Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quais competências para dar aulas de técnicas vocais?

De Glicia, publicado dia 09/08/2018 Blog > Música > Canto > Como se tornar coach vocal?

A música é sua paixão e você gostaria de transmitir seus conhecimentos e suas habilidades como treinador vocal?

Seja para aprender a cantar, se expressar melhor, trabalhar a voz ou aprender a articular bem as palavras, a profissão de coach vocal tem se tornado cada vez mais procurada por profissionais da área da comunicação e cantores profissionais.

Diferentemente de uma aula de canto convencional, onde o aluno vai aprender a cantar e a desenvolver diferentes técnicas vocais, o coaching vocal é uma formação que visa necessidades pontuais.

Geralmente, o papel do treinador vocal é acompanhar e aconselhar um artista (cantor, ator) que já tenha adquirido um certo nível, mas que necessita trabalhar ou melhorar alguns aspectos. O coaching vocal também pode ajudar profissionais da área de comunicação, como jornalistas, apresentadores de TV ou ainda, radialistas.

Todos os aspectos relacionados ao uso da voz e da comunicação oral podem ser abordados em um curso de coaching vocal:

  • dicção,
  • oratória,
  • técnicas vocais para canto,
  • controle respiratório,
  • articulação correta de consoantes e vogais,
  • etc.

Se tornando coach vocal você poderá não apenas dar aulas de técnicas vocais para o canto, como também transmitir seus conhecimentos em oratória e ajudar quem deseja se comunicar e/ou se expressar melhor oralmente.

Continue lendo nosso artigo e descubra como se tornar treinador vocal.

Principais diferenças entre professor de canto e coach vocal

O coaching vocal se trata de aulas especialmente voltadas para o desenvolvimento de técnicas vocais, seja para cantores e artistas ou para aqueles que precisam, ou desejam, melhorar a comunicação oral.

melhorar a comunicação oral com aulas de coaching vocal Diferente da aula de canto, o coaching vocal atende necessidades pontuais relacionadas ao uso da voz de forma geral.

As aulas são ministradas por um treinador vocal, que em alguns casos pode ser um cantor ou um especialista em comunicação e expressão oral, como um fonoaudiólogo, por exemplo. O conteúdo das aulas pode variar de acordo com os objetivos definidos pelo aluno.

Uma aula de coaching vocal pode estar inserida em um programa mais amplo de aperfeiçoamento vocal, musical, artístico ou pessoal. De forma geral, numa aula de coaching vocal serão trabalhados aspectos como emissão e projeção da voz, dicção e a articulação, extensão vocal, controle respiratório, entre outros.

Mesmo se esses aspectos também são abordados nas aulas de canto, vale ressaltar que se trata de duas coisas distintas. Como já mencionado anteriormente, aulas de canto consistem em um treinamento contínuo em técnica vocal, e o papel do professor de canto é ensinar o aluno a cantar.

Dessa forma, ao longo das aulas e dos exercícios, o objetivo do professor é de ensinar o aluno a usar a voz de forma correta para o canto. Para tal, ele deverá igualmente ensinar as técnicas necessárias para controlar a voz e cantar bem. Alguns dos pontos abordados numa aula de canto são:

  • a afinação e o ritmo,
  • o timbre (a qualidade vocal),
  • a projeção vocal,
  • leitura de partitura,
  • teoria musical,
  • interpretação,
  • etc.

Nas aulas de coaching vocal o objetivo principal não será aprender a cantar, mas melhorar a autoconfiança do aluno, ensiná-lo e reduzir e controlar o estresse e aprimorar os conhecimentos já adquiridos.

Assim, o treinador vocal e o professor de canto não se dirigem exatamente à mesma clientela. Por exemplo, pessoas que costumam trabalhar nos palcos, sejam atores, cantores ou outros artistas, costumam recorrer a um coach vocal e não necessariamente a um professor de canto.

Em suma, qualquer pessoa pode precisar da ajuda de um coach vocal e as aulas não se dirigem especificamente a cantores ou a quem quer aprender a cantar.

Será que tenho perfil adequado para ser coach vocal?

Para ser coach vocal não basta apenas ser um cantor ou ter bons conhecimentos em técnicas vocais. Uma das principais qualidades de um bom coach é a pedagogia!

O treinador vocal é um especialista do uso da voz O coaching vocal ajuda a aprender a controlar o estresse e vencer a timidez.

Como em qualquer outra disciplina, possuir uma boa metodologia de ensino é indispensável para quem deseja trabalhar transmitindo conhecimentos. Uma boa aula de coaching vocal permite ao aluno aprender técnicas de voz e respiração, postura correta, entre outras competências básicas.

Ter total controle do uso das cordas vocais leva tempo e requer que o aluno trabalhe não apenas a respiração, mas também a dicção, o ritmo, a pontuação…para isso o coach vocal precisa ser paciente e especialmente competente no que faz.

A maioria dos coachs de voz já trabalharam como professores de canto, de teatro, ou são cantores profissionais. Dessa forma, se você deseja reorientar sua carreira, saiba que é totalmente possível. Se você quer evoluir dentro de uma profissão cuja particularidade é centrada na comunicação oral, esse trabalho é feito para você.

Trabalhando como treinador vocal você terá clientes bem diferentes entre si: alguns querem aprender a controlar o estresse, superar o medo dos palcos ou de falar em público. Outros desejam ter sucesso em uma entrevista de emprego ou simplesmente superar a timidez.

O que você deve ter em mente é que cada perfil exige um tipo de abordagem e uma metodologia diferente, mas independente da profissão de seus clientes, o que todos buscam é um profissional competente, qualificado e sobretudo, pedagogo.

Outro aspecto importante da profissão de coach vocal que vale ser mencionado, é que essa é uma área que funciona muito bem se você tem um bom networking. Desenvolver sua rede de contatos profissionais é primordial para aumentar sua clientela e fazer com que seu trabalho seja divulgado.

Como a maioria dos treinadores vocais vêm do mundo do ensino ou do espetáculo, é possível começar a criar relações profissionais, assim como ganhar alguns clientes já de início.

Outra oportunidade profissional é dar aulas de coaching vocal em empresas. Hoje em dia é muito comum que as empresas recorram aos serviços desse tipo de profissional para melhorar a comunicação oral de seus  funcionários.

Como se tornar coach vocal?

A pergunta mais comum quando o assunto é aulas de coaching vocal é saber qual curso ou formação fazer para poder atuar na área. Do ponto de vista legal, o diploma não é obrigatório para exercer a profissão de coach vocal, tudo dependerá da estrutura na qual você deseja trabalhar.

se formar para atuar como coach vocal Para se tornar treinador vocal não basta saber cantar, é preciso ter amplos conhecimentos em técnicas de voz.

Para dar aula de técnicas vocais online ou presencial particular, por exemplo, você pode exercer a profissão como trabalhador independente, ou até mesmo como salariado em um instituto, academia de canto, trupe de teatro ou em associações, na qualidade de voluntário.

Obviamente, é necessário ter as competências requisitadas, mas o fato de não ter diploma não é sinônimo de falta de oportunidades. Entretanto, como nós mencionamos anteriormente, a grande maioria dos treinadores vocais possuem uma certa experiência, seja no ensino de música, canto ou teatro.

Se você não tem experiência, mas já possui conhecimentos aprofundados em técnicas de voz, nesse caso o mais aconselhável é buscar algum tipo de formação ou especializações curtas. Isso ajudará a dar credibilidade ao seu currículo e servirá como forma de atestar aos seus clientes e empregadores que você possui as competências necessárias para exercer a profissão.

Outra opção é fazer uma faculdade de música/canto (para aqueles que têm interesse em dar aulas de canto também), de artes cênicas, ou ainda  de fonoaudiologia. Certo, esse é um caminho mais longo, no entanto ele lhe permitirá adquirir todo o conhecimento necessário para entender perfeitamente o funcionamento da voz.

Aprenda a identificar as necessidades dos seus alunos

Na qualidade de treinador vocal você receberá diferentes tipos de  solicitações dos seus clientes. Essas solicitações podem ter como causa vários motivos: superar a timidez, aprender a controlar o timbre de voz, se exprimir em público, se preparar para um musical ou espetáculo, etc.

é necessário adaptar as aulas às necessidades de cada aluno. Saber escutar seus alunos e identificar os pontos a serem trabalhados é indispensável para um bom coaching.

Para melhorar a extensão vocal do aluno, por exemplo, é importante trabalhar não apenas a voz, mas também a postura. A parte física tem grande influência na qualidade da voz, pois uma postura incorreta pode interferir diretamente no bom funcionamento do aparelho fonador.

Os exercícios de dicção e articulação são primordiais para cantar bem ou para falar e se expressar corretamente. Já as aulas de interpretação e improvisação permitem ao aluno aprender e experimentar diversos recursos criativos, assim como a busca de um estilo pessoal.

As técnicas de treinamento vocal utilizadas no teatro podem ser facilmente aplicadas nas aulas de coaching vocal e permitirão responder às diferentes necessidades de seus alunos.  Uma das mais usadas é a respiração contada/ritmada.

O exercício consiste em inspirar em 3 tempos, segurar o ar nos pulmões em 5 tempos, soltar o ar em 8 tempos e repetir o ciclo várias vezes. Há ainda exercícios de abertura da musculatura da boca, que consistem em articular de forma exagerada vogais, como se estivesse falando, mas sem usar a voz.

Para preparar suas aulas você pode usar diferentes ferramentas pedagógicas, desde livros sobre teatro até videoaulas online que explicam cada exercício detalhadamente. O importante é ser capaz de oferecer aulas práticas, que ajudem os alunos a compreenderem melhor o uso da voz, de forma que eles possam identificar por si mesmos os pontos a serem melhorados e continuem praticando e progredindo mesmo fora das aulas.

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar