Quer você prefira uma cerveja lager gelada em uma tarde quente, ou saborear uma stout encorpada ao jantar, a cerveja é uma das bebidas mais apreciadas e com mais história do mundo! Com o Dia Internacional da Cerveja se aproximando rapidamente - sexta-feira, 1 de agosto de 2025 - agora é o momento perfeito para colocar à prova seus conhecimentos sobre cerveja.
Esta celebração à escala global homenageia não apenas a cerveja em si mesma, mas também os cervejeiros, bartenders e amantes da cerveja que a trazem à vida em bares, restaurantes, cozinhas e festivais em todo o mundo. Então, traga sua cerveja favorita e veja o quanto você realmente sabe sobre o que há no seu copo. Vamos lá?
Quiz
Quiz :🍺 As origens da cerveja: da cerveja antiga à cerveja artesanal moderna
A cerveja é uma das bebidas mais antigas da história da humanidade — muito provavelmente descoberta por acaso, enquanto os grãos fermentavam naturalmente na água. Os sumérios foram dos primeiros a fabricá-la intencionalmente por volta de 4.000 a.C., chegando mesmo a compor um hino a Ninkasi, a deusa da cerveja.
Ao longo do tempo, a fabricação da cerveja evoluiu junto com as civilizações. Acredita-se que os antigos egípcios bebiam cerveja diariamente (muitas vezes mais segura do que a água), enquanto os monges europeus na Idade Média desenvolveram técnicas que lançaram as bases para muitos tipos de cerveja que conhecemos hoje. A introdução do lúpulo no século IX foi revolucionária, adicionando estabilidade, amargor e complexidade que transformaram o sabor e a vida útil da cerveja.
No século XIX, avanços na refrigeração, na ciência da levedura e no transporte permitiram a produção em massa de lagers e ales. Hoje, a cerveja é fabricada em quase todos os cantos do mundo, com cervejeiros artesanais revivendo estilos esquecidos, experimentando sabores ousados e transformando a cerveja em uma ciência e uma forma de arte.
🇧🇷 A cultura cervejeira no Brasil
Em alguns países por esse mundo afora, a cerveja é mais do que uma bebida — é um verdadeiro ritual. No território brasileiro, as bebidas alcoólicas foram trazidas à chegada pelos portugueses. No entanto, durante o período colonial, o mais comum era mesmo o consumo de vinho e aguardente: a cerveja ainda era rara.
Por volta de 1808, com a vinda da Família Real Portuguesa, aumentou a importação de cerveja, principalmente da Inglaterra. Cervejas importadas chegavam em barris, consumidas apenas pela elite. A primeira fábrica de cerveja no Brasil foi fundada em 1853, no Rio de Janeiro: a Cervejaria Bohemia, por Henrique Kremer, um imigrante alemão. A partir daí, começaram a surgir no Brasil as cervejarias artesanais, principalmente por influência dos imigrantes alemães no Sul.
O brasileiro consome, em média, cerca de 60 litros de cerveja por ano. A cerveja mais vendida no país é a Pilsen.
No final do século XIX o consumo da cerveja no Brasil cresceu muito, e no século seguinte a produção se consolidou, com grandes fábricas que surgiram no país. Naturalmente, a cerveja passou a ser bebida popular, e em alguns estados como Santa Catarina e Rio Grande do Sul se estabeleceram tradições cervejeiras fortes, pela imigração alemã. Hoje, o Brasil é um dos maiores consumidores de cerveja do mundo.
Portanto, seja você um especialista cervejeiro ou simplesmente gosta de tomar uma bebida gelada com os amigos, o Dia Internacional da Cerveja é a desculpa perfeita para explorar novos sabores, brindar à história e talvez descobrir um novo tipo de cerveja favorito.
Seja qual for a sua escolha para comemorar, esperamos que este quiz ajude a apreciar a cerveja de forma um pouco mais consciente — um gole de cada vez. 🍻













