Uma das principais partes de uma redação é a sua introdução, pois esse elemento dá início ao artigo. Através dele é possível apresentar teses, argumentos e outras coisas. Portanto, é fundamental tomar bastante cuidado e seguir regras básicas.
Se você tem interesse em arrasar nas redações escrevendo a melhor introdução, confira o nosso conteúdo. Escrevemos um guia completo para fazer um artigo excelente, seja para concursos públicos, Enem ou outros vestibulares. Saiba mais!
O que é um texto dissertativo?

O texto dissertativo é um tipo de gênero textual. Ele é comumente exigido na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e outros vestibulares, e possui algumas especificações próprias, o que o diferencia bastante dos demais estilos textuais.
Esse tipo de artigo deve ser composto de argumentos, opiniões e convicções. Isso porque o seu principal objetivo é apresentar um determinado ponto de vista. Por isso, para desenvolver um bom texto dissertativo é necessário, além de apresentar bons argumentos, mostrar que se tem conhecimento sobre os temas da atualidade.
Além disso, é preciso interpretar e discutir as informações, as opiniões e os fatos e conseguir estruturar todas as ideias com clareza e eficiência. É fundamental que o candidato mostre/comprove que possui conhecimento sobre o assunto e opinião formada, baseada em fatos e bons argumentos, acerca do tema.
Diante disso, a nossa dica para o desenvolvimento de uma redação dissertativa argumentativa é, em primeiro lugar, seguir as regras gramaticais. Em segundo, recomendamos que utilize argumentos lógícos, apresente dados concretos, como gráficos, fatos e notícias, e cite especialistas.
Você deve saber o que é apresentar dados concretos e citar especialistas, mas deve estar se perguntando como funcionam os argumentos lógicos. Bem, eles devem ser utilizados de acordo com a lógica, como o nome já diz. Isso significa que é preciso apresentar os fatos ressaltando a sua causa e consequência e realizar conclusões a partir de deduções e/ou induções.
Vale ressaltar que os vestibulares cobram um texto dissertativo-argumentativo para os alunos porque esse tipo de prova consegue identificar o quanto o aluno está "por dentro" dos temas da atualidade e analisar o seu conhecimento sobre determinado assunto. Isso é fundamental para uma boa formação cidadã e para a inserção no "mundo" acadêmico.
Além disso, é importante falar também que o texto dissertativo não está presente somente no Exame Nacional do Ensino Médio. Isso porque esse gênero textual, por exemplo, também se faz presente na vida acadêmica. Para conseguir o título do mestrado é necessário entregar uma dissertação.
Ademais, ao longo da jornada dentro da universidade, é necessário entregar diversos textos de gênero dissertativo nas mais diversas cadeiras universitárias. Sendo assim, esse estilo textual é bastante presente em qualquer carreira acadêmica.
Quais as formas mais comuns de começar uma redação?

É nas primeiras linhas que o escritor pode conquistar o leitor - ou melhor, o corretor do ENEM, dos concursos públicos ou de outras provas. Portanto, na introdução, o estudante deve mostrar tudo o que sabe e utilizar estratégias para prender a atenção de quem está lendo, escrevendo com clareza e objetividade.
Em relação à redação dissertativa argumentativa, mais especificamente, o candidato do deve escrever as suas teses e as argumentações na introdução. Além disso, é preciso apresentar o tema abordado logo na primeira linha.
Posteriormente, o aluno deve apresentar o seu ponto de vista seguindo uma lógica de raciocínio - ou seja, uma estrutura composta de início, meio e fim. Dessa forma, o estudante pode desenvolver a sua redação com muita mais facilidade, incluindo o meio e a parte final da redação.
Muitos especialistas em redação indicam que os candidatos façam alusões históricas na introdução da redação. Para isso, o aluno pode, por exemplo, comparar a problemática do tema em relação ao momento presente e passado. Além disso, ele pode fazer projeções para os próximos anos, indicando como a situação pode piorar se o problema não for solucionado.
Além disso, esses especialistas também indicam que os alunos façam citações, relacionando o assunto com noticiários, filmes, séries, livros e outras obras. Por fim, também é preciso apresentar uma crítica sobre a problemática do tema e discutir sobre as consequências. Dessa forma é possível desenvolver uma introdução completa.
Que tal fazer um curso redação online?
Quais termos devo evitar ao começar meu texto?

Que tal uma aula de redação para melhorar a sua escrita?
É necessário evitar "algumas coisas" para não errar no texto dissertativo-argumentativo. Caso contrário, a sua pontuação da redação pode cair bastante, diminuindo as chances de que seja aprovado no vestibular. Veja tudo o que deve ser evitado:
- Não escreva em terceira pessoa do singular;
- Não cite as informações de forma generalizada;
- Não utilize gírias, linguagem coloquial e palavras contraídas;
- Não escreva um texto que não seja dissertativo-argumentativo.
Apesar da necessidade de apresentar o seu ponto de vista através da redação dissertativa-argumentativa, é importante ressaltar que não se deve escrevê-la em terceira pessoa do singular, ou seja, utilizando o pronome "eu". Isso porque as informações e as opiniões devem ser escritas de forma impessoal.
Sendo assim, busque escrever uma redação de autoridade, utilizando notícias, gráficos e dados, deixando de lado o pronome "eu". A nossa principal recomendação é que utilize a terceira pessoa do plural.
Além disso, não apresente as informações de forma generalizada, ou seja, utilizando palavras como "todos" ou "ninguém". O ideal é usar termos como "uma parcela da população" ou "a maioria das pessoas". Afinal, não se pode afirmar algo dessa forma.
Ademais, se a prova determinar que o candidato precisa desenvolver uma redação dissertativa-argumentativa, não fuja desse gênero textual. Caso contrário, o o corretor pode dar nota zero. Portanto, escreva a redação conforme a estrutura de uma redação dissertativa.
Por fim, não utilize gírias, linguagem coloquial e palavras contraídas. Isso porque, para a prova do ENEM ou do concurso público, é necessário seguir a norma culta da língua portuguesa, ou seja, as regras gramaticais do português. Os textos escritos com informalidades podem receber uma pontuação muito abaixo da média. Fuja também da linguagem utilizada nas redes sociais, como "vc", td" ou "kd".
Evitando todos os erros da nossa lista, temos certeza de que você pode elevar a sua nota do ENEM ou do concurso público. Então, siga as nossas dicas e faça uma redação impecável para obter a maior pontuação e conseguir cursar o que sempre sonhou! Complemente a sua prática com cursos de redação.
Uma redação nota 10!

Existem algumas dicas que nós podemos te dar para que consiga a tão sonhada nota 10 em uma redação (mais especificamente a pontuação 1000 no Exame Nacional do Ensino Médio).
Em primeiro lugar, para desenvolver um bom texto, recomendamos que estude um pouco de português. Isso porque o domínio do idioma facilita a escrita, e até mesmo, enriquece o vocabulário. Isso é fundamental para quem deseja escrever bem e tirar boas pontuações nas notas - seja de vestibular, concurso público ou Enem.
Outro ponto importante é ter bastante atenção em relação ao tema da redação para não fugir do assunto principal. Sabe-se que, em casos de fuga, o candidato obtém a nota zero. Portanto é necessário tomar muito cuidado e direcionar bem a escrita, delimitando-a em relação ao assunto central da redação.
Outra dica é planejar a escrita da redação antes mesmo de começar a escrevê-lo. Escreva, separadamente, as suas teses e argumentos e escreva fatos que conhece sobre o assunto. Além disso, em listas, desenvolva as suas ideias em relação ao assunto. Dessa forma, quando for iniciar o artigo, você já tem uma ideia de como estruturá-lo.
Por fim, recomendamos que revise a redação quantas vezes for necessário. Dessa forma, você pode identificar erros e consertá-los a tempo. Isso é fundamental para apresentar uma redação 10 e conseguir a pontuação máxima!
E aí, gostou do nosso artigo sobre como fazer uma boa introdução de redação e obter a maior pontuação? Então, continue lendo as outras postagens de nosso site para aprender a desenvolver um artigo do zero. Além disso, compartilhe e comente!
Ah, e se você deseja aprender ainda mais faça um curso de redação, pois as aulas podem te ajudar muito! No Superprof, você pode encontrar os professores que precisa para desenvolver essa habilidade!