Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Coach vocal vs. autodidata: as vantagens e inconvenientes

De Glicia, publicado dia 13/08/2018 Blog > Música > Canto > Trabalhar a voz sozinho ou com professor de canto?

Hoje em dia tornou-se muito mais fácil ter acesso a um professor de canto. O sucesso de programas de TV como The Voice, entre outros, deram notoriedade ao coaching vocal e abriram caminho para a popularização das aulas de canto e de treinamento vocal.

O coach vocal não atua apenas como mentor de cantores ou outros profissionais do espetáculo, ele também pode atuar em qualquer área que exija os conhecimentos de um expert em comunicação oral.

O professor de canto poderá ensiná-lo a cantar e a usar a voz da melhor forma possível, já o coach vocal pode ir bem mais além das técnicas vocais voltadas apenas para o canto. Ele poderá ajudá-lo a se expressar melhor em público e a desenvolver competências como boa dicção, articulação, pontuação da fala, entre outros aspectos que caracterizam o estilo vocal de um bom orador.

Seja você iniciante ou cantor profissional, as aulas de coaching vocal com certeza contribuirão para aumentar suas capacidades vocais. No entanto, existe também a possibilidade de trabalhar sozinho, através de exercícios específicos que o ajudarão a melhorar diversos aspectos da sua voz.

E agora, o que escolher? Aulas particulares ou estudar sozinho? Nós preparamos algumas dicas que irão esclarecer suas dúvidas e ajudá-lo a fazer essa escolha!

Quer melhorar sua voz? Saiba porque você deveria contratar um coach vocal.

O que é coaching vocal?

Geralmente, o papel do treinador vocal é acompanhar e aconselhar um artista (cantor, ator) que já tenha adquirido um certo nível, mas que necessita trabalhar ou melhorar alguns aspectos. O coaching vocal também pode ajudar profissionais da área de comunicação, como jornalistas, apresentadores de TV ou radialistas.

o que faz o coach vocal? Os objetivos do coaching vocal vão muito além de aprender a cantar!

Os objetivos de uma aula de coaching vocal são muitos: permitir que você cante melhor, estruturar sua voz, adaptar sua maneira de falar a diferentes situações, etc. Há muitas semelhanças entre o treinador vocal e o professor de canto, já que ambos trabalham para melhorar suas técnicas de canto e a projeção da sua voz.

Todavia, diferentemente de uma aula de canto convencional, onde o aluno vai aprender a cantar e a desenvolver diferentes técnicas vocais para o canto especificamente, o coaching vocal é uma formação que visa necessidades pontuais que não estão necessariamente ligadas ao uso da voz para o canto.

Na realidade, todos os aspectos relacionados ao uso da voz e da comunicação oral podem ser abordados em um curso de coaching vocal:

  • dicção,
  • oratória,
  • técnicas vocais para canto,
  • controle respiratório,
  • articulação correta de consoantes e vogais,
  • etc.

Dessa forma, um treinador vocal ajuda você a ser mais eloquente e a ganhar confiança. Falar em público é uma arte, uma verdadeira competência oratória que nem todos possuem. Entretanto, com o treinamento adequado qualquer pessoa pode se tornar um grande orador, ou mesmo um grande cantor, se esse for seu objetivo.

Ficou interessado? Então vem ler nosso artigo e descubra como achar o coach vocal perfeito

Qual o interesse em trabalhar a voz?

Do  ponto de vista fisiológico, a voz humana pode ser definida como o som produzido pela passagem do ar pelas pregas vocais (ou cordas vocais) e modificado nas cavidades de ressonância e estruturas articulatórias.

o treinamento vocal é importante para melhorar as interações sociais A voz é nosso maior e mais poderoso instrumento de comunicação.

A voz é nosso mais poderoso instrumento de comunicação. Na Antiguidade tinha-se o costume de realizar concursos de eloquência, nos quais eram avaliadas as capacidades oratórias dos participantes. isso demonstra o quão a comunicação oral tinha um papel importante nas relações sociais já naquela época.

Existe uma diferença entre a voz falada e a voz cantada. A primeira se trata da voz utilizada na comunicação oral e fornece, ou transparece, informações físicas e culturais do indivíduo. Já a segunda, é uma forma de expressão artística utilizada no canto. Ela traduz características específicas relacionadas às modificações fisiológicas, acústicas e musicais.

Há ainda a voz profissional, que é definida como a forma de comunicação oral utilizada por pessoas que dela dependem para sua atividade profissional: jornalistas, apresentadores, atores, radialistas, etc.

Assim, saber fazer bom uso da voz é essencial independente da sua profissão ou meio social. A comunicação oral é indispensável ao homem, pois ela é a ferramenta de comunicação mais primária e mais imediata de que dispomos para interagir na sociedade.

Sendo assim, a voz tem uma grande importância nas interações sociais, profissionais ou artísticas, por ser um dos instrumentos de influência mais eficazes nas comunicações humanas. Conhecer e dominar a própria voz é uma competência que pode ser adquirida e aprimorada ao longo de toda a vida.

Os principais aspectos da voz são:

  • a tonalidade ou timbre (característica vocal própria),
  • a intensidade (volume da voz),
  • a projeção (alcance),
  • a entonação (variações no tom da voz). 

Agora que você entendeu a importância de saber usar a voz corretamente, qual método de treinamento escolher? Há duas possibilidades para trabalhar a voz: sozinho ou com o auxílio de um coach vocal ou um professor de canto. Veja a seguir as vantagens e inconvenientes de cada método.

Se você tem o sonho de ensinar o canto, veja como se tornar coach vocal.

Autodidata: como treinar a voz sozinho?

Hoje em dia, graças à internet, é possível aprender qualquer disciplina sozinho. O coaching vocal é uma delas!

Quem nunca ouviu falar do Youtube, esta plataforma de compartilhamento de videos que é hoje o segundo motor de busca mais usado depois do Google? Ao contrário do que muitos pensam, o conteúdo produzido para o Youtube não é puramente voltado ao entretenimento. Na plataforma é possível aprender, entre outros,  uma nova língua, estudar matemática, ciências, aprender a cantar, programar, cozinhar…

como aprender a cantar e trabalhar a voz sozinho? Graças à internet é possível aprender diferentes técnicas e treinar a voz sozinho.

Existem diversos profissionais de diferentes áreas que oferecem conteúdo de qualidade, com o objetivo de informar e passar conhecimento. Aprender sozinho nem sempre é fácil, requer muita motivação, curiosidade e disciplina. No entanto, a sensação de saber que você adquiriu um novo conhecimento por si mesmo é muito gratificante.

O que você pode aprender sozinho com os vidéos de coaching vocal:

  • controlar o estresse,
  • aprender a respirar corretamente,
  • aprender a aquecer a voz,
  • adquirir conhecimentos em técnicas de voz,
  • vencer a timidez e o medo de falar em público,
  • aprender a cativar seu locutor,
  • etc.

Seja criterioso na seleção de seus suportes de estudos: livros, vídeos, sites, artigos, webnários com profissionais, aulas online, entre outros. Uma das maiores vantagens de aprender sozinho é que você pode escolher seu material didático e trabalhar no seu próprio ritmo, e o melhor, totalmente de graça!

Para alcançar seus objetivos é preciso dedicar algumas horas ao treinamento vocal todos os dias. Aliás, um dos inconvenientes de ser autodidata é que, a longo prazo é difícil se manter motivado. Treinar a voz sozinho é possível, mas contanto que você possa levar o treinamento adiante.

Outro problema de estudar sozinho é que muitas vezes você pode se frustar. Com a orientação de um professor é mais fácil saber se você está progredindo e os pontos a serem melhorados. Sozinho, você precisa ser capaz de se questionar e se auto-avaliar, determinar seus pontos fracos e traçar um plano de estudos.

Vale ressaltar também que o material disponível gratuitamente nem sempre possui conteúdo completo, que permita adquirir um conhecimento aprofundado. Para isso, nada substitui uma verdadeira aula de coaching vocal.

Porque contratar um coach vocal?

Em muito casos, a maioria dos coachs vocais já trabalharam (ou ainda trabalham) em outras áreas como ensino de música e canto, teatro, produção de espetáculos e musicais, cinema, TV ou ainda, como fonoaudiólogos e outras profissões ligadas ao uso da voz e da comunicação oral.

o professor de técnicas vocais pode ajudá-lo a progredir mais rápido Melhore sua voz e ganhe confiança em si contratando um coach vocal.

Se trata, dessa forma, de um profissional com muitos anos de experiência e que possui todas as competências necessárias para ensinar técnicas vocais. Ele poderá, assim, ensiná-lo a controlar a voz por meio de diferentes técnicas:

  • respiração diafragmática,
  • controle do timbre e da ressonância da voz,
  • a projeção vocal,
  • a intonação,
  • etc.

Um coach vocal ou um professor de canto podem se adaptar às necessidades de alunos de diferentes níveis. Eles também são capazes de responder à diferentes objetivos: aprender a cantar, aprender técnicas vocais, melhorar a dicção, se preparar para um casting, etc.

Sabemos que algumas pessoas são mais afinadas que outras, mas mesmo que você não seja uma delas, com um professor de canto você poderá se tornar uma! Mesmo que você já tenha feito cursos em conservatórios ou escolas de canto, aprimorar seus conhecimentos já adquiridos e melhorar sua voz nunca será demais.

Você pode, por exemplo, precisar de um treinamento específico para uma peça de teatro, ou para um musical. Os conhecimentos e a experiência de um treinador vocal podem ajudá-lo nessa preparação. Você deseja aprender a cantar, encontrar seu estilo vocal ou apenas ter uma voz bonita? Nesse caso também os conselhos do professor serão preciosos.

Além de possuir conhecimentos em técnicas vocais, o coach vocal também possui competências relacionais, o que permite que um vínculo de confiança seja rapidamente criado entre o aluno e o professor, favorecendo assim o aprendizado.

No aprendizado de  qualquer disciplina, seja no canto, na música ou na dança, o professor tem um um papel fundamental: transmitir conhecimentos, mas também orientar, motivar e ajudar seus alunos a progredirem cada vez mais.

O professor de canto ou coach vocal irá ensiná-lo noções sobre o funcionamento do seu aparelho fonador, exercícios para controlar e melhorar a respiração para o canto e para a comunicação oral, além de exercícios vocais (vocalises) para treinar e aperfeiçoar a dicção, o ritmo, o timbre, a afinação e a extensão vocal.

As aulas de canto (presenciais ou online) podem, ainda, permitir ao aluno aprender e experimentar diversos recursos interpretativos, assim como a busca de um estilo vocal próprio e o treinamento do “ouvido” musical (percepção musical).

Outra vantagem do coaching vocal acompanhado de um profissional é a possibilidade de ter aulas personalizadas, focadas nas suas reais necessidades. Isso lhe ajudará a progredir muito mais rápido e o coach estará sempre lhe orientando e mostrando os pontos a serem melhorados.

Talvez o único inconveniente de contratar um professor seja o preço. Dependendo da cidade, o valor médio de uma aula particular de coaching vocal é de R$82 hora/aula. Já o valor médio de uma aula de canto é de R$69 hora/aula. Lembrando que esses são os preços cobrados em São Paulo. Cidades menores costumam ter uma oferta de professores menor, mas o preços também são mais baixos.

Vem descobrir quanto custa uma aula de canto lendo nosso post completo.

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar