Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Orientação educacional para adultos que querem voltam a estudar

De Joseane, publicado dia 09/09/2019 Blog > Apoio Escolar > Orientação Vocacional > Possibilidades para os trabalhadores que desejam retomar os estudos

Muitas vezes o adulto se sente bloqueado em suas escolhas de vida, sua trajetória escolar ou mesmo em sua orientação escolar.

Algumas pessoas que não tiveram oportunidade de terminar os seus estudos creem ser tarde demais para voltar a escola. Outros que tiveram a chance de terminar uma faculdade mas se arrependem do percurso escolhido não encontram motivação para voltar a faculdade e fazer uma nova graduação e tem, ainda, aqueles que gostariam de fazer um mestrado ou doutorado mas que não veem possibilidade já que precisam trabalhar.

Enfim, a quantidade de pessoas que gostariam de dar novos rumos a suas vidas, obter uma nova orientacao pedagógica ou se reorientar profissionalmente é bem grande.

A falta de informação ou a dificuldade para se motivar criam barreiras que acabam por distanciar essas pessoas de seus objetivos profissionais e pessoais.

A boa notícia é que existem sim diferentes e boas possibilidades para os adultos que querem voltar a estudar. Seja qual for a sua situação, começar de novo é completamente possível.

Nesse artigo, o Superprof dá dicas de ouro para aqueles que desejam retomar seus estudos, ajudando no estabelecimento de um projeto educacional de curto ou longo prazo.

O ensino de jovens e adultos como parte de uma orientação educacional

Sabemos que no nosso país o abandono escolar é um problema real, sobretudo no Ensino Médio. E os motivos são muitos: falta de interesse em relação ao conteúdo programático, problemas familiares, dificuldades financeiras, necessidade de trabalho na adolescência, gravidez precoce….

orientador pedagógico Orientação educacional: nunca é tarde para recomeçar!

Caso você tenha interrompido ou abandonado seus estudos no Ensino Fundamental ou Médio, sempre pode recorrer à Educação de Jovens e Adultos.

Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino pertencente à Educação Básica que é destinada a jovens e adultos que não deram continuidade aos seus estudos ou que não tiveram o acesso ao Ensino Fundamental e/ou Médio na idade apropriada.

Conhecida como antigo supletivo, tem como objetivo combater o analfabetismo e restaurar o direito à educação negado aos jovens e adultos, oferecendo a eles igualdade de oportunidades para a entrada e permanência no mercado de trabalho e qualificação para uma educação permanente.

A modalidade EJA é ofertada em todas as redes públicas (municipais e estaduais), em universidades, redes educacionais como SESI e SESC, ONGS, associações e instituições privadas. De acordo com seu orçamento e sua disponibilidade, verifique a oferta dessa modalidade em sua cidade.

Fazer EJA  é parte de um projeto de orientacao educacional, cujos objetivos são:

  • Proporcionar a conclusão do Ensino Médio aos Jovens e Adultos que estão afastados da escola e desejam retomar os seus estudos;
  • Garantir ao aluno, através da modalidade de Educação à Distância, a flexibilidade entre tempo e espaço e a economia de tempo e dinheiro gerada pelo não deslocamento diário até a escola;
  • Oferecer a inclusão digital pelo uso da tecnologia na educação;
  • Propor a democratização do ensino por todos os cantos do Brasil, ajudar com a orientação educacional dos alunos;
  • Quebrar barreiras territoriais de um país de extensão continental com a utilização da tecnologia de transmissão via satélite de última geração;
  • Participar da mudança na concepção do educar tradicional, que mantém os mesmos moldes do século XIX.

A prova avalia as competências dos estudantes da EJA para a obtenção do certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio. Pessoas que estudaram por conta própria ou por programas, mas não estão ligadas a nenhum programa de EJA também podem se inscrever nesses exames para pleitear o certificado.

Gostaria de mais motivação para voltar a estudar? Dá uma lida nesse artigo aqui.

Uma segunda graduação para reorientar a carreira

Escolher e decidir sobre sua vida futura (e profissão) é, acima de tudo, um trabalho de autoconhecimento. É um processo de profundo questionamentos e de pesquisa efetiva sobre informações em diferentes áreas de atuação. Na maioria dos casos, descobrir o que você quer fazer da sua vida é uma etapa difícil.

orientação vocacional e de carreira Uma nova formação pode mudar completamente o seu futuro!

O estresse do vestibular, a pressão dos pais e da família em geral, os colegas, os hormônios da adolescência, a organização do sistema escolar e universitário, entre outros fatores contribuem para elevar o nível de estresse dos jovens quando da escolha de sua carreira e do curso universitário.

Tudo isso faz com que, muitas vezes, o jovem se equivoque e escolha mal a sua faculdade. Mais tarde, já inserido no mercado de trabalho, o jovem-agora-adulto- sofre as consequências da sua escolha: insatisfação no trabalho, frustração, falta de motivação, e por ai vai.

A boa notícia é que sempre dá para recomeçar, criando um plano de escape baseado em um projeto consistente de orientação educacional.

Quando se deseja mudar de profissão mas continuar na mesma área de formação (humanas, exatas, etc) tem-se a vantagem de poder validar algumas matérias que fizeram parte da primeira graduação e, assim, poder encurtar o tempo que vai ficar nos bancos universitários.

Se especializar também é uma boa opção. Fazer um mestrado ou doutorado, MBA ou outros cursos de especialização possibilitam o adulto de galgar novas oportunidades profissionais, mudar de trabalho e de função.

Tudo é questão de planejamento. Consultar um orientador escolar pode ajudar a definir o novo projeto de orientaçao profissional. Fazer um teste de orientacao vocacional também é uma opção!

Confira algumas das vantagens de se fazer uma segunda graduação:

  • possibilidade de mudar de carreira ou de evoluir na profissão
  • possibilidade do aproveitamento de disciplinas, formação mais rápida e flexibilidade para o ingresso
  • tornar-se um colaborador versátil, duas formações significa duplo conhecimento!

Para aqueles que gostariam de se reorientar profissionalmente através da retomada dos estudos mas se sentem bloqueados por falta de tempo, nós temos uma solução…continue lendo.

Veja aqui suas opções para voltar a estudar sem pagar muito.

Orientação escolar: o ensino a distância como solução para os trabalhadores

Nós sabemos que mudar sua orientação profissional na fase adulta não é fácil. Construir um novo projeto de orientação pedagógica dá um pouco de trabalho, mas não é impossível.

orientação profissional na escola A educação a distância é uma solução prática para a falta de tempo!

Para queles que querem voltar a estudar mas não tem lá tanto tempo sobrando, a educação a distância é uma excelente solução. Fazer um curso de segunda graduação a distância é a solução ideal para as pessoas que têm uma rotina atribulada e não podem se comprometer a frequentar um curso presencial diariamente.

Entre outras coisas, essa modalidade se destaca por sua flexibilidade: o graduando ganha autonomia para estruturar a própria rotina de estudos, acessando os conteúdos no momento em que quiser de qualquer dispositivo que esteja conectado à internet.

Por outro lado, isso não significa que o caminho até o diploma seja mais fácil. Para ser aprovado, ele precisa fazer provas — que são realizadas nos chamados polos de apoio — e participar de outras atividades acadêmicas, que também são um instrumento de avaliação do desempenho.

Uma solução interessante mas que exige um pouco de planejamento, nada que uma consulta de orientacao profissional não posso resolver.

Agora, se o empecilho para retomar os estudos esbarra no aspecto financeiro, a boa notícia é que é possível usar o Fies para a segunda graduação. Todavia, faz-se o alerta de que a concorrência é mais acirrada. Isso porque, de acordo com o edital, a prioridade é dada aos estudantes que nunca tiveram a chance de frequentar uma faculdade. Os portadores de diploma, portanto, disputam as vagas remanescentes.

A possibilidade de mudar de vida construindo um novo projeto de orientacao educacional existe, basta ter vontade de mudar e corres atrás e ser persistente.

Validar a experiência profissional para diminuir o tempo da segunda graduação

Embora seja ainda pouco comum no Brasil, saiba que é completamente possível fazer uma segunda graduação em menor tempo graças a sua experiência profissional.

orientação vocacional ocupacional Sua experiência profissional pode lhe poupar tempo de estudo!

Essa modalidade, conhecida como VAE- validação da experiência adquirida é um procedimento que permite valorizar uma experiência profissional ou extraprofissional com o objetivo de obter, na totalidade ou parcialmente, um:

  • diploma do ensino secundário técnico e um certificado de formação de mestre,
  • certificado de técnico superior,
  • diploma universitário.

A VAE permite reconhecer a experiência adquirida resultante de aprendizagens formais, não formais ou informais. A VAE valoriza os indivíduos e facilita a formação ao longo da vida.

A VAE dirige-se a todo o tipo de público, seja qual for a idade, o nível de estudos ou a situação profissional. A condição indispensável é ter exercido durante, no mínimo, 3 anos (ou seja, 5.000 horas) uma atividade assalariada, não assalariada ou voluntária, de forma contínua ou não, diretamente relacionada com a certificação solicitada.

Os diversos certificados e diplomas obtidos através da VAE são equivalentes aos vários certificados e diplomas obtidos através de outras formas de aferição de conhecimentos e conferem os mesmos direitos.

Essa modalidade de acesso a universidade é bastante comum em países estrangeiros, como a França, por exemplo. Uma ótima ideia para você que quer mudar de vida, melhorar seu currículo, reorientar sua carreira e sair na frente.

Se você não havia pensado em estudar no exterior como parte do seu projeto de orientacao educacional e profissional, então fica a dica!

Para concretizar o seu projeto, não hesite em entrar em contato com um dos nossos orientadores educacionais!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar