Marcarpone, café, biscoitos champanhe... você deve ter reconhecido. Esses são os ingredientes-chave de um dos mais famosos doces italianos: o tiramisu, em italiano, tiramisù. Essa sobremesa de origem friulana, preparada fria por camadas alternada de biscoitos embebidos em café e polvilhado com cacau amargo em pó e creme de marcarpone não tem fama apenas na Itália. O mundo todo aprecia essa sobremesa perfeita!
Mesmo que não tenha lá muitos ingredientes, o preparo com sucesso não é necessariamente fácil. Se você nunca fez uma aula de culinária, pode deixar passar algum detalhe.
Enjoativo, pesado, muito doce ou pouco doce, amargo demais, o tiramisu pode perder rapidamente a doçura quando os ingredientes e as quantidades não são respeitados com cuidado! Então, como fazer tiramisu? Aqui estão nossas melhores dicas para saborear um bom tiramisu caseiro!
Nossos conselhos | Mais detalhes |
---|---|
Escolha ingredientes de qualidade | - Ovos extrafrescos - Mascarpone (evite substituição por creamcheese) - Café forte - Biscoitos champanhe |
Retire o mascarpone primeiro | Pelo menos 15 minutos antes de adicioná-lo à mistura |
Não deixe os biscoitos de molho demais | Molhe-os por 1 a 2 segundos no máximo antes de colocá-los |
Branquear a mistura de ovo/açúcar | Bata por pelo menos 5 minutos até obter uma mistura branca |
Deixe o tiramisu descansar bem | Mínimo 4 horas na geladeira, idealmente 24 horas. |
Tiramisu: a receita imperdível
“Cacau doce ou amargo?”, “Devo usar açúcar branco ou baunilha?” “E o creme, como funciona?” Devemos admitir que se o tiramisu é um dos doces mais populares em todos os restaurantes, italianos ou não, mas poucos de nós podemos nos orgulhar de ter a receita que sempre faz sucesso! Então, se você quer presentear seus convidados neste fim de semana, aqui está uma receita simplesmente infalível (ou quase) de tiramisu!
Ingredientes para 4 pessoas:

- 250g de mascarpone
- 3 ovos
- 1 xícara grande de café (ou 4 xícaras de café expresso)
- 60g de açúcar
- 30 unidades de biscoitos champanhe
- 2 colheres de chá de cacau amargo em pó
- Um pouco de licor Amaretto (ou extrato de amêndoa amarga para uma receita sem álcool)
O preparo não é tão simples como o de uma mousse de chocolate, mas exige os mesmos cuidados já que utiliza ovos crus.
Preparação:
- Separe as claras das gemas.
- Misture vigorosamente as gemas com o açúcar até a mistura ficar branca.
- Adicione o mascarpone com um batedor para obter um creme liso e espesso.
- Bata as claras em neve e incorpore delicadamente no preparo com uma espátula para obter um creme arejado e homogêneo.
- Despeje o café em um prato fundo e misture com um toque de Amaretto (ou extrato de amêndoa amarga de sua preferência).
- Molhe rapidamente os biscoitos na mistura café/Amaretto.
- Coloque os biscoitos molhados no fundo do prato e cubra-os com o preparado de mascarpone.
- Repita a operação, alternando camadas de biscoitos e camadas de creme.
- Termine de cobrir os biscoitos com uma camada de creme e alise a superfície com uma espátula.
- Reserve na geladeira por no mínimo 4 horas.
- Polvilhe com cacau amargo antes de servir.
Para ver uma outra receita de Tiramisu em vídeo, veja abaixo:
Veja aqui como fazer o bolo de rolo perfeito!
Nossas melhores dicas para tornar seu tiramisu um sucesso
Para que o seu tiramisú seja um sucesso naquele almoço de domingo em família, ou de sobremesa após um jantar romântico, confira as dicas que separamos:
Escolha ingredientes de qualidade
A qualidade dos ingredientes é um dos segredos do sucesso do tiramisu! Na verdade, o frescor dos ingredientes garante um tiramisu mais saboroso e muito melhor para a saúde. Por isso opte por ovos frescos para garantir uma melhor textura do creme e das claras. Mascarpone de qualidade garantirá a cremosidade do preparo.

O café também deve ser bem escolhido. Esqueça o café barato, escolha um café forte que irá realçar o sabor da sua pastelaria. Por fim, os biscoitos não ficam de fora, pois também contribuem para o sucesso do tiramisu! Os biscoitos de champanhe, que são biscoitos doces de baixa densidade, secos, à base de ovos, serão perfeitos!
Como fazer um pé de moleque caseiro?
Retire o mascarpone pelo menos 15 minutos antes
Este é um truque roubado dos melhores confeiteiros italianos para um tiramisu cremoso e derretido! Retirar o mascarpone 10 a 15 minutos antes de incorporá-lo no preparo permite obter um creme aveludado que sem dúvida iluminará a sua sobremesa!
Assim como no preparo de um sorvete caseiro, o tempo de refrigeração é importante.
Além disso, para misturar a preparação de mascarpone de forma eficaz, é melhor usar um batedor elétrico! Isso permitirá que você bata o creme com firmeza e deixe tudo mais homogêneo.
Não deixe os biscoitos de molho demais
Antes de servir o tiramisu no prato, é necessário umedecer os biscoitos com o café. Porém, tome cuidado para não os encharcar demais! Biscoitos muito encharcados ficarão muito moles durante a fase de repouso e, portanto, tornarão a sobremesa muito líquida. Deixe os biscoitos de molho por 1 a 2 segundos no máximo, para que fiquem um pouco molhados, mas não muito. Ao deixar o tiramisu descansar na geladeira, os biscoitos terão tempo de absorver a mistura de mascarpone e amolecerão um pouco mais.
E se você quiser fazer seus próprios biscoitos, aqui vai uma receita feita por uma Master Chef:
Cuide do preparo do mascarpone
O preparo do mascarpone é a base da sua sobremesa! Para um tiramisu de sucesso, você deve reservar um tempo para prepará-lo com cuidado. Para obter um resultado uniforme, a mistura ovo/açúcar no início da preparação deve ser batida durante pelo menos 5 minutos. É melhor esperar até que a mistura fique branca antes de parar de bater. Além disso, você pode usar uma batedeira para facilitar a mistura!
Já as claras devem ser feitas com claras ultrafrescas e ovos em temperatura ambiente, para melhor textura. O truque é usar um recipiente bem frio para bater as claras e bater até ficarem firmes. Para fazer isso, você pode colocar seu recipiente na geladeira por 15 a 20 minutos antes de usá-lo. Assim, suas claras em neve crescerão com mais facilidade e ficarão bem compactadas!
Em 2018, a vila de Villesse, na Itália, preparou o tiramisu mais longo do mundo! A sobremesa media nada menos que 266,90 metros para ser exato! O recorde foi certificado pelo Guinness Book of Records. Para fazer o tiramisu foram necessários nada menos que 30 confeiteiros e 10 voluntários, além de 3.000 ovos, 400 kg de mascarpone e até 420 litros de café, ufa!
Deixe seu tiramisu descansar por 24 horas
O Tiramisu é uma sobremesa que dispensa cozimento! Fácil de fazer, mas requer um tempo de descanso significativo antes de poder apreciá-lo. Recomenda-se um mínimo de 4 horas na geladeira antes de servir a sobremesa, mas o segredo é deixar descansar por muito mais tempo! 24 horas na geladeira e seu tiramisu ficará ainda mais macio e saboroso!
Tão popular quanto o petit gateau, o tiramisú está presente no menu dos melhores restaurantes, italianos ou não.
Compensando um creme muito líquido
A sua preparação do creme de mascarpone ficou muito líquida? Você está se perguntando como firmá-lo antes de preparar seu tiramisu? Não entre em pânico, existe uma solução que permite engrossar o seu creme: a ricota! Se achar que o seu preparo não está suficientemente firme, é melhor não preparar a sobremesa imediatamente, mas tentar torná-la mais densa. Para fazer isso, você pode misturar um pouco de ricota no creme. Este queijo italiano vai engrossar o seu preparo e evitar que a sobremesa fique muito líquida na hora de servir.
Como fazer a receita de quindim mais fácil e rápida?
Variações de tiramisu
Mesmo que os puristas só preparam o tiramisu com ingrediente tradicionais, nós podemos arriscar e criar inúmeras variações dessa sobremesa italiana. O nosso pavê, tão famoso nos Natais das famílias brasileiras, nada mais é que uma versão revisitada do tiramisu (camadas de creme e biscoitos). Tiramisu com frutas vermelhas, Tiramisu com caramelo e flor de sal, Tiramisu das mais variadas frutas... é possível revisitar o tiramisu sem parar! Dê uma olhada em algumas receitas tentadoras criadas a partir dessa famosa sobremesa!
Você pode inovar criando um tiramisu de brigadeiro.
Tiramisu de Limão-siciliano com Iogurte Grego
Ingredientes do creme:
- 6 potes de Iogurte Grego Tradicional (100 g cada)
- 1 pote de Requeijão cremoso
- Raspas da casca de 2 limões-sicilianos

Ingredientes para a montagem:
- Meia xícara (chá) de suco de limão-siciliano
- Meia xícara (chá) de água
- 1 pacote de biscoito tipo champanhe
- Raspas de Chocolate Branco
- 2 colheres (sopa) de amêndoas em lascas, torradas
Modo de preparo do creme:
Em um recipiente, misture o Iogurte Grego, o Requeijão e metade das raspas de limão-siciliano. Reserve.
Montagem:
- Em um recipiente, misture o suco de limão-siciliano com a água e passe rapidamente parte dos biscoitos, acomodando-os lado a lado no fundo de um refratário quadrado (21 x 21 cm).
- Distribua metade do Creme de Iogurte e Requeijão e repita as camadas de biscoito e Creme.
- Finalize com as raspas de Chocolate branco, com o restante das raspas de limão-siciliano e com as amêndoas.
- Leve para gelar por cerca de 2 horas.
Simples, refrescante e deliciosa!
Veja aqui como fazer o melhor pudim de leite condensado com creme de leite!
Tiramisu de Morango
Se você não é do time do café e adora sobremesas com frutas, essa versão é para você:

Ingredientes:
- 1 dose de rum branco
- 4 gemas de ovos
- 400g de queijo marcarpone
- 400ml de creme de leite fresco
- 200g de biscoito champanhe
- 1 colher de sopa de cacau
O tiramisu pode ser comparado ao nosso pavê, um tipo de torta muito popular no Brasil.
Preparação:
- Leve ao fogo uma panela pequena com o rum e um pouco de água. Deixe ferver cerca de 1 minuto, retire e deixe esfriar.
- Bata as gemas com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado, junte o mascarpone e continue a bater até estar bem envolvido.
- Bata o creme de leite até estar firme (ponto de chantilly) e incorpore no preparado anterior, mexendo delicadamente. Reserve.
- Lave os morangos, corte-os em pedaços (reserve alguns para decoração) e seque-os muito bem.
- Mergulhe rapidamente alguns palitos na calda de rum e disponha-os no fundo de um recipiente de vidro ou em taças pequenas.
- Barre com uma camada de creme, salpique com a colher de cacau em pó e disponha por cima os morangos cortados.
- Repita até esgotar os ingredientes, terminando com o creme.
- Reserve no frigorífico 3 a 4 horas. Antes de servir, decore com os morangos reservados.
A partir daí você pode usar a imaginação e variar nas combinações e ousar novos sabores. E você, qual o seu segredo para um delicioso tiramisu?