Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Encontre o professor ideal para aprender a mexer no computador

De Fernanda, publicado dia 19/12/2017 Blog > Artes e Lazer > Informática > Onde encontrar um prof para fazer aulas de informática?

Você está se sentindo desatualizado em relação à informática e precisa de um curso urgente de computação?

Quer aprender a navegar na Internet? Ou estudar criptografia?

Já é formado em informática e deseja fazer uma especialização em linguagens de programação, algoritmos ou redes de computadores?

Estudar computação em casa ou via webcam com um professor particular pode ser uma verdadeira solução para seus problemas!

Que tal fazer uma aula particular de computação com um programador experiente do Superprof!

E por que não experimentar um MOOC? O que é isso? Encontre todas as respostas neste artigo!

Encontre um professor de informática on-line

Com a Internet e a economia digital, existem muitos cursos on-line, gratuitos ou pagos, na web. Muitas vezes, pagar por suas aulas particulares pode garantir o mínimo de seriedade acadêmica, com professores com diplomas, bem como habilidades pedagógicas confirmadas…

Sites como do Superprof ou do Profes.com são ótimos portais que colocam você em relação com profissionais especialistas em computação e muitas outras áreas.

Perdido no mar de cursos que estão disponíveis na web? Estamos aqui para lhe ajudar!

O Superprof também compilou uma lista de alguns sites gratuitos para fazer aulas de softwares de escritório, instalação de computadores, desenvolvimento de softwares, hardware ou codificação …

  • Google: em sua plataforma Actívate, os usuários podem estudar desde marketing digital até produtividade pessoal.
  • Senar EAD: navegar pela internet ou aprender a com um computador são os objetivos do curso de Inclusão Digital oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.
  • CIEE: o Centro de Integração Empresa-Escola oferece cursos de word, excel, HTML.
  • Microsoft: a própria Microsoft disponibiliza diversos cursos de informática básica.
  • Fundação Bradesco: a Escola Virtual, da Fundação Bradesco, oferece o curso gratuito de Introdução à Informática. São 20 horas de conteúdo.
  • Prime Cursos: oferece algumas formações gratuitas como informática básica, Windows 7, WordPress, entre outros.
  • Portal Intel: em seu Portal Next Generation Center, oferece cursos gratuitos de informática básica e avançada.
  • Brasil Mais TI: oferece dezenas de cursos específicos e gratuitos na área de informática, como algoritmos, comunicação visual para web, elementos e lógica de programação, interface com o usuário
  • O Instituto Politécnico de Ensino à Distância disponibiliza cursos de informática online com certificado.

Lembre de encontrar o equipamento ideal para fazer um curso de informática.

Aula de computação em vídeo: encontre um professor no Youtube!

Muitos vídeos estão disponíveis no canal do Google. Cabe a você separar o joio do trigo para encontrar os mais relevantes!

Uma boa maneira é verificar o número de visualizações: se tiver algumas centenas de milhares de visualizações, ele começa a se tornar sério!

Na biblioteca do YouTube, você encontra muitos cursos de informática para iniciantes, com os seguintes temas:

  • Limpeza de arquivos temporários,
  • Personalização do Windows e outros sistemas operacionais,
  • Aprender sobre manutenção do computador (limpar um disco rígido, fazer uma varredura antivírus, esvaziar o lixo, desinstalar softwares, …)
  • Navegar na Internet, fazer uma pesquisa efetiva via Google ou Safari,
  • Realizar sua primeira edição de vídeo.

A empresa de telefonia TIM, por exemplo, usou o Youtube como plataforma para disponibilizar diversos cursos gratuitos de informática. Entre eles, os mais populares são os cursos de desenvolvimento web e programação. Há também tutoriais com especialistas que ensinam o básico, como o Descomplicando a Informática ou portais voltados para informática em concurso público.

Antes de iniciar uma sessão no YouTube, certifique-se de ter os materiais necessários para que o curso seja rentável:

  • Um computador com RAM suficiente para carregar o vídeo rapidamente,
  • Conexão de Internet de alta velocidade (fibra óptica é o melhor),
  • Um fone de ouvido de áudio de qualidade, para não irritar seus vizinhos, se você trabalhar em um espaço público (coworking, café, etc …)
  • Lembre-se de trazer um caderno se você não estiver acostumado a registrar suas observações em um software de edição de texto.

Como estudar informática em casa? Abra seu computador, se conecte à Internet e pronto!

Aula de informática: encontre um Superprof em apenas alguns cliques!

Com mais de 1.300 professores de informática cobrando o valor médio de 45 reais a hora aula, o Superprof é a melhor opção para encontrar seu futuro educador a em sua cidade. Esses professores especializados no mundo dos computadores oferecem aulas e cursos nas seguintes áreas:

  • Como funciona um computador,
  • Arquitetura
  • Reparação de computadores,
  • Desenvolvimento web,
  • criptografia
  • Aulas de softwares (Excel, Word, Illustrator, Indesign, Mysql, …)
  • Programação Java, …

Certifique-se de que seu professor seja um verdadeiro pedagogo: leia os comentários dos alunos que já fizeram aulas com ele, e verifique se ele fornece materiais didáticos para um acompanhamento efetivo.

Saiba que muitos Superprofs aceitam dar aulas de informática a distância, via webcam, o que facilita sua vida se você tiver uma rotina agitada e quiser otimizar seu tempo.

Os preços das aulas particulares de informática variam bastante. As aulas são cobradas a partir de 30 reais a hora para uma simples introdução à informática e vão até 80 reais a hora para um professor formado em engenharia da computação, um pós-graduado em matemática, especialista em linguagem de programação Python, que pode prepará-lo para concursos  e exames diversos.

A maioria das aulas de informática custam entre 40 e 60 reais por hora, como acontece com Daniel, que oferece aulas de iniciação à informática, excel, photoshop, illustrator, indesign. Aulas disponíveis para os níveis 1º ano do ensino médio, 2º ano do ensino médio, 3º ano do ensino médio, ensino superior, formação para adultos, mestrado, doutorado, MBA, iniciante, intermediário, avançado. Ele é graduado em Design Digital e Pós-graduado em Marketing, atuou no mercado editorial por mais de 10 anos, e como freelancer há 5 anos. Daniel cobra 55 reais a hora.

“Meu papel como professor vai além do horizonte escolar: restaurar a confiança e o gosto pelos estudos. Eu me considero um pedagogo especialista em abordagem individualizada: garanto qualidade na formação, seriedade e profissionalismo ao longo de todas as aulas.”

Lembre-se de que a maioria dos professores não cobra a primeira aula: é uma excelente ocasião de conhecer o profissional e nivelar suas expectativas em relação ao curso.

Faça cursos de TI sozinho graças aos MOOCs

Segundo a Wikipedia, o MOOC ou Massive Open Online Course (MOOC) em inglês é um tipo de curso aberto oferecido por meio de ambientes virtuais de aprendizagem, ferramentas da Web 2.0 ou redes sociais que visam oferecer para um grande número de alunos a oportunidade de ampliar seus conhecimentos num processo de co-produção.

Ainda, o MOOC é um desenvolvimento recente na área de educação a distância, e uma progressão dos ideais de educação aberta sugerido pelos REA – recursos educacionais abertos.

Enquanto não há uma definição em comum acerca do que seja um MOOC, duas características básicas merecem ser destacadas:

  • Acesso aberto: Para participar de um MOOC não precisa ser um aluno efetivamente matriculado em uma escola clássica, e não é obrigado a pagar nenhuma taxa. Embora possa haver custos de manutenção, mas em princípio são totalmente gratuitos e abertos para qualquer tipo de público;
  • Escalabilidade: Muitos cursos tradicionais dependem de um certo número de participantes e alguns professores para serem iniciados. No entanto, pela proposta do MOOC em ser massivo sugere que o curso é projetado para suportar um número indefinido de participantes.

Outras características associadas com esses projetos de MOOC’s iniciais, são o licenciamento aberto de conteúdo (Creative Commons), estrutura aberta e metas de aprendizagem, comunidade de prática, etc. Embora possam não estar presente em todos os projetos MOOC’s.

Em seu canal do Youtube, o Massachusetts Institute of Technology (MIT), com sede em Boston, oferece dezenas de vídeos com conferências em sala de aula em vários assuntos científicos.

O MIT OpenCourseWare (1,2 milhão de assinantes) publicou dezenas de vídeos de cursos de matemática, física, física quântica e informática. O curso de Introdução à Ciência da Computação e Programação de 53 minutos foi visto mais de 3,6 milhões de vezes no YouTube!

Ao visualizar os vídeos MIT, além de desenvolver seus conhecimentos em física, matemática e ciência da computação com os professores mais brilhantes em sua especialidade, você também desfruta de aulas de inglês grátis. Uma ótima alternativa, certo?

No portal Coursera você encontra muitos cursos ministrados em português. Reúne 62 universidades, entre elas Stanford, Princeton, Columbia, Yale, Michigan e Pensilvânia. Há o projeto Coursera Brasil, em parceria com a Fundação Lemann, que traduz o conteúdo das aulas para a língua portuguesa com a ajuda de voluntários.

Já o Udacity disponibiliza cursos online gratuitos na área de Tecnologia e Ciências.

O iTunesU traz mais de 500 mil aulas, palestras, seminários, vídeos, livros e outros recursos de grandes universidades, entre elas Stanford, Yale, MIT, Oxford, UC Berkeley e Cambridge, além de outras renomadas instituições, como o MoMA e a New York Public Library.

Outra opção é o portal Alison! A plataforma é grátis e oferece ensino global. Há cursos proporcionados pela Google, Microsoft, Universidade de Cambridge, Harvard, Stanford, MIT e outras instituições de renome.

Por que não se tornar um geek fazendo aulas MOOCs em ciência da computação? Os “geeks” também são sexy! Isso é o que confirma a famosa série americana ‘Big Bang Theory’.

 

Fazer aulas via MOOC é uma boa maneira de revisar seus estudos em casa de informática ou aprofundar seu conhecimento.

Para começar ou melhorar suas habilidades de informática, fazer aulas particulares é a maneira de medir o seu progresso a cada semana, graças aos exercícios e às aulas que o seu professor irá ministrar.

Para escolher seu curso de informática em casa, basta consultar a web, que está repleta de anúncios de aulas e formações na área de computação. Se quiser algo garantido, o Superprof está aqui com sua plataforma e seus mais de mil perfis competentes e confirmados, avaliados pelos seus alunos. Uma aposta segura!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar