Está chegando o São João, e depois de dois anos sem poder comemorar, esse ano vamos poder voltar às festas juninas. Seja na rua, ou em casa, o que não pode faltar nessa época são as delícias típicas. Caldos, canjicas, pipocas, milho cozido, cachorro quente, pamonha, pé-de-moleque... uma infinidade de opções compõem o cardápio dessa época tão festejada por todo o país. De norte a sul, os Santos Juninos são muito festejados durante todo o mês de junho.
Se você já fez algum curso de culinária, mergulhe nas receitas que vamos passar nesse artigo e faça essas delícias para os colegas de trabalho, amigos ou para a família. Se você nunca fez nenhum curso de cozinha, que tal entrar em contato com algum dos nossos SuperProf e agendar já umas aulas de culinária para melhorar seu desempenho na cozinha e fazer comidas cada vez mais elaboradas e mais gostosas?
Tem sonho em investir numa carreira no ramo da alimentação? Se tem gosto pela cozinha, fazer um curso de culinária online pode ser uma ótima opção para aprender técnicas e investir em uma carreira na área da culinária. Pode ser uma fonte de renda ou até uma complementação da renda atual.
Hoje vamos passar algumas receitas dos pratos mais tradicionais das Festas Juninas para te inspirar. Tenho certeza que você vai querer correr para a cozinha depois de ler essas receitas e assistir esses vídeos. Eu já estou aqui, com água na boca, só de pensar nas delícias dessa época do ano.
1 - Aprenda a fazer Caldo de Mandioca
Os caldos estão para a Festa Junina assim como o Peru está para o Natal. Caldos são receitas mais simples e mesmo que você nunca tenha feito um curso para aprender a cozinhar, é uma boa opção para começar. O caldo de mandioca, ou macaxeira como é chamada em algumas regiões do país é uma delícia e não pode faltar na sua Festa Junina.
Ingredientes:
- 2kg de mandioca amarela cozida
- 2 linguiças calabresas picadas em cubos
- 400g de bacon picado
- 1 cebola grande picada
- 3 tomates grandes sem pele e sem semente picado
- 2 dentes de alho
- sal, pimenta, páprica e os temperos de sua preferência à gosto
- cheiro verde à gosto
Preparo:
Cozinhe a mandioca já com um pouco de sal. Enquanto a mandioca cozinha, em outra panela frite o bacon e a calabresa, quando já estiver bem frito, acrescente a cebola e deixe dourar. Depois coloque o alho e por último o tomate. Quando a mandioca estiver bem cozida, bata com um pouco da água do cozimento no liquidificador. Se gostar do caldo com alguns pedaços de mandioca, reserve uma parte sem triturar. Junte a mandioca batida com as carnes, em fogo baixo e mexendo sempre para não grudar no fundo da panela. Acerte o sal, sempre experimentando para não errar. Sirva com cheiro verde.
2- Que tal cozinhar um Caldo Verde?
O caldo verde também é bem tradicional nessa época de São João. Veja nesse vídeo uma receita bem simples que você pode seguir:
Fala a verdade, deu água no boca. E não precisa fazer só para a festa junina. Pode ser uma ótima opção para as noites mais frias do inverno.
3 - Caldo de Feijão também tem seu lugar
Para fechar a parte do caldos, que tal fazer um caldo de feijão com legumes? Então vamos aos ingredientes:
- 1 kg de feijão (tipo carioquinha)
- 300g de linguiça defumada
- 300g de bacon
- 1 cebola grande picada
- 1 beterraba
- 2 cenouras
- 2 tomates sem semente
- 1 pimentão vermelho ou amarelo
- 3 dentes de alho
- sal e pimenta a gosto
Preparo:
Cozinhe o feijão junto com a beterraba e a cenoura por aproximadamente 30 minutos na panela de pressão. Em outra panela, frite o bacon e a linguiça, bata no liquidificador ou processador a cebola, o pimentão, o alho e o tomate. Acrescente a mistura nas carnes, deixe fritar alguns minutos. Quando o feijão estiver cozido, bata no liquidificador e coloque na mistura de bacon, linguiça, cebola, alho, pimentão e tomate. Misture bem, acerte o sal. Sirva com torresmo e cheiro verde.
4 - Cachorro quente junino
Como povo criativo que somos, nós adaptamos a receita do hot-dog ao nosso gosto, bem brasileiro. Com bastante molho vermelho, batata palha, milho e até passas. E certamente a nossa versão é bem mais saborosa :-)
O segredo do cachorro quente certamente está no molho, então aprenda no vídeo como fazer um molho para o seu cachorro quente.
Depois de pronto, aí é só acrescentar aquilo que mais gosta no seu cachorro quente. Que tal uma muçarela ralada, milho e batata palha?
5 - Espetinho de medalhão de queijo coalho
Festa Junina sempre tem aquela barraquinha com espetinhos, não é mesmo? E que tal servir um espetinho diferente para os seus convidados? Um medalhão de queijo coalho com bacon. Com apenas dois ingredientes você vai surpreender todo mundo com essa delícia.
Você vai precisar de queijo coalho e bacon fatiado. Corte o queijo coalho em pedaços da largura da fatia do bacon, enrole o queijo no bacon e espete em um palito de espetinho. Coloque de quatro a cinco pedaços em cada espeto de madeira. Se você não tem churrasqueira e casa, uma alternativa é fazer na Airfryer. Quando o bacon estiver dourado já está pronto para servir.
Faça um curso culinaria agora mesmo!
6 - Pipoca com manteiga
Se tem um ingrediente que reina nas Festas Juninas pelo Brasil é o milho. Ele aparece em vários pratos, ou até mesmo cozido em espiga. E uma das versões super tradicionais do milho nessa época é a pipoca. Quem resiste a uma pipoca quando sente o cheirinho no ar?
Hummm... aquela pipoca com manteiga que você como nos cinemas também pode ser feita em casa. Viu como aprender técnicas de cozinha pode ser um diferencial até mesmo para fazer uma "simples" pipoca.
7 - Aprenda a fazer um delicioso Feijão Tropeiro
Feijão Tropeiro é uma verdadeira delícia, não é mesmo? O preparo não é dos mais simples, mas vou passar aqui um receita e o passo a passo de como preparar. Lembre-se que sempre é possível agendar uma aula de culinária com um dos nossos SuperProf e aprender mais sobre cozinha.
Ingredientes:
- 200g de bacon picado
- 200g de linguiça calabresa defumada picada
- 3 colheres de sopa de azeite
- 6 dentes de alho amassados
- 2 cebolas picadas
- 1/2 kg de feijão cozido e escorrido
- 4 ovos fritos e picados
- 2 colheres de sopa de farinha de mandioca
- sal e pimenta a gosto
Preparo:
Um ponto importante do feijão tropeiro é que o feijão não esteja muito cozido. Deixe os grãos um pouco mais firmes (ao dente). Em uma panela, frite o bacon, a calabresa. Depois acrescente o alho e a cebola. Misture então o feijão cozido, sem caldo e a farinha. Frite o ovo em outra panela e misture ele já picado ao final. Sirva com couve refogada e um arroz branco. Irresistível.
8 - Pastel de carne ou de queijo
Quem resiste a um pastel de carne ou de queijo? Que tal aprender a fazer também a massa em casa. Veja esse passo a passo que a Rita Lobo ensina.
Depois que a massa estiver pronta, ai você pode fazer o recheio da sua preferência. Se você não come carne, pode fazer um pastel de queijo. Sabia que na SuperProf também temos professores para curso de comida vegana? Quem disse que comida sem carne precisa ser sem graça? Nem só de salada vivem os vegans.
9 - Conhece essa delícia: Canjiquinha com costelinha
Como boa mineira que sou, não poderia deixar essa delícia de fora do cardápio. Eu já disse que o milho é a grande estrela dessa época, então vamos a mais um prato feito com esse ingrediente.
Para esse prato você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 1kg de costelinha suína
- 200g de linguiça calabresa defumada
- 4 dentes de alho
- 1 cebola grande picada
- 3 tomates sem pele e sem sementes picado
- 1 e 1/2 xícara de canjiquinha
- sal e pimenta
- folha de louro
Preparo:
Preferencialmente, tempere a sua costelinha na véspera de preparar a canjiquinha. Tempere com sal, alho, pimenta e suco de um limão. Frite bem as costelinhas em uma xícara de chá de óleo. Depois de fritas, retire as costelinhas e escorra bem o óleo. Na mesma panela, doure a linguiça, refogue a cebola, acrescente os tomates e a costelinha. Acrescente então a costelinha com 500 ml de água e as folhas de louro. Deixe ferver e abaixe o fogo. Vá acrescentando água aos poucos até que a carne e a canjiquinha estejam cozidas. Acerte o sal e sirva ainda quente. Você pode colocar também cheiro verde a gosto.
10 - Espetinho de São João
Já falamos sobre os espetinhos, e demos uma receita de medalhão de queijo coalho. Agora, que tal um espetinho bem típico das Festas Juninas? Veja nesse vídeo o passo a passo de um Espetinho de São João:
Como diria a minha avó: "Esse espetinho cachorro não come, porque não sobra". Colorido como as Festas Juninas e uma verdadeira delícia.
Eu amo essa época do ano, tempinho frio, comidas quentinhas que aquecem o corpo e a alma, festas com muita dança e animação. Muita cor e alegria para celebrar os santos juninos.
Viva São João! Viva Santo Antônio! Viva São Pedro!
Nada melhor que comemorar essa festança com muita comilança!