Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aulas de reforço para alunos do ensino superior

Blog > Aulas particulares > Ter aulas particulares > Como as aulas particulares podem ajudá-lo na faculdade?

Assim como os alunos dos ensinos fundamental e médio, alunos de universidades muitas vezes também precisam de aulas de reforço em determinadas matérias. Neste caso, o principal objetivo do professor particular será de ajudar o aluno a obter seu diploma.

Para garantir os bons resultados, os alunos do ensino superior precisam se dedicar quase que exclusivamente ao estudos. Todavia, esta não é a realidade para muitos estudantes brasileiros, que precisam trabalhar para garantir seu sustento e/ou para pagar as mensalidades da faculdade.

Nem sempre é fácil conciliar os estudos com uma atividade profissional, e alguns alunos acabem sendo reprovados em diversas matérias por falta de tempo para se dedicar. É aí que o professor particular pode intervir, oferecendo aulas de reforço escolar aos estudantes com maiores dificulades.

Com um apoio escolar personalizado você colocará todas as chances de se sair bem a seu favor e obterá seu diploma sem problemas. Veja a seguir as boas razões para buscar o acompanhamento de um professor particular durante seus estudos universitários.

Como o professor particular pode ajudá-lo a organizar seu tempo?

A quantidade de leituras, trabalhos e provas que um aluno tem na faculdade pode ser assustadora para os estudantes recém chegados. Além disso, as leituras no ensino superior são muito mais longas e densas do que as que ele estava habituado. Assim, o nível de comprometimento com os estudos deverá ser ainda maior.

otimizar o tempo dedicado aos estudos Pare de procrastinar e comece a se dedicar mais aos estudos com a ajuda de uma professor particular!

Em alguns cursos, em especial na área de medicina e biológicas, a leitura de artigos científicos demanda um bom nível de interpretação e conhecimentos em termos técnicos. Soma-se a isso a carga horária de aulas, revisões para provas, projetos de pesquisa, etc. Sem organização, o estudante se encontrará rapidamente submerso pelos afazeres da universidade.

Uma das principais razões do mau desempenho dos universitários é a falta de comprometimento com os estudos, em especial no primeiro ano de faculdade. O acúmulo de tarefas, assim como as demais obrigações que o aluno possa ter pode levá-lo a desanimar dos estudos.

O professor particular tem por missão colocar o aluno de volta no “bom caminho”. Para tal, ele usará não apenas de seus conhecimentos, mas também de sua experiência, afinal, um dia o professor também já foi aluno e conhece todos os desafios e dificuldades da vida acadêmica.

O professor, ao lhe orientar nos estudos, estará igualmente contribuindo para melhorar sua autonomia, mostrando-lhe que você é capaz de progredir com seus próprios recursos. Não hesite em compartilhar suas experiências e dificuldades com ele, isso contribuirá para criar uma relação de confiança.

Para não se perder em meio a tantas informações novas, você precisa planejar seus dias e horários de estudos em um cronograma semanal.

O planejamento vai ajudá-lo a saber quais tópicos necessitam de mais ou menos tempo de dedicação. O professor particular poderá  fazer com você o planejamento dos horários de estudo. Este tipo de planejamento tem por objetivos:

  • Aproveitar o tempo da melhor forma possível;
  • Garantir que você dará a devida atenção a todos os aspectos dos estudos;
  • Fazer uma auto-avaliação e saber se você está assimilando corretamente o conteúdo das aulas.

O planejamento é interessante por várias razões. A principal delas é a flexibilidade, pois você pode montar o cronograma de estudos de acordo com sua disponibilidade. Se além de estudar você também trabalha ou tem outras atividades durante o dia, o cronograma de estudos irá ajudá-lo a saber quanto tempo você vai dedicar às revisões. O importante é dedicar alguns minutos aos estudos todos os dias.

Aulas particulares como ferramenta para evitar a desistência

O primeiro ano de faculdade é normalmente o mais difícil para todo mundo. Ele é crucial e influenciará as futuras decisões e escolhas que o estudante fará. Dependendo da dificuldade encontrada ao longo do primeiro ano, o aluno pode ser levado a desistir do curso.

evitar a desistência com auxílio de uma professor de apoio escolar A má escolha do curso é uma das principais razões de desistência no primeiro ano.

Alguns dos principais motivos de desistência são: falta de organização e de assiduidade nas aulas, pouca dedicação da parte do aluno e falta de comprometimento com os estudos, má orientação quanto ao conteúdo do curso, falta de alinhamento do nível do aluno com o nível exigido pela faculdade, entre outros.

Para saber qual curso é mais adaptado ao seu perfil, você pode fazer testes vocacionais enquanto ainda estiver no ensino médio. No entanto, saiba que nem sempre estes testes são 100% exatos. Eles servem para você ter uma idéia de qual área corresponde melhor ao seu perfil.

Não é raro vermos jovens que escolhem um determinado curso de forma totalmente aleatória, ou em outros casos, para agradar os pais. Uma vez na universidade, estes alunos se dão conta do real grau de dificuldade do curso escolhido e as coisas acabam se complicando: falta de interesse pelo conteúdo das aulas, dificuldade de compreensão, ausências repetidas, falta de motivação, etc.

Caso você não se sinta bem com a formação que escolheu, nosso conselho é que você mude de curso, mas se seu problema é falta de motivação por se sentir submerso pela carga de trabalhos e não conseguir organizar seu tempo, um professor particular poderá ajudá-lo. Com o acompanhamento correto você conseguirá cumprir todas as suas obrigações estudantis e terá excelentes resultados no final do ano.

Aulas de nivelamento com um professor particular

Os cursos de nivelamento destinam-se a alunos ingressantes em uma formação e que não possuem o nível esperado. O objetivo deste tipo de aulas é facilitar o entendimento desses alunos, já que os mesmos trazem várias dificuldades do ensino médio. Há também casos de alunos que deixaram de estudar por muitos anos e para quem o nivelamento é indispensável.

professores particulares podem dar aulas ou cursos de nivelamento As aulas de nivelamento ajudam o aluno a melhorar o desempenho e a preencher as lacunas deixadas pelo ensino médio.

Quando você começa um curso universitário, ter noções básicas das disciplinas que fazem parte da grade curricular do seu curso pode facilitar o entendimento e ajudá-lo a ter um bom desempenho desde o primeiro ano de faculdade. Para isso é preciso preencher as lacunas deixadas pela má formação recebida na escola em disciplinas básicas como português, matemática, biologia ou química.

Tendo como objetivo promover a melhoria no desempenho acadêmico do estudante, o professor particular poderá ajudar nas aulas de nivelamento.  Seu papel é orientar o aluno e aprofundar os conhecimentos deste em determinadas disciplinas indispensáveis ao entendimento das aulas no ensino superior, de forma a otimizar o aprendizado, suprindo, portanto, possíveis deficiências ou carências em sua formação anterior.

Suponhamos que você deseja fazer engenharia, mas terminou o ensino médio com muitas dúvidas e seu nível em matemática não é dos melhores. Um professor particular de matemática será capaz de ajudá-lo a sanar essas dúvidas, a aprender o básico necessário para se sair bem no curso e desta forma, melhorar seu desempenho em matérias que demandam conhecimentos em exatas.

As aulas de reforço para nivelamento lhe permitirão encarar a faculdade de forma mais serena. O professor poderá acompanhá-lo ao longo do primeiro ano  para que você assimile todos os conceitos fundamentais dos assuntos em questão. Será também uma oportunidade para adquirir novos conhecimentos específicos do seu curso.

Prepare-se para as provas com o acompanhamento de um professor particular

Você é um aluno organizado, que conhece a metodologia correta para estudar? Você conhece as obras de referência necessárias para se sair bem em uma prova? Ou, pelo contrário, você se sente totalmente perdido e desamparado diante das novas obrigações que a faculdade lhe impõe?

se organizar para revisar o quanto antes é a solução mais acertada Prepare-se para as provas com antecedência e evite o estresse.

Não se faz uma revisão das matérias que vão cair na prova 15 dias – tampouco uma semana antes! Para tirar uma boa nota é preciso comprometimento com os estudos dia após dia. Você precisa ser assíduo e consistente em suas revisões para encarar o período de provas sem estresse.

Para ler toda a bibliografia indicada, fazer os exercícios certos ou para assimilar os conceitos fundamentais de uma disciplina, você tem que começar a trabalhar o quanto antes, pois seu sucesso acadêmico depende somente de você.

Para não se sentir sobrecarregado e chegar ao ponto de se desesperar no período de provas, é melhor programar suas revisões e buscar ajuda para estudar as disciplinas nas quais você tem mais dificuldade. Estudar sozinho nem sempre é uma tarefa fácil e a maioria dos alunos sentem necessidade de serem auxiliados por alguém mais experiente.

Ter um professor particular à domicílio é uma verdadeira contribuição para aumentar sua produtividade e para ajudá-lo a passar de ano. Enquanto especialista da disciplina ensinada, ele fornecerá todas as dicas para organizar melhor o tempo, aprender a priorizar os conceitos mais importantes e os bons hábitos para tornar seu ano letivo um sucesso.

Como você pode perceber, ter aulas particulares pode abrir inúmeras possibilidades para alunos de todas as áreas. A maioria dos alunos do ensino médio sonham em entrar numa boa faculdade e seguir uma carreira de sucesso, no entanto para ter sucesso profissional é preciso primeiro obter seu diploma. Isso requer muita autonomia, organização e comprometimento, bem como uma boa dose de esforço pessoal.

Não perca mais tempo e comece a procurar o professor de reforço ideal para ajudá-lo a alcançar seus objetivos acadêmicos. No Superprof você encontra professores qualificados em qualquer cidade do Brasil, basta fazer um cadastro!

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar