Hoje em dia, é possível fazer praticamente tudo pelo celular, inclusive estudar. A rotina das pessoas está a cada dia mais agitada e nem sempre é possível encontrar tempo para frequentar uma escola de inglês, por exemplo. Por essa razão, muita gente acaba optando pelos aplicativos que permitem até mesmo aprender no transporte público, a caminho do trabalho ou da faculdade. Além disso, eles funcionam 24 horas, o que permite que você se organize de acordo com suas atividades. É possível estudar até de madrugada, se for melhor para você!
Hoje em dia, a aprendizagem do inglês é quase obrigatória para o mercado de trabalho, deixou de ser um mero diferencial. O conteúdo dos cursos também passou por uma revolução: eles são muito mais focados na comunicação, afinal, de que adianta sair da escola com uma gramática linda e não conseguir fazer um pedido em um restaurante no exterior? Tal questão favoreceu o surgimento dos aplicativos, que além de toda essa praticidade que citamos, ainda permitem um ambiente totalmente interativo, que auxilia o aluno no desenvolvimento da língua estrangeira.
Mas... sem mais delongas! Se você quer começar a aprender por app e não sabe por onde começar, está lendo o artigo certo. Fizemos uma lista com os 10 melhores aplicativos para fazer aula de ingles online. Venha conosco!
1.Duolingo
Aposto que você conhece alguém que usa essa ferramenta. Trata-se de uma das mais conhecidas no estudo de idiomas. Todo o conteúdo apresentado é focado em situações cotidianas, em forma de jogo. No vocabulário, você vai aprender palavras comuns do dia a dia e terá disponível uma gama de exercícios que permitem a sua evolução no jogo à medida que você vai mostrando que aprendeu. O curso é dividido em níveis e você pode chegar ao avançado, ganhando conhecimento e estrelinhas de experiência. Existe versão para Android e iOS, é só procurar na sua play store, fazer o download e iniciar seus estudos agora mesmo!
2.Babbel
Trata-se de um aplicativo grátis que ajuda você a aprender de forma relativamente intuitiva. Você faz o download de aulas e pratica a pronúncia, a partir de um mecanismo que reconhece a sua voz para que você possa ouvir e corrigir o que for necessário. É claro que existem recursos do Babbel que você só desbloqueia se adquirir a versão paga, mas há muito conteúdo também na opção grátis. Basta baixar o aplicativo no seu celular, escolher o idioma que deseja aprender (não se trata de uma ferramenta exclusiva para estudar inglês) e começar a seguir o passo a passo. Se preferir, você pode ir testando para decidir se deseja um upgrade para a versão paga.

3.English Grammar in use
Se você sonha um dia estudar em Cambridge, que tal começar pelo que é possível no momento? Estamos falando de um app que baseia suas aulas no que é ensinado na Cambridge University. Ele disponibiliza um curso completo, com foco em gramática, como o próprio nome já sugere. Você vai aprender por aulas, exercícios interativos e um glossário de palavras relacionadas. As primeiras lições são gratuitas, mas chega um ponto no qual você precisa pagar para avançar. À essa época, você tem a opção de escolher quais tópicos deseja estudar e faz o download personalizado. Por essa razão, podemos dizer que é uma das ferramentas mais completas disponíveis, uma vez que você pode fazer um curso do início ao fim.
4.Hello English
Se você acha que a eficiência de uma ferramenta pode ser medida pela adesão das pessoas à ela, certamente vai sentir vontade de baixar esse app. São mais de 50 milhões de usuários que já se renderam aos seus encantos (e à sua proposta de manter a motivação de todos). Além dos módulos totalmente interativos, você ainda tem acesso a um dicionário, que possibilita descobrir novas palavras rapidamente. Você gosta de estudar por jogo? Está aí a sua oportunidade, o que permite juntar aprendizagem e lazer. Você tem algumas opções quanto à escolha de temas para estudar e recebe recompensas à medida que avança nas tarefas.

5.Rosetta Stone
Quando o assunto é plataformas para estudo de idiomas, podemos dizer que estamos diante de uma das pioneiras. Ele junta a praticidade de estudos pelo celular com o método tradicional de aulas completas, com a vantagem da interatividade que só a tecnologia pode trazer. Você pode baixá-la em seu Android ou iOS ou, se fizer o estilo mais "old school" e preferir seguir o curso pelo computador, há uma versão para download em Windows. Você vai notar que as aulas acontecem 100% em inglês, como proposta nas escolas convencionais de idiomas. Você precisará pagar para desbloquear alguns recursos, mas a ferramenta é completa, possibilitando até receber feedback sobre a sua pronúncia a partir de um serviço de reconhecimento de voz.
6.Inglês Brasil
Idealizado no interior do estado de São Paulo, em Marília, o aplicativo traz uma proposta um tanto diferente. Ele foi desenvolvido especialmente para brasileiros que querem estudar inglês. Isso permite uma abordagem do ponto de vista do auxílio que realmente precisamos para aprender, afinal, nossas dificuldades podem ser diferentes das que os falantes de outros idiomas nativos enfrentam na hora de compreender o inglês. O método de estudo funciona assim: você assiste a aula e depois pratica o que aprendeu a partir de exercícios interativos. Ele traz ainda aspectos culturais, uma vez que algumas aulas foram filmadas nos Estados Unidos, com a proposta de incluir tais elementos.

7.Busuu
Disponível para o estudo de 12 idiomas, a ferramenta permite estudar inglês para desenvolver as quatro principais habilidades: escrita, fala, leitura e audição (writing, speaking, reading and listening). Os exercícios propostos buscam fazer com que você caminhe pelos níveis, evoluindo em todas essas nuances ao mesmo tempo. A versão gratuita é simples, mas você tem a opção de pagar para desbloquear recursos que farão toda a diferença nos seus estudos. É possível utilizar o app estando offline, criar um planejamento de estudos ou ter acesso a um treinador de vocabulário. As lições podem ser compartilhadas com nativos que darão dicas sensacionais para o seu aprendizado. E a ferramenta ainda é colaborativa, o que significa que os usuários podem contribuir mutuamente para que todos aprendam melhor. Muito mais que um simples aplicativo, trata-se do ingresso em uma verdadeira comunidade de estudos.
8.Falou
Já se imaginou estabelecendo diálogos simples do dia a dia em inglês através de um aplicativo? Sim, até isso os apps já fazem por você. Um bom exemplo é o Falou. É claro que a ferramenta não substitui os cursos de conversação, mas podem fazer muito pelo seu aprendizado. Você pode escolher entre o inglês e outros idiomas e, a partir de então, terá que completar conversas simples. A sua voz é reconhecida por um sistema de inteligência artificial, que dá um feedback sobre a pronúncia. Trata-se de um meio interativo de aprender e praticar o inglês. O nível de dificuldade vai aumentando à medida que você avança e o aprendizado é assegurado a partir de testes aplicados a cada etapa. Por enquanto, está disponível apenas para iOS.
9.Wlingua
Tomando por base o Sistema Comum Europeu de Referência Linguística, o aplicativo consiste em uma plataforma com lições para aprender inglês. Vídeos, áudios e outros recursos interativos vão ajudar você a evoluir no idioma. E não se preocupe se já tiver um nível na língua. Você faz um teste para começar do ponto mais adequado. Essas mídias tornam os estudos mais agradáveis e produtivos, não fica aquela coisa "chata" de só fazer lição. O usuário pode escolher planos anuais ou mensais.

10.English Phrasal Verbs
Está aí um assunto que assusta até mesmo alguns alunos do nível avançado de inglês: phrasal verbs, que consistem na combinação de um verbo e uma preposição (ou outra classe de palavra). Existem centenas deles no idioma, e tais associações não seguem exatamente uma lógica. Assim, não há outra forma de aprender a não ser decorando. Mas, me diga sinceramente: você acha legal sair decorando uma lista extensa do que quer que seja? Por mais que goste do inglês, provavelmente você responderá "não" a essa pergunta. Então, que tal aprender phrasal verbs a partir de um aplicativo desenvolvido exclusivamente para essa parte tão peculiar do idioma? E isso é totalmente possível no seu Android ou iOS.
Gostou da nossa lista de aplicativos para aprender inglês? Percebeu como alguns deles também se estendem ao espanhol, francês e outros idiomas? Muitas vezes, com um único usuário, será possível seguir estudando. Existe uma lista de vantagens para esse modelo de aprendizagem, mas o melhor a fazer é testar diversas ferramentas e ver qual funciona melhor para você.
Não importa! O caminho é tirar o melhor desses recursos e divertir-se enquanto estuda. O inglês abre muitas portas no mercado de trabalho e nada mais proveitoso do que utilizar seu tempo livre para aprendê-lo. Para diversificar seu aprendizado, você também pode experimentar aulas de inglês. A propósito, você já utiliza ou utilizou algum desses apps? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe a sua experiência conosco!









