Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Qual instrumento comprar para que seu filho se torne pianista?

De Fernanda, publicado dia 21/09/2017 Blog > Música > Piano > Piano para crianças: qual modelo escolher?

Como Nina Simone, Ray Charles e Mozart, muitos artistas tocaram o piano desde a infância, tornando-se verdadeiros monstros da música.

Também chamado de “rei de instrumentos”, como o leão em sua selva, o piano é um instrumento pleno por excelência. Ele tranquiliza os pais que sempre tiveram pavor de que seu filho escolhesse a bateria (e não é verdade?).

Ver seu filho tocando o piano em um anfiteatro lotado talvez não seja bem o seu sonho, mas para outros, isso significaria muito…

Instrumento ideal para aula de teclado para iniciantes e crianças, o piano dá acesso a todo um repertório de diferentes gêneros musicais, como o jazz, a música clássica e até mesmo o rap!

Qual modelo e quais os tipos de piano que se adequariam a uma criança para que ela tenha liberdade, se sinta feliz e toque bem?

A especificidade do piano para uma criança

Existem vários métodos para aprender piano com livros, DVDs e CDs. Desenvolver seu ouvido é uma condição sine qua non para melhorar seu nível de piano.

Para a criança pequena, tudo começa com algumas sessões de iniciação musical na creche, na escola ou em alguma instituição. Ela vai descobrir vários instrumentos musicais, sons, melodias e ritmos de música. E, tenha certeza, passados alguns (poucos) anos, seu filho vai chegar em casa com essa bonita decisão: quero começar a tocar piano. Pois bem, e agora? Qual modelo do instrumento é mais adequando para seu filho? Quais modelos existem?

O papel do professor no ensino de piano

Uma noção muitas vezes esquecida pelos pais é a relação entre o professor de música e a criança. Ela é primordial. Sem essa conexão musical, as notas, o solfejo, a teoria musical e as teclas do teclado permanecerão um território desconhecido para ela.

O segredo do sucesso de uma relação professor / aluno adulto não é necessariamente o mesmo o segredo do sucesso obtido na educação infantil.

No entanto, o professor de música também é indispensável para aconselhar os pais e o jovem músico na escolha do piano. Justamente, pelo fato de ele ter experiência efetiva na área, também é seu papel se envolver neste assunto!

Promovendo o gosto do piano nas crianças

Este conceito funciona tanto para crianças quanto para adultos…

Na realidade, se aprender a tocar piano para a criança é algo entediante, se às vezes é sinônimo de esforço ou até mesmo de tortura, é melhor escolher outra coisa para estudar.

A escola, a lição de casa e a disciplina exigida pelos professores já são bastante estressantes para que ele não tenha que sofrer ainda mais pressão durante sua aula de teclado.

Certifique-se de que seu filho está feliz e gosta de tocar o piano antes de fazer uma inscrição anual, por exemplo.

Piano para crianças: as particularidades do instrumento

Ao contrário de outros instrumentos musicais de fácil acesso, o piano tem a particularidade de impor um rigor de aprendizagem que lhe é peculiar.

A criança entende rapidamente que é necessário cumprir várias tarefas para aprender a tocar piano:

  • Tocar com regularidade.
  • Estudar teoria musical.
  • Deixar os brinquedos de lado para ir à aula de teclado ou piano.

Compre um piano para sua casa

Do mesmo jeito que um móvel para sua casa, uma televisão ou até mesmo um carro, escolher um piano para uma criança que está apenas começando a aprender pode ser uma questão complicada. Esta é também uma pergunta muito comum nos fóruns de discussão na Internet. Mas nós tentaremos respondê-la por aqui …

Depois de um ano de iniciação musical, de suas primeiras aulas no conservatório ou na escola de música, chega a hora de passar para a próxima etapa.

Na verdade, para continuar aprendendo fora da escola, para treinar com conforto ou simplesmente para continuar a se divertir, uma criança pode precisar ter um piano em casa.

Várias opções são oferecidas aos pais para criar um clima musical em sua casa:

Definir seus objetivos antes de comprar o piano ideal

Nos fóruns, vemos o tempo todo como a mesma pergunta volta a cada tópico. É uma questão crucial entre os pais que procuram um piano para crianças de 6 a 12 anos, iniciantes e entusiastas do piano.

Na verdade, todos eles procuram idealmente as seguintes características no instrumento:

  • Que ele permita que a criança pratique e aprenda sozinha, que possua um teclado que não seja muito técnico e cuja complexidade a faça abandonar seu objetivo principal: tocar o piano.
  • Que não seja obsoleto ou fadado a perder seu valor nos primeiros meses de seu aprendizado.
  • Que esteja dentro de uma faixa de preço razoável para que respeite o orçamento direcionado para esta atividade extracurricular.

Dicas para comprar um piano para seu filho

Qual instrumento comprar para seu filho? Muitos pianistas desistem do piano pois eles não conseguem enxergar uma verdadeira evolução no início.

Este piano é adequado para o meu filho?
Este tipo de instrumento é adequado para o lar?
Qual a diferença entre um piano clássico e um sintetizador?
Existem outros modelos? 

Alugar um piano em vez de comprá-lo

As crianças pequenas mudam constantemente e rapidamente.

Vendo por esse lado, é muito mais razoável optar pelo aluguel de um piano, ou mesmo verificar se a opção aluguel-compra está disponível. Isso vale tanto para o piano digital quanto para o piano acústico.

Assim, por uma média de 200 reais por mês, você consegue ofertar um instrumento real para o seu filho sem se comprometer a longo prazo.

Algumas lojas especializadas nesse tipo de serviço oferecem desconto caso o locatário deseje cancelar seu contrato de aluguel de piano e comprar um piano usado ou novo na mesma loja. Pode ser uma boa solução.

Evite modelos adequados para crianças pequenas

Embora pareça natural adotar um instrumento adaptado para as mãos pequenas, os braços e as pernas mais curtos que as crianças possuem, saiba que os pianos no modelo infantil não são nada são recomendados.

Ao contrário do violão, guitarras ou baterias em versão em miniatura, o piano no modelo infantil é mais um brinquedo do que um instrumento de verdade.

Em caso de dúvida, escolha um piano de cauda clássico.

Quais marcas de piano você deve escolher?

As marcas são muitas e produzem instrumentos bem diferentes uns dos outros. Está aí a grande dificuldade de escolher um piano para criança (a escolha é delicada até mesmo para os vendedores que deveriam saber aconselhar os pais perdidos).

Para o piano acústico, podemos citar algumas marcas como:

Para o teclado eletrônico, escolha em marcas como:

  • Yamaha
  • Roland
  • Gem

Como as marcas estão se multiplicando e o mercado de piano digital está em constante evolução, essas dicas podem não ser mais válidas amanhã.

Não sabemos o que pode ser produzido nos próximos anos e quem sabe não aparece uma nova marca de piano totalmente inovadora?

Piano para crianças: a escolha do teclado

Depois da escola, podemos aprender o piano? Quanto gastar para adquirir um piano adequado aos estudos do meu filho?

O piano elétrico parece ser a melhor escolha ao procurar um piano para seu filho. O instrumento costuma oferecer mais opções, como a bateria, a adição de fones de ouvido ou o controle de volume.

Na verdade, ao contrário do digital, o piano acústico é conhecido por algumas desvantagens como:

  • O trabalho que dá para deslocar o piano de uma sala para outra e o lugar que ele ocupa em um cômodo (decisão ainda mais difícil se você mora em um apartamento pequeno com poucos cômodos).
  • O volume de som: ele não é regulável, seja qual for o modelo de piano acústico.
  • O preço: bem mais caro. Se você comprar um piano digital do mesmo valor, vai ter um instrumento muito mais polivalente. Por exemplo, por alguns poucos mil reais de investimento, você consegue comprar um piano digital de qualidade – incluindo funções como sequenciador, diferentes ritmos, uma grande quantidade de sons, podendo até gravar suas músicas – enquanto que com um piano acústico pelo mesmo valor você terá apenas o modelo básico, sem outras funcionalidades.

Sem muita pretensão, graças a seus elaborados mecanismos, os pianos digitais podem facilmente substituir um piano acústico e se tornar um instrumento extremamente polivalente.

Escolher um piano digital portátil e acessível

A quantidade de teclados portáteis disponíveis no mercado faz com que você encontre preços bem mais acessíveis e, quem sabe, conseguir comprar um novo.

Saiba como encontrar uma boa aula de teclado online no Superprof!

As teclas do teclado e o som do piano

A escolha de um piano digital deve ter como foco o teclado e a sonoridade. Estes são os aspectos mais importantes a serem testados para definir se piano é adequado ou não.

Para isso, é recomendável escolher uma música com antecedência – com um ritmo dinâmico e variado – e tocar as primeiras notas antes de qualquer coisa.

Você também pode testar tocando as escalas, mas essa ação traz apenas um vislumbre do potencial musical do piano digital.

Se você for iniciante, ainda incapaz de tocar suas primeiras notas, sempre recorra à alguém mais experiente na hora de comprar um piano.

Observação importante para os pais que desejam orientar seus filhos para uma verdadeira carreira musical profissional: é preferível optar diretamente por um piano acústico. Como a técnica do piano será seu principal objetivo, é nessa perspectiva que ele deve dar seus primeiros passos artísticos.

Para isso, existem várias soluções, incluindo lojas de instrumentos usados que podem oferecer promoções muito interessantes de pianos acústicos.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar