Os pratos típicos brasileiros vão de Norte a Sul, contando a história e a cultura de cada região. As comidas típicas do Nordeste são o baião, o acarajé, o arroz de cuxá, a carne de sol, o cuscuz... Já as comidas típicas do Sudeste são a moqueca capixaba, o virado à paulista, o pão queijo, o filé à Oswaldo Aranha...
Descubra tudo sobre a riqueza da comida tradicional brasileira através deste artigo. Apresentaremos as comidas típicas do Nordeste, e mais especificamente da Bahia e do Maranhão, do Sudeste, e mais especificamente do Rio de Janeiro, Minas Gerais e de São Paulo e do Norte, mais especificamente do Pará. Vamos com a gente rumo ao universo da comida típica do Brasil!
Quais os melhores pratos típicos do Nordeste?
Os melhores pratos típicos do Nordeste são o baião, a carne de sol, o cuscuz, a buchada, o bobó de camarão... As comidas típicas da Bahia, do Ceará, do Maranhão, de Pernambuco e das diversas outras cidades nordestinas são de despertar o paladar.
Baião
O baião de dois é um prato popular em todo o Nordeste, mas principalmente no Ceará. Os ingredientes para o preparo do baião de dois são: feijão verde (ou feijão de corda), carne seca (ou charque), arroz, bacon e queijo coalho.
O nome do prato "baião de dois" é uma homenagem ao estilo musical chamado de "baião", o qual se popularizou na voz de Luiz Gonzaga. Essa comida típica costumava ser consumida pelas pessoas que trabalhavam no campo e sertanejos, pois eles precisavam se alimentar com um prato nutritivo e simples de fazer.
Carne de sol
A carne de sol é um dos pratos que podem ser preparados de diferentes formas, como grelhada, frita, desfiada ou com creme de leite (ou nata). Veja um dos modos de preparo mais populares da famosa carne de sol nordestina:
A carne de sol costuma vir acompanhada do baião de dois (prato que falamos anteriormente) ou desfiada "dentro" de um escondidinho (preparado com purê de mandioca ou macaxeira e gratinado com queijo), resultando no famoso prato "escondidinho de carne de sol".
Cuscuz
O cuscuz é muito popular na culinária nordestina, sendo um prato simples de fazer e bastante barato. O preparo do cuscuz na cuscuzeira necessita apenas de três ingredientes: flocos de milho (também conhecido popularmente como "flocão"), sal e água.
Os nordestinos costumam saborear o cuscuz com diversos recheios, como manteiga, carne de sol, charque, ovos ou queijo coalho. As versões doces também são muito populares no Nordeste, tá? A com coco ralado e leite condensado é uma das mais queridinhas!
Comida típica da Bahia: tudo o que você precisa experimentar!
A Bahia tem comidas com muito azeite dendê e óleo de coco. Os sabores baianos são únicos e abrem apetite na hora! Os acarajé, o bobó de camarão e o vatapá são, sem dúvidas, as comidas típicas baianas mais populares.
Acarajé
O acarajé consiste em um bolinho crocante à base de feijão fradinho e recheio de camarão seco, caruru e vatapá. De origem africana, rapidamente o acarajé conquistou o coração dos brasileiros. Esse prato também tem uma forte relação com a religião afro-brasileira, candomblé.
Os temperos desse prato envolvem muita pimenta, alho, cebola, sal e azeite de dendê. O acarajé é uma verdadeira delícia, sendo bastante servido para os baianos e buscado pelos turistas que visitam a Bahia. Vamos de acarajé?
Bobó de camarão
O bobó de camarão é um delicioso ensopado preparado com camarão e mandioca. Para deixá-lo bem cremoso, outros dois ingredientes também são adicionados, o leite de coco e o azeite de dendê. O modo de preparo do bobó de camarão é o seguinte:
Muitos baianos ainda adicionam outros frutos do mar ao bobó de camarão, como a lagosta e o peixe. Essa iguaria na sua forma tradicional é deliciosa, mas com a adição de mais frutos do mar fica ainda mais saborosa.
Vatapá
Quem nunca ouviu falar no vatapá, não é mesmo? Essa comida baiana (e muito popular em todo o Nordeste) é bem cremosa, sendo preparada com uma combinação de vários ingredientes, como pão, castanha de caju, amendoim e coco ralado.
O prato ainda conta com bastante azeite de dendê! Os temperos são coentro, pimentão, cebola e alho. Fica uma verdadeira delícia! Vale ressaltar que o vatapá é uma comida típica de origem africana, e que camarões ou outros frutos do mar podem ser adicionados à receita.
Nosso guia para a melhor comida típica do Maranhão!
A comida típica do Maranhão é simplesmente maravilhosa! Lá tem arroz de cuxá, camarão gigante e peixada maranhense. Isso significa que os pratos maranhenses contam com muitos frutos do mar - e da melhor qualidade.
Camarão gigante
O camarão gigante é um camarão bem grande, sendo diferente do que é comum ver em outras cidades do Brasil. A carne desse camarão é bastante suculenta e saborosa. Esse camarão pode ser preparado na brasa, grelhado, à milanesa, ao alho e óleo, no molho de coco ou na moranga.
Geralmente, o tempero desse camarão conta com limão, pimenta, alho, sal e azeite. Já para o acompanhamento, os maranhenses costumam escolher farofa de dendê, arroz de coco e salada de folhas. Tudo isso combina muito, não é mesmo?
Arroz de cuxá
O arroz de cuxá consiste na mistura do arroz com uma planta nativa do Maranhão chamada de cuxá (e também conhecida como "vinagreira ou azedinha"). Misturando a folha de cuxá com pimentão, azeite de dendê, coentro, cebola e gengibre, o prato fica super saboroso. Dá uma olhada na receita do arroz de cuxá tradicional com camarão seco:
A mistura da folha de cuxá com os diversos temperos listados acima resulta em um delicioso molho, o qual é misturado com arroz. Para complementar, muitos maranhenses gostam de adicionar camarão seco ou peixe.
Peixada maranhense
Alguém já ouviu falar da popular peixada maranhense? O ensopado de peixe maranhense é conhecido em todo o Brasil devido ao seu sabor único. Com influência da gastronomia portuguesa e indígena, se criou uma peixada (seja de robalo, badejo ou curimbatá) com diversos legumes, como tomate, cebola, pimentão e batata.
Os temperos da peixada maranhense são leite de coco, azeite de dendê, pimenta do reino, sal e alho. Tal peixada ainda pode vir com a adição de camarão. Já para o acompanhamento, os maranhenses gostam de pedir arroz e farofa de dendê.
O melhor da comida típica do Rio de Janeiro
O Rio Janeiro conta com comidas típicas cariocas super deliciosas, como feijoada, bolinho de bacalhau e caldo verde. A feijoada serve como almoço e o bolinho de bacalhau serve como uma deliciosa entrada. O caldo verde é para os dias de inverno no RJ.
Caldo verde
De origem portuguesa, o caldo verde teve uma ampla adaptação culinária ao chegar no Rio de Janeiro. Nos dias frios, os cariocas sempre saboreiam esse caldo espesso, que tem grandes semelhanças com uma sopa bastante nutritiva.
O caldo verde conta com batata, cebola, linguiça calabresa, couve manteiga, azeite de oliva e sal. Bem simples, não é mesmo? Essa sopa tradicional proporciona bastante aconchego nos dias de frio no Rio de Janeiro. Conheça essa comida típica da culinária brasileira, ou melhor, do povo brasileiro!
Feijoada
A feijoada é um ensopado conhecido em todo o Brasil - e não apenas no Rio de Janeiro. Esse prato típico conta com feijão preto cozido, carne de porco e carne de boi. Os temperos são folha de louro, tomate, pimentão, cebola e alho. Veja o método de preparo da feijoada:
As influências culinárias da feijoada foram bem variadas, uma vez que teve influência portuguesa, com o prato "feijão com carne de porco", e influência africana com a adição da orelha e do pé de porco à lista de ingredientes e o uso do feijão preto. Essa é uma das principais comidas brasileiras!
Bolinho de bacalhau
De origem portuguesa, o bolinho de bacalhau é bem crocante e delicioso, sendo um aperitivo bastante requisitado nos bares e restaurantes do Rio de Janeiro. A base do bolinho de bacalhau é de batata, ovo e bacalhau desfiado e temperado com sal, cebola, salsinha e pimenta do reino.
A comida típica de São Paulo que você precisa experimentar!
As comidas típicas de São Paulo que você precisa experimentar são muitas! As principais são o pastel de feira, o cuscuz paulista e o arroz biro biro. A ideia aqui é: comer um cuscuz no café da manhã, arroz biro biro no almoço e pastel de feira à tarde. Vamos nessa?
Pastel de feira
O pastel de feira é um pastel crocante e de massa fina que conquista a todos - e está presente na maioria das feiras de SP. Normalmente, os paulistas comem um pastel de feira com caldo de cana. Os recheios do pastel são bem variados, podendo ser de carne moída, queijo, pizza, frango com catupiry ou até mesmo chocolate.
Cuscuz paulista
Além do cuscuz nordestino, não podemos deixar de falar do cuscuz paulista. Esse prato é preparado com farinha de milho, caldo de legumes, milho verde, ervilha, tomate e muito mais. Veja como é o modo de preparo do cuscuz paulista:
O cuscuz paulista parece ser uma delícia, não é mesmo? Muitos paulistas ainda adicionam sardinha, camarão, palmito e ovo à receita. Na verdade, você pode fugir um pouco da receita tradicional e adicionar o ingrediente da sua preferência.
Arroz biro biro
O arroz biro biro é um prato bem simples, mas de um sabor único. Ele consiste em uma mistura de arroz, ovos mexidos, bacon crocante e batata palha. Ele serve como um delicioso acompanhamento de carnes e frutos do mar.
Esse prato típico paulista tem esse nome porque o famoso jogador de futebol Biro Biro sempre pedia essa comida nos restaurantes. Por conta do seu pedido regular, os restaurantes de São Paulo decidiram homenageá-lo, dando o seu nome ao prato. Esse é um dos melhores pratos típicos do país!
Comida paraense: nossa seleção de pratos típicos do Pará!
Os pratos típicos do Pará contam com pato no tucupi, tacacá, caruru e vários outros. Os pratos típicos brasileiros paraenses são bem diferenciados, o que os tornam verdadeiramente únicos. Veja mais sobre cada um:
Pato no tucupi
O pato no tucupi é uma das comidas queridinhas dos paraenses, e não é para menos. O preparo envolve o cozimento da carne de pato e a sua mistura com o caldo de tucupi, o qual é extraído da mandioca. Ainda tem-se a adição do jambu como tempero!
Tacacá
O tacacá se popularizou na voz da cantora Joelma, não é mesmo? Esse prato tem, em sua lista, os seguintes ingredientes: tucupi, goma de tapioca, jambu e camarão seco. O preparo é realizado desta forma:
Essa comida é servida quente e na cuia de madeira. Como essa comida é bastante importante para a cultura amazônica, ela se tornou um patrimônio cultural da Amazônia. Para quem precisa de energia, recomenda-se tomar um tacacá. Esse é um dos pratos típicos estados brasileiros.
Caruru
O preparo do caruru paraense conta com ingredientes da região amazônica, como jambu, camarão seco, farinha mandioca e quiabo. Os temperos são pimenta, alho e cebola. O resultado é de sabores bem intensos.
Além disso, os paraenses gostam de comer esse prato típico junto com arroz branco, pirão e farinha d'água. Com tamanha relação com os ingredientes encontrados na Amazônia, podemos afirmar que o caruru é uma representação da cultura amazônica! Essa é uma das melhores comidas brasileiras!
O melhor da comida típica do Sudeste!
A comida típica do Sudeste é composta de moqueca, virado à paulista e muitos filés! Vamos conhecer melhor cada uma dessas comidas típicas brasileiras?
Moqueca capixaba
A moqueca capixaba tem um sabor leve, principalmente quando comparada à moqueca baiana. O seu preparo é na panela de barro e envolve os seguintes ingredientes: peixe (que pode ser namorado, dourado, badejo ou robalo), urucum, pimentão, alho, coentro, azeite de oliva e cebola.
Por conta de toda a sua popularidade, a moqueca capixaba foi considerada um Patrimônio Cultural do Espírito Santo. Para quem gosta de saborear um peixe fresco e bem temperado, a moqueca capixaba é um prato muito indicado.
Virado à paulista
O virado à paulista é um prato super conhecido em São Paulo e o queridinho na hora do almoço. O seu preparo é simples, sendo a cara da comida tradicional brasileira. Veja como é o preparo e no que consiste o virado à paulista:
Principalmente no interior paulista, podemos ver muitas pessoas saboreando o virado à paulista no momento do almoço. Essa iguaria é simples, mas muito nutritiva. Sem dúvidas, ela faz parte do almoço de muitos paulistas!
Filé à Oswaldo Aranha
Já o filé à Oswaldo Aranha faz parte do almoço dos cariocas. Esse prato conta com filé mignon temperado com manteiga, alho, cebola, salsinha, vinho branco e cogumelo. O arroz branco, a batata frita, a farofa e a salada costumam servir como acompanhamento do filé à Oswaldo Aranha.
Comida típica de Minas Gerais: delícias a não perder!
A comida típica de Minas Gerais conta com pão de queijo, feijão tropeiro, tutu de feijão e muito mais. Descubra mais sobre essas três opções principais, a seguir. São verdadeiras delícias, que você não pode perder!
Pão de queijo
O pão de queijo é uma das comidinhas mais populares de Minas Gerais. Para o seu preparo, é necessário os seguintes ingredientes: polvilho doce, queijo minas, leite, ovo, óleo, água e sal. Em relação ao queijo, você ainda pode escolher outra opção, ao invés do queijo minas, o queijo meia-cura.
Feijão tropeiro
O feijão tropeiro é um prato maravilhoso para saborear. Os ingredientes dessa comida típica do Brasil são: feijão carioquinha, linguiça, carne sol, bacon, farinha de mandioca, ovo e muitos temperos. Veja qual o modo de preparo:
O feijão tropeiro combina com muitos acompanhamentos, mas os mineiros gostam de misturar o feijão tropeiro com salada, torresmo e arroz. Essa combinação de sabores únicos é perfeita! Vamos de feijão tropeiro?
Tutu de feijão à mineira
O tutu de feijão à mineira conta também com feijão, linguiça, bacon, ovos e farinha de mandioca. O tempero do tutu de feijão fica à cargo de sal, cheiro verde, cebolinha, pimenta do reino, cebola, alho e manteiga de garrafa.
Então, ficou satisfeito em conhecer os pratos típicos brasileiros? Esperamos que a nossa lista tenha mostrado e contado um pouco da história, origem e sabores de cada comida típica do Brasil. Ah, esperamos também você tenha ficado com água na boca!
A maioria dos pratos típicos Brasil tem forte influência indígena, portuguesa e africana. As comidas típicas brasileiras tem história, cultura e sabores irresistíveis, que não são encontrados em nenhum outro lugar do mundo. Viva as comidas típicas Brasil!


















