Todos os anos, no dia 10 de outubro, comemoramos o Dia Mundial da Saúde Mental. E este tema nunca foi tão atual como agora. No mundo acelerado de hoje, cuidar de nossa saúde mental é extremamente importante. Práticas como o mindfulness, meditação, yoga e exercícios físicos regulares são ferramentas poderosas para melhorar o bem-estar mental. Elas ajudam a reduzir o estresse, aumentam a resiliência emocional e promovem o equilíbrio geral em nossas vidas.
Este quiz foi elaborado para aumentar a conscientização sobre os benefícios da atenção plena e dos exercícios físicos para a saúde mental. Quer você seja apenas um iniciante ou já esteja praticando regularmente, essas perguntas ajudarão a refletir sobre sua compreensão e a inspirar novas maneiras de cuidar da mente, do corpo e da alma. Vamos lá?
Quiz
Quiz :Dicas práticas para se iniciar no mindfulness e atenção plena
Comece aos poucos e mantenha a simplicidade
Você não precisa meditar por horas. Comece com apenas 5 a 10 minutos por dia. Escolha um exercício simples, como concentrar-se na respiração ou observar os sons ao seu redor. Essa abordagem mais simples facilita no início sem se sentir sobrecarregado. À medida que se sentir mais confortável, você pode aumentar gradualmente o tempo e complexidade do exercício.
Agende como se fosse um compromisso de máxima importância
Defina lembretes no celular ou use um rastreador de hábitos para ajudá-lo a se manter no caminho certo. Você também pode colocar lembretes visuais, como notas adesivas, em seu espaço. O acompanhamento do seu progresso pode motivá-lo a continuar e ajudá-lo a ver o quanto já avançou.

Associe-a a um hábito diário
Associe sua prática de atenção plena a algo que você já faz diariamente, como tomar café ou escovar os dentes. Por exemplo, medite logo após sua rotina matinal ou faça exercícios de respiração consciente antes de dormir. Isso facilita a integração da atenção plena em seu dia.
Procure companheiros ou participe de um grupo
Pratique a atenção plena com outras pessoas participando de um grupo local, fazendo aulas on-line ou compartilhando a jornada com uma amiga. Ter alguém com quem conversar mantém você responsável e motivado. É mais provável que você se mantenha consistente quando não estiver fazendo isso sozinho.
Comemore as pequenas vitórias
Comemore suas pequenas vitórias! Você meditou três vezes esta semana? Reserve um momento para apreciar seu esforço! Seja tomando um café especial ou simplesmente reconhecendo seu progresso, comemorar as pequenas vitórias o mantém motivado.
Seja gentil com você mesma - ninguém é perfeito
A atenção plena tem a ver com a prática da autocompaixão, portanto, se você perder um dia ou se sua mente divagar (o que pode acontecer!), não seja duro consigo mesmo. O segredo é voltar a praticar com calma, sem culpa. A consistência não tem a ver com ser perfeito. Perdoe-se e continue seguindo em frente.