite condensado e suco de maracujá). Ou quem sabe biscoitos em formatos especiais para o Natal.
Os biscoitos amanteigados têm um preparo simples e são excelentes para envolver as crianças na cozinha. Normalmente, as crianças amam "ajudar" os pais na cozinha, e esse pode ser um momento muito importante em família. A cozinha e a comida são ótimas aliadas para construir as melhores memórias afetivas.
Os pavês também são super versáteis. Você pode fazer os mais diferentes recheios e inovar a cada ano nessa receita tão tradicional. Pode fazer um ano com frutas vermelhas, outro ano com chocolate.
No outro com abacaxi, pêssego em calda... São tantas possibilidades que você pode passar anos sem repetir uma receita. Essa é a receita que não pode faltar no Natal. Aquele tio precisa ter a oportunidade de fazer sua tradicional piada: "É 'pavê' ou pra comer?"
Pode parecer que não, mas o pudim também pode ter outras roupagens para o Natal. Pudim de leite condensado, pudim de pão, pudim sem ovo, pudim de queijo com calda de goiabada, são algumas das variações possíveis.
O Cheesecake de frutas vermelhas tem a cara do Natal. Com frutas da época é um prato lindo para se levar à mesa nesta data tão querida.



Essas delícias são uma boa opção para o natal!
Então, que tal preparar alguma dessas sobremesas para aproveitar o seu natal em família? Aproveite para curtir bastante e se deliciar nesse período de festividades! Além disso, se você não conhece algum desses pratos, tire a sua dúvida com a nossa explicação, a seguir.
Panetone
De origem italiana, o panetone é um prato típico do natal brasileiro. Ele "chegou" juntamente com os imigrantes italianos, que vieram para as terras brasileiras com o intuito de fugir das mazelas provocadas pela Segunda Guerra Mundial.
Diante do seu sabor inigualável, o panetone tornou-se um dos pratos mais populares do país, no período do natal. Geralmente, o pão possui sabor de baunilha e o seu recheio conta com maçã, uva, mamão, damasco e uva passa, além de diversas outras frutas secas.
Porém, sabemos que esse é o "formato original" do panetone, pois esse prato típico pode ser recheado de várias formas. Aqui, no Brasil, foi criado até mesmo o Chocotone, ou seja, o panetone com recheio de chocolate!
Vamos descobrir uma curiosidade sobre o panetone? Pois bem, esse prato tem o seguinte significado: "pani di toni", que possui a tradução de "pão de toni". Dizem que o padeiro italiano que criou esse delicioso pão chamava-se Toni. Além disso, ele morava em Milão, na Itália!
Pavê
Com inspiração francesa, esse prato é um dos mais conhecidos do natal brasileiro (e que provocam mais piadas dos tios, não é mesmo?). Ele é "composto" por camadas de biscoitos (ou melhor, palitos de champagne ou biscoitos de maizena) e um delicioso creme.
Para ser mais preciso, o pavê é uma torta gelada, que combina bastante com os pratos de natal. Agora, vamos descobrir uma curiosidade sobre essa sobremesa? Bem, o seu nome é proveniente do termo "pavage", que traduzindo significa "pavimentar". Isso porque o seu preparo é feito em camadas, assim como a pavimentação de uma rua, por exemplo.
Rabanada
Repleta de tradição e sempre presente no natal brasileiro, a rabanada é uma sobremesa que não pode faltar na sua ceia. Ela também é conhecida por dois outros nomes: fatia parida e fatia dourada. A sua receita consiste em fatias de pão umedecidas no leite, calda de açúcar ou vinho. Após serem umedecidas, essas fatias são assadas ou fritas.
Muitas pessoas afirmam que a rabanada foi criada na Espanha. Isso porque era comum ver pessoas consumindo-as nas famosas tabernas de Madrid. Vale ressaltar que muitas pessoas consumiam rabanada durante a quaresma, a fim de suprir a falta da carne.
Bombom na travessa
Bombom na travessa é uma sobremesa de chocolate para o natal. Isso porque ela é preparada com chocolate meio amargo, chocolate ao leite, morango (ou uva), margarina, creme de leite e leite condensado. Vale ressaltar que o creme de leite e o chocolate ao leite servem para o preparo da deliciosa ganache. Delicioso, não é mesmo?
Em resumo, o bombom na travessa é uma sobremesa que consiste em um grande bombom de chocolate - com recheio de morango ou uva - que pode ser servido para a família inteira. Então, vale a pena preparar essa sobremesa para a sua festa de Natal!
Pudim de leite condensado
O pudim de leite condensado é outra sobremesa maravilhosa que pode servir para o seu natal. Isso porque essa é uma sobremesa de natal simples. Além disso, ela conta com fácil preparo, e não é necessário muitos ingredientes para fazê-la. Veja o que é preciso:
- Ovos;
- Leite;
- Leite condensado;
- Açúcar;
- Água.
Diante de poucos ingredientes, algumas pessoas nem imaginam como fica o sabor dessa maravilhosa sobremesa. Porém, nós podemos confirmar: esse é um dos pratos doces mais gostosos das festas natalinas brasileiras!
Biscoitos natalinos
Os biscoitos natalinos são muito comuns na época do natal, como o seu nome já diz. Além disso, eles são muito saborosos - e muitas pessoas os fazem com temas de natal, ou melhor, em formato de árvore de natal, papai noel, renas, entre outros. Há também aquelas que adicionam deliciosos recheios, como os de goiabada, por exemplo. É possível utilizar bastante a criatividade no momento do seu preparo!

Muitas pessoas afirmam que as bolachas natalinas foram criadas na Alemanha. Lá elas costumam ser chamadas de "Platzchen". Elas são biscoitinhos amanteigados, feitos de manteiga, farinha de trigo, açúcar, ovos e essência de baunilha.
Vale ressaltar que muitas pessoas aproveitam o período do natal para fazer esses biscoitinhos e vendê-los. Dessa forma é possível ganhar uma rendinha extra e curtir essas festividades de fim de ano da melhor forma.
Para aprender a fazer biscoitos de natal "com maestria", você pode se inscrever em aulas de culinária. Dessa forma, pode aprender com um chefe de cozinha, especializado em sobremesas de natal, e preparar os mais gostosos biscoitinhos, ou melhor, doces natalinos para vender. Depois é só produzi-los e ganhar uma renda!
Extra: receita doce de natal, um mousse simples e rápido!
Para te ajudar no preparo das sobremesas de fim do ano, decidimos ensinar uma maravilhosa receita. Ela é uma das mais fáceis e rápidas da nossa lista. Então, vamos começar? A lista de ingredientes é esta:
- 1 caixa de creme de leite;
- 1 caixa de leite condensado;
- 200 ml de suco (conforme a sua preferência, ou melhor, o sabor do mousse).
Obs: se você deseja fazer um mousse de limão ou de maracujá, por exemplo, utilize a fruta conforme a sua preferência.
Agora, vamos acompanhar o modo de preparo do mousse? Bom, coloque todos os ingredientes no liquidificador e deixe-os bater por cerca de 2 minutos. Por fim, coloque a "massa" em uma tigela e deixe-a gelar por cerca de 1 hora na geladeira. Esse é um dos doces tradicionais de natal!
Uma aula de culinária para aprender a fazer rabanadas!
A receita preparada com pão dormido, leite, ovos, açúcar e frita em óleo ou manteiga é tradicionalíssima no natal do Brasil ou no natal de outros países. Você pode ainda dar aroma à sua rabanada com canela, raspas de limão ou laranja, baunilha ou o que mais desejar.
A receita foi criada com o intuito de aproveitar aquele pão amanhecido, dando a ele uma nova cara e sabor. Em alguns países como a França, por exemplo, a rabanada não é consumida só nas épocas festivas do Natal. Ela é um prato tradicional do café da manhã parisiense.
Na França, normalmente o pão utilizado para o preparo da rabanada é o brioche. A rabanada pode até mesmo ser servida como uma sobremesa sofisticada em restaurantes renomados e com estrela Michelin espalhados pelo mundo.
Você pode ficar tentando fazer a rabanada com um pão fresco e novinho e cair em uma armadilha. Porém, algumas aulas de culinária podem te ensinar técnicas de cozinha que evitem esse tipo de erro. Um bom professor de culinária pode te ensinar segredos e fazer com que uma simples rabanada ganhe ainda mais sabor, técnica e beleza.
Aprender artifícios da cozinha em um curso de culinária pode te ajudar a trazer técnicas mais elaboradas para seus pratos e cozinhar sem medo de errar. Cozinhar é uma arte. Há aqueles que já nascem com o dom e com o pouco que lhe é passado pela família já se vira bem e é capaz de fazer várias delícias. Mas, há quem precise de algum aconselhamento profissional para conseguir fazer qualquer coisa na cozinha.
Sendo você uma pessoa que já sabe cozinhar, ou um completo amador, aprender com um profissional será um passo importante para transformar sua comida. Quem sabe, com mais técnica, a culinária torne-se até mesmo uma nova carreira profissional. Talvez você se encontre na cozinha e essa seja sua verdadeira paixão, seja para fazer receitas salgadas de natal ou doces.
Precisa ser um chef de cozinha para fazer panetone recheado?
O típico pão italiano com frutas secas ganhou o coração dos brasileiros há muitos anos. Mas como povo criativo que somos, ele foi ganhando outras formas de ser produzido para conquistar os também amantes de chocolate.
Primeiro surgiu o chocotone, com gotas de chocolate, para agradar o paladar de quem não é lá muito fã das frutas cristalizadas. Agora, a cada ano, ele ganha recheios dos mais variados sabores. Os panetones trufados vieram para ficar de vez.
Mas a questão é, preciso ser um chef de cozinha para fazer panetone recheado? Há quem consiga até uma graninha extra no final do ano produzindo e vendendo os famosos panetones trufados.
Tudo bem que você não precisa ser chef para produzir seus próprios panetones caseiros com recheio de creme de avelã, mas há técnicas em que só se aprende em um curso de culinária ou um curso de confeitaria. Já pensou em um curso de culinaria vegana?
Fermentação da massa, tempo de repouso, temperatura do forno, tempo para assar um pão como o panetone, tudo isso não se aprende do dia para a noite. Requer estudo e prática culinária, e poder contar com um professor qualificado e com experiência pode te ajudar nessa jornada.
Você pode até tentar seguir uma receita na internet, e fazer o recheio do panetone, por exemplo. Mas se quiser produzir sua própria massa e investir em uma confecção 100% própria é preciso ter alguma base culinária para o ponto da sua massa não desandar.
Para que o pão possa crescer de forma adequada, assar por igual e ficar macio e suculento você precisa conhecer técnicas e empregar algum tempo adicional na cozinha.
O que tem que ter na mesa de Natal?
Agora, que já sabemos quais são os doces que não podem faltar na sua ceia de natal, que tal falar sobre os pratos típicos natalinos? Sabemos que todos os brasileiros gostam de reunir os seus familiares em torno de uma mesa para se deliciar com uma maravilhosa ceia de natal!
Alguns pratos não podem faltar em uma mesa de natal, afinal são típicos da festividade natalina brasileira. São eles:
- Tender;
- Peru;
- Salpicão de frango;
- Chester.
Além desses, você pode preparar deliciosos acompanhamentos, como cuscuz marroquino, arroz à grega (ou com amêndoas), arroz de forno com legumes, salpicão de alho-poró, salada de batata, arroz com curry, couve-flor e brócolis gratinados com bacon, batatas recheadas, entre outros. O que não faltam são boas opções!
Por fim, algumas frutas também não podem faltar na sua mesa, como ameixa, nozes, lichia, cereja, damasco, romã, uva... Dessa forma é possível deixar a mesa "mais colorida" e os pratos mais deliciosos. Afinal, nada melhor do que incluir doces nas sobremesas, não é mesmo?
Em relação aos enfeites natalinos, você pode investir em velas, sousplat, bolas natalinas e outros tipos de decorações, como renas decorativas, pratos com tema de natal, toalhas com bordados, taças de cristal, entre outros. Além disso, não deixe de decorar a sua bela árvore de natal!
Quais frutas são servidas no Natal?
As frutas servidas nas comemorações natalinas são as mesmas da estação do Natal. Essas combinam com panetone, arroz, peru... Ou seja, todas as guarnições do período natalino. Vamos conhecê-las melhor? Separamos algumas frutas secas também!
Uva
A uva é uma das principais frutas do Natal no Brasil. Isso porque o seu período de colheita inicia em janeiro e se estende até março. Porém, no período de dezembro, já é possível ver as deliciosas frutas nascendo.
Romã
As pessoas costumam comer romã no Dia de Reis, não é mesmo? Mas essa deliciosa frutinha também é bastante consumida no Natal. Vale ressaltar que ela é repleta de superstições, e proporciona benefícios para a saúde corporal, devido às suas ações antioxidantes.
Damasco
Essa fruta, que é muito popular na região oriental, possui o seu período de colheita entre dezembro e março. Sendo assim, já podemos afirmar que essa frutinha faz parte da estação natalina, não é mesmo? Ela pode ser usada na sua mesa de natal, seja desidratada ou fresquinha. Além disso, você pode incluí-la em diversas receitinhas.
Ameixa
A ameixa também costuma ser muito usada no período do natal. Mas uma curiosidade, que muitos não sabem, é que ela possui muitas vitaminas e fibras, além de magnésio, potássio e cálcio. Maravilhoso, não é mesmo? Assim, você pode cuidar da saúde, e ao mesmo tempo, curtir a sua ceia de natal!
O que fazer na ceia de natal?
Muitas pessoas têm dúvidas do que fazer na ceia de natal. Por isso, decidimos mostrar algumas ideias de cardápio para a sua ceia natalina. Vamos acompanhar as opções?
Opções de entrada | Opções de pratos principais | Opções de acompanhamento | Opções de saladas |
---|---|---|---|
Espetinho de tomate cereja com ovo de codorna | Tender | Arroz à grega (ou arroz branco, arroz com uva passas, arroz com lentilha ou arroz com couve) | Salada de maionese com camarão |
Bruschetta | Peru | Souflé de bacalhau | Salada de grão de bico |
Rolinho primavera de queijo | Salpicão de frango | Farofa agridoce | Salada de lentilha |
Mini sanduíches | Bacalhau | Guarnição à francesa | Salada de pêssego grelhado |
Pãezinhos com patê de atum | Pernil assado | Batata gratinada | Salada de rúcula |
Você pode utilizar várias opções dessa lista... Por exemplo, servir os mini sanduíches na entrada, oferecer o tender como prato principal junto com o arroz à grega de acompanhamento, além da salada de lentilha.
Além disso, pode ainda preparar duas opções de entrada, duas de salada... Enfim, fica ao seu critério. Afinal, o que importa é que todos esses pratos combinam com o momento natalino! Por fim, você pode incluir deliciosas bebidas de natal no "cardápio"!
Como preparar a decoração de natal?
Agora que já falamos das guloseimas, que tal abordar um pouco sobre as decorações de natal? Para comemorar essa festividade com esmero, é importante decorar o ambiente com símbolos natalinos, como:
- Sinos;
- Velas;
- Presépio;
- Anjos;
- Coroa de advento;
- Guirlanda.
E, para não quebrar a tradição, aproveite para preparar a sua árvore de natal e colocar os presentes ao seu redor. Assim, você pode distribuí-los para todos que ama e manter as tradições natalinas!
Precisa de aula de culinária? Chame um Superprof para te ajudar!
No início deste texto eu falei sobre formar memórias afetivas através da cozinha, da comida ou da culinária. E o que são memórias afetivas? Você já entrou em um lugar e sentiu um cheiro que te lembrou um momento especial da sua vida? Comeu uma comida que te transportou para sua infância na casa dos avós?
Memória afetiva é quando você se recorda de algo muito marcante, às vezes de forma proposital, e em sua maioria de forma involuntária. Um aroma, um prato, um sabor, um perfume ou um objeto, são alguns dos gatilhos para acionar essa memória.
Se você é um amante da boa culinária, gosta de se arriscar na cozinha, tem paixão por comer bem e por aprender pratos diferentes, mas sente que precisa aperfeiçoar sua técnica, aqui na Superprof você pode encontrar diversos professores de culinária que vão te ajudar na caminhada para se tornar um cozinheiro de verdade.
Mesmo que você não venha de uma família que cozinha há gerações, não aprendeu nem a fazer um arroz com feijão com a sua mãe ou sua avó e só sabe fazer pipoca e macarrão instantâneo, não se preocupe. Nem tudo está perdido. Há sempre alguém disposto a ensinar quando você está disposto a aprender.
A Superprof conta com vários professores de culinária super capacitados para aulas introdutórias ou até aulas mais profissionais. Com milhões de visitantes diariamente e com mais de 15 milhões de alunos no mundo inteiro, as aulas particulares tornaram-se acessíveis.
Além disso, a maioria dos professores disponíveis na Superprof aceitam dar aulas online, via webcam. Em tempos de isolamento social, essa é uma excelente alternativa.
O que importa é aprender, evoluir e aperfeiçoar sempre. Cozinhar bem para ter uma renda extra, cozinhar bem para ter uma nova profissão ou simplesmente cozinhar bem para tornar os momentos em família marcantes. Através das aulas de culinária, você pode aprender a fazer as melhores receitas de sobremesa de natal.
Fazer e servir uma boa comida é algo que marca e impressiona. Motivos não faltam para fazer uma aula experimental. A maioria dos Superprof propõem uma primeira aula gratuita.
Reunir todos juntos à mesa, comendo as deliciosas iguarias natalinas e um doce bonito e gostoso ao final da ceia é uma excelente forma de guardar para sempre recordações, ainda mais com os doces tradicionais de natal.