Olá! Sou Leo Cunha, músico, percussionista. Iniciei meus estudos profissionais com percussão erudita na Escola Municipal de Música de São Paulo entre 1995 a 1999 sendo aluno de Joaquim Abreu e Elizabeth Del Grande. Também estudei percussão popular na Universidade Livre de Música com o percussionista Ari Colares entre 1995 a 1999. Fui músico da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, da Orquestra Jovem Municipal de São Paulo e da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. Durante anos, atuei no grupo Abaçai, renomado balé folclórico de São Paulo, onde tive a oportunidade de conhecer e me familiarizar com a nossa cultura musical popular brasileira. Fui professor de percussão popular brasileira no Centro Cultural General San Martin – Governo de Buenos Aires durante dois anos de 2000 a 2001. Durante estes anos, vivo em Buenos Aires e continuo meus estudos em percussão no Conservatório Nacional de Buenos Aires e no Centro Cultural Rojas sendo aluno de percussão latina-folclórica de Horácio Lopez e Facundo Guevara. Fui professor de percussão em diversos projetos de música, entre eles, Projeto Guri, Projeto Rede Cultural, Programa Vocacional e Programa Piá da Secretaria Municipal de Cultura. No momento sou professor instrutor de Bandas e Fanfarras pela Secretaria Municipal de Educação atuando em escolas da rede municipal de ensino de São Paulo, Professor de Musicalização na Escola Catavento e estudo Licenciatura em Música pela Faculdade Claretiano. Atuo como músico independente acompanhando grupos e artistas diversos em apresentações e gravações, como também, professor autônomo de percussão popular.
Minha metodologia para cursos de instrumentos de percussão baseia-se em um primeiro momento na interatividade com as pessoas para conhecer as vontades e necessidades pessoais, encontrando assim um objetivo comum entre os participantes.
Em seguida, procuro compartilhar de diferentes maneiras, modos e técnicas de aprendizagem adequados para cada participante, desenvolvendo progressivamente de forma diversa a autonomia musical dos alunos.
Com relação aos instrumentos de Percussão podemos dizer que é uma família enorme e diversificada! Para cada instrumento, uma forma de segurar e de tocar. São distintas técnicas para extrair som de cada instrumento.
Sendo assim, em um primeiro contato com determinado instrumento, procuro com os participantes construir a nossa percepção corporal através de atividades de exploração e sensibilização. Podemos dizer que o nosso primeiro instrumento musical é o corpo. É através dele também que iremos compreender a linguagem da música através de uma percepção auditiva e de como podemos nos expressar com os instrumentos de percussão através do gesto, do movimento, da dança.
Ou seja, tocar um instrumento de percussão é tocar com o corpo todo. Por exemplo, para tocar simples pulsações em um tambor, exigem uma grande coordenação motora. Sentir as batidas no nosso corpo como um todo, em movimentos amplos, facilita posteriormente o movimento específico de segurar uma baqueta, coordenar braços e mãos para tocar. Portanto, a prática de aliar a compreensão de determinado ritmo utilizando o corpo como instrumento, torna-se um recurso musical que é amplamente usado por aqueles que querem praticar percussão.
O uso dos pés, mãos e voz sempre foi muito utilizado em várias culturas musicais. Vale lembrar que danças e músicas feitas somente com instrumentos de percussão e canto sempre estiveram juntas em diversas culturas, e é nesse contexto que percebemos o corpo sendo também um instrumento de percussão.
Para especificar um pouco mais a metodologia, podemos voltar mais uma vez para a família dos instrumentos de percussão. Como disse, são muitos os instrumentos de percussão. Dessa forma podemos dividir a família de instrumentos de percussão pela técnica que empregamos em cada instrumento. Vale ressaltar que para cada instrumento há diversas técnicas, formas, maneiras de se tocar por diferentes tradições e músicos.
Podemos dividir então entre instrumentos tocados com o contato direto das mãos nos instrumentos, e os que são tocados por contato indireto, quer dizer, através de baquetas. Vale lembrar que cada instrumento pode-se e deve-se ser explorado de diversas maneiras. Um mesmo instrumento que usualmente é tocado com o contato direto com as mãos, também pode ser explorado com baquetas, quando o instrumento e do material que ele é construído permite.
Alguns exemplos de instrumentos que geralmente são tocados com o contato direto das mãos: Atabaque, Congas, Cajon, Djembe, Pandeiro, Bongô, Timbal, Rebolo, Tam-tam, Chocalhos, Vaso, Afuchê, Derbaque, Repique de mão, Repique de anel, entre tantos outros.
Para cada instrumento tocado diretamente com as mãos, haverá uma técnica distinta. Por exemplo, a forma da mão para se tocar um Pandeiro, será bem distinta da maneira como será tocado o Cajon. O movimento do corpo e o formato das mãos serão bem diferentes um do outro.
Há também os instrumentos tocados indiretamente, ou seja, através de diferentes tipos de baquetas: Bateria, Caixa, Tamborim, Agogô, Zabumba, Triângulo, Claves, Berimbau, Bombo, Alfaia, Xilofone, Caixa do Divino, Cowbell, Guiro, Reco-reco, Surdo, Repinique, etc.
Nos instrumentos que são tocado com baquetas também vale a distinção de técnicas e movimentos para cada instrumento, por exemplo, a maneira como se toca e segura-se um Berimbau, será distinta da maneira como se toca e segura uma Zabumba.
Ao pensar em percussão estamos nos aproximando de um elemento primevo da linguagem musical que é o ritmo. O ritmo está em tudo! Podemos dizer que as nossas primeiras percepções sonoras musicais começam pelo ritmo. É através dele que iniciamos nossas experiências musicais e através dele é que iremos notar as características que moldam determinados gêneros e estilos musicais presentes em diferentes culturas da sociedade.
Enfim, espero ter demonstrado um pouco sobre minha metodologia, ressaltando que como qualquer outro método ele é passível de mudanças e adaptações dependendo de alguns fatores como o número de participantes, a expectativa de cada pessoa, entre outros fatores.
Obrigado por sua visita e espero seu contato para agendar uma aula!
Observações:
Taxas de deslocamento: para aulas à domicílio, valor a partir de R$20. Esse valor pode ser reajustado conforme o local das aulas.
Cancelamento de aula: deve ser realizada com antecedência, e pode ser reposta em comum acordo.
Para aulas com duas pessoas ou em grupo, é possível negociar o valor da aula. Entre em contato para conversarmos!
*Atuações como professor / artista-educador em São Paulo
- Escola Catavento de Educação Infantil 2018 - 2019 - Perdizes SP - Professor de Musicalização Infantil para bebês e crianças com até 5 anos de idade;
- Instrutor de Metais e Percussão - Bandas e Fanfarras – 2017 - 2019 . Instrutor de Percussão neste projeto da Secretaria Municipal de Educação do Município de São Paulo, atuando em diversas EMEFs da cidade atendendo crianças e jovens dos ensinos fundamentais I e II;
- PIA – CEU Caminho do Mar 2015 - 2016 . Artista-Educador de música do Programa de Iniciação Artística – PIA, para alunos de 5 a 14 anos de idade. Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo;
- PIA – CEU Parque Bristol 2013 - 2014 - Artista-Educador de música do Programa de Iniciação Artística PIA, para alunos de 5 a 14 anos de idade. Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo;
- PIA – CEU Caminho do Mar 2012 . Artista-Educador de música do Programa de Iniciação Artística – PIA, para alunos de 5 a 14 anos de idade. Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo;
- PIA – Biblioteca Monteiro Lobato 2010 - 2011 . Artista-Educador de música do Programa de Iniciação Artística – PIA, para alunos de 5 a 10 anos de idade. Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo;
- PIA - CEU Cantos do Amanhecer 2009 - 2010. Artista-Educador de música do Programa de Iniciação Artística – PIA, para alunos de 5 a 14 anos de idade;
- Projeto Vocacional 2009 - 2012. Artista-Orientador de Música atuando no Ceu Cantos do Amanhecer, zona sul de São Paulo. Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo;
- Toque com o CEM - Sesc Consolação 2009. Durante um mês orientou um workshop de Percussão e Ritmos Brasileiros no Centro Experimental de Música do Sesc Consolação;
- Escola Prego Batido de Percussão Brasileira 2008-2014. Professor de Pandeiro Brasileiro nesta escola especializada em Percussão;
- Projeto Guri 2006-2008. Professor de Percussão para alunos de 8 a 18 anos. Pólo Santana de Parnaíba;
- Projeto Rede Cultural – Prefeitura de Santo André 2006-2008. Professor de Percussão e Musicalização para crianças e jovens da rede municipal de ensino de Santo André;
- EMIA nos CEUs - CEU Perus. 2003-2005 . Artista-Educador de música do Programa de Iniciação Artística para alunos de 5 a 15 anos de idade. Projeto criado pela EMIA – Escola Municipal de Iniciação Artística;
- Projeto Arquimedes 2002 - 2005. Artista-educador de música. Projeto da Secretaria de Cultura do Estado;
- Escola Carlitos - Higienópolis SP 2002 - 2003. Professor de música para alunos do ensino médio e fundamental;
- Abaçaí Cultura e Arte – Balé Folclórico de São Paulo 1997/2002 Professor de percussão brasileira para os participantes, dançarinos e músicos, deste balé voltado para a pesquisa artística de tradições populares brasileiras;
- Centro Cultural San Martin - Buenos Aires, Argentina 2000 - 2001 Curso regular durante dois anos de Percussão Popular Brasileira no Centro Cultural General San Martin, órgão do Governo da Cidade de Buenos Aires.
*Atuações - Apresentações
- Grupo Zamarim - Atua como percussionista neste renomado grupo de música judaica da cidade de São Paulo;
-“Eu Toco” - Sesc Santos 2016-2017. Um músico, um Instrumento, um Som, a Emoção Apresentação Vivência Experimentação no Sesc Santos.
- Orquestra Sinfonieta Fortíssima e Aprendiz de Maestro 2002 – 2006 Atua como percussionista, sob a regência do maestro João Maurício Galindo. Os espetáculos são concertos didáticos que acontecem nos teatros de São Paulo, como a Sala São Paulo, com monitoria pedagógica para alunos da Rede Estadual de Educação;
- Orquestra Jovem do Estado de São Paulo 2004 – 2005 Participou como percussionista em uma série de apresentações. Dentre elas, destaque para a apresentação realizada no Festival de Inverno de Campos de Jordão, sob regência dos maestros João Mauricio Galindo e John Neschling;
- Abaçai-Balé Folclórico do Estado de São Paulo. Atua como percussionista neste grupo paulista que mantêm e resgata a cultura folclórica nacional;
- Orquestra Sinfônica Jovem Municipal de São Paulo 1996-1999 . Atuou como percussionista em diversas apresentações em teatros e centros culturais;
- Inti-Illimani e Orquesta Jovem Municipal - São Paulo 1997. A orquestra tocou ao lado do renomado grupo folclórico chileno no Teatro Municipal de São Paulo;
- Orquestra Sinfônica Jovem de Boston e Orquestra Sinfônica Jovem Municipal de São Paulo” Teatro Municipal de São Paulo 1998.
Leo é o melhor professor que u já tive, ele sempre estava junto com a gente explicando direitinho, se divertindo junto com a gente, o cara é magnifico, o melhor professor que eu já tive na minha vida!
O Leo é excelente, tem muita didática, paciência para ensinar e é um ótimo percussionista! Super recomendo! Conheci o Leo através de uma recomendação de um amigo, e eu só posso agradecê-lo.
O Léo é um músico de mão cheia! E sua didática é excelente!!! Quem faz aula com ele se apaixona não só pelo instrumento musical, mas pela música!!! Super Recomendo!!!!
Recomendo pois o Leo é profundo conhecedor das manifestações populares brasileiras e excelente instrumentista.
Competente responsável .Ele é um excelente percursionista.Eu recomendo.
Procura por aulas de bateria perto de sua casa? Nós te apresentamos uma lista seleta de professores que podem te ajudar. Superprof também oferece aulas de percussões se precisar. Aprender já não é mais problema, há aulas de pandeiro para todos os gostos! Encontrar aulas de conga nunca foi mais fácil: você vai adorar aprender.
Na casa do professor | Casa do aluno | Por webcam | |
1 hora | R$80 | R$100 | R$80 |
5 horas | R$400 | R$500 | R$400 |
10 horas | R$780 | R$980 | R$800 |