Você conhece alguém que conseguiu aprender inglês sozinho? Acha estranho aquele seu amigo que baixa vários aplicativos para treinar inglês no caminho para o trabalho? Sente uma pontinha de inveja de quem parece conseguir se organizar sem dificuldades para estudar por si mesmo? Está sempre se perguntando se estudar uma língua sozinho funciona mesmo e se daria certo para você? Mas e quando você já fez vários cursos inglês e precisa somente falar? Esse modelo também funciona?
Será que é possível praticar conversação sem fazer aulas? Ou melhor: será que dá para praticar conversação sozinho? Embora em um primeiro momento pareça óbvio que não, existem sim, maneiras de aprender, praticar e manter-se em contato com o idioma, ainda que você não tenha ninguém para acompanhá-lo nisso. Se levarmos em conta os avanços tecnológicos e todas as ferramentas digitais que temos hoje ao nosso alcance, tudo parece mais lógico e claro. Basta encontrar os recursos corretos e você poderá, sim, aprimorar e manter a sua habilidade de comunicação em inglês sempre em dia.

No entanto, não pense que isso demanda conhecimentos avançados em ferramentas mirabolantes. Grande parte dos recursos que temos hoje são intuitivos e você vai aprender facilmente a utilizá-los. Por outro lado, diante de tantas opções, a escolha de qual caminho tomar nesse sentido pode se tornar mais difícil. O ponto principal dessa história é a dúvida se você só precisa mesmo encontrar os meios certos para estudar conversação de inglês sozinho. Isso significaria que a sua evolução no aprendizado do idioma só depende de você.
E então? Está preparado para começar uma nova experiência de conversação inglês, na qual o protagonista é você? Ou será que isso é apenas um privilégio do aluno autodidata? E o professor, pode ajudar em alguma coisa nesse caso? Leia o nosso artigo abaixo e descubra tudo o que você precisa saber sobre conversação inglês sem professor!
Tem como aprender a falar inglês sozinho?
Como dissemos, há pessoas que aprendem inglês online, por meio de vídeos, listas de exercícios, aplicativos ou outros recursos que auxiliam nesse processo. Na verdade, já adianto que há uma pequena parcela da população, denominada autodidata, que estuda sem a ajuda de professores. Elas fazem cursos online, com organização e persistência invejáveis. Dessa forma, aprendem inglês, informática, culinária, e muitas outras coisas. Mas não se sinta frustrado caso você já tenha tentado fazer aula de ingles nesses moldes e simplesmente não conseguiu levar adiante.
Na verdade, trata-se de um modelo que pode não funcionar para todos os alunos: há pessoas que precisam da figura do professor, seja para ajudar com a pronúncia, ou mesmo como agente de motivação. Você certamente conhece alguém que estava empolgadíssimo para aprender inglês por um aplicativo interativo e acabou desistindo logo nas primeiras semanas. Isso é comum, uma vez que, mais que reconhecer a sua evolução, muitas pessoas sentem falta de alguém para tirar dúvidas e até mesmo "pegar no pé", caso ela perca a assiduidade à "aula". E isso não acontece quando você estuda sozinho.
Então a resposta para a questão se é possível fazer um curso inglês e realmente aprender sozinho é: depende. Na dúvida, o ideal é testar o modelo. Escolha um aplicativo ou curso em vídeos da língua inglesa e experimente começar. Você pode, inclusive, conhecer diversas ferramentas para observar qual é, de fato, a melhor para você. Caso perceba que um curso sem professor inglês faz com que você se sinta desmotivado e frustrado, talvez seja o caso de buscar outros meios para aprender falar inglês.

Você pode fazer aulas particulares, por exemplo, até mesmo com professores nativos. Ou fazer a matrícula em uma escola que oferece aulas vivo professores (caso prefira fazer aula de inglês online). Se tiver a oportunidade de estudar também a cultura inglesa e entrar em contato com nativos língua inglesa, melhor ainda. Podemos concluir então que levar adiante um curso inglês online sem professor é possível, mas não para todos. A boa notícia é que sempre haverá outros meios disponíveis e compatíveis com a sua rotina para estudar.
E que tal testar o seu nível de inglês através deste quiz?
Como estudar conversação em inglês sozinho?
Mas e o inglês conversação? É possível praticar sozinho? Para muitos, um "não" parece óbvio nesse caso. Mas, vamos pensar nos avanços tecnológicos. Se você procurar bem, certamente encontrará recursos que o ajudem a praticar conversação inglês. Há aplicativos que permitem falar com nativos, ou seguir um passo a passo, como se fosse um curso conversação mesmo. Alguns alunos concluem os melhores cursos do mercado, mas não se sentem seguros para falar inglês, de fato. Outros, estudam online, por plataformas como a Open English e sentem o mesmo. Nesse caso, o que falta é fazer aulas conversação inglês (ou praticar sozinho).

É claro que, para as aulas conversação, em si, você precisa de alguém para interagir. Mas existem outros meios de buscar o desenvolvimento dessa habilidade. Assistir a filmes e séries em inglês (ative a legenda em inglês, caso esteja com dificuldades em entender) e ouvir suas músicas favoritas, acompanhando pela letra são medidas que vão ajudar você a aprimorar o seu ouvido para a língua. O "listening" (capacidade de ouvir e compreender no idioma) caminha lado a lado com o "speaking" (fala). Quando você sabe que pode entender o que falarem com você, automaticamente sente-se mais seguro para responder.
Mas é claro que a sua língua também precisa de treino. Para isso, você pode gravar a si mesmo falando inglês, e ouvir para avaliar a pronúncia. Os "tongue twisters" (trava-línguas) também ajudam você a praticar. E existem ainda aplicativos focados nisso. Alguns colocam você em contato com outras pessoas falantes do inglês - é como fazer um curso conversação inglês com professores nativos americanos. Outros, utilizam-se de recursos que ajudam você a praticar conversação inglês online, checando a sua pronúncia. Percebe como existem meios de aprender inglês online ou mesmo fazer aulas inglês conversação sem professor?
3 apps para treinar o speaking em inglês sozinho
Como dissemos, você não precisa necessariamente fazer os melhores cursos inglês, ou frequentar a escola inglês mais famosa da sua cidade para tornar-se fluente. Tampouco fazer aulas vivo ou presenciais. Muitas vezes, procuramos pelo melhor curso inglês ou mesmo por um professor inglês nativo apenas para nos assegurarmos de que a aula realmente nos fará fluentes. Entretanto, você pode praticar conversação independentemente do modelo de curso que realizou. Trata-se de algo diferente de escolher curso inglês, já que a conversação pode ser complementar às aulas inglês convencionais, ou uma forma de manter-se em contato com o idioma após concluir o nível avançado.

Você sabia que é possível usar o seu celular para conversar na língua inglesa? Nesse tópico, vamos apresentar a você 3 aplicativos que permitem praticar conversação sozinho.
- FluentU - Se você não vive perto de nenhum falante nativo, FluentU pode ajudá-lo a praticar a conversação. Trata-se de um aplicativo que apresenta vídeos, como trailers de filmes conhecidos, discursos e outros materiais que permitem vivenciar situações reais do uso do inglês. As legendas são totalmente interativas: basta clicar em uma palavra para ter acesso à sua definição e à pronúncia nativa. Há ainda um recurso de pausa automática do vídeo, na qual você poderá treinar a palavra ou frase. Aliás, você pode até mesmo ativar uma repetição para compreender a pronúncia e entonação. Os vídeos podem ser escolhidos por categoria e, ao final de cada um, há exercícios divertidos que vão ajudá-lo a certificar-se de que você realmente compreendeu o conteúdo;
- Supiki - Para quem é fã de inteligência artificial, está aí uma ótima oportunidade de se valer dela para aprimorar a sua habilidade de se comunicar em inglês. Nesse aplicativo, você não vai precisar conversar com gente desconhecida, como é a proposta do English Talk, por exemplo. O próprio aplicativo sugere os tópicos ao aluno e, uma vez aceito, desenvolve uma conversa. A inteligência artificial atua no sentido de "ouvir" o que você fala e dizer frases e perguntas de acompanhamento, como se fosse uma verdadeira interação. E você ainda pode acompanhar histórias por vídeos com personagens super divertidos;
- SpeakingPal - Em moldes parecidos com o Supiki, você vai assistir a uma pessoa conversando com você. Na legenda, aparece a fala dessa pessoa e, logo abaixo, uma resposta para você ler. É nesse momento que o aplicativo avalia a sua pronúncia e entonação. Ele vai dar um feedback, sugerindo a prática das palavras nas quais vem encontrando dificuldades. Os assuntos se baseiam em situações que normalmente ocorrem na vida real e trata-se de uma ferramenta importante, especialmente para iniciantes, uma vez que você vai ganhando confiança à medida que avança nas lições.
Se você prefere praticar por aplicativo mas com pessoas reais, veja no vídeo abaixo exemplos de aplicativos que colocam você em contato com nativos de qualquer idioma, inclusive o inglês.
Em suma, é possível praticar a conversação em inglês por aulas particulares com professores especializados (que podem dar aulas online vivo, inclusive), em uma escola de inglês que oferece cursos com essa temática, ou utilizando esses recursos que permitem um estudo mais individualizado. O importante é não perder o contato com o idioma e sempre buscar meios de manter-se atualizado.
Mas se você quiser contar com aquela ajudinha extra na hora de estudar, acesse a nossa plataforma Superprof e encontre agora mesmo um professor particular para ajudá-lo a alcançar o progresso.